UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geoprocessamento

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GGO049

Período/Série:

Turma:

N

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X)

Professor(A):

JUSSARA DOS SANTOS ROSENDO

Ano/Semestre:

2/2021

Observações:

Ter cursado com aprovação as disciplinas Cartografia, Cartografia Temática e Sensoriamento Remoto. Serão ofertadas 40 vagas

 

EMENTA

Importância do geoprocessamento. Fonte de dados. Componentes de um Software de geoprocessamento, SIG e aplicações na Geografia.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Geoprocessamento, incluída na grade curricular do curso de Geografia, é de suma importância para os profissionais que almejam inserir-se no mercado de trabalho atuando como geógrafos. No Brasil, o mercado de trabalho para os profissionais que dominam essa tecnologia é extenso, principalmente quando se leva em consideração o caráter multi ou transdisciplinar apresentado por essa tecnologia hoje presente em diversas áreas do conhecimento. Com o auxílio dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), da Cartografia Digital, do Processamento Digital de Imagens dentre outras geotecnologias, é possível acompanhar o ritmo e a complexidade da ocupação e utilização do uso do solo a partir de técnicas que proveem referências espaciais da ordenação dessa ocupação passíveis de tratamentos automatizados.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Propiciar aos acadêmicos os conceitos fundamentais e áreas de aplicação do geoprocessamento na geografia, bem como sua importância.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica, ou seja, as geotecnologias, compostas por soluções em hardware, software e peopleware que juntas constituem-se em ferramentas para tomada de decisão.

  • Conhecer os conceitos de Geoprocessamento, Cartografia Digital, Processamento Digital de Imagens e Sistema de Informação Geográfica;

  • Conhecer os equipamentos e softwares utilizados em um Sistema de Geoprocessamento;

  • Conhecer as principais fontes de dados para Sistemas de Informação Geográfica;

  • Aprender as técnicas de coleta de informação espacial (Cartografia, Sensoriamento Remoto, GPS e  levantamentos de campo);

  • Conhecer as técnicas de armazenamento de informação espacial (Bancos de Dados – Orientado a Objetos, Relacional, Hierárquico, etc.).

  • Aprender a planejar um Sistema de Informação Geográfica para atender a uma determinada aplicação;

  • Conhecer os principais formatos de dados utilizados em Geoprocessamento;

  • Aprender a importar e exportar dados para e por meio de um software de Geoprocessamento;

  • Aprender a obter informações através de um SIG;

  • Visualizar as possibilidades de aplicação do SIG na Geografia.

PROGRAMA

UNIDADE 1 - Introdução

1.1 - O desenvolvimento das geotecnologias.

1.2 - Conceitos básicos.

 

UNIDADE 2 - Fontes de dados e estrutura de representação

2.1 - Fontes de dados.

2.2. - Estrutura de representação de dados espaciais.

2.3 - Coleta de dados (GPS, sensoriamento remoto, documentos cartográficos).

 

UNIDADE 3 - Componentes de um software de geoprocessamento

3.1 - Hardware e Sistema Operacional.

3.2 - Software de Aplicação.

3.3 - Aspectos Institucionais.

 

UNIDADE 4 - Sistema de informação geográfica

4.1 - Coleta, padronização, entrada e validação de dados.

4.2 - Armazenamento e recuperação dos dados.

4.3 - Análise e geração de informação.

4.4 - Saída e apresentação de resultados.

 

UNIDADE 5 - Aplicações práticas na Geografia

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas presencialmente, às segundas-feiras, das 19:00h às 22:30h, de forma que os discentes assistam aulas expositivas sobre o conteúdo teórico, e também realizem atividades práticas organizadas em grupo e individualmente. Dessa forma, individualmente será realizada 1 avaliação teórica e em grupo serão realizados 1 trabalho prático e 1 avaliação prática. Para alcançar os objetivos propostos serão utilizados recursos como data-show, vídeos, quadro branco, debates, discussão de texto, roda de conversa e pesquisa prática. 

Também serão ofertadas 12 horas de atividades na modalidade assíncrona, conforme estabelecido na Resolução CONGRAD nº 25/2020. Nessa modalidade de ensino, o aluno deverá apresentar, de forma escrita, as análises dos textos solicitados e apresentados pelo professor na sala de aula, de modo que a entrega da atividade, comprovará a presença destas horas.

 

Quadro 1: Cronograma de Atividades da disciplina Geoprocessamento

Datas

Modalidade

Conteúdo

Horário

Data da entrega da atividade/avaliação

02/05

Presencial

Apresentação da disciplina;

Distribuição e aprovação das atividades;

Introdução ao Geoprocessamento.

19:00h

às

22:30h

 

 

 

09/05

Presencial

Conceitos básicos, escalas de mensuração, formas de representação, Componentes de um SIG, SIGs mais usados no Brasil.

19:00h

às

22:30h

 

 

16/05

Presencial

Sensoriamento Remoto e SIG

19:00h

às

22:30h

 

 

 

23/05

Presencial

Sensoriamento Remoto e SIG

19:00h

às

22:30h

 

 

 

30/05

Presencial

 

Noções cartográficas básicas;

19:00h

às

22:30h

 

 

 

06/06

Presencial

Estruturas de dados, aquisição de dados, fontes de erros.

 

19:00h

às

22:30h

 

 

 

13/06

Presencial

Consulta site INPE e IBGE

19:00h

às

22:30h

 

 

 

20/06

Presencial

Avaliação Teórica

19:00h

às

22:30h

 

 

Avaliação 1

27/06

 

Vista de prova

Aula prática

19:00h

às

22:30h

 

04/07

 

Aula prática

19:00h

às

22:30h

 

11/07

 

Aula prática

19:00h

às

22:30h

 

18/07

 

Avaliação prática

19:00h

às

22:30h

Avaliação 2 (prática)

25/07

 

Vista de prova

Trabalho prático final (Atividade 1)

19:00h

às

22:30h

Entrega da Atividade 1

01/08

 

Avaliação de Recuperação

19:00h

às

22:30h

Avaliação de Recuperação

08/08

 

Entrega das notas finais  e encerramento da disciplina

19:00h

às

22:30h

 

• Modalidade assíncrona (offline): Os materiais da disciplina (textos, relatórios, figuras, mapas, artigos, livros, atividades, dentre outros) serão disponibilizados por acesso à plataforma Teams. Todas as comunicações, informes e divulgações da disciplina ocorrerão por e-mail criado especificamente para este fim: jurosendo.disciplinas@gmail.com

Para o acesso ao Teams, o aluno deve:

1. Possuir e-mail institucional da UFU;
2. Realizar o cadastro no Microsoft 365 acessando o link https://www.microsoft .com/pt-br/microsoft -365/microsoft -teams/free e, depois de cadastrado;
3. Os (as) discentes matriculados devem acessar a equipe da disciplina Geoprocessamento - Jussara Rosendo (ICHPO) para terem acesso aos materiais, textos, documentos e outros, por meio do link https://teams.microsoft.com/l/team/19%3a6HZOdTPyDoFAg9MIQR6KOxLzZeI5tKxXfjslsScP9V41%40thread.tacv2/conversations?groupId=7e87697a-906a-4d87-b8b3-b123b65f6856&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451

 

DETALHAMENTO DA CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES NA MODALIDADE ASSÍNCRONA

Serão trabalhadas 12 (doze) horas-aula na modalidade assíncrona, através da realização de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente pelo discente, tanto individual quanto em grupo, e compreenderão a leitura de material bibliográfico, a realização de pesquisa científica e a redação de trabalho escrito. A assiduidade dos discentes nas atividades assíncronas levará em consideração a entrega das atividades avaliativas descritas no item que detalha a avaliação.

 

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas considerarão as habilidades de compreensão e sistematização dos conteúdos apreendidos pelos discentes com a leitura do referencial teórico da disciplina e pela realização das aulas práticas.

Quadro 2: Detalhamento da avaliação 2

Avaliação 2

Conteúdo a ser avaliado

Data da entrega

Os (as) discentes realizarão uma avaliação prática, empregando os procedimentos aprendidos nas aulas, por meio da utilização do software QGIS.

- Criação de projeto no QGIS;

- Inserir dados raster;

- Realizar composição colorida;

- Criar layout de mapeamento.

18/07/2022

Quadro 3: Atividade prática final

Descrição da atividade

Conteúdo do trabalho escrito/pontuação

Data da entrega

Os (as) discentes matriculados (as) na disciplina terão a oportunidade de escolher uma área de estudos de seu interesse e desenvolver uma pesquisa, utilizando os procedimentos operacionais e os materiais de sua escolha.

 

O trabalho prático final deve conter os itens listados a seguir, conforme pontuação detalhada:

  • Introdução apresentando a localização da área de pesquisa, os objetivos e a justificativa de sua escolha (5 pontos)

  • Referencial teórico (5 pontos);

  • Materiais e procedimentos operacionais (10 pontos);

  • Resultados e Discussão, contendo o mapa final (5 pontos) que norteou a discussão dos resultados(10 pontos);

  • Referências (5 pontos);

  • Total: 40 pontos

 

 

01/08/2022

As notas serão divulgadas em até 10 dias úteis, a contar da sua data de entrega e considerando o tempo hábil para o encerramento do semestre, bem como a vista da atividade.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

LONGLEY, Paul. Geographical information systems and science. 2nd ed. Chichester ; Hoboken, NJ: Wiley, c2005. 517 p.

ROSA, Roberto. Introdução ao Sensoriamento Remoto.  Uberlândia: EDUFU, 5a ed. 2003.

ROSA, Roberto.. e BRITO,  Jorge  Luis  Silva. Introdução ao Geoprocessamento: Sistema de Informações Geográficas. Uberlândia, 1996.

SILVA, Ardemirio de Barros. Sistemas de informações geo-referenciadas : conceitos e fundamentos. Campinas, SP : Ed. UNICAMP, 2003. 236 p.

SILVA, Jorge.  Xavier;  ZAIDAN, Ricardo  Tavares  (org).  Geoprocessamento & análise ambiental : aplicações.  Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2004. 363 p.

 

Bibliografia complementar

ASSAD, E. D. e SANO, E. E. Sistema de Informações Geográficas: Aplicações na Agricultura. EMBRAPA/CPAC, Brasília, 1998.

BLASCHKE,  Thomas; KUX, Herman. Sensoriamento remoto e SIG avançados : novos sistemas sensores, métodos inovadores / nova versão atualizada e organizada.    Tradução: Hermann Kux. Edição 2. ed. São Paulo : Oficina de Textos, 2007. 303 p.

IMPUT. Canal no Youtube  do grupo de pesquisas Impacto das Mudanças de Uso da Terra no Cerrado. Para consulta ao conteúdo das aulas práticas. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCCn4ehS_zA_7KHGDL5MKBAg>.

INPE. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em: <http://inpe.br>.

MAGUIRE, D.; GOODCHILD, M.F.; RHIND, D.W. Geographical Information Systems. Longman Scientific & Technical, Vol. 1 e 2 ,  NY, 1993.

MIRANDA, J. I. Fundamentos de Sistemas de Informações Geográficas. EMBRAPA, Brasília, 2005.

SANTOS, A. R.; PELUZIO, T. M. O.; SAITO, N. S. SPRING 5.1.2 passo a passo. Porto Alegre 2010. Disponível em:<mundogeomatica.com.br>

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jussara dos Santos Rosendo, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/04/2022, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 SEI nº 3519281