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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Ao final do curso o estudante deverá estar habilitado a identificar e trabalhar tópicos relacionados a oscilações, ondas e óptica.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina é ampla em conteúdos diversificados e de suma importância na base de um engenheiro de automação e controle, Engenharia Eletrônica e de telecomunicações e Engenharia biomédica já que oscilações, ondas e ópticas são confeitos básicos de muitas ferramentas aplicados por este tipo de engenheiro, tais como em trabalhos de sensores e transdutores em processos de automação, controle e transmissão de informações.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final do curso o estudante deverá estar habilitado a identificar e trabalhar tópicos relacionados a oscilações, ondas e óptica. |
Objetivos Específicos: |
Trabalhar conceitos e experimentos físicos dando ênfase em aplicações na área de engenharias. |
PROGRAMA
1. Oscilações
1.1. O oscilador harmônico simples.
1.2. Energia em um movimento harmônico simples.
1.3. Exemplos de osciladores harmônicos.
1.4. Oscilações amortecidas.
1.5. Oscilações forçadas e ressonância.
2. Ondas
2.1. Ondas progressivas.
2.2. Ondas periódicas.
2.3. Exemplos de ondas em três dimensões.
2.4. Reflexão de ondas.
2.5. O efeito Doppler.
2.6. Superposição de ondas.
2.7. Ondas estacionárias.
3. Propriedades da Luz
3.1. Velocidade da luz, comprimento de onda e frequência.
3.2. A propagação da luz.
3.3. Reflexão e refração.
3.4. Polarização.
4. Interferência e Difração
4.1. Diferença de fase e coerência.
4.2. Interferência de filmes finos.
4.3. Experimento de Young de fenda de dupla.
4.4. Difração por uma Fenda Simples.
4.5. Intensidade em uma difração por uma fenda simples.
4.6. Difração de Fraunhofer e Fresnel.
4.7. Difração e resolução.
4.8. Redes de Difração.
METODOLOGIA
Os alunos matriculados serão inclusos em uma sala de aula no Microsoft Teams, para isto, o discente terá que ter o e-mail institucional e cadastrado no teams.
Os avisos, resultados de provas, plano de ensino, exercícios entre outros materiais didáticos serão divulgados Via Microsoft Teams.
Horário de Atendimento aos estudantes:
Os horários de atendimento serão das 13:30 às 14:30 horas, das segunda-feira e quarta-feira, na sala 1X24 e via Microsoft Teams.
Vídeo aulas complementares serão enviadas via Microsoft Stream, anexado com acesso restrito para os discentes inclusos na sala de aula do Microsoft Teams.
A aula será ministrada em quadro branco ou no Datashow. Haverá demonstrações por simulações projetadas por Datashow, seguindo a sequência do cronograma previsto para desenvolvimento do conteúdo da tabela 1.
tabela 1: cronograma das atividades a serem realizadas na disciplina de Física Básica: Oscilações, Ondas e Óptica.
1 |
8/01/2024 |
Apresentação do curso: Oscilações ondas e óptica. |
2 |
08/01/2024 -** |
Vídeos complementares |
3 |
10/01/2024 |
O oscilador harmônico simples |
4 |
10/01/2024 -** |
Vídeos complementares |
5 |
15/01/2024 |
Energia em um movimento harmônico simples |
6 |
15/01/2024 -** |
Vídeos complementares |
7 |
17/01/2024 |
Energia em um movimento harmônico simples |
8 |
22/01/2024 |
Oscilações amortecidas |
9 |
24/01/2024 |
Oscilações forçadas e ressonância |
10 |
29/01/2024 |
Ondas progressivas |
11 |
31/01/2024 |
Exemplos de ondas em três dimensões |
12 |
05/02/2024 |
1a prova |
13 |
07/02/2024 |
Reflexão de ondas |
14 |
19/02/2024 |
O efeito Doppler |
15 |
21/02/2024 |
Superposição de ondas |
16 |
26/02/2024 |
Ondas estacionárias |
17 |
28/02/2024 |
Velocidade da luz, comprimento de onda e frequência |
18 |
04/03/2024 |
2a prova |
19 |
06/03/2024 |
A propagação da luz |
20 |
11/03/2024 |
Reflexão e refração |
21 |
13/03/2024 |
Revisão/vem pra UFU |
22 |
18/03/2024 |
Polarização |
23 |
20/03/2024 |
Diferença de fase e coerência |
24 |
25/03/2024 |
Interferência de filmes finos |
25 |
27/03/2024 |
Experimento de Young de fenda de dupla |
26 |
01/04/2024 |
3a prova |
27 |
03/04/2024 |
Difração por uma Fenda Simples |
28 |
08/04/2024 |
Intensidade em uma difração por uma fenda simples |
29 |
10/04/2024 |
Difração de Fraunhofer e Fresnel |
30 |
15/04/2024 |
Difração e resolução e rede de difração. |
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17/04/2024 |
Revisão |
31 |
22/04/2024 |
4a prova |
32 |
24/04/2024 |
Prova de recuperação. |
Portanto, durante o calendário acadêmico (RESOLUÇÃO Nº 118/2023, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO, teremos 60 horas/aulas presenciais e 12 aulas/aulas complementares para inteirar a carga horária de 72 horas/aula.
Dependendo da resposta didática da turma, poderá ser empregado a metodologia de aula invertida, enviando a videoaula para os discentes antecipadamente, para que possam assistir seu conteúdo. Será dado a aula presencial baseada neste videoaulas, com ênfases na área específica para engenheiros de controle e automação, eng. Eletrônica e telecomunicações e eng biomédica. O Ensino será complementado com exercícios e retirada de dúvidas. Esta metodologia foi efetiva durante a pandemia e é possível melhorar a performance para as aulas presenciais. Possibilitando os discentes acompanharem a aula, tirarem dúvidas que surgiram durando as videoaulas, realizar explicações e mostrar exemplos específicos da área de controle e automação e por fim, também auxiliar na reposição de aulas para os alunos faltantes.
Na grande maioria das turmas, tive uma boa aceitação desta metodologia, porém, a metodologia pode falhar para o caso em que a turma não assista as videoaulas antecipadamente. Pois os conteúdos se tornam mais rápidos e densos sem esta participação dos discentes. Se ocorrer este problema, deverei imediatamente retornar para a metodologia tradicional, pois o ritmo das aulas são diferente entre metodologia invertida com a tradicional, assim, os alunos passam a não acompanhar as aulas. Portanto, caso seja detectada uma baixa audiência nos viedoaulas, será retornado para a metodologia tradicional, explicação apenas em quadro branco e datashow, com exemplos tradicionais para este conteúdo.
AVALIAÇÃO
O conteúdo desta disciplina é amplo e com caráter de aprofundamento teórico, portanto deverá ser dividida a avaliação do conteúdo em 4 provas.
Cada prova valerá 100 pontos.
Em cada prova podendo haver uma questão de desafio motivacional de 20 pontos complementares, portanto a prova poderá ter um valor extra, alcançando 120 pontos.
A nota final é a média aritmética entre as provas, será aprovado o discente que alcançar uma nota superior a 60 pontos e com limite de 100 pontos.
7.1 RECUPERAÇÃO
Em caso do discente não ter nota de aproveitamento acima de 60 pontos e ter presença acima de 75%, poderá efetuar a prova de recuperação que cairá
todo o conteúdo ministrado no semestre.
A média final com recuperação será fazer a média da nota anterior com a nota da
prova recuperação.
Média final = {[P1+P2+P3+P4]/4 +PR}/2
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012. 4 v.
2. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: E. Blucher, 2014-2015. 4v.
3. SERWAY, Raymond A. Princípios de física. São Paulo: Cengage Learning, 2004 4 v.
Complementar
1. FEYNMAN, Richard P. Lições de física. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2008. 3 v.
2. HEWITT, Paul G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2011.
3. TAYLOR, John R. Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições físicas. Porto Alegre: Bookman, 2012.
4. TIPLER, Paul Allen. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2009. 3 v.
5. VUOLO, José Henrique. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. ampl São Paulo: E. Blucher, 1996.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Mauricio Foschini, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/01/2024, às 13:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5103292 e o código CRC 2699D259. |
Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5103292 |