UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Odontologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

 Introdução aos Estudos Universitários

Unidade Ofertante:

 Faculdade de Odontologia

Código:

FOUFU31101

Período/Série:

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

-

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Professor Coordenador da Disciplina:
Profa. Dra. Veridiana R Novais Simamoto

Professores que ministrarão a Disciplina:
Profa. Dra. Veridiana R Novais Simamoto

Ano/Semestre:

Ano civil 2024/ 2023-2

Observações:

-

 

EMENTA

Técnicas de estudo. Normas para o estudo e redação do texto cientificamente organizado. Tipos de estudos científicos. Projeto de pesquisa, planejamento, etapas, ética, bioestatística aplicada e desenvolvimento do projeto de Pesquisa. Relatórios de pesquisa. Métodos e técnicas para o trabalho acadêmico e científico. Biblioteca, documentação, fichamento e citações das referências bibliográficas. Plataforma Lattes. Ambientes virtuais de aprendizagem. Bases de dados em pesquisa. Elaboração e apresentação de seminários.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Introdução aos Estudos Universitários propõe métodos e técnicas para subsidiar e motivar os educandos na busca pelo conhecimento, orientando quanto as ações sistemáticas voltadas à pesquisa, estimulando os questionamentos acerca dos limites da ciência. Entende-se que o ato ou hábito de estudar está diretamente ligado ao de aprender; portanto, o envolvimento do aluno na disciplina por meio de práticas e interpretação de leitura, participação ativa nas atividades, e troca de experiências com docentes e alunos de pós-graduação, se torna fundamental para a consolidação e desenvolvimento do seu conhecimento ao longo do curso. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer orientação pedagógica e diretrizes lógicas, metodológicas e técnicas para investigação científica.

Objetivos Específicos:

- Desenvolver hábitos de estudo, de leitura, análise, interpretação e redação de textos acadêmicos;
- Desenvolver a capacidade de estudo em ambientes virtuais;
- Conhecer a estrutura, documentação, produção de dados, análise estatística, citações, referências bibliográficas e redação do trabalho científico;
- Desenvolver a habilidade de elaboração de projeto e relatórios de pesquisa;
- Facilitar o desenvolvimento da apresentação de seminários e do trabalho científico;
- Capacitar o discente para a elaboração do currículo Lattes.

PROGRAMA

1. Ambientes virtuais de aprendizagem.
2. Técnicas de pesquisa bibliográfica em base de dados científicos.
3. Procedimentos didáticos para leitura, análise e interpretação de textos.
4. Tipos de estudos científicos: laboratorial, clínico, monografia, relato de caso, revisão de literatura e revisão sistemática.
5. Etapas para a elaboração do projeto de pesquisa: tema, problema, revisão da literatura, delimitação, hipóteses, objetivos, justificativa, relevância, método.
6. Instrumentos de pesquisa: tabulação e análise dos resultados.
7. Bioestatística aplicada.
8. Métodos e técnicas para a organização formal do trabalho científico e aspectos técnicos da redação do trabalho científico. 
9. Elaboração e apresentação de seminários acadêmicos.
10. A importância do currículo acadêmico e profissional – Elaboração do currículo Lattes. 

METODOLOGIA

Aulas expositivas, exposições dialogadas, demonstrações, vídeos, sala de aula invertida, formulários, aprendizagem por meio de problemas. 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

DIA

MÊS

ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DOCENTE(S)

16

01

2024

Tema 1. Apresentação Disciplina. Acolhimento.

Profa. Veridiana

23

01

2024

Tema 2. Técnicas de pesquisa bibliográfica em base de dados científicos.

Profa. Veridiana

30

01

2024

Tema 3. Procedimentos didáticos para leitura, análise e interpretação de textos.

Profa. Veridiana

6

02

2024

Tema 4. Tipos de estudos científicos: laboratorial, clínico, monografia, relato de caso, revisão de literatura, revisão sistemática.

Profa. Veridiana

13

02

2024

Feriado - Carnaval

-

20

02

2024

Tema 5. Etapas para a elaboração do projeto de pesquisa: tema, problema, revisão da literatura, delimitação, hipóteses, objetivos, justificativa, relevância, método.

Profa. Veridiana

27

02

2024

Atividade avaliativa 1. Feedback problematizador.

Profa. Veridiana

5

03

2024

Tema 6. Instrumentos de pesquisa: tabulação e análise dos resultados. Bioestatística aplicada.

-

12

03

2024

Tema 7. Métodos e técnicas para a organização formal e redação do trabalho científico.

Profa. Veridiana

19

03

2024

Tema 8. A importância do currículo acadêmicos e profissional – elaboração do currículo lattes.

Profa. Veridiana

26

03

2024

Tema 9. Elaboração e apresentação de seminários acadêmicos.

Profa. Veridiana

02

04

2024

Atividade avaliativa 2. Feedback problematizador.

Profa. Veridiana

09

04

2024

Vista de prova.

Profa. Veridiana

16

04

2024

Atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem.

Profa. Veridiana

23

04

2024

Fechamento e lançamento de notas.

Profa. Veridiana

 

AVALIAÇÃO

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADE AVALIATIVA

PONTUAÇÃO

Conteúdo dos temas 1 ao 5

Atividade avaliativa 1

45,0 pontos

Todo o conteúdo ministrado ao longo da disciplina

Atividade avaliativa 2

45,0 pontos

Currículo lattes

Elaboração do currículo lattes

10,0 pontos

As atividades avaliativas podem ser alteradas ao longo do semestre. 

Atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem está de acordo com RESOLUÇÃO COLCOCOD Nº 1, DE 25 DE AGOSTO DE 2022: Para os alunos que não atingirem o aproveitamento mínimo de 60,0 pontos, mas que obtiverem 75% (setenta e cinco por cento) ou mais de frequência nas aulas, é garantido o direito à realização de uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem no valor de 45,0 pontos sobre todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre. Segundo a resolução supracitada: Art. 3º: O aluno considerado aprovado na avaliação de recuperação de aprendizagem terá como resultado final para registro a nota máxima 60,0 (sessenta pontos), e o aluno considerado reprovado terá como registro o resultado anterior à avaliação de recuperação.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CACERES, Ana Manhani; GANDARA, Juliana Perina; PUGLISI, Marina Leite. Redação científica e a qualidade dos artigos: em busca de maior impacto. J. Soc. Bras. Fonoaudiol., São Paulo, v. 23, n. 4, p. 401-406, 2011. Disponível em:  <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217964912011000400019&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  23, jul., 2020
CRISTANTE, Alexandre Fogaça; KFURI, Maurício. Como escrever um trabalho científico. 2011 Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Cap.: Como utilizar o pubmed? Pags. 19-42.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, AMBIENTES VIRTUAIS E PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. José, Gesilane <disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206166> acesso em 24/07/2020.
ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino e pesquisa. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2018.
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – UNESP. Tutorial para elaboração do currículo lattes, 2019.p.1-27.
VIEIRA, Sônia. Introdução à bioestatística. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Capítulo 1.

 

Complementar

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/ava/2259532.pdf>
DIFERENÇA ENTRE CURRÍCULO VITAE E CURRÍCULO LATTES. Associação Nacional de pós-graduandos, 2019. Acesso em: http://www.anpg.org.br/12/03/2019/diferenca-entre-curriculo-vitae-e-curriculo-lattes/. Acesso em: 23 jul. 2020.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Veridiana Resende Novais, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/12/2023, às 11:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.084300/2023-26 SEI nº 5034991