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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Visão geral da formação e atuação técnica, ética, sócio ambiental e inclusiva dos profissionais formados em Engenharia de Controle e Automação. Noções de empreendedorismo e de inovação.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina fornece aos estudantes ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Uberlândia, além de demonstrar as atribuições da futura profissão. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: |
PROGRAMA
Visão geral da formação e atuação técnica, ética, sócio ambiental e inclusiva dos profissionais formados em Engenharia de Controle e Automação. Noções de empreendedorismo e de inovação.
1. Normas institucionais
1.1. Regulamentações da UFU e Regimento Interno da FEELT
2. A graduação em Engenharia de Controle e Automação
2.1. Projeto Pedagógico do Curso
2.2. Princípios e objetivos
2.3. Perfil do egresso
2.4. Estrutura curricular
2.5. Estrutura física
3. Informações de Formação
3.1. Técnicas de desenvolvimento de competências interpessoais
3.2. Organização da carreira desde a Universidade
3.3. Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem
3.4. Comunicação profissional
3.5. Empreendedorismo e inovação
3.6. Projetos em engenharia
3.7. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes
3.8. Atuação do Conselho de Classe - CREA
3.9. Ética profissional
3.10. Ética discente e seu relacionamento com o curso
3.11. Efeito nocivo do uso de drogas
3.12. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público
3.13. Impactos Ambientais e a Engenharia
4. Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais
4.1. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo
4.2. Tratamento da questão racial no cotidiano
4.3. Ética e Cidadania
4.4. Cultura afro-brasileira e indígena
4.5. Diversidade Regional e Local
5. Pesquisas científicas e tecnológicas
5.1. Metodologia científica
5.2. A estrutura de um projeto de pesquisa: escolha do tema, definição do problema, hipótese, justificativa, objetivo, metodologia, cronograma, recursos, referências bibliográficas
5.3. Estrutura de um trabalho escrito de apresentação de resultados de pesquisa
6. Técnicas e conceitos de Desenho Universal em projetos de engenharia
6.1. Princípios e fundamentos
6.1.1. Igualitário - uso equiparável
6.1.2. Adaptável - uso flexível
6.1.3. Óbvio - uso simples e intuitivo
6.1.4. Conhecido - informação de fácil percepção
6.1.5. Seguro - tolerante ao erro
6.1.6. Sem esforço - baixo esforço físico
6.1.7. Abrangente - dimensão e espaço para aproximação e uso
7. Desenvolvimento de atividades relacionadas à Engenharia de Controle e Automação
7.1. As atividades deverão abordar os materiais utilizados e suas características, enfatizando a temática das Ciências e da Tecnologia dos Materiais. Assuntos relacionados ao descarte de material e técnicas de segurança e proteção devem ser abordados nas atividades práticas realizadas
7.2. Desenvolvimento de protótipos e inovação
METODOLOGIA
Serão adotadas aulas presenciais expositivas dialogadas e palestras sobre os temas estabelecidos no programa com uso de projetor, quadro e demais materiais complementares relacionados aos temas.
Além disso, serão realizadas atividades assíncronas intermediadas pelo Microsoft Teams/Moodle no intuito de complementar a carga horária total da disciplina.
Carga horária de atividades presenciais: 25 h
Carga horária das demais atividades assíncronas (questionários, leituras de documentos, pesquisas, etc): 5h
AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina será realizada da seguinte forma:
- Presença e participação nas aulas e palestras que acontecerão de maneira síncrona: total de 40 pontos.
- Atividade em grupo de pesquisa, escrita de um relatório e apresentação de um seminário, assim como a presença na apresentação dos demais grupos: total de 40 pontos.
- Questionários: total de 20 pontos
Total de pontos distribuídos: 100 pontos.
Avaliação de recuperação:
Será oferecida uma avaliação de recuperação para os discentes que não obtiverem o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75%.
A avaliação de recuperação será composta por uma prova a ser realizada na última semana do semestre e será cobrado todo o conteúdo ministrado.
Os estudantes que realizarem a atividade de recuperação e forem aprovados (nota superior a 60 pontos) terão limitada a sua nota final em 60 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. BASTOS, Lília da Rocha. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses e dissertações. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003.
2. BAZZO, Walter Antônio. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4ª ed. rev. Florianópolis: UFSC, 2013.
3. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Complementar
1. BARROS, A. P..; LEHFELD, N. A. S; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
2. CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística: segurança integrada à missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. São Paulo: Atlas, 1999.
3. CURIA, L. R.; CÉSPEDES, L.; NICOLETTI, J. Segurança e medicina do trabalho. 11ª ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2013.
4. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V. A.M.; NASCIMENTO, J. G. Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012.
5. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24ª ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2016.
6. SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. B. Currículo, cultura e sociedade. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2016.
7. SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
8. REIS, J. S. Segurança em eletricidade. São Paulo: Fundacentro, 1982.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Renato Santos Carrijo, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/04/2022, às 22:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.018223/2022-35 | SEI nº 3520293 |