UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil

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Timbre

Ata de Reunião

 

Ata da segunda reunião do ano de 2021, em caráter extraordinário, do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Aos quinze dias do mês de março do ano de dois mil e vinte e um, às treze horas e trinta minutos, reuniram-se em uma sala virtual de reuniões provida pelo sistema da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, sob a coordenação do Prof. Gregório Sandro Vieira, os representantes Docentes Jean Rodrigo Garcia, Antonio Carlos dos Santos, Ismarley Lage Horta Morais, José Eduardo Alamy Filho e o representante Discente Eliã Asafe Mello Suave. O Colegiado reuniu-se para apreciação dos seguintes assuntos: Item 1 - Solicitação de aproveitamento de créditos da Discente Nayara Cristina de Oliveira Hordones – Processo nº 23117.015260/2021-19. Relator Prof. Dr. Gregório Sandro Vieira. Iniciando as discussões na sessão, o Coordenador do Programa solicitou inclusão de três comunicações, o que foi deferido. A primeira comunicação diz respeito à ajuda dos Conselheiros na divulgação de quatro Editais de bolsas de Iniciação Científica para os demais Docentes da FECIV, reiterando a importância da integração do Programa com a graduação. O segundo comunicado refere-se à ajuda no preenchimento da Plataforma Sucupira, na qual são solicitados os destaques (trabalhos, produtos e Discentes egressos). O relator sugeriu que os Docentes do PPGEC encaminhem os respectivos destaques para que, posteriormente, este Colegiado aprecie e eleja aqueles que serão lançados na Plataforma. Por fim, o Coordenador mencionou a situação das compras realizadas pela verba PROAP de 2020. Os itens adquiridos pela primeira parcela estão sendo consultados juntos aos setores responsáveis para que sejam informadas as situações no trâmite de compras, enquanto os itens do catálogo adquiridos pela segunda parcela, segundo informação fornecida pela DIRAM, estão em processo de entrega pelos fornecedores, o que sofreu atrasado devido às restrições de circulação impostas pela pandemia da COVID 19. Item 1 - Solicitação de aproveitamento de créditos da Discente Nayara Cristina de Oliveira Hordones – Processo nº 23117.015260/2021-19. Relator Prof. Dr. Gregório Sandro Vieira. Iniciando o assunto da pauta, o relator informou que o Orientador da Discente, Prof. Marcio Ricardo Salla, fora consultado e não especificou empecilhos para o aproveitamento. Com a palavra, o Prof. Antonio Carlos dos Santos sugeriu que sejam considerados três critérios para nortear as decisões deste Conselho quanto ás solicitações desta natureza. O primeiro critério diz respeito ao conceito obtido na disciplina, o qual sugere que sejam aproveitados conceitos A ou B apenas. O segundo critério diz respeito ao tempo, sugerindo que sejam deferidos pedidos de aproveitamento de disciplinas cursadas há cinco anos ou menos e o terceiro critério sugere que sejam aproveitadas apenas as disciplinas que possuam relação com a linha de pesquisa atual do Discente. Após, o Prof. Jean Rodrigo Garcia comunicou que considera que não deferir o aproveitamento de disciplinas acaba prejudicando o tempo dispendido para a aluna desenvolver a pesquisa em si, o que, em sua visão, consiste na atividade mais importante do curso. Por fim, o Prof. Ismarley Lage Horta Morais sugeriu que os pedidos de aproveitamento passem pelo crivo dos Orientadores dos Discentes, com o intuito de nortear as decisões do Colegiado quanto á pertinência de cada disciplina ao projeto atual do Discente. Isso posto,  o Prof. Gregório Sandro Vieira colocou em votação primeiramente o aproveitamento das disciplinas com código PV093 e PV066F e o não aproveitamento das disciplinas com código PV066D e PV066J sendo aprovado por unanimidade. Em segunda votação foi colocado o aproveitamento das disciplinas da linha de transportes com códigos PV104 e PV052, o que foi indeferido por três votos contrários, um favorável e duas abstenções. Item 2 - Discussão sobre a proposta do novo Regimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - Documento n° 2271939. Relator Prof. Dr. Gregório Sandro Vieira. Iniciando a discussão, o Prof. Jean Rodrigo Garcia, como Presidente da Comissão designada para revisão das Normas do PPGEC, apresentou a Minuta do Regimento, detalhando o processo de pesquisa nos Regimentos de Programas renomados no país. Com a palavra, o Prof. Antonio Carlos dos Santos propôs apresentar a Minuta  aos Docentes e Discentes do PPGEC para consulta antes de ser discutida neste Colegiado. A proposta foi colocada em votação, tendo sido deferida por cinco votos favoráveis e um contrário. Após, a discussão centrou-se no procedimento de encaminhamento aos Docentes, em que decidiu-se pela criação de dois grupos de trabalho, cada qual composto pelos Docentes de cada uma das áreas de pesquisa do PPGEC. Por fim, decidiu-se pela data limite de 16/04/2021 para o encaminhamento das sugestões pelos grupos de trabalho à Comissão, esta ficando responsável pela compilação das informações e submissão ao Colegiado na terceira reunião ordinária agendada para o dia 26/04/2021. Para constar, lavrei esta Ata, que após lida e aprovada, vai assinada por mim, Rafael Monteiro Jorge Alves de Souza, na qualidade de Assistente em Administração, pelo Presidente e demais membros do Colegiado. Uberlândia, 15 de março de 2021.

 

Gregório Sandro Vieira

Antonio Carlos dos Santos

Ismarley Lage Horta Morais

Jean Rodrigo Garcia

José Eduardo Alamy Filho

Eliã Asafe Mello Suave.

Rafael Monteiro Jorge Alves de Souza


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Documento assinado eletronicamente por Gregorio Sandro Vieira, Presidente, em 06/04/2021, às 07:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rafael Monteiro Jorge Alves de Souza, Secretário(a), em 06/04/2021, às 08:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Antônio Carlos dos Santos, Membro de Colegiado, em 06/04/2021, às 08:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jean Rodrigo Garcia, Membro de Colegiado, em 06/04/2021, às 09:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Eliã Asafe Mello Suave​, Membro de Colegiado, em 06/04/2021, às 11:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.017229/2021-12 SEI nº 2633773