UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4395 - inhis@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Seminário de Pesquisa

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

PROFHIS03

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

 

Total:

45

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Daniela Magalhães da Silveira

Ano/Semestre:

2020.3

Observações:

danielasilveira@hotmail.com

 

EMENTA

Disciplina de discussão e desenvolvimento das pesquisas pelo conjunto dos alunos, com vistas ao desenvolvimento do projeto de dissertação.

JUSTIFICATIVA

A disciplina oferecerá instrumentos teórico-metodológicos para a elaboração dos projetos de pesquisa aos alunos e às alunas ingressantes no Mestrado profissional em Ensino de História da UFU. Serão abordados os itens constantes em um projeto, com técnicas para a confecção de cada um deles, a saber: resumo, introdução, justificativa, discussão teórico-metodológica, objetivos, cronograma, fontes e bibliografia. Nesse sentido, trabalharemos com dissertações que dialogam diretamente com os principais temas abordados pelos alunos, questionando os caminhos seguidos e que servem de ligação entre o projeto de pesquisa e o trabalho finalizado. A ideia final é esboçar um projeto de pesquisa embrionário que, por meio do debate e do início do processo de pesquisa, será ajustado para guiar a produção da dissertação e do produto exigidos para a concessão do título de Mestre em Ensino de História.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Produzir o projeto de dissertação.

Objetivos Específicos:

Reflexão sobre cada item do projeto de pesquisa;

Leitura e debate de dissertações do Mestrado profissional em Ensino de História.

Consolidação dos temas de pesquisa apresentados iniciação.

PROGRAMA

Primeiros passos para elaboração do projeto: discussão sobre temáticas, fontes de pesquisa e bibliográfica.

O “corpo” do projeto – I – Princípios para a escrita de Introdução (com problematização) e Justificativa (com discussão bibliográfica).

O “corpo” do projeto – II – Princípios para a elaboração de Discussão teórico-metodológica e Objetivos.

 

METODOLOGIA

Procedimentos: Aulas com debates, provocando o envolvimento de todos os alunos para a elaboração do pré-projeto de pesquisa, compreendendo dois momentos.

Assíncronas: elaboração da escrita, correção dos itens previamente elaborados e enviados à professora por e-mail. Carga horária: 15H.

Síncronas: debates de dissertações defendidas no ProfHistória, aulas expositivas sobre a elaboração de cada item do projeto de pesquisa, audição das ideias e dúvidas de cada aluno.Carga horária: 30H.

Recursos: Google Meet e lista de e-mails. Todos os textos trabalhados ao longo da disciplina estarão disponíveis no Google Drive.

Mídias, que dizem respeito ao suporte tecnológico: computador; smartphone; tablete, outros.

AVALIAÇÃO

O processo avaliativo compreenderá a entrega de itens do projeto de pesquisa:

- Levantamento bibliográfico e de fontes: 10 pontos.

- Redação da Introdução e Justificativa: 15 pontos.

- Redação da Metodologia e Objetivos: 15 pontos.

- Elaboração de resumo e cronograma: 10 pontos.

- Projeto finalizado, contendo todas as correções apontadas anteriormente: 50 pontos.

Todos os textos elaborados pelos alunos deverão ser enviados para o e-mail danielsilveira@hotmail.com de acordo com as datas especificadas anteriormente.

A correção levará em consideração: sistematização das ideias, organização do projeto de pesquisa, exequibilidade.

Observações importantes:

1- Todas as etapas de confecção dos projetos acontecerão sob acompanhamento dos orientadores indicados pela CAL.

2 - A entrega do projeto finalizado, com todos os ajustes sugeridos pela professora da disciplina e pelos professores orientadores de cada aluno, ocorrerá com o envio de e-mail, com o projeto anexado. Essa etapa será concluída, com a validação de todos os professores do programa, e terá como data limite o dia 9 de outubro, de modo que cada aluno – em concordância com o seu orientador – poderá antecipar essa entrega, com o objetivo de avançar no processo de realização das pesquisas individuais.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica.

GINZBURG, Carlo. “Sinais: raízes de um paradigma indiciário”. In: Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GRAHAM, Sandra. “Caetana diz não: o patriarcado perturbado”. In: Caetana diz não: Histórias de mulheres da sociedade escravista brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SILVA, ELISÂNGELA COÊLHO DA. “A HISTÓRIA DA ÁFRICA NA ESCOLA, CONSTRUINDO OLHARES “OUTROS”: as contribuições do manual do professor do livro didático de História do Ensino Médio”. Dissertação de Mestrado em Ensino de História, UFPE, 2018.

SOUZA, Raone Ferreira de. “Usos e possibilidades do podcast no ensino de História”. Dissertação de Mestrado em Ensino de História. UFRJ, 2016.

VELOSO, Roberta Marcelino. “IMAGENS DE UMA ESCRAVA REBELDE: quadrinhos, raça e gênero no Ensino de História”. Dissertação de Mestrado em Ensino de História. Unicamp, 2018.

Complementar

ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra / FAPERJ, 2003.

CARRETERO, Mario (org.). Construir e Ensinar – As Ciências Sociais e a História. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

FERREIRA, Marieta de Moraes e FRANCO, Renato. Aprendendo História. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.

KNAUSS, Paulo. Sobre a norma e o óbvio: a sala de aula como lugar de pesquisa. In: NIKITIUK, Sônia (org.). Repensando o ensino de história. São Paulo: Cortez, 1996.

LAGOA, Ana Mascia, GRINBERG, Keila e GRINBERG, Lucia. Oficinas de História: projeto curricular de Ciências Sociais e de História. Belo Horizonte: Dimensão, 2000.

MACHADO, Nílson. Epistemologia e Didática: São Paulo, Cortez, 1996.

NETO, José Miguel Farias. Dez Anos de Pesquisas em Ensino de História. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. Londrina, 2005. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998. SOUSA, Ana et alii (org.). Novas estratégias, novos recursos no ensino de história. Lisboa: Asa, 1993.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

CRONOGRAMA

DATAS

ATIVIDADES

19/08

Atividade síncrona:

Apresentação e aprovação do Plano de ensino realizado sob o formato de oficina de projeto de pesquisa.

21/08

Atividade síncrona:

Debate da dissertação “IMAGENS DE UMA ESCRAVA REBELDE: quadrinhos, raça e gênero no Ensino de História”, de ROBERTA MARCELINO VELOSO. 

28/08

Atividade síncrona:

Primeiros passos para elaboração do projeto: discussão sobre temáticas, fontes de pesquisa e bibliográfica.

Texto de apoio: GINZBURG, Carlo. “Sinais: raízes de um paradigma indiciário”. In: Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

04/09

Atividade síncrona:

O “corpo” do projeto – I – Princípios para a escrita de Introdução (com problematização) e Justificativa (com discussão bibliográfica).

Atividade assíncrona:

Redação do Levantamento bibliográfico e de fontes.

11/09

Atividade síncrona:

Debate da dissertação “Usos e possibilidades do podcast no ensino de História”, de Raone Ferreira de Souza.

18/09

Atividade síncrona:

O “corpo” do projeto – II – Princípios para a elaboração de Discussão teórico-metodológica e Objetivos.

Atividade assíncrona:

Redação da Introdução e Justificativa.

25/09

Atividade síncrona:

Debate da dissertação “A HISTÓRIA DA ÁFRICA NA ESCOLA, CONSTRUINDO OLHARES “OUTROS”: as contribuições do manual do professor do livro didático de História do Ensino Médio”, de ELISÂNGELA COÊLHO DA SILVA.

02/10

Atividade síncrona:

Finalização da escrita do projeto: resumo, cronograma e dúvidas gerais.

Atividade assíncrona:

Redação da Metodologia e Objetivos

09/10

Atividade síncrona:

Debate conjunto a partir dos projetos finalizados: acertos e correções.


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Documento assinado eletronicamente por Daniela Magalhães da Silveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/11/2020, às 09:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Newton Dangelo, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/11/2020, às 17:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.041630/2020-84 SEI nº 2153970