UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39023

COMPONENTE CURRICULAR:

                        Antropologia da Mídia

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                          Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

               INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Instrumentalizar o aluno para pensar a temática da comunicação de massa e as dinâmicas
envolvendo diferentes mídias a partir de um olhar antropológico, de maneira ampla e consistente.


Objetivos Específicos: Conhecer as diferentes teorias sobre a comunicação de massa e os debates em torno da
produção e recepção de conteúdos midiáticos. Desenvolver capacidade de reflexão antropológica sobre as
dinâmicas de comunicação de massa. Compreender dinâmicas das mídias comunitárias a partir de leituras
etnográficas. Pensar a noção de cibercultura, as especificidades das interações em mídias digitais e as
possibilidades de pesquisa do e no “mundo virtual”.

 

Ementa

Teorias e Escolas da Comunicação de Massa. Teorias de recepção e Estudos Culturais. Etnografias de mídia
e de audiência. Mídias comunitárias. Processos de apropriação comunitária das tecnologias da comunicação e
do espaço público midiático. Cibercultura e etnografia digital.

 

PROGRAMA

 

1: Escolas e Teorias da Comunicação de Massa.
1.1 Introdução às teorias da comunicação
1.2 Escola de Frankfurt: comunicação de massa e indústria cultural
1.3 McLuhan: o meio é a mensagem


2: Estudos Culturais e teorias de recepção
2.1 Escola inglesa de Estudos Culturais
2.2 Dos meios às mediações
2.3 Etnografias de audiência
2.4 Etnografias das dinâmicas da comunicação de massa
3: Mídias comunitárias

3.1 Direito à comunicação
3.2 Contextos de emersão e características de experiências brasileiras contemporâneas
3.3 Processos de apropriação comunitária das tecnologias da comunicação e do espaço público midiático
3.4 Etnografias das dinâmicas da comunicação comunitária


4: Cibercultura e etnografia digital.
4.1 Cibercultura
4.2 Interatividade e novas mídias
4.3 Etnografia digital

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ABULUGHOD, L. A Interpretação de Cultura(s) Após a Televisão. Cadernos de Antropologia e Imagem, v.
13, n. 2, p. 103-129, 2001.


DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Contraponto, 1997.


MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2001.


MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação: como extensão do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAUDRILLARD, Jean. A sombra das maiorias silenciosas: o fim do social e o surgimento das massas. São
Paulo: Brasiliense, 1985.


CANCLINE, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Ed,
1998.


CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 2003.


ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2001.


FOUCAULT, Michel. Ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de
dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 2012.


HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.


LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2007.


_________. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.


LIMA, L. Teoria da Cultura de Massas. Rio de Janeiro: Saga, 1969.


ROCHA, E. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 1984.

 

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes,
2002.


TRAVANCAS, I. O mundo dos jornalistas. São Paulo: Summus, 1993.

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais 

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1838041 e o código CRC B0D5C20D.




Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 SEI nº 1838041