UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Interdisciplinar II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO)

Código:

ICHPO33204

Período/Série:

Turma:

Integral

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30h

Prática:

15

Total:

45h

Obrigatória:

( x )

Optativa:

(   )

Professor(A):

Dr. Ademar Alves dos Santos

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 Período letivo referente a 2022/2:                    27.02.2023 a 29.06.2023

 

EMENTA

Caracterização do texto acadêmico: aspectos formais, estilísticos e autorais. Abordagem do texto acadêmico: leitura e produção. Características formais e estruturais dos gêneros acadêmicos. Estratégias de revisão e reescrita do texto acadêmico. Uso de obras de referência no suporte à leitura e escrita. A disciplina deverá se organizar como oficinas de leitura e produção, constituindo-se como um laboratório de leitura e escrita.

JUSTIFICATIVA

A  disciplina "Projeto Interdisciplinar II", no âmbito da formação de professores, tem lugar privilegiado, especialmente, por (re)aproximar os estudantes, às normas da produção acadêmica, vivenciando contextos educacionais diversos, por meio de narrativas científicas, publicizadas em meio impresso e/ou eletrônicos, de referência. Aos futuros pedagogos, espera-se, ainda, que a escrita e a leitura, sejam processos importantes em suas práticas pedagógicas, ampliando-se horizontes de discussão e fortalecendo a dimensão crítica de suas leituras pessoais, sociais, políticas e pedagógicas. Portanto, o desenvolvimento de habilidades e competências leitora e de escrita, nessa disciplina, serão pontos fulcrais para o processo formativo desses estudantes, a partir de atividades individuais e coletivas, em oficinas, seminários e rodas de conversa, sempre no sentido de oferecer uma verdadeira experiência estética aos estudantes, na produção de gêneros textuais.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

→ Familiarizar-se com os gêneros textuais acadêmicos mais comuns na área da Educação.

Objetivos Específicos:

→ Revisitar conceitos e conteúdos da Língua Portuguesa aplicados à leitura e a produção do texto acadêmico

→ Conhecer as características próprias do texto acadêmico, bem como com as estratégias necessárias para sua leitura e interpretação.

→ Mobilizar essas mesmas características na produção de seus próprios textos, articulando as diversas vozes discursivas que o compõe.

→ Preparar o corpo discente para a divulgação da pesquisa por meio da escrita.

→ Experienciar a leitura e a produção do texto acadêmico, bem como o uso de estratégias de revisão e reescrita do próprio texto, por meio da produção de um diário reflexivo/ensaio livre durante o curso da disciplina.

→ Articular a disciplina com o ciclo de formação “Sujeitos fazedores de história”.

PROGRAMA

Unidade I: Língua Portuguesa e a escrita acadêmica

→ O uso da norma padrão;

→ Coesão e coerência; e

→ Tipos de discursos.

Unidade II: O texto acadêmico: aspectos formais, estilísticos e autorais

→ Polifonia;

→ Argumentatividade; e

→ Citação, paráfrase e plágio.

Unidade III: Leitura do texto acadêmico

→ Análise textual;

→ Análise temática;

→ Análise interpretativa;

→ Problematização; e

→ Síntese pessoal.

Unidade IV: Escrita do texto acadêmico

→ Estrutura formal (gêneros acadêmicos);

→ Demonstração da ideia;

→ Desenvolvimento do raciocínio; e 

→ Processos lógico-argumentativos.

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida às quartas-feiras, das 14h00 às 16h50, com atividades teóricas, práticas e estudos de caso, em todas as aulas, a partir de círculos de cultura temáticos e todo material de apoio necessário para o desenvolvimento da disciplina estará disponível aos estudantes a partir desse link:

https://drive.google.com/drive/folders/1xrJljvlBsoUGUC1pjUEMAlguo7nx1ahL?usp=share_link

 

Fica criado o Grupo WhatsApp, denominado "PROINTER II  TI ", por adesão, com a finalidade de apoio à disciplina, aos estudantes matriculados. Esse grupo será apagado/encerrado ao término da disciplina.

Link de acesso: https://chat.whatsapp.com/GjuwUhbgOFT6sPtbyP4e7S

 

No desenvolvimento da disciplina, o estudante apresentará atividades avaliativas escritas, a partir de temáticas do universo do Texto Acadêmico, observando-se o disposto no Quadro 01.

No decorrer da disciplina, o estudante será submetido, ainda, a um processo avaliativo teórico, em que apresentará seu aproveitamento dos conteúdos ministrados.

O processo avaliativo teórico está devidamente detalhado no Quadro 02.

Nesse processo, obtendo, como média, a nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, o estudante será considerado Aprovado na disciplina.

 

O estudante cuja nota for inferior a 60 (sessenta) pontos, mas com 75% de frequência, ao final de todo processo avaliativo, será considerado em Recuperação na disciplina.

O estudante em Recuperação, fará uma Prova Dissertativa, a ser aplicada em 28/06/23, em horário de aula, totalizando 100 pontos.

Do resultado dessa Recuperação, o estudante será considerado Aprovado ou Reprovado na disciplina, observando-se para isso, a pontuação mínima para essa finalidade, prevista em regimento próprio da instituição.

A Prova de Recuperação, poderá substituir a nota final dos Relatórios ou da Produção Acadêmica (ENSAIO), prevalecendo a soma das maiores notas, para fins de Resultado Final.

 

Os conteúdos previstos no programa da disciplina serão desenvolvidos a partir de oficinas, aulas expositivas e dialogadas, seminários e seminários temáticos, debates sobre os textos previamente definidos, em rodas de conversas, discussões em grupo e círculos de cultura, utilizando-se, quando necessários, recursos didáticos, tais como: textos, lousa, giz, apagador, canetinhas, marcadores de textos, projetor multimídia, notebook, caixas de som, cabos, audiovisuais, sites e aplicativos.

 

Conforme Resolução CONGRAD, nº 73, de 17 de outubro de 2022, a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: Ministrados em 15 semanas de aula, conforme Quadro 1, observando-se o disposto no Art. 2º, Inciso I, desta resolução.

b) 10 dias letivos: Ministrados a partir das seguintes atividades acadêmicas, em formato de TDE (Trabalho Discente Efetivo), observando-se o Art. 2º, Inciso II e Parágrafo Único, desta resolução:

- Seminário Institucional das Licenciaturas - SEILIC (19 a 21/06/23); e

- VI Seminário da Congada (15 a 19/05/23).

 

Observação: A participação dos estudantes será acompanhada por meio de lista de presença e entrega de relatórios, das principais temáticas discutidas, nessas atividades acadêmicas.

 

Fica estabelecido que o contato dos estudantes para tirar dúvidas e/ou orientações deverá se dar:

a) Pelo e-mail institucional (ademar.santos@ufu.br);

b) Pelo e-mail particular (profademar.santos@gmail.com); e

c) Pelo aplicativo WhatsApp (34-999997669) e/ou presencialmente, às quintas-feiras, das 15h às 18h30, com prévio agendamento.

 

A leitura prévia dos textos é fundamental para o desenvolvimento da disciplina e o lançamento das notas será feito no Portal do Estudante até o dia 04/07/2023.

 

                                                                                   Quadro 01 -  Procedimentos Didáticos

ORDEM

PERÍODO DAS AULAS

HORÁRIO DAS AULAS 

ATIVIDADES

01

 

 

 

01/03 e 08/03

 

4ªF: 14h00 –  16h50

 

Apresentação da disciplina. Plano de Ensino.

Tema: Língua Portuguesa e a Escrita Acadêmica. (Parte I/II)

Conteúdos: Unidade I.

Atividade avaliativa 01 (08/03) (7,0 pontos)

 

02

15/03 e 22/03

4ªF: 14h00 –  16h50

Tema: Língua Portuguesa e a Escrita Acadêmica. (Parte II/II)

Conteúdos: Unidades I e II.

Atividade avaliativa 02 - Seminário Temático 1 (Grupo) - Temas em Produção Acadêmica I (22/03) (7,0 pontos)

 

03

29/03 e 05/04

4ªF: 14h00 –  16h50

Tema: O texto acadêmico. (Parte I/II)

Conteúdos: Unidade II.

Atividade avaliativa 03 (05/04) (7,0 pontos)

Orientação/Apresentação da 1ª versão: Produção acadêmica. (05/04) (2,0 pontos)

 

04

12/04 e 19/04

 

4ªF: 14h00 –  16h50

Tema: O texto acadêmico. (Parte II/II)

Conteúdos: Unidade II.

Atividade avaliativa 04 - Seminário Temático 2 (Grupo) - Temas em Produção Acadêmica II (19/04) (7,0 pontos)

Oficina 1 - Tipos de discursos.

 

05

26/04 e 03/05

4ªF: 14h00 –  16h50

Tema: Leitura do texto acadêmico. (Parte I/II)

Conteúdos: Unidade III.

Atividade avaliativa 05. (03/05) (7,0 pontos)

Oficina 2 - Análise temática.

Orientação/Apresentação da 2ª versão: Produção acadêmica. (03/05) (2,0 pontos)

 

06

10/05 e 17/05

4ªF: 14h00 –  16h50

Tema: Leitura do texto acadêmico. (Parte II/II)

Conteúdos: Unidade III e IV.

Atividade avaliativa 06 - Seminário Temático 3 (Grupo) - Temas em Produção Acadêmica III (17/05) (7,0 pontos)

 

07

24/05 e 31/05

4ªF: 14h00 –  16h50

Tema: Escrita do texto acadêmico.

Conteúdos: Unidades I, II, III e IV. (Sistematização dos conhecimentos)

Atividade avaliativa 07. (31/05) (8,0 pontos)

Roda de Conversa (Temas em Produção Acadêmica).

Orientação/Apresentação da versão final da Produção acadêmica. (31/05) (2,0 pontos)

Entrega da produção acadêmica (ENSAIO): (26/06) (50,0 pontos)

 

08

28/06

4ªF: 14h00 –  16h50

 

Recuperação (Prova Dissertativa) (100,0 pontos)

Conteúdos: Unidades I, II, III e IV.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de modo processual, ao longo da disciplina, considerando-se 60 (sessenta) pontos como o mínimo, como já explicado, necessários para o estudante ser aprovado, conforme Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

Como critérios de correção, serão considerados nas Atividades Avaliativas (Relatórios e Produção Acadêmica) a capacidade de análise e síntese por parte do estudante e criticidade e conhecimento teórico, apresentados durante os círculos de cultura, a serem desenvolvidos em sala de aula e demais eventos para essa finalidade. Todas as Atividades Avaliativas propostas serão avaliadas de acordo com o previsto no Quadro 02.

 

Em atendimento ao Art. 141, das Normas Gerais de Graduação - NGG, aprovadas por meio da Resolução/CONGRAD nº 46/2022, de 28/03/2022, serão realizadas atividades avaliativas objetivas de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para sua aprovação e que apresentar frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular ofertado, substituindo a nota final atribuída.

 

Observações:

- Atividades avaliativas entregues fora do prazo não serão aceitas.

- A assiduidade nas aulas (presença em todas as aulas) e participação em todas as Oficinas, garantirão 5 pontos extras ao final do semestre.

- A apresentação do Ensaio, em suas versões 1, 2 e 3, garantirá 2 pontos extras, para cada versão apresentada, ao final do semestre.

 

Quadro 02 – Critérios e Atividades Avaliativas (Avaliação Processual)

PERÍODOS

UNIDADES

ATIVIDADES AVALIATIVAS

CRITÉRIOS DE REALIZAÇÃO

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

PONTUAÇÃO

1

2

3

4

5

6

7

 

 

I a IV

- Atividades avaliativas 01 a 07

 

 

 Resolução das atividades avaliativas propostas com coerência e coesão, tendo como referências os textos de apoio e as orientações do professor.

Participação com qualidade e pertinência nas atividades  propostas, desde que atendidos aos prazos estipulados e a totalidade de sua execução, observando-se ainda: (i) Domínio dos conteúdos específicos e consistência  teórica; (ii) Capacidade de compreensão, análise e síntese; e (iii) Capacidade de sistematização e articulação de ideias.

50 pontos

 

4

5

6

7

I a IV

ENSAIO

 

Data de entrega:  26/06/2023

Elaboração da produção acadêmica, observando-se às diretrizes da ABNT.

- Domínio conceitual.

- Atendimento às normas da ABNT.

- Estrutura adequada da produção acadêmica.

- Revisão.

50 pontos

Subtotal de pontos da disciplina:

Atividades avaliativas de 01 a 07: 50 pontos. 

Produção acadêmica (ENSAIO): 50 pontos.

 

Total de pontos da disciplina:

50 pontos + 50 pontos = 100,00 (cem) pontos.

BIBLIOGRAFIA

 

Básica

→  BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Lucerna, 2015.

→  SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

→  MARTINS, D. S. Português instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

Complementar

→  ADORNO, T. W. Notas de literatura I. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2012.

→  FIORIN, J. L. Lições de texto: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006.

→  ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

→  MEDEIROS, J. B. Português instrumental. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

→  RIOLFI, C.; BARZOTTO, V. H. O inferno da escrita: produção escrita e psicanálise. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ademar Alves dos Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/04/2023, às 17:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4429681