UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Prointer II - Educação Especial e Inclusão

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal 

Código:

ICHPO31304

Período/Série:

3º período

Turma:

matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Maria Angélica de Oliveira Magrini

Ano/Semestre:

1º/2022 

Observações:

 

 

EMENTA

A profissão docente e a geografia escolar no contexto da diversidade (gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência, faixa geracional, dentre outras). Importância do professor de geografia e da geografia escolar para a formação comprometida com a cidadania e com o respeito às diferenças, trabalhando a diversidade por meio de estratégias de ensino, pesquisa e extensão na escola e na universidade. 

JUSTIFICATIVA

A disciplina se justifica pela necessidade dos futuros professores refletirem sobre a necessidade da promoção da diversidade no ambiente escolar e na sociedade, a partir do ensino de Geografia, fazendo com que possam atuar de maneira crítica e inclusiva. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Refletir sobre a profissão docente e seus papéis sociais e políticos em situações de ensino-aprendizagem relacionadas às questões das diferenças multiculturais de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outras, no ambiente escolar. 

Objetivos Específicos:

Identificar as características do trabalho docente a partir de reflexões sobre as diferenças multiculturais de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência, entre outros marcadores sociais. 

Analisar o papel da escola e da Geografia e do professor de geografia no processo de formação humana e no contexto da diversidade. 

Propor atividades por meio de projetos de ensino, pesquisa ou extensão que trabalhem com os tópicos da diversidade nas escolas. 

Sistematizar e apresentar os resultados sobre a pesquisa realizada aliada aos estudos sobre a diversidade na escola e o papel do professor de geografia nesse contexto. 

Debater os fundamentos para a compreensão das relações étnico raciais. 

Promover o debate das relações étnico raciais na escola através do ensino de Geografia. 

PROGRAMA

1 - Docência em Geografia: saberes necessários. 

2 - Papel da escola e da geografia escolar no processo de formação humana.

3 - Geografia e diversidade na escola. 

4 – As relações étnico raciais e a Geografia. 

5 - Planejamento e intervenção por meio de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na escola e universidade quanto à Geografia voltada para a inclusão da diversidade.

 

METODOLOGIA

A disciplina se pautará em debates acerca de temas previamente selecionados, assim como realização de pesquisas e proposições de atividades de ensino e de extensão tratando de temas associados à diversidade. O cronograma da pesquisa se organizará da seguinte forma: 

Datas  Atividades propostas      

29/09/2022

Aula Síncrona - Apresentação da disciplina  e das formas de avaliação
 
06/10/2022 Leitura dirigida: Texto 1 - GROSFOGUEL, Ramon. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1, 2016. 
13/10/2022 Preparação de Portfólio - Construção das Questões Étnico-raciais
20/10/2022 Preparação de Portfólio - Construção das Questões de Gênero
27/10/2022 Preparação de Portfólio - Construção das Questões de Sexualidade
3/11/2022 Preparação de Portfólio - Inclusão das Pessoas com deficiência
10/11/2022 Debate: Um ensino de Geografia para a Diversidade - apresentação dos portfólios
17/11/2022 Preparação das propostas didáticas
24/11/2022 Preparação das propostas didáticas
01/12/2022 Preparação das propostas didáticas
8/12/2022 Preparação das propostas didáticas
15/12/2022 Preparação das propostas didáticas
22/12/2022 Preparação das propostas didáticas
05/01/2023 Preparação das propostas didáticas
12/01/2023 Apresentação das Propostas didáticas
19/01/2023 Apresentação das Propostas didáticas
26/01/2023 Atividade de recuperação
02/02/2023 Entrega de Notas e Vistas

AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina de Prointer II ocorrerá a partir da realização de duas atividades: 1) Portfólio para a construção da diversidade e 2) Proposta didática de ensino e extensão.

A atividade 1 consiste na elaboração em grupo de um portfólio com diferentes tipos de documentos (matérias de jornais e revistas, vídeos do youtube, podcasts, instagrans, tik toks, livros, músicas, etc) que auxiliem na construção da diversidade nas escolas e na sociedade. As temáticas abordadas serão: Questões étnico-raciais, questões de gênero e sexualidade e inclusão de pessoas com deficiência. O portfólio deverá ser organizado num google drive e o link de acesso será disponibilizado para toda a turma para permitir a troca de informações. No dia 10/11/2022 será realizado um debate a partir da apresentação dos portfólios em sala de aula. a) Portfólio: 30 pontos/ b) Apresentação-debate: 10 pontos.

A Atividade 2 consiste na elaboração e na apresentação em grupo de uma Proposta didática de ensino e de extensão com o objetivo de promover a diversidade nas escolas e na sociedade a partir da Geografia, considerando os seguintes temas: gênero e sexualidade, aspectos étnicos raciais, inclusão de pessoas com deficiência. As apresentações ocorrerão nos dias 12/01/2023 e 19/02/2023, conforme cronograma acima. c) Proposta de Plano de Ensino: 25 pontos/d) Proposta de Plano de Extensão: 25 pontos/e) Apresentação-Debate: 10 pontos

A proposta didática será organizada da seguinte forma: 

  1. Diagnóstico (elaboração de uma pesquisa bibliográfica acerca dos problemas e desafios da inclusão e da diversidade na sociedade e nas escolas brasileiras) 

  2. Plano de ensino (proposta de sequência didática a ser trabalhada com alunos do ensino fundamental ou médio) 

  3. Proposta de extensão (atividade visando atingir a comunidade como um todo, para além da universidade e da escola)

A média final na disciplina será dada pela somatória das atividades: a + b + c + d + e = 100 pontos 

De acordo com o Art. 141 da Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o aluno que tiver 75% de frequência na disciplina, independente da pontuação mínima que ele tenha atingido ao longo do semestre, poderá fazer uma atividade de recuperação. Na disciplina de Prointer II a recuperação consistirá de trabalho escrito a ser entregue a ser entregue no dia 26/01/2023, substituindo a nota referente à construção do Portfólio - 30 pontos. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

DESLANDES, K.; LOURENÇO, E. (Org.). Por uma cultura dos direitos humanos na escola: princípios, meios e fins. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. 

FORTES, A. [et al.]. Culturas de classe: identidade e diversidade na formação do operariado. Campinas: Ed. da UNICAMP, c2004. 

GUIZO, B. S. [et al.]. Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2008. 

 

Complementar

ALVES, M. do R. do N. Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Parábola, 2012. 

COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. GOELLNER, S. V. [et al.]. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2007. 

MACHADO, M. das D. C. Religiões e homossexualidades. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2010. MISKOLCI, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Angelica de Oliveira Magrini, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/10/2022, às 14:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 SEI nº 4022859