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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Introdução sobre o SUS, Tópicos de Epidemiologia, Conceito sobre ATS, Legislações vigentes em ATS. Fundamentos de Saúde Baseada em Evidências, Bases de Dados utilizadas em ATS, Ferramentas utilizadas para Avaliação de Estudos de ATS, Economia em Saúde, ferramentas utilizadas em avaliação econômica. ATS para dispositivos médicos.
JUSTIFICATIVA
Preparar estudantes do Curso de Engenharia Biomédica para atuarem em Avaliações de Tecnologias em Saúde. A importância desta disciplina parte do fato de que o Ministério da Saúde, para inserir qualquer tecnologia realiza este tipo de avaliação para sua incorporação. Esta aplicação insere o conhecimento de Avaliação de Tecnologia em Saúde na formação do Engenheiro Biomédico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Oferecer ao aluno condições de realizar estudos de ATS na área de dispositivos médicos. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1 - Conceitos Básicos
2 - Ferramentas para o desenvolvimento de uma ATS
3 - Buscas nas bases de dados
4 - Avaliação crítica
5 - Ensaios Clínicos
METODOLOGIA
Técnicas de ensino:
Para a aquisição de conhecimento será utilizado a leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, plataformas sociais, pesquisas, estudos de caso, encontros semanais para discussões e apresentação de dúvidas.
Vídeos disponibilizados nas Plataformas Moodle e Microsoft Teams
Leituras de textos disponibilizados no ambiente
Recursos didáticos:
Livros e artigos científicos;
Internet;
Bases de dados científicos;
Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.
Plataformas e mídias sociais (aqui deve ser informado as Plataformas de TI e softwares que serão utilizados)
Microsoft Teams
Moodle
Mconf
Acesso aos arquivos da aula:
Será disponibilizado um link para os estudantes acessarem os arquivos das aulas.
Acesso a bibliografia:
Os estudantes terão acesso a bibliografia disponibilizada online pela biblioteca da UFU, periódicos que disponibilizam gratuitamente acesso à base de periódicos e links de livros gratuitos fornecidos pelas editoras.
Cronograma:
Período |
Conteúdo |
Atividades |
Horas |
Semana 1 |
Porque estudar ATS? REBRATS. Diretrizes Metodológicas. Revisão Sistemática |
Vídeo-aula 12/08/2020 (10:40-12:20) Leitura de artigos científicos. Discussões. |
5hs |
Atividade 1 |
Resumo das vídeos-aulas – 15/08/2020 |
1h |
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Semana 2 |
Razão de Risco. Razão de chances (Odds Ratio) Gráfico de floresta |
Vídeo-aula. 19/08/2020 (10:40-12:20) Leitura de artigos científicos. Discussões. Proposta de exercícios práticos. |
5hs |
Atividade 2 |
Resumo das vídeos-aulas – 22/08/2020 |
2hs |
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Semana 3 |
Construção do Gráfico de Floresta utilizando Excel Gráfico de Funil Ferramenta para análise da qualidade de artigos inseridos em uma Revisão Sistemática |
Vídeo-aula 26/08/2020 (10:40-12:20) Leitura de artigos científicos. Discussões. Proposta de exercícios práticos para avaliar a qualidade dos artigos. |
5hs |
Atividade 3 |
Resumo das vídeos-aulas – 29/08/2020 |
2hs |
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Semana 4 |
Buscas nas bases de dados: Estratégias de busca, Busca em fontes secundárias, busca em fontes primárias Judicialização em saúde - Definições |
Vídeo-aula 02/09/2020 (10:40-12:20) Leitura de artigos científicos. Exemplos de busca em uma base de dados. |
4hs |
Atividade 4 |
Resumo das vídeos-aulas – 05/09/2020 |
1h30min |
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Semana 4 |
Atividade Avaliativa 1 |
Avaliação 1 |
30min |
Semana 5 |
Introdução ao Sistema Único de Saúde (SUS) Ferramenta para análise da qualidade de uma Revisão Sistemática |
Vídeo-aula 09/09/2020 (10:40-12:20) Leitura de artigos científicos. Discussões. Leitura das diretrizes do Ministério da Saúde. Proposta de exercícios práticos para avaliar a qualidade das revisões. |
5hs |
Atividade 5 |
Resumo das vídeos-aulas – 12/09/2020 |
2hs |
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Semana 6 |
Estudo das Diretrizes – Pareceres Técnicos Científicos |
Vídeo-aula 16/09/2020 (10:40-12:20) Leitura de artigos científicos. Discussões. Leitura das diretrizes do Ministério da Saúde. |
5hs |
Atividade 6 |
Resumo das vídeos-aulas – 19/09/2020 |
2hs |
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Semana 7 |
Definições de termos para Avaliação Econômica Diretrizes – Avaliação Econômica |
Vídeo-aula 23/09/2020 (10:40-12:20) Leitura de artigos científicos. Discussões. Leitura das diretrizes do Ministério da Saúde. |
5hs |
Atividade 7 |
Resumo das vídeos-aulas – 26/09/2020 |
2hs |
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Semana 8 |
Diretrizes – Equipamentos Eletromédicos |
Vídeo-aula 30/09/2020 (10:40-12:20) Leitura de artigos científicos. Discussões. Leitura das diretrizes do Ministério da Saúde. |
5hs |
Atividade 8 |
Resumo das vídeos-aulas – 03/10/2020 |
2hs |
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Semana 9 |
Sistema Grade para avaliação de evidências |
Vídeo-aula 07/10/2020 (10:40-12:20) Leitura de artigos científicos. Discussões. Leitura das diretrizes do Ministério da Saúde. |
4hs |
Atividade 9 |
Resumo das vídeos-aulas – 10/10/2020 |
1h30min |
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Semana 9 |
Atividade Avaliativa 2 |
Avaliação 2 |
30min |
AVALIAÇÃO
Serão realizadas duas avaliações objetivas as quais serão disponibilizadas na plataforma Moodle.
Datas e horários:
Avaliação 1 – será disponibilizada no dia 02/09/2020, a partir das 9:00hs ficando disponível por 12hs.
Avaliação 2 – será disponibilizada no dia 07/10/2020, a partir das 9:00hs ficando disponível por 12hs.
Critérios para a realização e correção das atividades avaliativas
A realização das atividades avaliativas será por meio da plataforma Moodle, a avaliação será composta por questões de múltipla escolha e escolhidas aleatoriamente para cada estudante (cada estudante terá um conjunto diferente de questões). A avaliação ficará disponível por doze horas. Porém, após o estudante acessar a atividade ele terá 30 minutos para finalizar a avaliação. A correção das avaliações será realizada automaticamente pela plataforma Moodle.
Os resumos semanais serão avaliados de acordo com a entrega do material até a data estipulada.
Validação da assiduidade dos discentes
Formulários para registro de frequência
Entrega das atividades
Envio das atividades avaliativas:
As avaliações 1 e 2 serão enviadas automaticamente via Moodle.
Os resumos semanais (Atividades 1 a 9) serão enviados via Moodle nas datas estabelecidas no cronograma.
Notas atribuídas por atividade:
Atividade |
Valor |
1. Avaliação 1 |
40 pontos |
2 Avaliação 2 |
40 pontos |
3. Resumos semanais |
20 pontos |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS Elaboração de Estudos para Avaliação de Equipamentos médico-assistenciais. 1. ed. Brasília.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS Elaboração de Pareceres Técnico-Cientifico. 4. ed. Brasília: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia., 2014a.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes metodológicas: Diretriz de Avaliação Econômica. 2. ed. Brasília. v. 1.
Complementar
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. 1. ed. Brasilia, DF.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS Sistema GRADE – manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde. 1. ed. Brasilia, DF.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. ROBIS – Risk of Bias in Systematc Reviews: Ferramenta para avaliar o risco de viés em revisões sistemátcas Orientações de uso. 1. ed. Brasilia, DF.
WORK PACKAGE 8 LEAD PARTNER: CAHTA CATALAN AGENCY FOR HEALTH TECHNOLOGY ASSESSMENT AND RESEARCH. EUnetHTA Handbook on HTA Capacity Building. 1. ed. Espanha.
Artigos de livre acesso e Artigos das bases CAPES. (https://www.periodicos.capes.gov.br/)
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Adriano Alves Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/08/2020, às 10:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 | SEI nº 2198661 |