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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
A didática e sua trajetória histórica. Teorias da educação e o contexto sócio histórico da prática pedagógica. Conhecimento profissional docente. Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente. A aula operatória e aprendizagem significativa. Planejamento, avaliação e projetos de trabalho.
JUSTIFICATIVA
Neste sentido, a compreensão da cultura produzida pela sociedade e seus conseqüentes avanços técnicos, bem como o desenvolvimento da identidade cultural, da consciência de classe, devem ser objetivos da escola que visa a integração do homem em seu contexto social.
Sendo assim, a Didática deve propiciar uma reflexão mais ampla sobre as relações objetivos/finalidades da educação; as relações conteúdo/método; as relações procedimentos/recursos bem como os processos de avaliação, na perspectiva de uma teoria crítica de educação para as escolas de Ensino Pré-escolar, Fundamental e Médio.
O “o quê” e o “como” ensinar são questões diretamente vinculadas ao “para quem” e “onde” se ensina. Isto significa que “o estudo dos conteúdos e o modo mais eficaz de apresentá-los aos alunos não pode ser dissociado, seja das características sócio-culturais e dos processos psicológicos dos alunos, seja do contexto histórico-social em que se efetivará a proposta” (Domingues, J. L., 1986, p.364). Deve-se considerar ainda que, a apropriação do conhecimento pelas crianças envolve dificuldades que podem estar na natureza do próprio conhecimento.
Enquanto disciplina integrante do quadro curricular dos Cursos de licenciatura, a Didática Geral, considerando os diferentes fatores acima mencionados, pode e deve cooperar na transformação da sociedade ao tratar seus conhecimentos específicos, na medida em que possibilita aos futuros licenciados realizar a articulação de uma teoria de compreensão e interpretação da realidade com a prática de ensino das escolas de Ensino Pré-escolar, Fundamental e Médio. Dessa forma, inicialmente o curso de Didática Geral procurará fornecer aos futuros educadores uma visão dos problemas concretos a serem enfrentados na sua prática diária e posteriormente fornecer subsídios para que os problemas diagnosticados possam ser solucionados diretamente na prática educacional.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Promover a discussão crítica sobre os princípios e os pressupostos históricos, filosóficos, políticos e sociais que fundamentam a ação docente nas diferentes abordagens do processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as concepções de sociedade, homem, educação que permeiam esse processo. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I: Didática: trajetória histórica
As diferentes concepções de ensino, educação e didática e suas implicações na formação e atuação docente
Unidade II: Teorias Pedagógicas
Tendências pedagógicas.
As teorias não críticas, críticas e pós-críticas.
Unidade III: Cotidiano Escolar e as Relações Fundamentais do Processo de Ensino e aprendizagem
O papel da escola na atualidade.
A ação docente no processo de ensino e aprendizagem.
Relação professor/a alunos(as)
Unidade IV: Os Conhecimentos Profissionais Docentes
As categorias base do conhecimento profissional docente
As fontes do conhecimento
Raciocínio pedagógico planejamento do trabalho pedagógico: importância e necessidade de planejar
Unidade V: Formas de Organização da Prática Educativa Escolar e os Desafios da Realidade para atuação Docente
A sala de aula como espaço de construção e mobilização de saberes
A aula operatória e aprendizagem significativa
O planejamento: concepções e práticas
A avaliação numa perspectiva formativa
O trabalho com projetos
Data |
Cronograma |
Ch |
1 º 30/09 |
-Acolhimento as e aos estudantes; -Apresentação de Plano de curso e atividades avaliativas; |
04 |
2 º 07/10
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Unidade I: Educação e Didática – as diferentes perspectivas de análise sobre o ensino e aprendizagem Tema: O que é Educação e Didática Texto básico: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, Maria Rita. Educação e Didática. In: Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Executiva, mar./abr, 1995. Atividade: Análise de imagem |
04 |
3 º 14/10
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Unidade I: Educação e Didática – as diferentes perspectivas de análise sobre o ensino e aprendizagem Tema: Concepções de Educação e suas relações com o processo ensino-aprendizagem Texto básico: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, Maria Rita. Educação e Didática. In: Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Executiva, mar./abr, 1995. Atividade: Gamificação - Dominó |
04 |
4 º 21/10
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Unidade II: Teorias Pedagógicas Tema: Teorias pedagógicas da Educação e a prática docente Texto básico: SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 39. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 2007. https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf Atividade: Apreciação e análise musical |
04 |
5 º 04/11
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Unidade II: Teorias Pedagógicas Tema: As teorias não críticas, críticas e pós-críticas. Texto básico: SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 39. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 2007. https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf Atividade: Seminário sobre as tendências |
04 |
6 º 11/11
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Unidade III: Cotidiano Escolar e as Relações Fundamentais do Processo de Ensino e aprendizagem Tema: O papel da escola na atualidade. Texto básico: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf Atividade: aula dialógica |
04 |
7 º 18/11
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Unidade III: Cotidiano Escolar e as Relações Fundamentais do Processo de Ensino e aprendizagem Tema: A ação docente no processo de ensino e aprendizagem. Texto básico: FABRIS, Eli T.Henn. A pedagogia do herói nos filmes hollywoodianos. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS São Leopoldo/RS/Brasil. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol10iss1articles/fabris.pdf FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf Atividade: Projeção e análise de imagem O cinema na sala de aula |
04 |
8 º 25/11
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Unidade IV: Os Conhecimentos Profissionais Docentes Tema: As categorias base do conhecimento profissional docente Texto básico: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf Atividade: Estudo Dirigido |
04
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9 º 02/12
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Unidade IV: Os Conhecimentos Profissionais Docentes Tema: Relação professor/a alunos(as) Texto básico: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf
Atividade: Aula dos e das aulas Círculo de Cultura |
04 |
10 º 09/12
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Unidade V: Formas de Organização da Prática Educativa Escolar e os Desafios da Realidade para atuação Docente Tema: Raciocínio pedagógico planejamento do trabalho pedagógico: importância e necessidade de planejar Texto básico: LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Disponível em/ https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos-libaneo_obra.pdf Atividade: aula dos/as estudantes |
04 |
11 º 16/12
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Unidade V: Formas de Organização da Prática Educativa Escolar e os Desafios da Realidade para atuação Docente Tema: A avaliação numa perspectiva formativa Texto básico: HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf . Acesso em 08/03/2016 Atividade: aula dos/as estudantes |
04 |
12 º 19/12 Reposição
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Unidade V: Formas de Organização da Prática Educativa Escolar e os Desafios da Realidade para atuação Docente
Tema: A avaliação numa perspectiva formativa Texto básico: HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf . Acesso em 08/03/2016 Atividade: Leitura e interpretação de texto Memórias e Construção de cenas escolares |
04 |
13 º 06/01
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Unidade V: Formas de Organização da Prática Educativa Escolar e os Desafios da Realidade para atuação Docente Tema: A avaliação numa perspectiva formativa Texto básico: HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf . Acesso em 08/03/2016 Atividade: aula dos/as estudantes |
04 |
14 º 13/01
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Unidade III: A organização do trabalho docente Tema: A aula operatória e aprendizagem significativa Texto básico: RONCA, P. A. C.; TERZI, C. A. A aula operatória e a construção do conhecimento. 21. ed. São Paulo: Edesplan, 1996. Atividade: aula dos/as estudantes |
04 |
15 º 20/01
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Unidade III: A organização do trabalho docente Tema: Desafios da/na relação Docente/Estudantes Texto básico: CALACA. Lilian; MOYZÉS. Márcia. Corporeidade do(a) professor(a): corpos para compreender, aprender, educar, poetizar. In: Prática educativa e estágio supervisionado: a práxis na formação docente /Fernanda Duarte Araújo Silva / Vilma Aparecida de Souza (org.).Ituiutaba, MG: Barlavento, 2016, vol. I. 294.https://asebabaolorigbin.files.wordpress.com/2016/10/e-book-estc3a1gio.pdf Atividade: Círculo de Sensibilização Corporal Auto avaliação Avaliação da disciplina Entrega de notas |
04 |
16 º 27/01
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Prova de Recuperação |
04 |
17 º 03/02 |
Vistas de Notas
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04 |
METODOLOGIA
O curso será desenvolvido através de aulas dialógicas, atividades práticas, vivências, leitura e discussão de textos; interpretação e análise de filmes. Elaboração de projetos de intervenção na da realidade escolar e diferentes gêneros textuais, musical, cênica, corporal, poética.
O Material de apoio a ser utilizado: Será disponibilizado para as e os estudantes no cronograma de estudo com todos os links dos textos. Esse material como: vídeos, e-book, artigos, capítulos de livros e outros, poderá também ser visualizado no ambiente moodle UFU, encaminhado para os e as estudantes pelo drive, E-mail: liliancalaca@hotmail.com e Whatsapp: (34)9 9976-4575
AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem não pode ser considerada apenas um componente do trabalho pedagógico, mas algo inerente a ele e deve permear o processo de ensino aprendizagem e tem como função primordial a identificação e a análise do que foi aprendido, o que ainda é necessário aprender, considerando estas funções como subsídios para a reorganização do trabalho pedagógico, tendo em vista a aquisição da aprendizagem.
Critérios para a realização e correção das avaliações: Em todas as atividades avaliativas serão observados os seguintes critérios de correção: Redação: criatividade, coesão e coerência das respostas e adequação à norma padrão da língua portuguesa. Conteúdo: apresentação das respostas segundo fundamentação teórica abordada na disciplina. Além destes critérios, serão entregues as e aos estudantes, com antecedência da data da avaliação, os critérios específicos de correção que serão usados para cada atividade proposta.
Caso o e a estudante não demonstre aproveitamento mínimo será realizado um trabalho paralelo no sentido de retomada e acompanhamento sobre o conteúdo estudado, e os pontos obtidos nas avaliações anteriores poderão ser substituídos nada medida que demonstrarem compreensão e sínteses previstas a partir dos feedbacks da professora.
Atividade de recuperação da aprendizagem: serão desenvolvidas atividades de recuperação das atividades ao longo do semestre e, ainda se for necessária, será realizada uma avaliação de recuperação, contemplando todo o conteúdo do componente curricular, no final do ano letivo. Trabalho escrito ou prova, versando sobre os conteúdos da disciplina no valor de 100,0 pontos.
A pontuação será distribuída, conforme tabela abaixo:
Atividades |
Pontuação |
Datas |
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10 |
04/11 |
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15 |
25/11 |
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20 |
02/12 |
Construção de um plano de aula |
Apresentação 20 Plano de aula 20 |
02/12 à 13/01 |
Auto avaliação |
15 |
20/01 |
Total |
100 |
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BIBLIOGRAFIA
Básica
FREITAS, L. C. G. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Campinas: Papirus, 2006.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
RONCA, P. A. C.; TERZI, C. A. A aula operatória e a construção do conhecimento. 21. ed. São Paulo: Edesplan, 1996.
VEIGA, I. P. A. (Coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1989.
Complementar
ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.) Alternativas no ensino da didática. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.
CASTRO, A. D. C.; CARVALHO, A. M. C. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 19. ed. Campinas: Papirus, 2007.
FREIRE, P., Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz
e Terra, 1996.
VEIGA, I. P. A. (Org.) Didática: o ensino e suas relações. 12. Ed. Campinas: Papirus, 2007.
PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Filmografia:
Madadayo - Direção: Akira Kurosawa, Hisahi Igawa (1993).
Quando tudo Começa - Direção: Bertrand Tavermier (1999).
Nenhum a menos - Direção: Znang Ylmou (1996).
Mr. Holland, Adorável Professor - Direção: Stephen Herek (1995).
O Jarro - Direção: Ebrahim Forouzesh (1992).
O Carteiro e o Poeta - Direção: Michael Radford (1994).
Lição de amor - Direção: Sylvio Back (1976).
Filhos do paraíso - Direção: Majid Majid (1997).
Conrack – Direção: Martin Ritt (1974).
O preço do desafio – Direção: Ramon Menendez (1987).
Sociedade dos poetas mortos – Direção: Peter Weir (1989).
Mentes que brilham – Direção: Jodie Foster (1991).
Mentes Perigosas - Direção: John N. Smith (1995).
A História de Marva Collins - Direção: Peter Lewin (1983).
Billie Elliot - Direção: Stephen Daldry (2000).
Central do Brasil - Direção: Walter Salles (1998).
Uma mente brilhante – Direção: Howard (2001).
O Clube do Imperador - Direção: Michael Hoffman (2002).
O Sorriso de Monalisa - Direção: Mike Newell (2003).
Óleo de Lorenzo - Direção: George Miller (1992).
Escola da vida: Direção: William Dear ( 2005).
Duas Vidas - Direção: Jon Turteltaub (2000).
Narradores de Javé: Direção: Eliane Café (2004).
Ser e ter – Direção: Nicolas Philibert (2002).
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lilian Calaça da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/10/2022, às 19:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 | SEI nº 4020454 |