UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Didática

Unidade Ofertante:

ICHPO - Pedagogia

Código:

ICHPO39002

Período/Série:

Turma:

HN2021

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Lilian Calaça

Ano/Semestre:

2022.1

Observações:

OBSERVAÇÕES: De acordo com a Resolução CONGRAD Nº 73, DE 17 DE OUTUBRO DE 2022 que trata do calendário acadêmico dos semestres letivos 2022/1, 2022/2, 2023/1 e 2023/2, no mínimo 90 (noventa) dias destinados a aulas, até 10 (dez) dias destinados a outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras, conforme previsto no inciso II do art. 2º da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2 de julho de 2007.

 

EMENTA

A didática e sua trajetória histórica. Teorias da educação e o contexto sócio histórico da prática pedagógica. Conhecimento profissional docente. Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente. A aula operatória e aprendizagem significativa. Planejamento, avaliação e projetos de trabalho.

JUSTIFICATIVA

A reflexão sobre a Didática nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, atualmente, passa também pela reflexão sobre a Educação no contexto social mais amplo em que se insere.

Neste sentido, a compreensão da cultura produzida pela sociedade e seus conseqüentes avanços técnicos, bem como o desenvolvimento da identidade cultural, da consciência de classe, devem ser objetivos da escola que visa a integração do homem em seu contexto social.

Sendo assim, a Didática deve propiciar uma reflexão mais ampla sobre as relações objetivos/finalidades da educação; as relações conteúdo/método; as relações procedimentos/recursos bem como os processos de avaliação, na perspectiva de uma teoria crítica de educação para as escolas de Ensino Pré-escolar, Fundamental e Médio.

O “o quê” e o “como” ensinar são questões diretamente vinculadas ao “para quem” e “onde” se ensina. Isto significa que “o estudo dos conteúdos e o modo mais eficaz de apresentá-los aos alunos não pode ser dissociado, seja das características sócio-culturais e dos processos psicológicos dos alunos, seja do contexto histórico-social em que se efetivará a proposta” (Domingues, J. L., 1986, p.364). Deve-se considerar ainda que, a apropriação do conhecimento pelas crianças envolve dificuldades que podem estar na natureza do próprio conhecimento.

Enquanto disciplina integrante do quadro curricular dos Cursos de licenciatura, a Didática Geral, considerando os diferentes fatores acima mencionados, pode e deve cooperar na transformação da sociedade ao tratar seus conhecimentos específicos, na medida em que possibilita aos futuros licenciados realizar a articulação de uma teoria de compreensão e interpretação da realidade com a prática de ensino das escolas de Ensino Pré-escolar, Fundamental e Médio. Dessa forma, inicialmente o curso de Didática Geral procurará fornecer aos futuros educadores uma visão dos problemas concretos a serem enfrentados na sua prática diária e posteriormente fornecer subsídios para que os problemas diagnosticados possam ser solucionados diretamente na prática educacional.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Promover a discussão crítica sobre os princípios e os pressupostos históricos, filosóficos, políticos e sociais que fundamentam a ação docente nas diferentes abordagens do processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as concepções de sociedade, homem, educação que permeiam esse processo.

Objetivos Específicos:

  • Discutir diferentes perspectivas de organização didático-pedagógica do cotidiano escolar, identificando os seus efeitos sociais, políticos e culturais.
  • Refletir sobre o papel sócio-político da educação escolar, da didática e do ensino nas suas múltiplas dimensões.
  • Conhecer e analisar as categorias base e as fontes do conhecimento profissional docente.
  • Discutir as diferentes concepções de planejamento e avaliação.
  • Identificar as implicações da aula operatória no processo de ensino e aprendizagem.

 

PROGRAMA

Unidade I: Didática: trajetória histórica

As diferentes concepções de ensino, educação e didática e suas implicações na formação e atuação docente

 

Unidade II: Teorias Pedagógicas

Tendências pedagógicas.

As teorias não críticas, críticas e pós-críticas.

 

Unidade III: Cotidiano Escolar e as Relações Fundamentais do Processo de Ensino e aprendizagem

O papel da escola na atualidade.

A ação docente no processo de ensino e aprendizagem.

Relação professor/a alunos(as)

 

Unidade IV: Os Conhecimentos Profissionais Docentes

As categorias base do conhecimento profissional docente

As fontes do conhecimento

Raciocínio pedagógico planejamento do trabalho pedagógico: importância e necessidade de planejar

 

Unidade V: Formas de Organização da Prática Educativa Escolar e os Desafios da Realidade para atuação Docente

A sala de aula como espaço de construção e mobilização de saberes

A aula operatória e aprendizagem significativa

O planejamento: concepções e práticas

A avaliação numa perspectiva formativa

O trabalho com projetos

 

Data

Cronograma

Ch

1 º

30/09

-Acolhimento as e aos estudantes;

-Apresentação de Plano de curso e atividades avaliativas; 

04

2 º

07/10

 

 

 

Unidade I: Educação e Didática – as diferentes perspectivas de análise sobre o ensino e aprendizagem

Tema: O que é Educação e Didática

Texto básico: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, Maria Rita. Educação e Didática. In: Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Executiva, mar./abr, 1995.

Atividade: Análise de imagem

04

3 º

14/10

 

 

 

Unidade I: Educação e Didática – as diferentes perspectivas de análise sobre o ensino e aprendizagem

Tema: Concepções de Educação e suas relações com o processo ensino-aprendizagem

Texto básico: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, Maria Rita. Educação e Didática. In: Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Executiva, mar./abr, 1995.

Atividade: Gamificação - Dominó

04

4 º

21/10

 

 

Unidade II: Teorias Pedagógicas

Tema: Teorias pedagógicas da Educação e a prática docente

Texto básico: SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 39. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 2007https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf

Atividade: Apreciação e análise musical

04

5 º

04/11

 

 

Unidade II: Teorias Pedagógicas

Tema: As teorias não críticas, críticas e pós-críticas.

Texto básico: SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 39. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 2007https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf

Atividade: Seminário sobre as tendências

04

6 º

11/11

 

 

 

Unidade III: Cotidiano Escolar e as Relações Fundamentais do Processo de Ensino e aprendizagem

Tema: O papel da escola na atualidade.

Texto básico: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

Atividade: aula dialógica

04

7 º

18/11

 

 

 

Unidade III: Cotidiano Escolar e as Relações Fundamentais do Processo de Ensino e aprendizagem

Tema: A ação docente no processo de ensino e aprendizagem.

Texto básico:  FABRIS, Eli T.Henn. A pedagogia do herói nos filmes hollywoodianos. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS São Leopoldo/RS/Brasil. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol10iss1articles/fabris.pdf

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

Atividade: Projeção e análise de imagem

O cinema na sala de aula

04

8 º

25/11

 

 

 

 

Unidade IV: Os Conhecimentos Profissionais Docentes

 Tema: As categorias base do conhecimento profissional docente

Texto básico: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

Atividade: Estudo Dirigido

04

 

 

 

9 º

02/12

 

 

Unidade IV: Os Conhecimentos Profissionais Docentes

Tema: Relação professor/a alunos(as)

Texto básico: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

 

Atividade: Aula dos e das aulas

Círculo de Cultura

04

10 º

09/12

 

 

 

Unidade V: Formas de Organização da Prática Educativa Escolar e os Desafios da Realidade para atuação Docente

Tema: Raciocínio pedagógico planejamento do trabalho pedagógico: importância e necessidade de planejar

Texto básico: LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Disponível em/ https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos-libaneo_obra.pdf

Atividade: aula dos/as estudantes

04

11 º

16/12

 

 

 

Unidade V: Formas de Organização da Prática Educativa Escolar e os Desafios da Realidade para atuação Docente

Tema: A avaliação numa perspectiva formativa

Texto básico: HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf . Acesso em 08/03/2016

Atividade: aula dos/as estudantes

04

12 º

19/12

Reposição

 

 

 

Unidade V: Formas de Organização da Prática Educativa Escolar e os Desafios da Realidade para atuação Docente

 

Tema: A avaliação numa perspectiva formativa

Texto básico: HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf . Acesso em 08/03/2016

Atividade: Leitura e interpretação de texto

Memórias e Construção de cenas escolares

04

13 º

06/01

 

 

 

Unidade V: Formas de Organização da Prática Educativa Escolar e os Desafios da Realidade para atuação Docente

Tema: A avaliação numa perspectiva formativa

Texto básico: HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf . Acesso em 08/03/2016

Atividade: aula dos/as estudantes

04

14 º

13/01

 

Unidade III: A organização do trabalho docente

Tema: A aula operatória e aprendizagem significativa

Texto básico: RONCA, P. A. C.; TERZI, C. A. A aula operatória e a construção do conhecimento. 21. ed. São Paulo: Edesplan, 1996.

Atividade: aula dos/as estudantes

04

15 º

20/01

 

 

 

 

 

 

Unidade III: A organização do trabalho docente

Tema: Desafios da/na relação Docente/Estudantes

Texto básico: CALACA. Lilian; MOYZÉS. Márcia. Corporeidade do(a) professor(a): corpos para compreender, aprender, educar, poetizar. In: Prática educativa e estágio supervisionado: a práxis na formação docente /Fernanda Duarte Araújo Silva / Vilma Aparecida de Souza (org.).Ituiutaba, MG: Barlavento, 2016, vol. I. 294.https://asebabaolorigbin.files.wordpress.com/2016/10/e-book-estc3a1gio.pdf

Atividade: Círculo de Sensibilização Corporal

Auto avaliação

Avaliação da disciplina

Entrega de notas

04

16 º

27/01

 

Prova de Recuperação

04

17 º

03/02

Vistas de Notas

 

04

METODOLOGIA

O curso será desenvolvido através de aulas dialógicas, atividades práticas, vivências, leitura e discussão de textos; interpretação e análise de filmes. Elaboração de projetos de intervenção na da realidade escolar e diferentes gêneros textuais, musical, cênica, corporal, poética.

O Material de apoio a ser utilizado: Será disponibilizado para as e os estudantes no cronograma de estudo com todos os links dos textos. Esse material como: vídeos, e-book, artigos, capítulos de livros e outros, poderá também ser visualizado no ambiente moodle UFU, encaminhado para os e as estudantes pelo drive, E-mail: liliancalaca@hotmail.com e Whatsapp: (34)9 9976-4575

AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem não pode ser considerada apenas um componente do trabalho pedagógico, mas algo inerente a ele e deve permear o processo de ensino aprendizagem e tem como função primordial a identificação e a análise do que foi aprendido, o que ainda é necessário aprender, considerando estas funções como subsídios para a reorganização do trabalho pedagógico, tendo em vista a aquisição da aprendizagem.

Critérios para a realização e correção das avaliações: Em todas as atividades avaliativas serão observados os seguintes critérios de correção: Redação: criatividade, coesão e coerência das respostas e adequação à norma padrão da língua portuguesa. Conteúdo: apresentação das respostas segundo fundamentação teórica abordada na disciplina. Além destes critérios, serão entregues as e aos estudantes, com antecedência da data da avaliação, os critérios específicos de correção que serão usados para cada atividade proposta.

Caso o e a estudante não demonstre aproveitamento mínimo será realizado um trabalho paralelo no sentido de retomada e acompanhamento sobre o conteúdo estudado, e os pontos obtidos nas avaliações anteriores poderão ser substituídos nada medida que demonstrarem compreensão e sínteses previstas a partir dos feedbacks da professora.

Atividade de recuperação da aprendizagem: serão desenvolvidas atividades de recuperação das atividades ao longo do semestre e, ainda se for necessária, será realizada uma avaliação de recuperação, contemplando todo o conteúdo do componente curricular, no final do ano letivo. Trabalho escrito ou prova, versando sobre os conteúdos da disciplina no valor de 100,0 pontos.

A pontuação será distribuída, conforme tabela abaixo:

 

Atividades

Pontuação

Datas

  1. Seminário Tendências Pedagógicas

10

04/11

  1. Estudo Dirigido

15

25/11

  1. Análise fílmica

20

02/12

  1.  Aula dos e das estudantes

          Construção de um plano de aula

Apresentação 20

Plano de aula 20

02/12

à

13/01

Auto avaliação

15

20/01

Total

100

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

FREITAS, L. C. G. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Campinas: Papirus, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

RONCA, P. A. C.; TERZI, C. A. A aula operatória e a construção do conhecimento. 21. ed. São Paulo: Edesplan, 1996.

VEIGA, I. P. A. (Coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1989.

 

Complementar

ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.) Alternativas no ensino da didática. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.

CASTRO, A. D. C.; CARVALHO, A. M. C. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001.

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 19. ed. Campinas: Papirus, 2007.

FREIRE, P., Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz

e Terra, 1996.

VEIGA, I. P. A. (Org.) Didática: o ensino e suas relações. 12. Ed. Campinas: Papirus, 2007.

PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Filmografia:

Madadayo - Direção: Akira Kurosawa, Hisahi Igawa (1993).

Quando tudo Começa - Direção: Bertrand Tavermier (1999).

Nenhum a menos - Direção: Znang Ylmou (1996).

Mr. Holland, Adorável Professor - Direção: Stephen Herek (1995).

O Jarro - Direção: Ebrahim Forouzesh  (1992).

O Carteiro e o Poeta - Direção: Michael Radford (1994).

Lição de amor - Direção: Sylvio Back (1976).

Filhos do paraíso - Direção: Majid Majid (1997).

Conrack – Direção: Martin Ritt (1974).

O preço do desafio – Direção: Ramon Menendez (1987).

Sociedade dos poetas mortos – Direção: Peter Weir (1989).

Mentes que brilham – Direção: Jodie Foster (1991).

Mentes Perigosas - Direção: John N. Smith (1995).

A História de Marva Collins - Direção: Peter Lewin (1983).

Billie Elliot - Direção: Stephen Daldry (2000).

Central do Brasil - Direção: Walter Salles (1998).

Uma mente brilhante – Direção: Howard (2001).

O Clube do Imperador - Direção: Michael Hoffman (2002).

O Sorriso de Monalisa - Direção: Mike Newell (2003).

Óleo de Lorenzo - Direção: George Miller (1992).

Escola da vida: Direção:  William Dear ( 2005).

Duas Vidas - Direção: Jon Turteltaub (2000).

Narradores de Javé: Direção: Eliane Café (2004).

Ser e ter – Direção: Nicolas Philibert (2002).

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lilian Calaça da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/10/2022, às 19:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 SEI nº 4020454