UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Fisiologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

 Fisiologia 

Unidade Ofertante:

ICBIM

Código:

GBD 016

Período/Série:

3∘ Período

Turma:

14a

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

90h

Prática:

30h

Total:

120h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Prof. Dr. Marcos Luiz Ferreira-Neto/Profa. Dra. Ana Paula Coelho Balbi.

Ano/Semestre:

em 2021/01 referente a 2020/01.

Observações:

Respeitando-se a Resolução CONGRAD nº 25/2020:

CH SÍNCRONA: 86% (124h/aula)

CH ASSÍNCRONA: 14% (20h/aula)

TOTAL: 144h/aula = 120h.

 

EMENTA

Fisiologia dos tecidos excitáveis. Fisiologia do sistema neural. Fisiologia do sistema digestório e nutrição. Fisiologia do sistema respiratório. Fisiologia do sistema cardiovascular. Fisiologia do sistema renal. Fisiologia do metabolismo e da regulação térmica. Fisiologia do sistema endócrino. Fisiologia do sistema reprodutor.

JUSTIFICATIVA

A Fisiologia é uma disciplina básica que permite ao estudante de biomedicina a compreensão das funções dos tecidos, órgãos e sistemas do organismo assim como os mecanismos de ajustes para a manutenção de homeostasia. Desta forma, é uma disciplina essencial para a formação de um biomédico em quaisquer das áreas de atuação que este venha a trabalhar. Ainda, esta disciplina é necessária como base para outras disciplinas fundamentais para a formação do profissional biomédico, tais como farmacologia e patologia.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Adquirir noções básicas sobre fenômenos biofísicos e fisiológicos que sirvam de substrato para o conhecimento das interferências geradas pelos desequilíbrios homeostáticos e a participação de cada sistema na manutenção da homeostasia. Desenvolver condições de entendimento dos mecanismos básicos relacionados à Biofísica e à Fisiologia de cada um dos sistemas constituintes do organismo, assim como dos aspectos relacionados à sua regulação, para a manutenção da homeostase.

Objetivos Específicos:

Conhecer os princípios básicos da fisiologia humana e os princípios dinâmicos da vida em geral. Compreender como os fatores físicos e químicos são responsáveis pela origem, desenvolvimento e manutenção da vida.

PROGRAMA

TECIDOS EXCITÁVEIS: I. SISTEMA NEURO - MUSCULAR

Estrutura e propriedades das membranas celulares.

Equilíbrio eletro-químico de Donnan e de Nernst.

Determinação do potencial de membrana: equação de Goldman.

Modelo equivalente elétrico de membrana biológica.

Gênese e propagação do potencial de ação.

Implicações da constante de tempo na gênese e propagação do potencial.

Implicações da constante de espaço na propagação do potencial.

Transmissão sináptica. Sinapses centrais.

 Junção neuromuscular.

TECIDOS EXCITÁVEIS II. A CONTRAÇÃO MUSCULAR

Estrutura e função do sarcômero.

Modelo equivalente mecânico de músculos liso e estriado.

Propriedades eletromecânicas dos músculos esqueléticos.

A unidade motora.

Tetania, fadiga e contratura.

SISTEMA NEURAL

Biofísica dos receptores sensoriais.

Organização funcional dos canais lemniscal e reticular de sensibilidade.

Processamento sensorial nos núcleos dos canais lemniscais.

Núcleos da formação reticular e as projeções do sistema ativador ascendente.

Núcleos específicos e inespecíficos do tálamo sensorial.

Córtices sensoriais primários e secundários.

Organização motora da medula espinhal: os reflexos espinhais curtos e longos.

Organização motora do tronco encefálico: tônus postural e reflexos posturais.

Papel do cerebelo na coordenação da postura e dos movimentos.

Papel dos núcleos da base na postura e nos movimentos: sistema extra-piramidal.

Papel do córtex cerebral no planejamento, execução e verificação motores.

Organização funcional do sistema piramidal (córtico-espinhal).

Papel do sistema nervoso autônomo na regulação visceral.

SISTEMA DIGESTÓRIO

Organização anátomo-funcional do sistema digestório.

Nutrição em geral.

Digestão na boca.

Digestão no estômago.

Digestão no intestino.

Controle neural da secreção e do peristaltismo do tubo digestório.

Controle humoral da secreção e do peristaltismo do tubo digestório.

Absorção de nutrientes.

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Organização anátomo-funcional do tubo respiratório.

Mecânica ventilatória e ventilação pulmonar.

Complacência, elastância e tensão da caixa torácica.

Regulação neural e humoral da respiração.

Difusão e transporte de gases respiratórios.

Participação do sistema respiratório no equilíbrio ácido-base do organismo.

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Organização anátomo-funcional do sistema cardiovascular.

Propriedades elétricas das diferentes fibras constituintes do coração.

Propriedades mecânicas do miocárdio: o coração como bomba.

O ciclo cardíaco.

Regulação neural e humoral da freqüência cardíaca e do volume sistólico.

Biofísica dos vasos sangüíneos.

Biofísica do sangue e escoamento nos vasos sangüíneos.

Regulação regional do fluxo sangüíneo.

Regulação neural e humoral da pressão arterial.

SISTEMA RENAL

Organização anátomo-funcional do sistema renal de excreção.

Propriedades biofísicas dos vasos sangüíneos e dos túbulos renais.

Anatomo-fisiologia do néfron.

Filtração glomerular.

Transporte tubular de solutos e de água.

“Clearance”renal.

Regulação renal do volume e da tonicidade do líquido extracelular.

Diluição e concentração da urina.

Participação do sistema renal no equilíbrio ácido-base do organismo.

METABOLISMO E TERMORREGULAÇÃO

Metabolismo dos carboidratos e formação de ATP.

Metabolismo dos lipídeos.

Metabolismo das proteínas.

Metabolismo das vitaminas e dos sais minerais.

Taxa metabólica.

Regulação da ingestão de alimentos: fome, saciedade e obesidade.

Regulação da temperatura corporal e febre.

SISTEMA ENDÓCRINO

Aspectos gerais da endocrinologia.

Regulação da fisiologia glandular através dos mecanismos de feed-back.

Hipotálamo e hipófise.

Tireóide, Paratireóides, Pâncreas, Supra-renais.

FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR

Testículos e hormônios androgênicos.

Regulação hipotálamo-hipofisária da função testicular.

Efeitos biológicos dos andrógenos.

Ovários e hormônios ovarianos.

Regulação hipotálamo-hipofisária da função ovariana.

O ciclo menstrual.

Biossíntese de esteróides pela placenta.

Gravidez.

Parto.

Lactação.

METODOLOGIA

Prof. Marcos Neto: Todas as aulas teóricas serão síncronas na plataforma Google Meet (ou em outras plataformas previamente avisadas aos discentes). As aulas serão expositivas de acordo com o cronograma da disciplina apresentado abaixo, discussão de temas científicos e casos clínicos coordenado pelo docente relacionados aos temas das aulas. Ao término de cada Módulo (Fisiologia Cardiovascular e Fisiologia Respiratória) os alunos deverão apresentar ao docente um relatório completo de todas aulas ministradas (relatório de todos os temas abordados e perguntas realizadas pelo professor). Esse relatório será utilizado para avaliação ao término dos dois módulos. Será disponibilizado aos discentes as aulas em PDF, artigos, lista de exercícios. Estas atividades serão realizadas fora do período de atividade síncrona. Em relação às aulas práticas referentes aos módulos de cardiovascular e respiratório serão realizadas por meio de vídeos e discussão de forma síncrona com todos os alunos. O relatório dessas aulas práticas também serão utilizadas na avaliação final.

Profa. Ana Paula Coelho Balbi: Todas as segundas e sextas-feiras, as aulas serão síncronas utilizando-se a plataforma Google Meet, o link de acesso será disponibilizado aos alunos por e-mail, com antecedência. Como as aulas serão trabalhadas no formato de seminários apresentados por alunos, sempre no primeiro dia de cada módulo (Endócrino/reprodutor, Renal e Digestório), a turma será dividida em grupos (Endócrino/reprodutor: 6 grupos; Renal: 5 grupos e Digestório: 5 grupos) e os temas dos seminários serão distribuídos no formato de casos ou situações-problema. No dia da apresentação dos seminários, o docente sorteará a ordem de apresentação dos alunos e todos do grupo deverão estar preparados para a apresentação. Até o final de cada aula, os outros alunos, individualmente (que não fazem parte grupo que apresentou seminário no dia), deverão preparar um relatório dessa apresentação e enviá-lo ao e-mail do docente. O docente disponibilizará um horário por semana a cada grupo, antes das apresentações dos seminários, para solucionar dúvidas, enviando um link do Google Meet, à parte, para cada grupo. Por último, serão disponibilizadas 3 listas de exercício, referentes a cada módulo e de tópicos que não foram abordados nos seminários, que deverão ser enviadas por e-mail pelos alunos, individualmente, no início de cada módulo.

Como atividades assíncronas serão considerados os horários disponibilizados aos alunos para a solução de dúvidas, bem como o tempo destinado ao preparo desses seminários e solução da listas de exercícios, já que os relatórios das apresentações serão feitos durante as atividades síncronas.

Informações de acordo com a Resolução CONGRAD nº 25/2020:

a) *Atividades síncronas: 124 horas.

    * Horários das atividades síncronas: segundas-feiras das 8 às 11h40 e sextas-feira das 14 às 17h40.

    * Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Google Meet.

b) *Atividades assíncronas: 20 horas.

     * Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: Google Meet.

     * Endereço web de localização dos arquivos: serão enviados pelos docentes por email.

c) *Demais atividades letivas:  não se aplica;

d) As aulas práticas serão ministradas no formato remoto e serão consideradas dentro da carga horária de atividades síncronas.

e) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas: livros-texto, e-books que deverão ser adquiridos pelo SISBI/UFU e material que será enviado pelos docentes por e-mail.

 

DIA 

MÊS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES SÍNCRONAS

  ATIVIDADES ASSÍNCRONAS 

DOCENTE(S)

 01

03

Apresentação da disciplina

Estrutura e propriedades das membranas celulares.

Síncrono

Sem atividade Assíncrona

Prof. Marcos Neto

 05

 

Equilíbrio eletro-químico de Donnan e de Nernst.

Determinação do potencial de membrana: equação de Goldman.

Síncrono

Leitura Básica

16:40 – 17:30

Prof. Marcos Neto

 08

 

Modelo equivalente elétrico de membrana biológica.

Gênese e propagação do potencial de ação.

Implicações da constante de tempo na gênese e propagação do potencial.

Síncrono

Sem atividade Assíncrona

Prof. Marcos Neto

 12

 

Implicações da constante de espaço na propagação do potencial.

Transmissão sináptica. Sinapses centrais.

 Junção neuromuscular.

Estrutura e função do sarcômero.

Modelo equivalente mecânico de músculos liso e estriado.

Propriedades eletromecânicas dos músculos esqueléticos.

A unidade motora.

Tetania, fadiga e contratura.

Síncrono

Leitura Básica

16:40 – 17:30

Prof. Marcos Neto

 15

 

Biofísica dos receptores sensoriais.

Organização funcional dos canais lemniscal e reticular de sensibilidade.

Processamento sensorial nos núcleos dos canais lemniscais.

Síncrono

Sem atividade Assíncrona

Prof. Marcos Neto

 19

 

Núcleos da formação reticular e as projeções do sistema ativador ascendente.

Núcleos específicos e inespecíficos do tálamo sensorial.

Córtices sensoriais primários e secundários.

Organização motora da medula espinhal: os reflexos espinhais curtos e longos.

Síncrono

 Leitura Básica

16:40 – 17:30

Prof. Marcos Neto

 22

 

Organização motora do tronco encefálico: tônus postural e reflexos posturais.

Papel do cerebelo na coordenação da postura e dos movimentos.

Papel dos núcleos da base na postura e nos movimentos: sistema extra-piramidal.

Síncrono

Sem atividade Assíncrona

Prof. Marcos Neto

 26

 

Papel do córtex cerebral no planejamento, execução e verificação motores.

Organização funcional do sistema piramidal (córtico-espinhal).

Papel do sistema nervoso autônomo na regulação visceral.

Síncrono

 Leitura Básica

16:40 – 17:30

Prof. Marcos Neto

 29

 

Organização anátomo-funcional do sistema cardiovascular.

Propriedades elétricas das diferentes fibras constituintes do coração.

Síncrono

Sem atividade Assíncrona

Prof. Marcos Neto

02/04

04

FERIADO

 

 

 

05

 

Propriedades mecânicas do miocárdio: o coração como bomba.

O ciclo cardíaco.

Síncrono

Sem atividade Assíncrona

Prof. Marcos Neto

09

 

Regulação neural e humoral da frequência cardíaca e do volume sistólico.

Síncrono

Leitura Básica

16:40 – 17:30

Prof. Marcos Neto

12

 

Biofísica dos vasos sanguíneos.

Biofísica do sangue e escoamento nos vasos sanguíneos.

Síncrono

Sem atividade Assíncrona

Prof. Marcos Neto

16

 

Regulação regional do fluxo sanguíneo.

Regulação neural e humoral da pressão arterial.

Síncrono

Leitura Básica

16:40 – 17:30

Prof. Marcos Neto

19

 

Organização anátomo-funcional do tubo respiratório.

Mecânica ventilatória e ventilação pulmonar.

 

Complacência, elastância e tensão da caixa torácica.

Síncrono

Sem atividade Assíncrona

Prof. Marcos Neto

23

 

Difusão e transporte de gases respiratórios.

 

Regulação neural e humoral da respiração.

Síncrono

Leitura Básica

16:40 – 17:30

Prof. Marcos Neto

26

 

Apresentação da disciplina e divisão de grupos para Endócrino, orientações gerais.

Síncrono

Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 26 a 30 com o grupo)

Profa. Ana Paula

30

 

Introdução à Fisiologia Endócrina

Síncrono

 

Profa. Ana Paula

03/05

05

Endócrino: Eixo hipotálamo-hipófise GH

Síncrono

Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 03 a 07/05 com o grupo)

Profa. Ana Paula

07

 

Endócrino: Eixo hipotálamo-hipófise tireoide

Síncrono

 

Profa. Ana Paula

10

 

Endócrino: Eixo hipotálamo-hipófise suprarrenais

Síncrono

Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 10 a 14/05 com o grupo)

Profa. Ana Paula

14

 

Endócrino: Metabolismo de cálcio e fosfato

Síncrono

 

Profa. Ana Paula

17

 

Endócrino: Pâncreas /Divisão de grupos para Renal

Síncrono

Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 17 a 21/05 com o grupo)

Profa. Ana Paula

21

 

Renal: Noções gerais sobre a estrutura renal e Hemodinâmica.

Síncrono

 

Profa. Ana Paula

24

 

Renal: Filtração glomerular

Síncrono

Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 24 a 28/05 com o grupo)

Profa. Ana Paula

28

 

Renal: Transporte ao longo do nefro.

Síncrono

 

Profa. Ana Paula

31

 

Renal: Regulação de osmolalidade./Divisão de grupos para Digestório

Síncrono

Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 31/05 a 04/06 com o grupo)

Profa. Ana Paula

04/06

06

Renal: Regulação do volume de LEC/Digestório: Boca, faringe e esôfago

Síncrono

 

Profa. Ana Paula

07

 

Digestório: Estômago

Síncrono

Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 07 a 11/06 com o grupo).

Profa. Ana Paula

11

 

Digestório: Intestino delgado

Síncrono

 

Profa. Ana Paula

14

 

Digestório: Pâncreas

Síncrono

Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 14 a 18/06 com o grupo).

Profa. Ana Paula

18

 

Digestório: Intestino grosso

Síncrono

 

Profa. Ana Paula

Disciplina de Fisiologia (GBD 016): 120h = 144h/aula. 

OBS: 32 dias de aulas síncronas = 124h/aula para 144h/aula = 20h/aula assíncrono (sendo 10h/aula para o Prof. Marcos e 10h/aula para a Profa. Ana Paula.

AVALIAÇÃO

Prof. Marcos (50 pontos): A avaliação será feita por meio da análise dos dois relatórios referentes aos módulos de Fisiologia Cardiovascular e Fisiologia Respiratória. Cada relatório terá um valor de 25 pontos, totalizando ao final 50 pontos.

Profa. Ana Paula (50 pontos): A avaliação será feita analisando-se a apresentação dos seminários, os relatórios entregues sobre cada aula e as listas de exercícios de cada módulo, da seguinte maneira:

- Seminários: 25 pontos – uma nota será atribuída ao grupo e outra para cada aluno que apresentou, a nota final do seminário será a média entre as duas notas.

- Relatórios individuais: 10 pontos – será considerada principalmente a pertinência entre o que consta no relatório e o que foi apresentado pelo grupo.

- Listas de exercícios individuais que deverão ser entregues pelos alunos ao final de cada módulo: 15 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

AIRES, M.M. Fisiologia, 4ª edição, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2012.

BERNE, R.M. & LEVY,N.M. Fisiologia, 6ª edição, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2013.

GUYTON, A C. Tratado de Fisiologia Médica, 12a ed. R. Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2011.

Complementar

LENT, R. Cem bilhões de neurônios. 2ª edição, Atheneu, 2005.

PURVES. Neurociências. 2ª edição. Artmed, 2005.

KANDEL, E. Principles of Neural Sciences. 5th ed. McGraw-Hill, 2013.

OBS: É importante destacar que o DEFIS solicitou a aquisição de e-books de Fisiologia ao SISBI. conforme consta no Processo SEI 23117.076961/2020-35, e tão logo sejam adquiridos, serão disponibilizados aos alunos. Os professores disponibilizarão aos alunos artigos, listas de exercícios, aulas em pdf (no caso do Prof. Marcos) por e-mail.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ana Paula Coelho Balbi, Coordenador(a), em 16/02/2021, às 11:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2568070 e o código CRC CEFA021D.




Referência: Processo nº 23117.005045/2021-00 SEI nº 2568070