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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Para, 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
Respeitando-se a Resolução CONGRAD nº 25/2020: CH SÍNCRONA: 86% (124h/aula) CH ASSÍNCRONA: 14% (20h/aula) TOTAL: 144h/aula = 120h. |
EMENTA
Fisiologia dos tecidos excitáveis. Fisiologia do sistema neural. Fisiologia do sistema digestório e nutrição. Fisiologia do sistema respiratório. Fisiologia do sistema cardiovascular. Fisiologia do sistema renal. Fisiologia do metabolismo e da regulação térmica. Fisiologia do sistema endócrino. Fisiologia do sistema reprodutor.
JUSTIFICATIVA
A Fisiologia é uma disciplina básica que permite ao estudante de biomedicina a compreensão das funções dos tecidos, órgãos e sistemas do organismo assim como os mecanismos de ajustes para a manutenção de homeostasia. Desta forma, é uma disciplina essencial para a formação de um biomédico em quaisquer das áreas de atuação que este venha a trabalhar. Ainda, esta disciplina é necessária como base para outras disciplinas fundamentais para a formação do profissional biomédico, tais como farmacologia e patologia.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Adquirir noções básicas sobre fenômenos biofísicos e fisiológicos que sirvam de substrato para o conhecimento das interferências geradas pelos desequilíbrios homeostáticos e a participação de cada sistema na manutenção da homeostasia. Desenvolver condições de entendimento dos mecanismos básicos relacionados à Biofísica e à Fisiologia de cada um dos sistemas constituintes do organismo, assim como dos aspectos relacionados à sua regulação, para a manutenção da homeostase. |
Objetivos Específicos: |
Conhecer os princípios básicos da fisiologia humana e os princípios dinâmicos da vida em geral. Compreender como os fatores físicos e químicos são responsáveis pela origem, desenvolvimento e manutenção da vida. |
PROGRAMA
TECIDOS EXCITÁVEIS: I. SISTEMA NEURO - MUSCULAR
Estrutura e propriedades das membranas celulares.
Equilíbrio eletro-químico de Donnan e de Nernst.
Determinação do potencial de membrana: equação de Goldman.
Modelo equivalente elétrico de membrana biológica.
Gênese e propagação do potencial de ação.
Implicações da constante de tempo na gênese e propagação do potencial.
Implicações da constante de espaço na propagação do potencial.
Transmissão sináptica. Sinapses centrais.
Junção neuromuscular.
TECIDOS EXCITÁVEIS II. A CONTRAÇÃO MUSCULAR
Estrutura e função do sarcômero.
Modelo equivalente mecânico de músculos liso e estriado.
Propriedades eletromecânicas dos músculos esqueléticos.
A unidade motora.
Tetania, fadiga e contratura.
SISTEMA NEURAL
Biofísica dos receptores sensoriais.
Organização funcional dos canais lemniscal e reticular de sensibilidade.
Processamento sensorial nos núcleos dos canais lemniscais.
Núcleos da formação reticular e as projeções do sistema ativador ascendente.
Núcleos específicos e inespecíficos do tálamo sensorial.
Córtices sensoriais primários e secundários.
Organização motora da medula espinhal: os reflexos espinhais curtos e longos.
Organização motora do tronco encefálico: tônus postural e reflexos posturais.
Papel do cerebelo na coordenação da postura e dos movimentos.
Papel dos núcleos da base na postura e nos movimentos: sistema extra-piramidal.
Papel do córtex cerebral no planejamento, execução e verificação motores.
Organização funcional do sistema piramidal (córtico-espinhal).
Papel do sistema nervoso autônomo na regulação visceral.
SISTEMA DIGESTÓRIO
Organização anátomo-funcional do sistema digestório.
Nutrição em geral.
Digestão na boca.
Digestão no estômago.
Digestão no intestino.
Controle neural da secreção e do peristaltismo do tubo digestório.
Controle humoral da secreção e do peristaltismo do tubo digestório.
Absorção de nutrientes.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Organização anátomo-funcional do tubo respiratório.
Mecânica ventilatória e ventilação pulmonar.
Complacência, elastância e tensão da caixa torácica.
Regulação neural e humoral da respiração.
Difusão e transporte de gases respiratórios.
Participação do sistema respiratório no equilíbrio ácido-base do organismo.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Organização anátomo-funcional do sistema cardiovascular.
Propriedades elétricas das diferentes fibras constituintes do coração.
Propriedades mecânicas do miocárdio: o coração como bomba.
O ciclo cardíaco.
Regulação neural e humoral da freqüência cardíaca e do volume sistólico.
Biofísica dos vasos sangüíneos.
Biofísica do sangue e escoamento nos vasos sangüíneos.
Regulação regional do fluxo sangüíneo.
Regulação neural e humoral da pressão arterial.
SISTEMA RENAL
Organização anátomo-funcional do sistema renal de excreção.
Propriedades biofísicas dos vasos sangüíneos e dos túbulos renais.
Anatomo-fisiologia do néfron.
Filtração glomerular.
Transporte tubular de solutos e de água.
“Clearance”renal.
Regulação renal do volume e da tonicidade do líquido extracelular.
Diluição e concentração da urina.
Participação do sistema renal no equilíbrio ácido-base do organismo.
METABOLISMO E TERMORREGULAÇÃO
Metabolismo dos carboidratos e formação de ATP.
Metabolismo dos lipídeos.
Metabolismo das proteínas.
Metabolismo das vitaminas e dos sais minerais.
Taxa metabólica.
Regulação da ingestão de alimentos: fome, saciedade e obesidade.
Regulação da temperatura corporal e febre.
SISTEMA ENDÓCRINO
Aspectos gerais da endocrinologia.
Regulação da fisiologia glandular através dos mecanismos de feed-back.
Hipotálamo e hipófise.
Tireóide, Paratireóides, Pâncreas, Supra-renais.
FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR
Testículos e hormônios androgênicos.
Regulação hipotálamo-hipofisária da função testicular.
Efeitos biológicos dos andrógenos.
Ovários e hormônios ovarianos.
Regulação hipotálamo-hipofisária da função ovariana.
O ciclo menstrual.
Biossíntese de esteróides pela placenta.
Gravidez.
Parto.
Lactação.
METODOLOGIA
Prof. Marcos Neto: Todas as aulas teóricas serão síncronas na plataforma Google Meet (ou em outras plataformas previamente avisadas aos discentes). As aulas serão expositivas de acordo com o cronograma da disciplina apresentado abaixo, discussão de temas científicos e casos clínicos coordenado pelo docente relacionados aos temas das aulas. Ao término de cada Módulo (Fisiologia Cardiovascular e Fisiologia Respiratória) os alunos deverão apresentar ao docente um relatório completo de todas aulas ministradas (relatório de todos os temas abordados e perguntas realizadas pelo professor). Esse relatório será utilizado para avaliação ao término dos dois módulos. Será disponibilizado aos discentes as aulas em PDF, artigos, lista de exercícios. Estas atividades serão realizadas fora do período de atividade síncrona. Em relação às aulas práticas referentes aos módulos de cardiovascular e respiratório serão realizadas por meio de vídeos e discussão de forma síncrona com todos os alunos. O relatório dessas aulas práticas também serão utilizadas na avaliação final.
Profa. Ana Paula Coelho Balbi: Todas as segundas e sextas-feiras, as aulas serão síncronas utilizando-se a plataforma Google Meet, o link de acesso será disponibilizado aos alunos por e-mail, com antecedência. Como as aulas serão trabalhadas no formato de seminários apresentados por alunos, sempre no primeiro dia de cada módulo (Endócrino/reprodutor, Renal e Digestório), a turma será dividida em grupos (Endócrino/reprodutor: 6 grupos; Renal: 5 grupos e Digestório: 5 grupos) e os temas dos seminários serão distribuídos no formato de casos ou situações-problema. No dia da apresentação dos seminários, o docente sorteará a ordem de apresentação dos alunos e todos do grupo deverão estar preparados para a apresentação. Até o final de cada aula, os outros alunos, individualmente (que não fazem parte grupo que apresentou seminário no dia), deverão preparar um relatório dessa apresentação e enviá-lo ao e-mail do docente. O docente disponibilizará um horário por semana a cada grupo, antes das apresentações dos seminários, para solucionar dúvidas, enviando um link do Google Meet, à parte, para cada grupo. Por último, serão disponibilizadas 3 listas de exercício, referentes a cada módulo e de tópicos que não foram abordados nos seminários, que deverão ser enviadas por e-mail pelos alunos, individualmente, no início de cada módulo.
Como atividades assíncronas serão considerados os horários disponibilizados aos alunos para a solução de dúvidas, bem como o tempo destinado ao preparo desses seminários e solução da listas de exercícios, já que os relatórios das apresentações serão feitos durante as atividades síncronas.
Informações de acordo com a Resolução CONGRAD nº 25/2020:
a) *Atividades síncronas: 124 horas.
* Horários das atividades síncronas: segundas-feiras das 8 às 11h40 e sextas-feira das 14 às 17h40.
* Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Google Meet.
b) *Atividades assíncronas: 20 horas.
* Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: Google Meet.
* Endereço web de localização dos arquivos: serão enviados pelos docentes por email.
c) *Demais atividades letivas: não se aplica;
d) As aulas práticas serão ministradas no formato remoto e serão consideradas dentro da carga horária de atividades síncronas.
e) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas: livros-texto, e-books que deverão ser adquiridos pelo SISBI/UFU e material que será enviado pelos docentes por e-mail.
DIA |
MÊS |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADES SÍNCRONAS |
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS |
DOCENTE(S) |
01 |
03 |
Apresentação da disciplina Estrutura e propriedades das membranas celulares. |
Síncrono |
Sem atividade Assíncrona |
Prof. Marcos Neto |
05 |
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Equilíbrio eletro-químico de Donnan e de Nernst. Determinação do potencial de membrana: equação de Goldman. |
Síncrono |
Leitura Básica 16:40 – 17:30 |
Prof. Marcos Neto |
08 |
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Modelo equivalente elétrico de membrana biológica. Gênese e propagação do potencial de ação. Implicações da constante de tempo na gênese e propagação do potencial. |
Síncrono |
Sem atividade Assíncrona |
Prof. Marcos Neto |
12 |
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Implicações da constante de espaço na propagação do potencial. Transmissão sináptica. Sinapses centrais. Junção neuromuscular. Estrutura e função do sarcômero. Modelo equivalente mecânico de músculos liso e estriado. Propriedades eletromecânicas dos músculos esqueléticos. A unidade motora. Tetania, fadiga e contratura. |
Síncrono |
Leitura Básica 16:40 – 17:30 |
Prof. Marcos Neto |
15 |
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Biofísica dos receptores sensoriais. Organização funcional dos canais lemniscal e reticular de sensibilidade. Processamento sensorial nos núcleos dos canais lemniscais. |
Síncrono |
Sem atividade Assíncrona |
Prof. Marcos Neto |
19 |
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Núcleos da formação reticular e as projeções do sistema ativador ascendente. Núcleos específicos e inespecíficos do tálamo sensorial. Córtices sensoriais primários e secundários. Organização motora da medula espinhal: os reflexos espinhais curtos e longos. |
Síncrono |
Leitura Básica 16:40 – 17:30 |
Prof. Marcos Neto |
22 |
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Organização motora do tronco encefálico: tônus postural e reflexos posturais. Papel do cerebelo na coordenação da postura e dos movimentos. Papel dos núcleos da base na postura e nos movimentos: sistema extra-piramidal. |
Síncrono |
Sem atividade Assíncrona |
Prof. Marcos Neto |
26 |
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Papel do córtex cerebral no planejamento, execução e verificação motores. Organização funcional do sistema piramidal (córtico-espinhal). Papel do sistema nervoso autônomo na regulação visceral. |
Síncrono |
Leitura Básica 16:40 – 17:30 |
Prof. Marcos Neto |
29 |
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Organização anátomo-funcional do sistema cardiovascular. Propriedades elétricas das diferentes fibras constituintes do coração. |
Síncrono |
Sem atividade Assíncrona |
Prof. Marcos Neto |
02/04 |
04 |
FERIADO |
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05 |
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Propriedades mecânicas do miocárdio: o coração como bomba. O ciclo cardíaco. |
Síncrono |
Sem atividade Assíncrona |
Prof. Marcos Neto |
09 |
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Regulação neural e humoral da frequência cardíaca e do volume sistólico. |
Síncrono |
Leitura Básica 16:40 – 17:30 |
Prof. Marcos Neto |
12 |
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Biofísica dos vasos sanguíneos. Biofísica do sangue e escoamento nos vasos sanguíneos. |
Síncrono |
Sem atividade Assíncrona |
Prof. Marcos Neto |
16 |
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Regulação regional do fluxo sanguíneo. Regulação neural e humoral da pressão arterial. |
Síncrono |
Leitura Básica 16:40 – 17:30 |
Prof. Marcos Neto |
19 |
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Organização anátomo-funcional do tubo respiratório. Mecânica ventilatória e ventilação pulmonar.
Complacência, elastância e tensão da caixa torácica. |
Síncrono |
Sem atividade Assíncrona |
Prof. Marcos Neto |
23 |
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Difusão e transporte de gases respiratórios.
Regulação neural e humoral da respiração. |
Síncrono |
Leitura Básica 16:40 – 17:30 |
Prof. Marcos Neto |
26 |
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Apresentação da disciplina e divisão de grupos para Endócrino, orientações gerais. |
Síncrono |
Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 26 a 30 com o grupo) |
Profa. Ana Paula |
30 |
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Introdução à Fisiologia Endócrina |
Síncrono |
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Profa. Ana Paula |
03/05 |
05 |
Endócrino: Eixo hipotálamo-hipófise GH |
Síncrono |
Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 03 a 07/05 com o grupo) |
Profa. Ana Paula |
07 |
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Endócrino: Eixo hipotálamo-hipófise tireoide |
Síncrono |
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Profa. Ana Paula |
10 |
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Endócrino: Eixo hipotálamo-hipófise suprarrenais |
Síncrono |
Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 10 a 14/05 com o grupo) |
Profa. Ana Paula |
14 |
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Endócrino: Metabolismo de cálcio e fosfato |
Síncrono |
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Profa. Ana Paula |
17 |
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Endócrino: Pâncreas /Divisão de grupos para Renal |
Síncrono |
Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 17 a 21/05 com o grupo) |
Profa. Ana Paula |
21 |
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Renal: Noções gerais sobre a estrutura renal e Hemodinâmica. |
Síncrono |
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Profa. Ana Paula |
24 |
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Renal: Filtração glomerular |
Síncrono |
Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 24 a 28/05 com o grupo) |
Profa. Ana Paula |
28 |
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Renal: Transporte ao longo do nefro. |
Síncrono |
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Profa. Ana Paula |
31 |
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Renal: Regulação de osmolalidade./Divisão de grupos para Digestório |
Síncrono |
Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 31/05 a 04/06 com o grupo) |
Profa. Ana Paula |
04/06 |
06 |
Renal: Regulação do volume de LEC/Digestório: Boca, faringe e esôfago |
Síncrono |
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Profa. Ana Paula |
07 |
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Digestório: Estômago |
Síncrono |
Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 07 a 11/06 com o grupo). |
Profa. Ana Paula |
11 |
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Digestório: Intestino delgado |
Síncrono |
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Profa. Ana Paula |
14 |
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Digestório: Pâncreas |
Síncrono |
Assíncrono: Horário para solucionar dúvidas (agendar de 14 a 18/06 com o grupo). |
Profa. Ana Paula |
18 |
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Digestório: Intestino grosso |
Síncrono |
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Profa. Ana Paula |
Disciplina de Fisiologia (GBD 016): 120h = 144h/aula.
OBS: 32 dias de aulas síncronas = 124h/aula para 144h/aula = 20h/aula assíncrono (sendo 10h/aula para o Prof. Marcos e 10h/aula para a Profa. Ana Paula.
AVALIAÇÃO
Prof. Marcos (50 pontos): A avaliação será feita por meio da análise dos dois relatórios referentes aos módulos de Fisiologia Cardiovascular e Fisiologia Respiratória. Cada relatório terá um valor de 25 pontos, totalizando ao final 50 pontos.
Profa. Ana Paula (50 pontos): A avaliação será feita analisando-se a apresentação dos seminários, os relatórios entregues sobre cada aula e as listas de exercícios de cada módulo, da seguinte maneira:
- Seminários: 25 pontos – uma nota será atribuída ao grupo e outra para cada aluno que apresentou, a nota final do seminário será a média entre as duas notas.
- Relatórios individuais: 10 pontos – será considerada principalmente a pertinência entre o que consta no relatório e o que foi apresentado pelo grupo.
- Listas de exercícios individuais que deverão ser entregues pelos alunos ao final de cada módulo: 15 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
AIRES, M.M. Fisiologia, 4ª edição, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2012.
BERNE, R.M. & LEVY,N.M. Fisiologia, 6ª edição, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2013.
GUYTON, A C. Tratado de Fisiologia Médica, 12a ed. R. Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2011.
Complementar
LENT, R. Cem bilhões de neurônios. 2ª edição, Atheneu, 2005.
PURVES. Neurociências. 2ª edição. Artmed, 2005.
KANDEL, E. Principles of Neural Sciences. 5th ed. McGraw-Hill, 2013.
OBS: É importante destacar que o DEFIS solicitou a aquisição de e-books de Fisiologia ao SISBI. conforme consta no Processo SEI 23117.076961/2020-35, e tão logo sejam adquiridos, serão disponibilizados aos alunos. Os professores disponibilizarão aos alunos artigos, listas de exercícios, aulas em pdf (no caso do Prof. Marcos) por e-mail.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Ana Paula Coelho Balbi, Coordenador(a), em 16/02/2021, às 11:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2568070 e o código CRC CEFA021D. |
Referência: Processo nº 23117.005045/2021-00 | SEI nº 2568070 |