UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Sistemas Embarcados II

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT39015

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Éder Alves de Moura

Ano/Semestre:

20

Observações:

 

 

EMENTA

Desenvolvimento de sistemas embarcados microprocessados, integração com serviços em rede ou nuvem, interfaces homem/máquina (HMI).

JUSTIFICATIVA

Essa disciplina aplica os conceitos teóricos do desenvolvimento de software, de sistemas computacionais conectados e tecnologias eletrônicas para o desenvolvimento de sistemas embarcados. Esses são sistemas computacionais completos e independentes, desenvolvidos para uma tarefa específica e que estão presentes em diversas áreas e aplicações de engenharia.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolvimento de sistemas embarcados com hardware de complexidade média ou alta, com foco em comunicação e interatividade com o usuário, em geral executando sistemas operacionais de alto nível.

Objetivos Específicos:

1. Uso de Linux embarcado ou de sistema operacional equivalente. Construção e aplicação de imagens;

2. Criação de interfaces homem máquina através de toolkits gráficos;

3. Integração e uso de stacks diversos de comunicação;

4. Programação com linguagem de script ou de desenvolvimento rápido;

5. Utilização de serviços em nuvem para automação e controle;

6. Interfaceamento com periféricos de comunicação e informação (GPS, modems, Bluetooth, WiFi, entre outros);

7. Utilização de redes com e sem fio no processo de integração;

8. Atualização de firmware no campo (OTA - Over the Air);

9. Segurança em sistemas embarcados.

PROGRAMA

1. Linux Embarcado

1.1. Breve histórico sobre UNIX

1.2. Linux

1.3. Por que utilizar Linux em sistemas embarcados?

1.4. Anatomia de um sistema embarcado

1.5. Considerações sobre armazenamento

1.6. Distribuições Linux para sistemas embarcados

2. Processadores

2.1. Processadores Stand-Alone

2.2. Processadores Integrados (Systems on Chip)

2.3. Outras Arquiteturas

2.4. Plataformas de hardware

3. O Kernel Linux

3.1. Background

3.2. Kernel

3.3. Construção

3.4. Sistemas construtores de Kernel

3.5. Kernel customizados e documentação

3.6. Inicialização

3.7. Fluxo de controle

3.8. Inicializando subsistemas

4. Inicialização do espaço do usuário

4.1. Sistemas de arquivos Root

4.2. O processo de inicialização

4.3. Disco RAM inicial

4.4. Utilizando initramfs

4.5. Shutdown

5. Bootloaders

6. Device Driver

7. Subsistemas MTD

7.1. Introdução

7.2. Partições

7.3. Utilitários

7.4. Conceitos sobre Device Driver

7.5. Módulos

7.6. Métodos

7.7. Device Driver e GPL

8. Ambiente de Desenvolvimento Embarcado

10. Ferramentas de Desenvolvimento

10.1. GNU Debugger

10.2. Ferramentas de Tracing e Profiling

10.3. Utilitários Binários

10.4. Técnicas de Depuração de Kernel

11. Ferramentas de depuração para aplicações em Linux embarcado

12. Linux e Sistemas em Tempo Real

12.1. O que é um sistema de Tempo Real

12.2. Preempção do Kernel

12.3. Real-Time Kernel Patch

12.4. Análise de desempenho do Real-Time Kernel

13. Ferramentas de desenvolvimento para IHM

13.1. Compilação cruzada

13.2. Desenvolvimento de interfaces gráficas

14. Sistemas GSM e GPS

14.1. Definição de sistemas GSM

14.2. Definição de sistemas GPS

14.3. Tipos de aplicação

15. Aplicações para Sistemas Embarcados

15.1. Comunicação Serial

15.2. IHM de dados com interface serial

15.3. Interação com redes GSM, comandos AT

15.4. Geração de informações de posicionamento

15.5. Interação com sistemas em nuvem (AWS)

15.6. Construção de Gateway MQTT com interface para sistemas em nuvem (AWS)

15.7. Reconhecimento facial em nuvem

METODOLOGIA

A presente componente curricular possui carga horária total de 60 horas / 72 ha (hora-aula, com duração de 50 min), a ser ministrada em formato remoto. Serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Essas modalidades estão previstas e concordantes com a Resolução nº 20/2020 do Conselho de Graduação. Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, através do chat da Plataforma Microsoft Teams, ou através do e-mail: edermoura@ufu.br.

**Caso a plataforma fique indisponível por algum motivo externo, será proposto uma nova ferramenta que atenda às necessidades dos discentes e docentes.

Serão propostas atividades extras, num total de 12 ha (sendo 6 ha no modo síncrono e 6 ha no modo assíncrono), para completar a carga horária total. Em resumo, as atividades estão distribuídas em 45 ha (atividades síncronas) + 15 ha (atividades assíncronas) + 12 ha (atividades extras) = 72 ha (60 horas).

 

Tabela 1 – Atividades síncronas (3 ha/semana).

Semana

Data

Conteúdo

01

01/03

Linux: Configuração e Uso

02

08/03

Linguagens de Programação: Python

03

15/03

Linguagens de Programação: C++

04

22/03

Multiprocessamento

05

29/03

Comunicação interprocesso

06

05/04

Linux embarcado como servidor de recursos (FTP/SSH/WEB) + HTML/CSS/Javascript

07

12/04

Desenvolvimento de aplicações WEB

08

19/04

Compilação cruzada

09

26/04

Desenvolvimento de interface gráfica com QT: C++

10

03/05

Desenvolvimento de interface gráfica com QT: Python

11

10/05

Customização de distribuições Linux para sistemas embarcados

12

24/05

Programação de módulos para o Kernel do Linux

13

31/05

Configuração de aplicações e atualização OTA

14

07/06

Segurança em aplicações de sistemas embarcados

15

14/06

Apresentação do trabalho final

 

A Tabela 2 apresenta o cronograma das atividades assíncronas programadas.

 

Tabela 2 – Atividades assíncronas (1 ha/semana).

Semana

Data

Data

Práticas

01

01/03

04/03

Linux: Configuração e Uso

02

08/03

11/03

Linguagens de Programação: Python

03

15/03

18/03

Linguagens de Programação: C++

04

22/03

25/03

Multiprocessamento

05

29/03

01/04

Comunicação interprocesso

06

05/04

08/04

Linux embarcado como servidor de recursos (FTP/SSH/WEB) + HTML/CSS/Javascript

07

12/04

15/04

Desenvolvimento de aplicações WEB

08

19/04

22/04

Compilação cruzada

09

26/04

29/04

Desenvolvimento de interface gráfica com QT: C++

10

03/05

06/05

Desenvolvimento de interface gráfica com QT: Python

11

10/05

13/05

Customização de distribuições Linux para sistemas embarcados

12

24/05

27/05

Programação de módulos para o Kernel do Linux

13

31/05

03/06

Configuração de aplicações e atualização OTA

14

07/06

10/06

Segurança em aplicações de sistemas embarcados

15

10/06

17/06

Tira dúvidas sobre do trabalho final

As atividades teóricas serão apresentadas em apresentações online e complementadas por vídeos e textos extras, indicados pelo professor. As atividades de implementação serão desenvolvidas em ambiente Linux (podendo ser virtualizado), requisitando do discente o acesso a um computador com possibilidade de instalação de software e espaço de armazenamento suficiente para comportar todas as aplicações necessárias.

AVALIAÇÃO

As atividades serão distribuídas em atividades semanais e um trabalho final. As atividades semanais somarão 50 pontos e dois trabalhos de implementação somarão 50 pontos, totalizando 100 pontos. As atividades semanais poderão compreender uma ou combinação das seguintes atividades: questionários; relatórios; programação; configurações. O trabalho final consistirá de uma simulação ou implementação de uma aplicação, utilizando das técnicas apresentadas durante a disciplina, cujos critérios serão definidos pelo professor.  

Atendimento Especial:

Em complemento ao atendimento regular, todos os alunos que estiverem cursando esta disciplina pelo terceiro semestre, ou seja, tenha sido reprovado por dois semestres por nota (não incluídas as reprovações por frequência) terão um atendimento especial, com atendimento personalizado. Para tanto, aqueles que desejarem tal atendimento deverão procurar o professor para que o horário de atendimento seja definido e o plano de recuperação elaborado. Neste caso, o aluno especialmente atendido também deverá ter frequência superior a 75% nas seções.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. ALMEIDA, R.; MORAES, C.; SERAPHIM, T. Programação de sistemas embarcados: desenvolvendo software para microcontroladores em linguagem C. Rio de Janeiro: Elsivier, 2016.
  2.  MATTHEW, Neil.; STONES, Richard. Beginning Linux programming. [s.l.]: Wiley, 2007.
  3. MOLLOY, Derek. Exploring Raspberry Pi: Interfacing to the Real World with Embedded Linux. New York: John Wiley & Sons, 2016.
  4. SALVADOR, Otavio; ANGOLINI, Daiane.  Embedded  Linux  development  with  Yocto Project. Birmingham: Packt Publishing, 2014.
  5. YIU, J. The Definitive Guide to ARM Cortex-M3 and Cortex-M4 Processors. 3a ed. [s.l.]: Newnes/Elsevier, 2014.

Complementar

  1. BACKES, André. Linguagem C: completa e descomplicada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  2.  BARR, Michael; MASSA, Anthony. Programming embedded systems: with C and GNU development tools. O'Reilly Media, 2006.
  3. GRENNING, James W. Test Driven Development for Embedded C. [S. l.]: Pragma c Bookshelf, 2011.
  4. KLEMENS, Ben. 21st Century C: C ps from the New School. [S. l.]: O'Reilly Media, 2015.
  5.  HOOK, Brian. Write portable code: An Introduytion to Developing Software for Multiple Platforms. [S. l.]: No Starch Press, 2005.
  6. HYDE, Randall. Write great code: understanding the machine. v. 1. [S. l.]: No Starch Press, 2012.
  7. MONTGOMERY, Stephen L. MISRA. C: Guidelines for the Use of the C Language in Critical Systems 2012. [S. l.]: Misra, 2013.
  8. PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 8. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2016.
  9. SINK, E. Version Control by Example. [S. l.]: Pyrenean Gold Press, 2011.
  10. TANENBAUM, Andrew S. Organização estruturada de computadores. São Paulo: Pearson, 2013.
  11. WHITE, E. Making Embedded Systems: Design Patterns for Great Software. [S. l.]: O'Reilly Media, 2014.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eder Alves de Moura, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/02/2021, às 15:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.005413/2021-10 SEI nº 2559778