UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso III (TCC III)

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS037

Período/Série:

Turma:

CARLOS3

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15H

Prática:

45H

Total:

60H

Obrigatória:

           ( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Eduardo Moreira de Araújo

Ano/Semestre:

2022.2

Observações:

Período letivo: 2022/1 (26/09/ 2022 a 06/02/2023) conforme Resolução CONGRAD 56/ 2022.

 

EMENTA

Redação autoral do trabalho de conclusão de curso que deverá conter no mínimo: problematização do objeto, discussão teórico-metodológica e bibliográfica, análise das fontes de pesquisa e adequação às normas da ABNT.

JUSTIFICATIVA

A redação de um trabalho monográfico é ferramenta importante na formação do historiador, seja no bacharelado, seja na licenciatura. É a partir do aprendizado do levantamento, pesquisa e análise de fontes históricas que o graduando torna-se pesquisador nos diversos ambientes profissionais após a conclusão do curso.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Apresentar o trabalho monográfico em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos, de discussão da bibliografia temática e da análise das fontes de pesquisa.

 

Objetivos Específicos:

- Escrever o trabalho de conclusão de curso desenvolvido nas disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I e II.

- Analisar os temas e problemáticas encontradas nas fontes pesquisadas que podem ter desdobramentos em trabalhos posteriores.

- Habilitar o egresso em suas futuras atuações nos diversos níveis de ensino.

 

PROGRAMA

Unidade I – Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa em História.

Unidade II – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.

Unidade III – Formatação TCC e Preparação para defesa.

METODOLOGIA

A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I será desenvolvida na modalidade presencial, de acordo com a Resolução CONSUN 30/2022. Serão 16 (dezesseis) encontros semanais entre os dias 26/09/2022 e 06/02/2023. Na primeira aula serão apresentados o plano de ensino, a dinâmica da disciplina, as formas de avaliação e o cronograma das aulas. O ambiente da disciplina na plataforma Moodle (https://www.moodle.ufu.br) será utilizada para atividades assíncronas tais como: análise de fontes, roteiros de leitura, pesquisas de artigos acadêmicos sobre a temática da pesquisa e entrega das atividades avaliativas escritas não presenciais. Os atendimentos individuais deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br. Eventualmente, poderemos utilizar a plataforma RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) para atividades síncronas. Os roteiros de leitura serão baseados na bibliografia específica para cada temática de pesquisa apresentada e discutida ao longo das aulas.

AVALIAÇÃO

A nota final da disciplina será a soma dos seguintes instrumentos avaliativos, de acordo com a Resolução CONGRAD 46/2022:

Avaliação 1: Revisão dos capítulos 1 e 2. Valor: 50 pontos. Data de entrega: até 29/10/2022.

Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; articulação entre as questões principais dos textos levantados, utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.

Avaliação 2: Entrega e defesa do TCC.  Valor: 50 pontos. Data de entrega: até 17/12/2022.

Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas; articulação entre as questões principais dos textos levantados no debate historiográfico e as fontes selecionadas para análise.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru /SP: EDUSC, 2004. 

DOSSE, François. A história. Bauru /SP, EDUSC, 2003.

FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: EDUSC, 1998.

 

Complementar

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

OMNES, Roland. Filosofia da ciência contemporânea. São Paulo: Ed. UNESP, 1996.

VAINFAS, R. e CARDOSO, C. F. (orgs.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/08/2022, às 00:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 SEI nº 3855237