UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Pesquisa em Educação

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO33703

Período/Série:

6

Turma:

Integral

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Mario Borges Netto

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Plano de ensino elaborado em conformidade com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022.

 

EMENTA

Pesquisa educacional: teorias e concepções. Desafios da realidade atual no campo da pesquisa educacional. Pré-requisitos lógicos do trabalho científico (método científico de pesquisa). Concepção e elaboração de trabalhos científicos. Metodologia da pesquisa científica: características e procedimentos de pesquisa em educação. O planejamento da pesquisa. O projeto de pesquisa. O problema da pesquisa e sua formulação. Coleta de dados. Análise e interpretação de dados. Elaboração de projeto de pesquisa.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Pesquisa em Educação é o primeiro momento curricular em que as/os estudantes terão a oportunidade planejar sua pesquisa de TCC e organizar o trabalho científico necessário para sua execução. As/Os estudantes deverão elaborar o seu projeto de pesquisa, que resultará no TCC, executado e defendido, respectivamente, nos componentes curriculares TCC I e TCC II. O projeto de pesquisa, aqui entendido como estudo sistematicamente organizado, será pensado e elaborado a partir das reflexões pessoais e experiências formativas vivenciadas pelas/os estudantes nas articulações com as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no decorrer do curso de pedagogia.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Identificar as correntes filosóficas que orientam as pesquisas.

Objetivos Específicos:

Oferecer bases teóricas e operacionais quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa científica no campo da Educação, tendo em vista a aplicação de conceitos básicos da pesquisa assim como o desenvolvimento do espírito crítico, da observação e da participação. Discutir os fundamentos epistemológicos da pesquisa, analisando as diferentes concepções e estratégias metodológicas. Discutir o processo da pesquisa educacional. Discutir tipos de delineamento de pesquisas de modo a subsidiar a elaboração de projetos de pesquisa: pesquisas qualitativas e quantitativas. Articular o conteúdo da disciplina com o ciclo de formação “práxis transformadora” e com o eixo da práxis.

PROGRAMA

Unidade I: A construção do saber científico.

Unidade II: A pesquisa educacional: as principais correntes filosóficas que orientam as pesquisas em educação – Positivismo, Fenomenologia e Materialismo Histórico Dialético.

Unidade III: Tipos de pesquisa em educação.

Unidade IV: Método científico de pesquisa: o planejamento da pesquisa.

METODOLOGIA

O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de aulas expositivas dialogadas, baseada nos textos da bibliografia básica. As aulas terão por objetivo a exposição, análise e síntese de teorias e conceitos, a partir da problematização da prática social, instrumentalização e aprofundamento teórico.

Haverá momento dedicados ao que denominados de “oficina de elaboração do anteprojeto de pesquisa”. Trata-se de momentos dedicados ao auxílio aos estudantes para elaboração dos elementos formais da pesquisa (delimitação do objeto, problema, objetivos, procedimento metodológico) e redação do anteprojeto. A elaboração do anteprojeto se dará sob orientação do/a docente orientador/a do estudante e contará com o auxílio do docente da disciplina. Tais oficinas ocorrerão em horário de aula, sem a necessidade de agendamento.

A disciplina contará com: [1] grupo no Telegram para dinamizar a comunicação entre docente e estudantes e, [2] Ambiente Virtual de Aprendizagem, espaço onde o cronograma detalhado das aulas e seus respectivos textos e materiais de referências serão disponibilizados às/aos estudantes e ficará disponível enquanto durar a disciplina. Os links para acesso no grupo da disciplina no Telegram e no AVA serão disponibilizados aos estudantes por e-mail institucional na primeira semana de aula.

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

I) 90 dias letivos destinados a aulas, que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª, inciso I);

II) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes em outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras, conforme previsto no inciso II do art. 2º da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2 de julho de 2007.

O trabalho discente efetivo (TDE) será utilizado para complementar a carga horária das aulas, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 CONGRAD. O detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula.

AVALIAÇÃO

Procedimentos avaliativos:

A avaliação correrá de duas formas: [1] contínua ao longo do processo e [2] atividades avaliativas pontuais acerca de conteúdos disciplinares específicos. Portanto, a participação e assiduidade nas aulas serão valoradas e comporão o processo de avaliação da aprendizagem e, consequentemente, a nota final do estudante.

Quadro 1 – Atividades avaliativas e suas respectivas pontuações

 

atividades avaliativas

pontuação

Frequência e participação

10

Entrega do termo de orientação devidamente preenchido e assinado no prazo

5

Elaboração do problema de pesquisa

40

Entrega do anteprojeto de pesquisa

45

Total de pontos distribuídos

100

 

Sobre as atividades avaliativas:

1. Entrega do termo de orientação no prazo. O termo de orientação é um documento do curso de Pedagogia, campus Pontal, por meio do qual a orientação de TCC se formaliza. Trata-se de um instrumento, cujo preenchimento é de responsabilidade do estudante e que deve ser assinado pelo mesmo e seu respectivo docente orientador. O preenchimento e a assinatura do termo são obrigatórios, sendo de total responsabilidade do estudante.

2. Elaboração do problema de pesquisa. A partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, sob a orientação da docente orientadora e auxílio do docente responsável pela disciplina, o estudante deverá elaborar o problema de pesquisa, segundo os critérios requeridos pela atividade. Haverá momentos no horário de aula dedicados a redação do problema, mas a sua elaboração deverá se dar sob a orientação do docente orientador.

3. Entrega do anteprojeto de pesquisa. A partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, sob a orientação da docente orientadora e auxílio do docente responsável pela disciplina, o estudante deverá elaborar o anteprojeto da pesquisa. O anteprojeto será composto pelos seguintes elementos formais: objeto delimitado; problema justificado; objetivos (geral e específicos); levantamento bibliográfico; referencial teórico; procedimentos metodológicos; referências. Haverá momentos no horário de aula dedicados a redação do anteprojeto, mas a sua elaboração deverá se dar sob a orientação da docente orientadora.

A recuperação de aprendizagem será garantida para todos os estudantes que não atingirem, ao longo da disciplina, o aproveitamento necessário para aprovação (60 pontos) e tiverem 75% de frequência nas aulas. A recuperação de aprendizagem constituirá em uma atividade avaliativa sobre todo o conteúdo da disciplina, no valor de 100 pontos, que será aplicada na última semana do semestre letivo, no mesmo dia e horário da aula.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARROS, A. J. da S.; LEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2 ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2000.

FAZENDA, I. C. A. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2004.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1980.

Complementar

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FUCHS, A. M. S.; FRANÇA, M. N.; PINHEIRO, M. S. de F. Guia para normalização de publicações técnico-científicas. Uberlândia: EdUFU, 2013.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: ArtMed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LÜDKE, M., ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

SANTOS FILHO, J. C.; SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2013.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Mario Borges Netto, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/02/2023, às 06:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4234517