UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS39022

COMPONENTE CURRICULAR:

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DA ÁSIA​

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60h

 

OBJETIVOS

O objetivo da disciplina é permitir o contato do estudante brasileiro de história com temas relacionados à Ásia e às suas diversas civilizações e contextos. Este contato é fundamental para o desenvolvimento de uma visão cosmopolita da história para além dos seus recortes eurocêntricos, nacionalistas e dependentes de uma leitura prévia da “identidade brasileira”. Sua meta é expandir as possibilidades temáticas dos estudos históricos para além dos recortes mais usuais na pesquisa e no ensino, alargando os horizontes culturais e os referenciais civilizacionais do historiador em formação.

 

Ementa

Estudo de tópico específico relativo à história de culturas e civilizações asiáticas tradicionais, podendo envolver: Japão e/ou China Imperiais; Árabes e/ou Judeus no “Oriente Médio”; Índia, Paquistão, Himalaias e/ou a Indochina e outros contextos mais específicos. O desenvolvimento da disciplina também pode focalizar a história da Ásia contemporânea entre os séculos XIX e XXI; a temática do Orientalismo desde o século XIX na Europa e no “Ocidente” moderno e/ou as relações entre o “Ocidente” e “Oriente”, incluindo aí as redes migratórias, as trocas culturais, comerciais e demográficas ao longo da História.

 

PROGRAMA

Eixos teóricos e temáticos a abordar:

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COSTA, Rogério H. da. China: entre o oriente e o ocidente. São Paulo: Ática, 1994.

KIRK, George E. História do oriente médio: desde a ascensão do Islã até a época contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AZIZ, Philippe. Angkor e as civilizações birmanesa e tai. Rio de Janeiro: O. Pierre, 1978.

BENEDICT, Ruth. O crisântemo e a espada: padrões da cultura japonesa. São Paulo: Perspectiva, 1988.

Chevitarese, André Leonardo. Judaísmo, Cristianismo e Helenismo: ensaios acerca das interações culturais no mediterrâneo antigo. São Paulo: Annablume, 2007.

COLLCUTT, Martin; JANSEN, Marius; KUMAKURA, Isao. Japão: o império do Sol-Nascente. Madrid: Del Prado, 1997.

GRANET, Marcel. O pensamento chinês. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ZIMMER, Heinrich Robert. Mitos e símbolos na arte e civilização da Índia. São Paulo: Palas Athena, 1989.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1720709 e o código CRC 4CC43305.




Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 SEI nº 1720709