UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Biomédicas

Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Biologia do Desenvolvimento

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Biomédicas

Código:

GBD002

Período/Série:

01

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

45

Total:

90

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Alberto da Silva Moraes

Ano/Semestre:

2020/1

Observações:

Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação

CH SÍNCRONA: 45

CH ASSÍNCRONA: 45

A carga horária considerada é a total da disciplina, que não será dividida em módulos, considerando que toda a prática pode ser ministrada remotamente.

 

EMENTA

Gametogênese. Fecundação. Implantação. Gastrulação. Organogênese. Embriologia dos sistemas. Placenta e membranas fetais. Mesentérios e cavidades fetais. Período fetal. Defeitos congênitos ao nascimento. Parto.

JUSTIFICATIVA

O estudo da Biologia do desenvolvimento humano é pré-requisito para o entendimento da organização microscópica e macroscópica do ser humano. Ademais, e não menos importante, o entendimento dos processos de malformação observados na espécie humana depende do entendimento de seu processo de formação em condições normais. É disciplina que serve como base para diversas outras do curso, além de ser conteúdo obrigatório para o egresso que pretende trabalhar com pesquisa na área de reprodução ou com reprodução assistida.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

É esperado que ao final deste componente curricular o discente seja capaz de entender e descrever os aspectos morfológicos e moleculares observados no desenvolvimento pré-natal do organismo humano até onde exista algum desenvolvimento pós-natal de órgãos e sistemas.

Objetivos Específicos:

Não há.

PROGRAMA

1. Considerações gerais sobre o desenvolvimento humano
2. Gametas (incluindo gametogênese) e ciclos reprodutivos
3. Fertilização e primeira semana do desenvolvimento
4. Segunda semana do desenvolvimento: disco embrionário bilaminar
5. Gêmeos
6. Terceira semana do desenvolvimento: gastrulação
7. Da quarta à oitava semana – organogênese
8. Da nona semana ao nascimento – período fetal
9. Placenta e membranas fetais
10. Defeitos congênitos
11. Cavidades do corpo, mesentérios e diafragma
12. Cabeça e pescoço
13. Sistema respiratório
14. Sistema digestório
15. Sistema urinário
16. Sistema reprodutor
17. Sistema cardiovascular
18. Sistema esquelético
19. Sistema muscular
20. Desenvolvimento dos membros
21. Sistema nervoso
22. Orelhas
23. Olhos
24. Sistema tegumentar

METODOLOGIA

A abordagem do conteúdo será baseada no esquema de aula híbrida, onde será utilizada a aula expositiva associada com o uso de sala de aula invertida. Neste último caso, os estudantes terão acesso a vídeo aulas e demais materiais de estudo através do Moodle. Nas atividades assíncronas, sempre previstas para serem realizadas no horário de aula, o professor estará disponível na plataforma Moodle para solução de dúvidas e orientações para o estudo.

 

Informações de acordo com a Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação:

a) *Atividades síncronas: 45 horas

* Horários das atividades síncronas: todas as quintas-feiras, das 14:00 às 16:50 h (exceto pelos dias de avaliação, que podem cair nas quintas-feiras)

* Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Microsoft Teams

 

b) *Atividades assíncronas: 45 horas

* Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: Moodle

* Endereço web de localização dos arquivos: www.moodle.ufu.br

 

c) *Demais atividades letivas: ZERO horas;

 

d)* Carga-horária prática: 45 horas (se houver)

* Descrição da realização: através do website fornecido pelo professor, os alunos terão contato com milhares de cortes seriados de embriões humanos, ao longo dos 23 estágios Carnegie de desenvolvimento humano. Também terão acesso para baixarem PDFs interativos 3D, criados na Universidade de Harvard, com base nos cortes seriais mencionados, para ajudar na visualização espacial das estruturas embrionárias e de seu desenvolvimento temporal ao longo das primeiras 8 semanas de desenvolvimento (organogênese).

* Recursos que deverão ser utilizados: website das imagens e software leitor de PDF.

 

e) * Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas: devido ao fechamento da biblioteca, não temos como utilizar livro base. Qualquer livro de embriologia disponível na internet, por exemplo, no site bibliotecadebiomedicina.blogspot.com não tem comprovação de ser uma cópia legal, a menos que esteja disponível no site da editora e, portanto, não será recomendado aos discentes como material de estudo. Utilizarei artigos extraídos da base de dados PubMed, onde há excelentes revisões sobre cada um dos temas abordados no Programa. Por exemplo, para falar sobre gametogênese, há uma revisão, que pode ser baixada em casa por qualquer estudante, intitulada "Gametogenesis: A Journey from Inception to Conception", de 2019, e que traz informações abrangentes e atuais sobre este assunto. Os alunos podem apresentar dificuldade com leitura em inglês, mas hoje em dia se utilizam muito das ferramentas de tradução do Google e do Chrome. Portanto, não vejo isso como problema. Para quem tiver acesso a livros, ainda manterei a lista original de bibliografia básica e complementar da ficha de componente curricular.

* Material de apoio a ser utilizado: Modelos 3D interativos virtuais de embriões humanos disponíveis em arquivos PDF e acesso a cortes seriados, também virtuais, de embriões humanos durante os estágios Carnegie 1 a 23. Os websites de acesso econtram-se na página da disciplina no Moodle. Video-aulas de todo o conteúdo abordado, ministradas pelo professor da disciplina, e disponíveis na plataforma de videos YouTube. Animações dos eventos de desenvolvimento humano.

 

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

DIA 

MÊS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES SÍNCRONAS

  ATIVIDADES ASSÍNCRONAS 

DOCENTE(S)

04

03

Abertura da disciplina

Noções gerais de embriologia humana

Transcrição gênica, Sinalização celular e Hereditariedade

Gametogênese

Encontro virtual no Microsoft Teams

 

Alberto da Silva Moraes

05

03

Transcrição gênica, Sinalização celular e Hereditariedade

Gametogênese

 

Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula.

Alberto da Silva Moraes

11

03

Ciclos reprodutivos femininos

Fecundação

Primeira semana de desenvolvimento

Segunda semana de desenvolvimento

Encontro virtual no Microsoft Teams

Plantão de dúvidase discussão

 

Alberto da Silva Moraes

12

03

Ciclos reprodutivos femininos

Fecundação

Primeira semana de desenvolvimento

Segunda semana de desenvolvimento

 

Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula.

Alberto da Silva Moraes

18

03

Terceira semana de desenvolvimento (gastrulação)

Da terceira à oitava semanas - Período embrionário

Determinação de eixos embrionários

Aparência externa do embrião durante o segundo mês

Encontro virtual no Microsoft Teams

Plantão de dúvidase discussão

 

Alberto da Silva Moraes

19

03

Terceira semana de desenvolvimento (gastrulação)

Da terceira à oitava semanas - Período embrionário

Determinação de eixos embrionários

Aparência externa do embrião durante o segundo mês

 

Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula.

Alberto da Silva Moraes

25

03

Cavidades corporais, diafragma e mesentérios

Da nona semana ao nascimento: período fetal

Encontro virtual no Microsoft Teams

Plantão de dúvidase discussão

 

Alberto da Silva Moraes

26

03

Cavidades corporais, diafragma e mesentérios

Da nona semana ao nascimento: período fetal

 

Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula.

Alberto da Silva Moraes

01

04

Avaliação I

Nenhuma

Avaliação I

Alberto da Silva Moraes

02

04

Feriado

Feriado

Feriado

Feriado

08

04

Placenta e membranas fetais

Gêmeos, mosaicos e quimeras

Defeitos congênitos ao nascimento

Encontro virtual no Microsoft Teams

Plantão de dúvidase discussão

 

Alberto da Silva Moraes

09

04

Placenta e membranas fetais

Gêmeos, mosaicos e quimeras

Defeitos congênitos ao nascimento

 

Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula.

Alberto da Silva Moraes

15

04

Sistema esquelético

Sistema muscular

Encontro virtual no Microsoft Teams

Plantão de dúvidase discussão

 

Alberto da Silva Moraes

16

04

Sistema esquelético

Sistema muscular

 

Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula.

Alberto da Silva Moraes

22

04

Desenvolvimento dos membros

Sistema cardiovascular - coração

Encontro virtual no Microsoft Teams

Plantão de dúvidase discussão

 

Alberto da Silva Moraes

23

04

Desenvolvimento dos membros

Sistema cardiovascular - coração

 

Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula.

Alberto da Silva Moraes

29

04

Sistema cardiovascular - vasos

Sistema cardiovascular - circulações fetal e neonatal

Sistema respiratório

Encontro virtual no Microsoft Teams

Plantão de dúvidase discussão

 

Alberto da Silva Moraes

30

04

Sistema cardiovascular - vasos

Sistema cardiovascular - circulações fetal e neonatal

Sistema respiratório

 

Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula.

Alberto da Silva Moraes

06

05

Sistema digestório

Encontro virtual no Microsoft Teams

Plantão de dúvidase discussão

 

Alberto da Silva Moraes

07

05

Sistema digestório

 

Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula.

Alberto da Silva Moraes

13

05

Avaliação II

Nenhuma

Avaliação II

Alberto da Silva Moraes

14

05

Sistema urogenital

Encontro virtual no Microsoft Teams

 

Alberto da Silva Moraes

20

05

Cabeça e pescoço: arcos faríngeos e desenvolvimento da face

Encontro virtual no Microsoft Teams

Plantão de dúvidase discussão

 

Alberto da Silva Moraes

21

05

Sistema urogenital

Cabeça e pescoço: arcos faríngeos e desenvolvimento da face

 

Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula.

Alberto da Silva Moraes

27

05

Sistema nervoso

Orelhas

Encontro virtual no Microsoft Teams

Plantão de dúvidase discussão

 

Alberto da Silva Moraes

28

05

Sistema nervoso

 

Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula.

Alberto da Silva Moraes

03

06

Feriado

Feriado

Feriado

Feriado

04

06

Orelhas

 

Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula.

Alberto da Silva Moraes

10

06

Olhos

Sistema tegumentar (incluindo dentes)

Encontro virtual no Microsoft Teams

Plantão de dúvidase discussão

 

Alberto da Silva Moraes

11

06

Olhos

Sistema tegumentar (incluindo dentes)

 

Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula.

Alberto da Silva Moraes

17

06

Resolução final de dúvidas e fechamento

Encontro virtual no Microsoft Teams

Plantão de dúvidase discussão

 

Alberto da Silva Moraes

18

06

Avaliação III

Nenhuma

Avaliação III

Alberto da Silva Moraes

 

AVALIAÇÃO

Os estudantes serão submetidos a 4 avaliações objetivas. Cada avaliação terá peso de 30 pontos na composição da média final. Adicionalmente, os estudantes serão avaliados por meio da sua participação e rendimento nos questionários e discussões aplicados/realizados ao longo do semestre, totalizando mais 10 pontos no cômputo da média final. Alternativamente às avaliações tradicionais, que geralmente acumulam muito conteúdo, e causam ansiedade generalizada, os alunos podem ser avaliados através de ferramentas como nível de engajamento, número de acessos às plataformas de aprendizado, exercícios realizados no curso, participações nos chats e discussões online, acompanhamento das leituras de textos, e-mails e mensagens de dúvidas, podendo essas formas de avaliação serem complementadas com o desempenho nas avaliações I, II e III, como aspecto parcial de composição da média final.

Informações de acordo com a Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação:

a) Datas e horários da avaliação: Avaliações I, II e III, respectivamente, dias 01/04, 13/05 e 18/06, das 14:00 às 16:50 h

b) Critérios para a realização e correção das avaliações: as avaliações serão discursivas e as correções serão realizadas através da comparação com uma resposta padrão do que o professor determinar como o mínimo necessário para se considerar o aprendizado satisfatório.

c) Validação da assiduidade dos discentes: através da lista de presença do Microsoft Teams para as atividades síncronas, e também através de listas de presença virtuais utilizando softwares adequados para as atividades assíncronas.

d) Especificação das formas de envio das avaliações pelos discentes, por meio eletrônico: as avaliações serão realizadas via Moodle ou outra plataforma que, de comum acordo com a turma, julgar mais adequadas para realização e envio das avaliações.

BIBLIOGRAFIA

Básica

Artigos científicos de acesso aberto recomendados pelo professor, e acessíveis pela base de dados PubMed.

MOORE, K.L. & PERSAUD, T.V.M. Embriologia básica. 5ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2000.
LANGMAN, J. & SADLER, T.W. Embriologia médica. 9ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2005.
GILBERT, S.F. Developmental biology. 9th ed. Sunderland, MA, USA. Sinauer Associates Inc., 2010.

Complementar

CARLSON, B.M. Human Embriology and Development Biology. Mosby, 1994.
HOUILLON, C. Embriologia. São Paulo, Edgard Blucher Ltda, 1977.
MOORE, K. L. Embriologia Clínica. 4ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1990.
CARVALHO, H.F. & RECCO-PIMENTEL, S.M. A célula. 2ª ed. São Paulo. Manole, 2007.
JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alberto da Silva Moraes, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/02/2021, às 10:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.005045/2021-00 SEI nº 2540401