|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação CH SÍNCRONA: 45 CH ASSÍNCRONA: 45 A carga horária considerada é a total da disciplina, que não será dividida em módulos, considerando que toda a prática pode ser ministrada remotamente. |
EMENTA
Gametogênese. Fecundação. Implantação. Gastrulação. Organogênese. Embriologia dos sistemas. Placenta e membranas fetais. Mesentérios e cavidades fetais. Período fetal. Defeitos congênitos ao nascimento. Parto.
JUSTIFICATIVA
O estudo da Biologia do desenvolvimento humano é pré-requisito para o entendimento da organização microscópica e macroscópica do ser humano. Ademais, e não menos importante, o entendimento dos processos de malformação observados na espécie humana depende do entendimento de seu processo de formação em condições normais. É disciplina que serve como base para diversas outras do curso, além de ser conteúdo obrigatório para o egresso que pretende trabalhar com pesquisa na área de reprodução ou com reprodução assistida.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
É esperado que ao final deste componente curricular o discente seja capaz de entender e descrever os aspectos morfológicos e moleculares observados no desenvolvimento pré-natal do organismo humano até onde exista algum desenvolvimento pós-natal de órgãos e sistemas. |
Objetivos Específicos: |
Não há. |
PROGRAMA
1. Considerações gerais sobre o desenvolvimento humano
2. Gametas (incluindo gametogênese) e ciclos reprodutivos
3. Fertilização e primeira semana do desenvolvimento
4. Segunda semana do desenvolvimento: disco embrionário bilaminar
5. Gêmeos
6. Terceira semana do desenvolvimento: gastrulação
7. Da quarta à oitava semana – organogênese
8. Da nona semana ao nascimento – período fetal
9. Placenta e membranas fetais
10. Defeitos congênitos
11. Cavidades do corpo, mesentérios e diafragma
12. Cabeça e pescoço
13. Sistema respiratório
14. Sistema digestório
15. Sistema urinário
16. Sistema reprodutor
17. Sistema cardiovascular
18. Sistema esquelético
19. Sistema muscular
20. Desenvolvimento dos membros
21. Sistema nervoso
22. Orelhas
23. Olhos
24. Sistema tegumentar
METODOLOGIA
A abordagem do conteúdo será baseada no esquema de aula híbrida, onde será utilizada a aula expositiva associada com o uso de sala de aula invertida. Neste último caso, os estudantes terão acesso a vídeo aulas e demais materiais de estudo através do Moodle. Nas atividades assíncronas, sempre previstas para serem realizadas no horário de aula, o professor estará disponível na plataforma Moodle para solução de dúvidas e orientações para o estudo.
Informações de acordo com a Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação:
a) *Atividades síncronas: 45 horas
* Horários das atividades síncronas: todas as quintas-feiras, das 14:00 às 16:50 h (exceto pelos dias de avaliação, que podem cair nas quintas-feiras)
* Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Microsoft Teams
b) *Atividades assíncronas: 45 horas
* Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: Moodle
* Endereço web de localização dos arquivos: www.moodle.ufu.br
c) *Demais atividades letivas: ZERO horas;
d)* Carga-horária prática: 45 horas (se houver)
* Descrição da realização: através do website fornecido pelo professor, os alunos terão contato com milhares de cortes seriados de embriões humanos, ao longo dos 23 estágios Carnegie de desenvolvimento humano. Também terão acesso para baixarem PDFs interativos 3D, criados na Universidade de Harvard, com base nos cortes seriais mencionados, para ajudar na visualização espacial das estruturas embrionárias e de seu desenvolvimento temporal ao longo das primeiras 8 semanas de desenvolvimento (organogênese).
* Recursos que deverão ser utilizados: website das imagens e software leitor de PDF.
e) * Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas: devido ao fechamento da biblioteca, não temos como utilizar livro base. Qualquer livro de embriologia disponível na internet, por exemplo, no site bibliotecadebiomedicina.blogspot.com não tem comprovação de ser uma cópia legal, a menos que esteja disponível no site da editora e, portanto, não será recomendado aos discentes como material de estudo. Utilizarei artigos extraídos da base de dados PubMed, onde há excelentes revisões sobre cada um dos temas abordados no Programa. Por exemplo, para falar sobre gametogênese, há uma revisão, que pode ser baixada em casa por qualquer estudante, intitulada "Gametogenesis: A Journey from Inception to Conception", de 2019, e que traz informações abrangentes e atuais sobre este assunto. Os alunos podem apresentar dificuldade com leitura em inglês, mas hoje em dia se utilizam muito das ferramentas de tradução do Google e do Chrome. Portanto, não vejo isso como problema. Para quem tiver acesso a livros, ainda manterei a lista original de bibliografia básica e complementar da ficha de componente curricular.
* Material de apoio a ser utilizado: Modelos 3D interativos virtuais de embriões humanos disponíveis em arquivos PDF e acesso a cortes seriados, também virtuais, de embriões humanos durante os estágios Carnegie 1 a 23. Os websites de acesso econtram-se na página da disciplina no Moodle. Video-aulas de todo o conteúdo abordado, ministradas pelo professor da disciplina, e disponíveis na plataforma de videos YouTube. Animações dos eventos de desenvolvimento humano.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
DIA |
MÊS |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADES SÍNCRONAS |
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS |
DOCENTE(S) |
04 |
03 |
Abertura da disciplina Noções gerais de embriologia humana Transcrição gênica, Sinalização celular e Hereditariedade Gametogênese |
Encontro virtual no Microsoft Teams |
|
Alberto da Silva Moraes |
05 |
03 |
Transcrição gênica, Sinalização celular e Hereditariedade Gametogênese |
|
Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula. |
Alberto da Silva Moraes |
11 |
03 |
Ciclos reprodutivos femininos Fecundação Primeira semana de desenvolvimento Segunda semana de desenvolvimento |
Encontro virtual no Microsoft Teams Plantão de dúvidase discussão |
|
Alberto da Silva Moraes |
12 |
03 |
Ciclos reprodutivos femininos Fecundação Primeira semana de desenvolvimento Segunda semana de desenvolvimento |
|
Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula. |
Alberto da Silva Moraes |
18 |
03 |
Terceira semana de desenvolvimento (gastrulação) Da terceira à oitava semanas - Período embrionário Determinação de eixos embrionários Aparência externa do embrião durante o segundo mês |
Encontro virtual no Microsoft Teams Plantão de dúvidase discussão |
|
Alberto da Silva Moraes |
19 |
03 |
Terceira semana de desenvolvimento (gastrulação) Da terceira à oitava semanas - Período embrionário Determinação de eixos embrionários Aparência externa do embrião durante o segundo mês |
|
Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula. |
Alberto da Silva Moraes |
25 |
03 |
Cavidades corporais, diafragma e mesentérios Da nona semana ao nascimento: período fetal |
Encontro virtual no Microsoft Teams Plantão de dúvidase discussão |
|
Alberto da Silva Moraes |
26 |
03 |
Cavidades corporais, diafragma e mesentérios Da nona semana ao nascimento: período fetal |
|
Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula. |
Alberto da Silva Moraes |
01 |
04 |
Avaliação I |
Nenhuma |
Avaliação I |
Alberto da Silva Moraes |
02 |
04 |
Feriado |
Feriado |
Feriado |
Feriado |
08 |
04 |
Placenta e membranas fetais Gêmeos, mosaicos e quimeras Defeitos congênitos ao nascimento |
Encontro virtual no Microsoft Teams Plantão de dúvidase discussão |
|
Alberto da Silva Moraes |
09 |
04 |
Placenta e membranas fetais Gêmeos, mosaicos e quimeras Defeitos congênitos ao nascimento |
|
Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula. |
Alberto da Silva Moraes |
15 |
04 |
Sistema esquelético Sistema muscular |
Encontro virtual no Microsoft Teams Plantão de dúvidase discussão |
|
Alberto da Silva Moraes |
16 |
04 |
Sistema esquelético Sistema muscular |
|
Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula. |
Alberto da Silva Moraes |
22 |
04 |
Desenvolvimento dos membros Sistema cardiovascular - coração |
Encontro virtual no Microsoft Teams Plantão de dúvidase discussão |
|
Alberto da Silva Moraes |
23 |
04 |
Desenvolvimento dos membros Sistema cardiovascular - coração |
|
Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula. |
Alberto da Silva Moraes |
29 |
04 |
Sistema cardiovascular - vasos Sistema cardiovascular - circulações fetal e neonatal Sistema respiratório |
Encontro virtual no Microsoft Teams Plantão de dúvidase discussão |
|
Alberto da Silva Moraes |
30 |
04 |
Sistema cardiovascular - vasos Sistema cardiovascular - circulações fetal e neonatal Sistema respiratório |
|
Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula. |
Alberto da Silva Moraes |
06 |
05 |
Sistema digestório |
Encontro virtual no Microsoft Teams Plantão de dúvidase discussão |
|
Alberto da Silva Moraes |
07 |
05 |
Sistema digestório |
|
Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula. |
Alberto da Silva Moraes |
13 |
05 |
Avaliação II |
Nenhuma |
Avaliação II |
Alberto da Silva Moraes |
14 |
05 |
Sistema urogenital |
Encontro virtual no Microsoft Teams |
|
Alberto da Silva Moraes |
20 |
05 |
Cabeça e pescoço: arcos faríngeos e desenvolvimento da face |
Encontro virtual no Microsoft Teams Plantão de dúvidase discussão |
|
Alberto da Silva Moraes |
21 |
05 |
Sistema urogenital Cabeça e pescoço: arcos faríngeos e desenvolvimento da face |
|
Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula. |
Alberto da Silva Moraes |
27 |
05 |
Sistema nervoso Orelhas |
Encontro virtual no Microsoft Teams Plantão de dúvidase discussão |
|
Alberto da Silva Moraes |
28 |
05 |
Sistema nervoso |
|
Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula. |
Alberto da Silva Moraes |
03 |
06 |
Feriado |
Feriado |
Feriado |
Feriado |
04 |
06 |
Orelhas |
|
Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula. |
Alberto da Silva Moraes |
10 |
06 |
Olhos Sistema tegumentar (incluindo dentes) |
Encontro virtual no Microsoft Teams Plantão de dúvidase discussão |
|
Alberto da Silva Moraes |
11 |
06 |
Olhos Sistema tegumentar (incluindo dentes) |
|
Leitura de textos e realização de atividades de fixação de conteúdo, utilizando o horário da aula. |
Alberto da Silva Moraes |
17 |
06 |
Resolução final de dúvidas e fechamento |
Encontro virtual no Microsoft Teams Plantão de dúvidase discussão |
|
Alberto da Silva Moraes |
18 |
06 |
Avaliação III |
Nenhuma |
Avaliação III |
Alberto da Silva Moraes |
AVALIAÇÃO
Os estudantes serão submetidos a 4 avaliações objetivas. Cada avaliação terá peso de 30 pontos na composição da média final. Adicionalmente, os estudantes serão avaliados por meio da sua participação e rendimento nos questionários e discussões aplicados/realizados ao longo do semestre, totalizando mais 10 pontos no cômputo da média final. Alternativamente às avaliações tradicionais, que geralmente acumulam muito conteúdo, e causam ansiedade generalizada, os alunos podem ser avaliados através de ferramentas como nível de engajamento, número de acessos às plataformas de aprendizado, exercícios realizados no curso, participações nos chats e discussões online, acompanhamento das leituras de textos, e-mails e mensagens de dúvidas, podendo essas formas de avaliação serem complementadas com o desempenho nas avaliações I, II e III, como aspecto parcial de composição da média final.
Informações de acordo com a Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação:
a) Datas e horários da avaliação: Avaliações I, II e III, respectivamente, dias 01/04, 13/05 e 18/06, das 14:00 às 16:50 h
b) Critérios para a realização e correção das avaliações: as avaliações serão discursivas e as correções serão realizadas através da comparação com uma resposta padrão do que o professor determinar como o mínimo necessário para se considerar o aprendizado satisfatório.
c) Validação da assiduidade dos discentes: através da lista de presença do Microsoft Teams para as atividades síncronas, e também através de listas de presença virtuais utilizando softwares adequados para as atividades assíncronas.
d) Especificação das formas de envio das avaliações pelos discentes, por meio eletrônico: as avaliações serão realizadas via Moodle ou outra plataforma que, de comum acordo com a turma, julgar mais adequadas para realização e envio das avaliações.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Artigos científicos de acesso aberto recomendados pelo professor, e acessíveis pela base de dados PubMed.
MOORE, K.L. & PERSAUD, T.V.M. Embriologia básica. 5ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2000.
LANGMAN, J. & SADLER, T.W. Embriologia médica. 9ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2005.
GILBERT, S.F. Developmental biology. 9th ed. Sunderland, MA, USA. Sinauer Associates Inc., 2010.
Complementar
CARLSON, B.M. Human Embriology and Development Biology. Mosby, 1994.
HOUILLON, C. Embriologia. São Paulo, Edgard Blucher Ltda, 1977.
MOORE, K. L. Embriologia Clínica. 4ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1990.
CARVALHO, H.F. & RECCO-PIMENTEL, S.M. A célula. 2ª ed. São Paulo. Manole, 2007.
JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alberto da Silva Moraes, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/02/2021, às 10:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2540401 e o código CRC 2B0D8665. |
Referência: Processo nº 23117.005045/2021-00 | SEI nº 2540401 |