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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Àvila, 2121, Bloco 1F - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Curvas parametrizadas e integrais de linhas, superfícies parametrizadas e integrais de superfície, sequências e séries numéricas, equações diferenciais ordinárias de primeira ordem; equações diferenciais lineares de segunda ordem.
JUSTIFICATIVA
Os conteúdos a serem trabalhados na disciplina são importantes ferramentas para a modelagem e resolução de muitos problemas matemáticos e físicos que aparem no decorrer dos cursos de Engenharia.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Familiarizar o aluno com a linguagem, conceitos e ideias relacionadas ao estudo dos campos de vetores, das integrais de linha, das integrais de superfícies e das equações diferenciais ordinárias, que são conhecimentos fundamentais para as ciências básicas e tecnológicas. Apresentar aplicações do cálculo integral e das equações diferenciais ordinárias. |
Objetivos Específicos: |
Espera-se que, ao final do curso, o aluno seja capaz de usar os conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial e Integral, bem como técnicas de resolução de equações diferenciais, nos domínios da análise e da aplicação, a fim de modelar e resolver problemas de natureza física, biológica e geométrica no decorrer do curso e na vida profissional. |
PROGRAMA
1. INTEGRAIS DE LINHA:
Campos de vetores.
Parametrização de curvas.
Integrais de linha de primeira espécie e seu significado geométrico.
Integrais de linha de segunda espécie e seu significado físico.
Campos conservativos.
Teorema de Green.
INTEGRAIS DE SUPERFÍCIE:
Superfícies parametrizadas.
Integrais de superfície.
Fluxo de um fluido através de uma superfície.
Divergente e rotacional.
Teoremas de Gauss e de Stokes.
SÉRIES NUMÉRICAS E DE POTÊNCIAS
Sequências numéricas: definição e convergência.
Séries numéricas: definição e convergência.
Uma condição necessária à convergência.
Séries de termos não-negativos: testes da comparação, da comparação no limite, da integral.
As p-séries (séries hiper-harmônicas).
Séries alternadas: teste de Leibniz e determinação aproximada da soma.
Convergência absoluta.
Testes da razão e da raiz.
Séries de potências: definição, intervalo e raio de convergência.
Derivação e integração de séries de potências.
Séries de Taylor.
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS DE 1a ORDEM:
Equações lineares.
Equações de Bernoulli.
Equações separáveis.
Equações homogêneas.
Equações exatas.
Aplicações.
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS LINEARES DE 2a ORDEM:
A equação linear homogênea.
Equações lineares homogêneas com coeficientes constantes.
Raízes reais distintas.
Raízes complexas.
Raízes reais iguais e o método da redução de ordem.
Equações de Cauchy-Euler.
A equação linear não-homogênea.
Método da variação dos parâmetros.
Método da tentativa criteriosa (coeficientes a determinar).
Uma extensão: equações diferenciais de ordem n > 2 , suas soluções e métodos de resolução.
Aplicação: vibrações mecânicas.
Resoluções de equações diferenciais lineares de segunda ordem por séries de potências em torno de
pontos ordinários e singulares regulares.
METODOLOGIA
As 108 horas-aula teóricas previstas para a disciplina serão desenvolvidas em formato híbrido por meio de atividades presenciais e remotas, conforme descrito a seguir.
Atividades presenciais (100 horas-aula): Serão desenvolvidas na forma de aulas expositivas, utilizando quadro, giz e data show. Ao final da exposição de cada item do programa, serão resolvidos exercícios em sala de aula com o objetivo de fixar os conteúdos desenvolvidos.
Atividades remotas assíncronas (8 horas-aula): A carga horária de 8 horas-aula serão desenvolvidas de forma assíncrona. As atividades serão disponibilizadas na Plataforma Moodle e consistem da resolução de questionários, abordando temas já desenvolvidos nas aulas presenciais. Os dados para acesso à disciplina no Moodle são:
Curso: C3_2022/1
Chave: c3feelt_20221
AVALIAÇÃO
Como forma de avaliação, serão realizadas 3 provas regulares e uma prova substitutiva, todas dissertativas, valendo 100 pontos cada, nas seguintes datas:
Primeira prova: 10/11/2022
Segunda prova: 15/12/2022
Terceira prova: 26/01/2023
Prova substitutiva: 02/02/2023
A nota final do aluno será a média das notas das três provas regulares. Como forma de recuperação, os alunos que não obtiverem média 60 ou maior, poderão realizar a prova substitutiva, cuja nota substituirá a menor nota das provas regulares. Todas as provas serão corrigidas tendo como referência um gabarito.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BOYCE, W. E. & DIPRIMA, R. C. Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno. 9a. ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2010.
STEWART, J. Cálculo. Vol. 2, 7a. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
ZILL, D. G.; CULLEN, M. R. Equações diferenciais. São Paulo: Makron Books, 2003. 2 v.
Complementar
CARVALHO, A. N.; NUNES, W. V. L.; ZANI, S. L. Notas de Aula - Cálculo III. ICMC-USP, 2011. Disponível em https://www.icmc.usp.br/institucional/estrutura-administrativa/departamentos/sma/materialdidatico
LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. Vol. 2, 3a. ed. São Paulo: Harbra, 1994.
MENDES, C. M. Notas de Aula - Cálculo Vetorial. ICMC-USP, 2015. Disponível em https://www.icmc.usp.br/institucional/estrutura-administrativa/departamentos/sma/material-didatico
MUNEM, M. & FOULIS, D. J. Cálculo. VOL. 2. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 1982.
NUNES, W. V. L. Notas do Curso de SMA333 - Cálculo III ou SMA356 - Cálculo IV. São Carlos, 2015. Disponível em https://www.icmc.usp.br/institucional/estrutura- administrativa/departamentos/sma/materialdidatico
SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com Geometria Analítica. Vol. 2, 2a. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Marisa de Souza Costa, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/10/2022, às 14:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.058216/2022-76 | SEI nº 3978842 |