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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 2C Sala 34 - Campus Umuarama - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Relacionamento Pacientes-Profissionais da área de saúde;
- Relacionamento Pacientes-Profissionais da área de saúde e familiares;
- Psicologia do enfermo.
- Formas de enfrentamento do Stress no trabalho dos profissionais da área biomédica.
JUSTIFICATIVA
O conteúdo esta em perfeita sintonia com os objetivos multidisciplinares do curso e a importância dada ao conhecimento de outras áreas de conhecimento para o futuro profissional da área de saúde.
Ao compreender os principais fenômenos e explicações sobre o processo de saúde e doença no campo da psicologia, o futuro profissional se torna mais sensível as necessidades emocionais da pessoa em sofrimento e se torna mais empático e colaborativo em equipes que envolvem o trabalho do psicólogo.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Contribuir para formação do Profissional através de estudos e reflexões sobre as relações deste profissional com seus clientes e Profissionais de Laboratórios |
Objetivos Específicos: |
- Estudar os diversos aspectos existentes no relacionamento entre pacientes e seus familiares no ambiente hospitalar e ambulatorial. - Analisar as formas de enfrentamento do Stress no trabalho do dia-a-dia dos profissionais de saúde |
PROGRAMA
UNIDADE I: Relacionamento entre o Profissional Biomédico e o Paciente.
- O processo de saúde e doença, reflexões e teorias atuais na psicologia
- As explicações das escolas da psicologia sobre o processo de doença e o seu tratamento
Abordagem humanista, comportamental e cognitiva.
Avaliação e treinamento de habilidades sociais
UNIDADE II – Psicologia do Enfermo:
- Os transtornos associados a ansiedade e depressão e sua dinâmica
- O ciclo de vida e o processo de saúde e doença, as peculiaridades do trabalho em saúde com crianças, adolescentes, idosos e pacientes terminais.
UNIDADE III - Formas de Enfrentamento do Stress no Trabalho:
- A dinâmica do estresse como evento fisiológico, psicológico e social.
- O enfrentamento do estresse e sua relevância nas intervenções na saúde
- O efeito de drogas no comportamento emoção e cognição
UNIDADE IV - Trabalho multidisciplinar e pesquisa integrada: psicologia X biomedicina.
- o problema da adesão em atendimento em saúde.
- A dor e sua acepção como fenómeno fisiológico, psicológico e cultural
- Pesquisa envolvendo comportamento humano, métodos e processos
METODOLOGIA
Será utilizado aulas teórico expositivas com apoio de data show, documentários caso clínicos exposição de pesquisas, texto no moodle etc
Serão realizados trabalhos em grupo e debates dirigidos tal como descrito no sistema de avaliação
AVALIAÇÃO
2 avaliações individuais e sem consulta, cada uma valendo 35 pontos, uma da unidade I e II e outra da unidade III e IV. As duas provas conterão perguntas fechadas e perguntas abertas (dissertativas)
1- Um seminário em grupo – o grupo escolhera uma pesquisa publicada em periódicos nacionais relacionando psicologia da saúde e sua área de atuação e fará uma exposição para a sala ressaltando as etapas da pesquisa, aplicabilidade e importância para a área. A nota será dada com base na coerência da apresentação e com base em relatório escrito. Valor 20 pontos
Atividades grupais no MOODLE com textos e perguntas referentes ao conteúdo proposto – valor total 10 pontos.
Avaliação Recuperativa.
Conforme resolução CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022 o aluno que não obtiver os 60 pontos mínimos para a aprovação, e que tenha 75% de presença, poderá pedir uma avaliação de recuperação. A mesma deve ser solicitada pelo aluno através do e-mail institucional - montagnero@ufu.br até 48 horas depois da divulgação da nota final. A prova será realizada em data e local previamente combinado com o aluno e versará sobre todo o conteúdo ministrado. O aluno será considerado aprovado se o aproveitamento final na avaliação for de no mínimo 60%. A nota final do aluno na disciplina, caso aprovado, sempre será considerada pelo valor mínimo - 60 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BORYSENKO, J. Cuidando do corpo, curando a mente. 3 ed. Rio de Janeiro. Record 1995.
CAMPOS, D. M. S. Psicologia da Aprendizagem. 22ª ed. Petrópolis. Vozes. 1991.
CASSORLA, R. M. S. Da Morte: Estudos Brasileiros, Campinas, Papirus, 1991.
FLAVELL, J. H. et al. Desenvolvimento Cognitivo. 3ª ed. Porto Alegre. Artes Médicas, 1999.
SILVA, M. G. R., Prática Médica: dominação e submissão: uma análise institucional.
Rio de Janeiro, Zahar editores. 1976.
WEISS, D. H., Administre o Stress. São Paulo, Nobel, 1991.
Complementar
KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J. H.; JESSELL, T. M. Fundamentos da neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Editora Prentice Hall, 1997.
LENT, R. Cem Bilhões de neurônios- Conceitos fundamentais de Neurociência. São Paulo: Editora Atheneu, 2004.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alexandre Vianna Montagnero, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/04/2022, às 12:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.020703/2022-66 | SEI nº 3533012 |