UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Psicologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Psicologia Aplicada a Biomedicina

Unidade Ofertante:

Instituto de Psicologia

Código:

GBD014

Período/Série:

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Alexandre Vianna Montagnero

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

 

 

EMENTA

 Relacionamento Pacientes-Profissionais da área de saúde;

- Relacionamento Pacientes-Profissionais da área de saúde e familiares;

- Psicologia do enfermo.

- Formas de enfrentamento do Stress no trabalho dos profissionais da área biomédica.

JUSTIFICATIVA

O conteúdo esta em perfeita sintonia com os objetivos multidisciplinares  do curso e a importância dada ao conhecimento de outras áreas de conhecimento para o futuro profissional da área de saúde.

Ao compreender os principais fenômenos e explicações sobre  o processo de saúde e doença no campo da psicologia, o futuro profissional se torna mais sensível as necessidades emocionais da pessoa em sofrimento e se torna mais empático e colaborativo em equipes  que envolvem o trabalho do psicólogo. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Contribuir para formação do Profissional através de estudos e reflexões sobre as relações deste profissional com seus clientes e Profissionais de Laboratórios

Objetivos Específicos:

- Estudar os diversos aspectos existentes no relacionamento entre pacientes e seus familiares no ambiente hospitalar e ambulatorial.

- Analisar as formas de enfrentamento do Stress no trabalho do dia-a-dia dos profissionais de saúde

PROGRAMA

UNIDADE I: Relacionamento entre o Profissional Biomédico e o Paciente.

- O processo de saúde e doença, reflexões e teorias atuais na psicologia  

- As explicações das escolas da psicologia sobre o processo de doença e o seu tratamento

Abordagem humanista, comportamental e cognitiva.

Avaliação e treinamento de habilidades sociais

UNIDADE II – Psicologia do Enfermo:

-  Os transtornos associados a ansiedade e depressão  e sua dinâmica

- O ciclo de vida e o processo de saúde e doença, as peculiaridades do trabalho em saúde com crianças,  adolescentes,  idosos   e pacientes terminais.

UNIDADE IIIFormas de Enfrentamento do Stress no Trabalho:

- A dinâmica do estresse como evento fisiológico, psicológico e social.

- O enfrentamento do estresse e sua relevância nas intervenções na saúde

- O efeito de drogas no comportamento emoção e cognição

UNIDADE IV -  Trabalho multidisciplinar e pesquisa integrada: psicologia X biomedicina.

- o problema da adesão em atendimento em saúde.

- A dor e sua acepção como fenómeno fisiológico, psicológico e cultural

- Pesquisa envolvendo comportamento humano, métodos e processos

METODOLOGIA

Será utilizado aulas teórico expositivas com apoio de data show, documentários caso clínicos  exposição de pesquisas, texto no moodle etc

Serão realizados trabalhos em grupo e debates dirigidos tal como descrito no sistema de avaliação

AVALIAÇÃO

2 avaliações individuais e sem consulta, cada uma valendo 35 pontos,  uma da unidade I e II e outra da unidade III e IV. As duas provas conterão perguntas fechadas e perguntas abertas (dissertativas)

1- Um seminário em grupo – o  grupo escolhera uma pesquisa publicada em periódicos nacionais relacionando psicologia da saúde e sua área de  atuação e fará uma exposição para a sala ressaltando as etapas da pesquisa, aplicabilidade e importância para a área. A nota será dada com base na coerência da apresentação e com base em relatório escrito. Valor 20 pontos

Atividades grupais no MOODLE com textos e perguntas referentes ao conteúdo proposto – valor total 10 pontos.

Avaliação Recuperativa.

Conforme resolução CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022 o aluno que não obtiver os 60 pontos mínimos para a aprovação, e que tenha 75% de presença, poderá pedir uma avaliação de recuperação. A mesma deve ser solicitada pelo aluno através do e-mail institucional - montagnero@ufu.br até 48 horas depois da divulgação da nota final. A prova será realizada em data e local previamente combinado com o aluno e versará sobre todo o conteúdo ministrado. O aluno será considerado aprovado se o aproveitamento final na avaliação for de no mínimo 60%. A nota final do aluno na disciplina, caso aprovado, sempre será considerada pelo valor mínimo - 60 pontos.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BORYSENKO, J. Cuidando do corpo, curando a mente. 3 ed. Rio de Janeiro. Record 1995.

CAMPOS, D. M. S. Psicologia da Aprendizagem. 22ª ed. Petrópolis. Vozes. 1991.

CASSORLA, R. M. S. Da Morte: Estudos Brasileiros, Campinas, Papirus, 1991.

FLAVELL, J. H. et al. Desenvolvimento Cognitivo. 3ª ed. Porto Alegre. Artes Médicas, 1999.

SILVA, M. G. R., Prática Médica: dominação e submissão: uma análise institucional.

Rio de Janeiro, Zahar editores. 1976.

WEISS, D. H., Administre o Stress. São Paulo, Nobel, 1991.

Complementar

KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J. H.; JESSELL, T. M. Fundamentos da neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Editora Prentice Hall, 1997.

LENT, R. Cem Bilhões de neurônios- Conceitos fundamentais de Neurociência. São Paulo: Editora Atheneu, 2004.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alexandre Vianna Montagnero, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/04/2022, às 12:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.020703/2022-66 SEI nº 3533012