UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Biologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE

Unidade Ofertante:

INBIO

Código:

INBIO49503

Período/Série:

1

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

15

Total:

45

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Jeamylle Nilin

Ano/Semestre:

2022.2

Observações:

Horário de atendimento: terça 14:00-16:00 (sala 53 bloco 2D Campus Umuarama)

Os alunos deverão acessar a equipe no TEAMS: https://teams.microsoft.com/l/team/19%3agRQJR4_lgNs5xr2cn28Fs5h1aSLRvu1-ScvSKaomVjc1%40thread.tacv2/conversations?groupId=be624304-fffb-4408-af3c-6e9bc3d9fd87&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451

 

EMENTA

Ecologia em seus diferentes níveis: organismo, população, comunidades e ecossistemas. Padrões e processos ecológicos existentes nos diferentes biomas naturais. Interações entre o ambiente físico e biótico e os referentes à ação antrópica e conservação dos ecossistemas. 

JUSTIFICATIVA

O conteúdo da disciplina de Ecologia e Biodiversidade visa inserir a temática ambiental na formação do biotecnologista apresentando e debatendo as questões ecológicas e o uso racional dos recursos naturais. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar os discentes para a compreensão da ecologia, com conhecimentos de termos, conceitos, expressões e fenômenos específicos de toda a ecologia.

  • Compreender as relações entre seres vivos e com o meio em que vivem. 
  • Compreender o funcionamento e a estrutura de um ecossistema, e sua biodiversidade. 

  • Debater sobre os impactos das atividades antrópicas nos ecossistemas 

  • Conhecer as técnicas e metodologias de coleta de dados em campo. 

PROGRAMA

Unidade I – Introdução a Ecologia. Condições e recursos do ambiente. Biodiversidade e evolução. Biodiversidade, interações entre as espécies e controle populacional. População e urbanização humana. Clima e biodiversidade. Unidade II- Biodiversidade e a extinção. Ecossistemas e a sustentabilidade. Biodiversidade e a segurança alimentar. Recursos aquáticos e poluição. Unidade III- Atividades práticas.

METODOLOGIA

Serão ministradas aulas expositivas e dialogadas utilizando quadro, tela e projetor multimídia. O desenvolvimento social, emocional, intelectual e discursivo será estimulado pela participação em aula, exercícios e avaliações. As atividades práticas serão realizadas por meio de exercícios, atividades práticas em sala, aula de campo e seminário. 

 

Semana

Data

Conteúdo específico

1

7/mar

Apresentação da disciplina/Ecologia e Biodiversidade

 

 

Unidade 1 

2

14/mar

Fluxo de matéria e energia;ciclos biogeoquímicos

3

21/mar

Biodiversidade e evolução 

4

28/mar

Interações entre as espécies, sucessão ecológica e controle populacional 

5

4/abr

População e urbanização humana 

6

11/abr

Atividade avaliativa.

 

 

Unidade 2 

 

18/abr

Clima e Biodiversidade

7

25/abr

Conservação de espécies e ecossistemas

8

2/mai

Biodiversidade e a segurança alimentar

9

9/mai

Recursos aquáticos e poluição 

10

16/mai

Atividade avaliativa

 

 

Unidade 3 

11

23/mai

Aula prática

12

30/mai

Aula prática

13

6/jun

Aula prática

14

13/jun

Aula prática

15

20/jun

Seminário

16

27/jun

Entrega do resultados final/Avaliação de recuperação 

AVALIAÇÃO

 

Assiduidade Discente:

Frequência – Serão computadas três presenças por semana, sendo a frequência registrada nos primeiros 10 minutos da aula. Frequência mínima para aprovação de 75%. De acordo com as normas da graduação (CONGRAD 46/2022):

Art. 143. Falta não pode ser abonada, salvo nos casos previstos no § 60, da Lei no 4.375, de 17 de agosto de 1964.

 

Aproveitamento Discente:

Serão realizadas as atividades avaliativas como descrito abaixo.

Nota mínima para aprovação: 60 pontos. 

Caso o aluno não compareça a aula com atividade avaliativa ou seminário levará nota zero na atividade. Será dado a oportunidade de fazer as atividades avaliativas fora de época os alunos apresentarem as justificativas cabíveis nas normas de graduação (CONGRAD 46/2022):

Art. 138. O professor deverá aplicar atividade acadêmica avaliativa fora de época, desde que devidamente comprovado, quando ocorrer a ausência do estudante pelos seguintes motivos:

I – exercícios ou manobras efetuadas na mesma data e hora, em caso de Serviço Militar Temporário, conforme a Lei no 4.375, de 17 de agosto de 1964;

II – problema de saúde devidamente comprovado por atestado; e

III – falecimento de filhos, pais, cônjuges e dependentes econômicos.

Art. 139. O prazo para solicitação da atividade acadêmica avaliativa fora de época ao professor será de 3 (três) dias úteis.

 

Essa solicitação deverá ser entregue via email (nilin@ufu.br) com os devidos documentos comprovativos. A data e horário das atividades fora de época serão combinadas com todos os alunos que faltarem a mesma atividade. 

 

 

Atividade Avaliativa

Pontuação

Critérios para a realização e correção das avaliações

 

Unid 1 e 2

Atividade avaliativa

30 pontos cada atividade (total 60)

As questões objetivas terão correção a partir de gabarito, e as subjetivas serão analisadas quanto a precisão nas informações, objetividade e clareza textual.

 

Unid 3

 Participação na atividade prática

4 pontos

cada atividade (total 16)

Os alunos deverão registrar os dados obtidos em campo, e demais informações solicitadas para cada prática.  

 

Unid 3

Seminário

24 pontos 

Será avaliado quanto ao Conteúdo, Qualidade da Apresentação, Presença e Cumprimento do tempo.

 

Total:

100 pontos

 

Avaliação de recuperação: 

O aluno que não obtiver 60 pontos nas atividades avaliativas da Unidade 1, Unidade 2 e Unidade 3 e com frequência mínima de 75%, poderá recuperar a aprendizagem por meio de prova escrita com pontuação total de 100. A nota final do aluno em recuperação será da seguinte forma:

Nota final: Nota (Unidade 1+ Unidade 2 + Unidade 3) + Nota da recuperação/2. 

A prova escrita versará sobre todo o conteúdo da disciplina. As questões objetivas terão correção a partir de gabarito, e as subjetivas serão analisadas quanto a precisão nas informações, objetividade e clareza textual.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. Cain, M.L., Bowman, W.D., Hacker, S.D., 2011, Ecologia, 604p. 
  2. Miller, G.T., 2021, Ciência Ambiental, 568p.
  3. Ricklefs, R.E., 2003, A Economia da Natureza, 503p. 

Complementar

  1. Boldrini, E.B. ; Lacerda L. , Cassilha M.F. Floresta água e clima. Boas práticas nos biomas brasileiros (1th ed.), ADEMADAN, Antonina (2015).
  2. Buainain A.M. [et al.]. Desafios para a agricultura nos biomas brasileiros /– Brasília, DF : Embrapa, 2020 https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/1125300/1/DESAFIOS-PARA- AGRICULTURA-NOS-BIOMAS-BRASILEIROS-ed01-2020.pdf
  3. Gadotti, M.Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável / Moacir Gadotti. — São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008. Disponivel em http://projetos.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/507/1/FIPF_2012_EDL_01_002.pdf
  4. Joly, Carlos A. et al. Diagnóstico da pesquisa em biodiversidade no Brasil. Rev. USP[online]. 2011, n.89 [citado 2021-02-01], pp. 114-133 . Disponível em: <http://rusp.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 99892011000200009&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0103-9989.
  5. Peroni N.; Hernández, M.I.M. Ecologia de populações e comunidades– Florianópolis : CCB/EAD/UFSC, 2011 Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2946842/mod_resource/content/4/Provinha%201%20%28cap %C3%ADtulo%201%29.pdf

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jeamylle Nilin Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/02/2023, às 11:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.006528/2023-85 SEI nº 4236956