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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39007 |
COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia da Arte |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Debater a reflexão teórica sobre as condições de produção da arte e do papel do artista analisando, em especial,
as sociedades ocidentais contemporâneas.
Compreender a especificidade da Sociologia da arte, seu objeto e formas de abordagem. Estabelecer as
mediações sociais entre artista, produção e público. Visualizar o panorama globalizado das artes
contemporâneas. Possibilitar o desenvolvimento da percepção crítica das condições sociais de produção da
arte, da cultura e do papel do artista no contexto da sociedade capitalista, a partir de uma fundamentação
teórica básica para a compreensão de temas e questões contemporâneas, teorias, problemas e conceitos
relevantes da Sociologia da arte e da cultura.
Ementa
Debater as reflexões teóricas da Sociologia da Arte sobre as condições de produção da arte e do papel do
artista na sociedade capitalista. Discutir a relação entre arte e sociedade a partir de abordagens sobre as práticas
culturais e artísticas como marcas simbólicas das identidades sociais, considerando as dimensões de classe,
de raça e de gênero.
PROGRAMA
1. A Sociologia e o campo artístico
1.1. Por uma definição de Sociologia da Arte: a emergência da Sociologia da Arte e a delimitação de seu
campo de conhecimento e objeto de estudo
1.2. Breve história da Sociologia da Arte: das tradições teóricas à Sociologia de pesquisa
2. Arte como experiência social nas sociedades moderna e contemporânea
2.1. As práticas culturais e artísticas como marcas simbólicas das identidades sociais
2.2. Sociologia do gosto e distinção social
2.3. Alta cultura e cultura popular: diferenças, desigualdades e exclusão social
2.4. Reflexões sobre a diversidade cultural: classe, raça e gênero
3. O debate sociológico sobre o mercado, mediação e mediadores nas esferas da arte e da cultura
3.1. O mercado da arte no contexto da globalização
3.2. Reflexões sobre o Brasil e a América Latina no mapa internacional das artes
3.3. Abordagens sobre mediação e mediadores em arte e cultura
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a Arte. São Paulo: Ática, 2000.
BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
GARCIA CANCLINI, Nestor. A socialização da arte; teoria e prática na América Latina. São Paulo:
Cultrix, 1980.
MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre: Zouk, 2007.
ERG, Vera L. Para uma Sociologia das artes. São Paulo: EdSENAC, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das
Letras, 1996.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São
Paulo: EdUSP, 2007.
ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
GARCIA CANCLINI, Nestor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo:
EdUSP, 2003.
JAMESON, Frederic. Pós-modernidade e sociedade de consumo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n.
12. jul. 1985.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
______. Um outro território: ensaios sobre a mundialização. São Paulo: Olho D’Água, 1999.
SUBIRATS, Eduardo. A cultura do espetáculo. São Paulo: Nobel, 1990.
WU, Chin-Tao. Privatização da cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. São Paulo:
Boitempo, 2006.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a ) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 | SEI nº 1841668 |