UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39007

COMPONENTE CURRICULAR:

                             Sociologia da Arte

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                     Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

               INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Debater a reflexão teórica sobre as condições de produção da arte e do papel do artista analisando, em especial,
as sociedades ocidentais contemporâneas.
Compreender a especificidade da Sociologia da arte, seu objeto e formas de abordagem. Estabelecer as
mediações sociais entre artista, produção e público. Visualizar o panorama globalizado das artes
contemporâneas. Possibilitar o desenvolvimento da percepção crítica das condições sociais de produção da
arte, da cultura e do papel do artista no contexto da sociedade capitalista, a partir de uma fundamentação
teórica básica para a compreensão de temas e questões contemporâneas, teorias, problemas e conceitos
relevantes da Sociologia da arte e da cultura.

 

Ementa

Debater as reflexões teóricas da Sociologia da Arte sobre as condições de produção da arte e do papel do
artista na sociedade capitalista. Discutir a relação entre arte e sociedade a partir de abordagens sobre as práticas
culturais e artísticas como marcas simbólicas das identidades sociais, considerando as dimensões de classe,
de raça e de gênero.

 

PROGRAMA

 

1. A Sociologia e o campo artístico
1.1. Por uma definição de Sociologia da Arte: a emergência da Sociologia da Arte e a delimitação de seu
campo de conhecimento e objeto de estudo
1.2. Breve história da Sociologia da Arte: das tradições teóricas à Sociologia de pesquisa


2. Arte como experiência social nas sociedades moderna e contemporânea
2.1. As práticas culturais e artísticas como marcas simbólicas das identidades sociais
2.2. Sociologia do gosto e distinção social

 

2.3. Alta cultura e cultura popular: diferenças, desigualdades e exclusão social
2.4. Reflexões sobre a diversidade cultural: classe, raça e gênero


3. O debate sociológico sobre o mercado, mediação e mediadores nas esferas da arte e da cultura
3.1. O mercado da arte no contexto da globalização
3.2. Reflexões sobre o Brasil e a América Latina no mapa internacional das artes
3.3. Abordagens sobre mediação e mediadores em arte e cultura

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.


BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a Arte. São Paulo: Ática, 2000.


BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.


GARCIA CANCLINI, Nestor. A socialização da arte; teoria e prática na América Latina. São Paulo:
Cultrix, 1980.


MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre: Zouk, 2007.

ERG, Vera L. Para uma Sociologia das artes. São Paulo: EdSENAC, 2006.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das
Letras, 1996.


BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São
Paulo: EdUSP, 2007.


ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.


FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.


GARCIA CANCLINI, Nestor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo:
EdUSP, 2003.


JAMESON, Frederic. Pós-modernidade e sociedade de consumo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n.
12. jul. 1985.


ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.


______. Um outro território: ensaios sobre a mundialização. São Paulo: Olho D’Água, 1999.


SUBIRATS, Eduardo. A cultura do espetáculo. São Paulo: Nobel, 1990.

 

WU, Chin-Tao. Privatização da cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. São Paulo:
Boitempo, 2006.

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida  Fernandes Silva

Coordenador(a ) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


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Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 SEI nº 1841668