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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA DA AMÉRICA III |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: - |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Refletir acerca dos principais temas e interpretações que norteiam a produção historiográfica sobre o continente americano a partir de temas clássicos no período que se estende desde 1870 até a contemporaneidade;
Compreender, em linhas gerais, as transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas nas diferentes sociedades latino-americanas a partir da chamada “crise das oligarquias”;
Estudar o contexto cultural moldado pela afirmação das vanguardas: a criação e afirmação de identidades locais;
Apresentar os processos que redundaram no crack da bolsa de Nova Iorque, em 1929, bem como o plano de recuperação da economia estadunidense, conhecido como New Deal;
Conhecer o processo de expansão imperialista dos Estados Unidos da América;
Discutir os processos revolucionários e contrarrevolucionários ocorridos no México e em Cuba;
Analisar “os populismos” latino-americanos e debater a existência ou não do neopopulismo.
Examinar a “via chilena” para o socialismo;
Entender os processos que redundaram nos golpes civis-militares em diferentes locais e regiões da América Latina;
Debater cultura e sociedade nas Américas.
Ementa
As transformações ocorridas no seio das sociedades americanas em fins do século XIX e durante o século XX. A existência de um modelo de dependência econômica que condicionava a atuação externa e interna dos Estados latino-americanos. A virada cultural e a criação de identidades nacionais: os modernismos. O esgotamento da via oligárquica. Movimentos de renovação das elites dirigentes: os populismos. A crise de 1929 e o New Deal. O imperialismo estadunidense. A América em chamas: as revoluções no México e em Cuba. A implantação do socialismo por via democrática no Chile. A profusão de golpes civis-militares na América Latina. A atuação das mídias nos processos de homogeneização cultural e política.
PROGRAMA
Unidade 1- A crise das oligarquias tradicionais e o alargamento das possibilidades de participação
1.1. As mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais nas sociedades latino-americanas entre 1870 e 1930: modernidade, modernizações, modernismos e identidades nacionais
1.2. A América Latina nos quadros da economia internacional: o paradigma da dependência
1.3. A arte enquanto elemento de transgressão: vanguardas e cultura popular na década de 1920
1.4. A afirmação das camadas médias urbanas nos cenários sociais e políticos
Unidade 2- A Revolução Mexicana: entre tradições e modificação de práticas econômicas
2.1. A expansão da fronteira agrícola e os processos de segregação e exclusão dos pobres
2.2. A mudança nos padrões de ocupação do solo e a eclosão das guerras civis: do ayllu à exploração mercantil/capitalista
2.3. A ditadura porfirista e a reação dos campesinos
Unidade 3- O crack da bolsa de Nova Iorque em 1929 e o plano de recuperação da economia
3.1. A crise do sistema capitalista
3.2. A readequação do liberalismo econômico sob novas bases
3.3. Republicanos versus Democratas no jogo político estadunidense
3.4. A implementação do New Deal: o Estado keynesiano
Unidade 4- Protesto, participação popular e populismos na América Latina
4.1. Os populismos
4.2. Ideologia popular e resistência de classe: os populismos e a classe operária
4.3. Inclusão/cooptação das massas nos cenários políticos
4.4. Populismo e neopopulismo: os legados históricos sobre partidos e cultura política
Unidade 5- O exercício do imperialismo estadunidense na América Latina
5.1. Submissão à diplomacia do dólar e ao poderio militar
5.2. As intervenções estadunidenses na região
5.3. O alinhamento político no contexto da Guerra Fria e a instalação de protetorados
Unidade 6- Cuba: da independência à revolução de 1959
6.1. Autonomia, revolução e socialismo: entre utopias e realidades
6.2. A tomada do poder por Fidel Castro
6.3. O processo de alinhamento político à União Soviética: a crise dos mísseis
6.4. O isolamento econômico
Unidade 7- Democracia e ditadura na “via chilena” para o socialismo
7.1. Allende e o golpe civil-militar
7.2. O boicote das elites econômicas e as crises de desabastecimento
7.3. A participação popular nas esferas do governo
Unidade 8- Primaveras de chumbo na América Latina
8.1. Os golpes civis-militares: autoritarismos, perseguições e desaparecimentos
8.2. As ditaduras civis-militares e a supressão dos direitos civis
8.3. Comissões da Verdade: anistias, pontos finais e indultos no Cone Sul
Unidade 9- Cultura e produção intelectual na América Latina
9.1. Os debates sobre mídia e contextos culturais diversos
9.2. A criação e manipulação de padrões estéticos: entre a notícia e o interesse político
9.3. O hibridismo em ação: os novos padrões culturais a partir de encontros e desencontros
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BETHELL, L. (org.). História da América Latina, volume IV: de 1870 a 1930. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2009.
BETHELL, L. (org.). História da América Latina: a América Latina após 1930: Estado e Política. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. v. 7.
HALPERÍN DONGHI, T. História da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AGUILAR CAMÍN, H.; MEYER, L. À sombra da Revolução Mexicana: histórica mexicana contemporânea, 1910-1989. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
AZEVEDO, C.; RAMINELLI, R. (orgs.). Histórias das américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
BETHELL, L.; ROXBOROUGH, I. (orgs.). A América Latina entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FERREIRA, J. (org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GUERRA, F.-X. México: del Antiguo Régimen a la Revolución. México: Fondo de Cultura Económica, 2010.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254255 |