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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31802 |
COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 45h |
CH TOTAL: 105h |
OBJETIVOS
Conhecer a organização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Educação Especial, da Educação Básica do Campo, da Educação Escolar Indígena e da Educação Escolar Quilombola enquanto modalidades da Educação Básica.
Planejar e desenvolver intervenções pedagógicas para Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Educação Básica do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola.
Compreender a experiência didática específica dessas modalidades para o desenvolvimento da docência em História.
Articular o conhecimento historiográfico a legislação, conceitos, projetos e currículos para as modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Educação Básica do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola.
Vivenciar as relações entre a prática docente, os problemas conceituais da História, as noções de tempo histórico e de espaço, posicionamentos didáticos e historiográficos, políticas públicas, currículos e avaliação.
Elaborar relatório circunstanciado, com descrição e análise da experiência de estágio.
Ementa
O ensino de História: trabalho docente, relação pedagógica professor-aluno, organização escolar. Prática de estágio supervisionado e efetiva prática de sala de aula: regência. A prática pedagógica e o planejamento do ensino articulado às propostas de ensino em escolas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Educação Básica do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola.
PROGRAMA
Professor de História e práticas educativas.
Planejamento de ensino nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Educação Básica do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola.
Prática docente em História nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Educação Básica do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola: regência.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 4. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2013.
SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo: Global, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRANDÃO. Carlos Rodrigues (Org.). A questão política da educação popular. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes (Org.). Educação de jovens e adultos e educação na diversidade. Florianópolis: UFSC: CED, Núcleo de publicações, 2011.
JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.) Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.
REIS, João José; GOMES, Flávio dos Santos (Orgs). Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2012.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
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Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 | SEI nº 1735623 |