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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Vetores. Retas. Planos. Distâncias. Cônicas. Coordenadas polares. Quádricas e outras superfícies.
JUSTIFICATIVA
O Curso de Graduação em Matemática do ICENP, tentando atender às demandas atuais, pretende formar profissionais que poderão atuar como pesquisador em matemática ou como educador, sendo que em ambas as situações deve estar comprometido com a qualidade do ensino de forma geral. A Geometria Analítica se constitui um campo de conhecimento da Matemática, ao associar geometria e álgebra permite que se estude e compreenda diversos aspectos da Geometria Euclidiana que somente com as ferramentas geométricas dificilmente seriam compreendidos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Usar a álgebra de vetores para o estudo da Geometria Plana e Espacial. |
PROGRAMA
Teórico:
COORDENADAS POLARES
O sistema de coordenadas polares.
Transformação de coordenadas polares em coordenadas retangulares e vice-versa.
QUÁDRICAS E OUTRAS SUPERFÍCIES
Superfícies quádricas (forma reduzida).
Superfícies esféricas.
Superfícies cilíndricas.
Superfícies cônicas.
METODOLOGIA
Ao longo da disciplina, as atividades serão desenvolvidas em uma sala de aula virtual, criada na plataforma Google Classroom, na qual serão oferecidas atividades síncronas e assíncronas conforme a descrição a seguir:
1) Atividades Síncronas (20 horas) - encontros semanais às quartas feiras das 9h às 10h40, compostos por:
2) Atividades Assíncronas (10 horas) - realizadas em horários livres pelos estudantes, compostas por:
Vale destacar que caso haja inviabilidade da execução das atividades na plataforma Google Classroom, seja por dificuldade técnica de acesso pelo professor ou pelos estudantes, ou por falha no sistema, poderão ser utilizadas outras plataformas como o Microsoft Teams, Moodle, Facebook e até mesmo o Whatsapp. E, ainda, no caso do estudante perder alguma atividade realizada de maneira síncrona, o professor indicará meios para que o discente tenha acesso ao conteúdo tratado no encontro.
Assim, as atividades seguirão o cronograma presente na tabela a seguir.
Semana | Atividade Realizada | Modalidade |
1ª | Apresentação da proposta da disciplina e apresentação do software GeoGebra. | síncrona e assíncrona |
2ª | Revisão acerca do conteúdo de visto na disciplina em outro momento. | síncrona e assíncrona |
3ª | Apresentação e discussão acerca de coordenada polares. | síncrona e assíncrona |
4ª | Transformação de coordenadas polares para retangulares e vice-versa. | síncrona e assíncrona |
5ª | Representações em coordenadas polares usando o GeoGebra. | síncrona e assíncrona |
6ª | Introdução ao estudo das superfícies quádricas. | síncrona e assíncrona |
7ª | Apresentação e familiarização com o Geogebra 3D para o estudo das superfícies quádricas. | síncrona e assíncrona |
8ª | Introdução ao estudo das superfícies esféricas. | síncrona e assíncrona |
9ª | Estudo das superfícies esféricas no GeoGebra 3D. | síncrona e assíncrona |
10ª | Introdução ao estudo das superfícies cilíndricas. | síncrona e assíncrona |
11ª | Estudo das superfícies cilíndricas no GeoGebra 3D. | assíncrona |
12ª | Introdução ao estudo das superfícies cônicas. | síncrona |
13ª | Estudo das superfícies cônicas no GeoGebra 3D. | síncrona |
14ª | Prova escrita | assíncrona |
15ª | Devolutiva da prova escrita e atividade de recuperação para aqueles que não atingiram 60 pontos. | síncrona |
AVALIAÇÃO
Apesar da avaliação formativa se caracterizar como um processo contínuo, a disciplina contará com os seguintes momentos formais para a avaliação:
Instrumento |
Valor |
Listas de exercícios sobre cada um dos tópicos presentes no item 5, sendo seis listas valendo seis pontos cada. |
36 |
Prova escrita individual sobre todo conteúdo estudado |
64 |
Total |
100 |
Prova final (para quem não atingir nota 60) |
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BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] BOULOS, P., Geometria analítica: Um Tratamento Vetorial. 3ª Edição. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2005.
[2] STEINBRUCH, A. E WINTERLE, P., Geometria Analítica. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1987.
[3] WINTERLE, P., Vetores e Geometria Analítica. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2000.
Complementar
[3] LIMA, E.L., Coordenadas no Espaço. 3ª Edição. Rio de Janeiro: SBM - Coleção do Professor de Matemática, 1998.
[4] LIMA, E.L., Geometria Analítica e Álgebra Linear. 2ª Edição. Rio de Janeiro: SBM - Coleção matemática Universitária, 2005.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alisson Rafael Aguiar Barbosa, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/05/2021, às 17:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.031085/2021-07 | SEI nº 2803887 |