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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR PLURALIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DE HISTÓRIA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 45 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Analisar conceitos e pressupostos teórico-metodológicos que focalizem o debate educação, ensino de história e multiculturalismo;
Relacionar o campo dos estudos culturais e os objetos de investigação científica sobre diferentes dimensões da educação escolar;
Articular a pesquisa, a produção de conhecimentos e a reflexão sobre multiculturalismo, saberes e práticas educativas;
Refletir sobre políticas e práticas de produção cultural e as relações com os processos de formação docente, currículos e práticas pedagógicas.
Ementa
Estudos e discussões de conceitos e abordagens relacionados à educação, ao ensino de História e ao multiculturalismo na contemporaneidade. Implicações teóricas, políticas e práticas nos currículos, saberes, avaliações e práticas educativas.
PROGRAMA
Unidade 1- Estudos Culturais, a questão multicultural e identidades
Unidade 2- Multiculturalismo, educação e ensino de história
Unidade 3- Multiculturalismo, educação: questões curriculares
Unidade 4- Multiculturalismo e práticas educativas
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1987.
GOODSON, Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CANDAU, Vera M. MOREIRA, Antonio F. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis / RJ: Vozes, 2008.
GOODSON, Ivor F. Currículo – teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
GUIMARÃES, S. e GATTI JÚNIOR, D. (Orgs.). Perspectiva do Ensino de História: ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: Edufu, 2011.
HAAL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254344 |