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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Máquina de indução trifásica. Motor de indução monofásico.
JUSTIFICATIVA
As máquinas elétricas são utilizadas em larga escala em todos os setores da sociedade moderna, particularmente nos setores industriais onde se apresentam como equipamentos que ajudam a moldar a estrutura de utilização da energia elétrica. Mais de 60% da energia elétrica gerada em todo o mundo é utilizada em sistemas industriais, e ali, mais de 50% dessa energia é consumida por motores elétricos. Estes fatos corroboram para justificar a importância de que estudantes de cursos atinentes à área de engenharia elétrica devem ser motivados a absorver sólida formação no que concerne ao conhecimento de projeto, operação e aplicação eficiente das máquinas elétricas operando tanto como motores ou como geradores. Deste modo a disciplina Máquinas Elétricas vai propiciar aos estudantes em formação nessa área, as oportunidades mais abrangentes de aquisição de conhecimentos sólidos, através de aulas teóricas e aulas práticas com a utilização de equipamentos modernos e adequados.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Oferecer aos estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Controle e Automação os fundamentos teóricos e práticos que permitam o entendimento e aplicação correta das máquinas elétricas de indução. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: 1. Descrever fisicamente o princípio de funcionamento de cada tipo de máquina elétrica estudado nas 3 regiões de operação, ou seja, motor, gerador e freio; 2. Dominar a modelagem matemática das máquinas em regime permanente; 3. Abstrair, do circuito equivalente, as características elétricas e mecânicas das máquinas estudadas; 4. Aplicar as características elétricas e mecânicas das máquinas estudadas nas diversas condições de operação; 5. Entender a composição e as características dos materiais aplicados nos dispositivos; 6. Identificar os riscos associados ao desenvolvimento prático do conteúdo, visando a segurança e a prevenção de acidentes. |
PROGRAMA
METODOLOGIA
Técnicas de Ensino:
Aulas síncronas dialogadas e expositivas, utilizando recursos audiovisuais e materiais didáticos da disciplina. A plataforma previamente escolhida e preparada é o Microsoft Teams; caso haja necessidade, haverá troca da plataforma.
Aulas práticas serão realizadas na forma síncrona, apresentadas pelo professor de laboratório, e também na forma assíncrona em forma de estudos dirigidos, simulações e trabalhos de pesquisa;
Atividades em grupo envolvendo simulações computacionais e resolução de exercícios.
Cronograma de Desenvolvimento do Programa
Aulas Teóricas
no das Semanas |
Conteúdo |
01 |
Introdução: Apresentação do plano de ensino e do sistema de avaliação |
02 |
Princípio de funcionamento da máquina de indução trifásica |
03 |
Regiões de operação como motor, gerador e freio |
04 |
Equação da força eletromotriz induzida na máquina de indução |
05 |
Equação do torque em máquinas de indução |
06 |
Corrente alternada e campo magnético girante |
07 |
Circuito equivalente de máquinas de indução |
07 |
Avaliação escrita: Valor: 25,0 pontos |
08 |
Efeitos dos parâmetros no desempenho da máquina de indução |
09 |
Aplicações dos geradores de indução |
10 |
Máquinas de indução associadas com dispositivos eletrônicos |
11 |
Máquinas de indução de alto rendimento |
12 |
Motores de indução de gaiola dupla e gaiola profunda |
13 |
aplicações de motores de indução trifásicos |
14 |
Princípio de funcionamento do motor de indução monofásico |
15 |
Tipos de configurações empregadas para o motor monofásico |
15 |
Avaliação escrita: Valor: 25,0 pontos |
Aulas práticas
no das Aulas |
Conteúdo |
01 |
Apresentação da plataforma de laboratório |
02 |
Características construtivas dos motores de indução trifásicos |
03 |
Campo girante no MIT |
04 |
Ensaio a vazio do MIT |
05 |
Ensaio de rotor bloqueado |
06 |
Levantamento da curva de conjugado do MIT |
07 |
Motor de indução trifásico operando como gerador |
08 |
Operação do motor de indução com carga no eixo |
09 |
Acionamento e comando do motor de indução monofásico |
10 |
Partida direta de motores de indução trifásicos |
11 |
Motores dc brushless |
12 |
Motores dc brushless |
13 |
Avaliação prática individual |
14 |
Avaliação prática individual |
15 |
Avaliação prática individual |
AVALIAÇÃO
Para serem aprovados na disciplina os alunos deverão cumprir os seguintes requisitos:
1 Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas (aulas teóricas + aulas práticas) que será verificada através de verificação oral ou listagem da aula síncrona no Microsoft Teams.
2 Obter 60 pontos de um total de 100, que serão distribuídos da seguinte forma:
· Duas avaliações da parte teórica da disciplina, em datas marcadas nos primeiros dias de aulas, sendo atribuído à primeira prova o valor de 30 pontos, à segunda o valor de 30 pontos;
· Atividade de habilidade técnica individual envolvendo conhecimentos sobre máquinas de indução – valor 10 pontos;
· Apresentação dos relatórios técnicos sobre atividades práticas apresentadas nos roteiros de laboratório e atividades práticas – valor total 30 pontos;
Datas das avaliações marcadas no dia 12/07/2021:
Primeira avaliação teórica escrita: 08/09/2021
Segunda avaliação teórica escrita: 27/10/2021
Atividade de habilidade técnica deverá ser entregue até dia 15/10/2021
Atividades de laboratório deverão ser entregues até dia 25/10/2021
Datas das entregas dos trabalhos práticos
Os relatórios deverão ser entregues na semana subsequente à entrega dos roteiros.
Observações:
1. As avaliações da parte teórica serão realizadas online com a duração de duas horas-aula (100 minutos) para a elaboração da solução. O arquivo deverá ser enviado para a área de arquivos da plataforma Microsoft Teams (30,0 pontos);
2. Relatórios das atividades práticas avaliativas
· Os relatórios deverão ser escritos de acordo com os padrões usuais para relatórios técnicos e entregues na aula subsequente à relativa ao relatório.
3. Avaliação prática de habilidade técnica
· Esta avaliação consiste da aplicação prática de conhecimentos de acionamentos elétricos utilizando o software de simulação de comandos e aplicação prática da solução.
4. As datas e horários das provas são marcados no início do curso e poderão ser mudados, desde que 100% dos alunos matriculados no curso estejam de acordo
5. Todas as comunicações e divulgações de notas serão feitas na área de chat do Microsoft Teams para esta disciplina.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
https://www.weg.net/institutional/BR/pt/.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Luciano Coutinho Gomes, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/06/2021, às 10:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da Silveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/06/2021, às 18:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2862068 e o código CRC 7D823E55. |
Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2862068 |