UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais

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Timbre

Ata

 

ATA DA 1ª reunião/2022 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Aos quatro dias do mês de fevereiro do ano dois mil e vinte e dois, às 8 h, na Sala de Reuniões virtuais do PPGAIG  (ufu.webex.com/meet/gilbertomendes), teve início a 1ª reunião ordinária/2022 do Colegiado, sob a presidência do Prof. Gilberto de Oliveira Mendes, estando presentes os professores Bruno Sérgio Vieira, Gabriel Mascarenhas Maciel ,Vanessa Andaló Mendes de Carvalho e o representante dos discentes Lucas Medeiros  Pereira. Justificada a ausência do  professor  George Deroco Martins. O presidente Gilberto de Oliveira Mendes inicia agradecendo a presença de todos e assim deu início à reunião conforme pauta de convocação. 1. Comunicações.  2.  Decisões ad referendum do Colegiado: Professor Gilberto explica que, após conferências de todos os requisitos exigidos pelo programa para homologação das comissões examinadoras, as decisões administrativas foram emitidas para que fossem cumpridas as normas do Programa, já que não havia nenhuma reunião agendada, e assim passa a leitura das mesmas. 2.1 DECISÃO ADMINISTRATIVA COLPPGAIG Nº 1/2022, que homologa a Comissão Examinadora do Exame Geral de Qualificação do discente Pablo Henrique de Souza Assis, processo 23117.003433/2022-29. Colocada em votação, aprovada por unanimidade. 2.2 DECISÃO ADMINISTRATIVA COLPPGAIG Nº 2/2022, que homologa a Comissão Examinadora do Exame Geral de Qualificação da discente Fernanda Rosa Veloso, processo 23117.004362/2022-81.  Colocada em votação, aprovada por unanimidade. 2.3 DECISÃO ADMINISTRATIVA COLPPGAIG Nº 3/2022, que homologa a Comissão Examinadora do Exame Geral de Qualificação do discente Rafael Martins de Carvalho Araujo, processo 23117.005389/2022-91. Colocada em votação, aprovada por unanimidade. 3. Discussão sobre realização de processo seletivo PPGAIG, semestre 2022/2. Professor Gilberto inicia lembrando que o último processo seletivo não preencheu todas as vagas. Mostra o resultado do processo seletivo 2022/1 e lista os docentes que ficaram sem orientador, sendo: Gleice Aparecida de Assis, Ana Carolina Silva Siquieroli, Fernando Luiz de Paula Santil, Rodrigo Bezerra de Araujo Gallis e Eusimio Felisbino Fraga Junior. Lembra que já houve desistência de candidatos aprovados e que poderia haver mais e abre as discussões para definir se haveria processo seletivo para 2022/2 para preenchimentos dessas vagas. Prof Gabriel Mascarenhas pede a palavra e começa comentando que, devido a esse cenário, o Colegiado deveria refletir sobre o número de docentes vinculados ao programa, no momento de solicitações de credenciamentos. Que quanto mais inchado o quadro de docentes, mais vagas teriam de ser ofertadas para cumprir normas da CAPES. Finalizando diz ser de acordo com o processo seletivo 2022/2, com número de vagas somente para preenchimento das ociosas, mas com a possibilidade do candidato escolher qualquer subárea e não somente as que estão sem orientados. Professor Bruno comenta que esse problema foi geral devido à pandemia, que a demanda foi pequena para todos os Programas. Tomando a palavra, a professora Vanessa manifesta sua concordância com as falas dos professores Gabriel e Bruno, porém ressalva que o Colegiado deveria pensar qual situação seria pior para o Programa, docentes ficarem sem orientados ou abrir o Edital e não haver candidatos devido ao atual cenário. Retornando com a palavra, prof. Gilberto argumenta que, da forma que expôs o professor Gabriel, o problema não seria solucionado, que continuariam com docentes sem orientados.  Novamente, professor Bruno manifesta sua concordância com a abertura do processo seletivo 2022/2 com a oferta pontual, mas sem deixar de reconhecer a pertinência da fala do professor Gabriel. Acabado as discussões, é colocado em votação duas propostas: a não abertura do processo seletivo ou a abertura com oferta de vagas somente para as subáreas com vagas ociosas, ficando o resultado da seguinte forma. Aprovado por 3 votos a favor e dois contra, a proposta de abertura do processo seletivo com oferta de vagas somente para as subáreas ociosas.4. Solicitação do docente Eusímio Felisbino Fraga Junior sobre disponibilização de 2 vagas para a subárea IRRIGAÇÃO DE PRECISÃO no próximo processo seletivo do PPGAIG (3349186). Professor Gilberto lê a solicitação feita pelo professor Eusímio, explicando que nos processos seletivos anteriores, os candidatos direcionados à subárea do professor em questão, por motivos diversos, não exerceram o direito de cursar, levando-o a ficar sem orientados. Continuando, já manifesta sua posição de ser favorável à solicitação. Tomando a palavra, professor Gabriel também manifesta ser favorável. Colocado em votação, a solicitação é aprovada por unanimidade. 5. Encaminhamentos para ingresso de discente do Programa Bolsas Brasil: orientador, matrícula e bolsa. Professor Gilberto lembra que em 2020 o Programa optou pelo ingresso no Programa Bolsas Brasil, que um discente foi selecionado, mas que devido à pandemia não foi possível a matrícula anteriormente, sendo postergada para esse semestre. Continuando, informa que os procedimentos para a matrícula estão sendo realizados e lembra que uma das cotas de bolsa que será liberada em fevereiro será atribuída ao docente conforme previamente definido no momento do ingresso do PPGAIG no Programa Bolsas Brasil. Por fim, expões que o Colegiado deveria definir o orientador que seria direcionado a ele. Faz um relato do histórico acadêmico do candidato, comentando que o perfil do candidato era da área de Geociências. Pedindo a palavra, professor Gabriel lembra que, como houve o remanejamento do orientado do professor João Vitor Mesa Bravo e que o perfil do discente condizia com a subárea do prof. João Vitor, poderiam optar por colocá-lo como orientador. Retornando, professor Gilberto lembra que o professor João Vitor é docente colaborador e que para o Programa seria melhor um docente permanente assumir a orientação, uma vez que a CAPES avalia as atividades dos docentes permanentes. Professora Vanessa comenta que talvez devessem consultar os professores condizentes com o perfil do discente antes de uma decisão. Pedindo novamente a palavra, professor Gabriel manifesta que os docentes da linha do candidato deveriam reunir-se e tomarem a decisão. Professor Bruno expõe que, devido a tudo falado na reunião, deveria direcionar o discente à orientação do professor Rodrigo Gallis. Após discussões, optou-se pelo envio de um e-mail aos docentes permanentes da linha de pesquisa “Desenvolvimento e aplicações de métodos em informações geoespaciais”, para que sugerissem um orientador. A sugestão do grupo seria posteriormente referendada pelo Colegiado. Todos de acordo, passa-se ao próximo item. 6. Solicitação de dilação de prazo feito pelo discente Weldon Martins dos Santos, processo 23117.006967/2022-15. Professor Gilberto explica a solicitação feita pelo discente, fazendo a leitura do documento enviado pelo mesmo, onde constam as razões, um novo cronograma e parecer do médico que acompanha tratamento do discente, assim como a concordância do seu orientador. Após é colocado em votação e aprovado por unanimidade. 7. Solicitação de dilação de prazo feito pelo discente Carlos Alberto Matias de Abreu Junior, processo 23117.006973/2022-64. Professor Gilberto faz a leitura da solicitação de dilação feita pelo discente com concordância do seu orientador, onde é explicado os motivos, assim como o novo cronograma. Após é colocado em discussão e votação. Aprovado por unanimidade. 8. Atribuição de bolsa na subárea Sensoriamento remoto de sistemas agrícolas, solicitado pelo docente George Deroco Martins, processo 23117.007074/2022-89.  Professor Gilberto explica que foi enviado e-mail para a Coordenação pelo professor George Deroco Martins informando sobre a oferta de uma bolsa de mestrado para a subárea Sensoriamento remoto de sistemas agrícolas. O valor da Bolsa é de R$ 1.958,00 e tempo de duração de 24 meses, financiado pelo Convênio UFU x DanStar Lallemand x FAU- Projeto: THE USE OF GEOSPACE INFORMATION TO EVALUATE YIELD INCREASING BY BIOLOGICAL PRODUCTS. Após faz a leitura do parecer da Comissão de Controle de Bolsas (3350243), que, seguindo a Resolução COLPPGAIG Nº 1, de 28 de maio de 2021, indicou a discente Laura Cristina Moura Xavier, primeira classificada na subárea Sensoriamento remoto de sistemas agrícolas no processo de seleção de bolsistas 2022/1. Após é colocado em discussão e votação. Aprovado por unanimidade a indicação da discente Laura Cristina Moura Xavier. 9. Solicitação de aproveitamento de crédito feito pelo discente Rafael Martins de Carvalho Araujo, processo 23117.006976/2022-06. Professor Gilberto mostra o pedido feito pelo discente, onde pede o aproveitamento dos créditos da disciplina PGC422 - Estudo Dirigido 1, cursada no Programa de Pós-graduação em Computação, na UFU, sendo uma disciplina de 5 créditos. Mostra a ementa da disciplina, assim como o histórico do discente onde consta a aprovação e coloca em discussão e votação. Aprovado por unanimidade. 10. Homologação da banca de defesa de dissertação de Mestrado, discente Ana Luisa Alves Ribeiro, processo 23117.006986/2022-33. Professor Gilberto informa que o professor Bruno está se retirando da reunião para cumprir outro compromisso. Continuando mostra a solicitação e coloca em votação. Aprovado por 4 votos a favor. 11. Homologação da banca de defesa de dissertação de Mestrado, discente Adriany Pena de Souza, processo 23117.006994/2022-80. Professor Gilberto narra a solicitação de homologação da banca feita pelo professor Bruno Sergio, que sugeria, além do orientador, mais três membros titulares. Professor Gilberto ressalta que esse formato não estava condizente com o Regulamento do Programa, que define a composição da banca com o orientador e mais dois membros, sendo um externo à UFU. Explica que, ao ser questionado, o professor Bruno argumentou que a banca deveria ser composta por no mínimo três membros e não necessariamente somente três. Na sequência, faz a leitura do Art. 42 do Regulamento do PPGAIG (Resolução CONPEP 6/2019): “A Banca Examinadora incumbida do julgamento da dissertação exigida para a obtenção do título de Mestre será constituída por três membros titulares e um suplente, sendo pelo menos um dos membros titulares externo à UFU, cabendo ao orientador do candidato a presidência da mesma”. Na sequência, Professor Gilberto já se manifesta que, no seu entendimento, seriam somente 3 membros para compor a banca e passa o tema para a discussão. Professora Vanessa questiona qual seria o limite de membros caso aprovada a solicitação, mas entendia que a norma falava em 3 membros. Professor Gabriel propõe chamar o quarto indicado como ouvinte. Retornando a palavra, professor Gilberto propõe a homologação da banca, mantendo somente três membros, sendo o orientador e os examinadores 1 e 2, ficando a banca composta pelo professor Bruno Sergio (orientador), professor Edson Aparecido dos Santos e professora Thaíssa Ferreira de Nóbrega, tendo como suplente a professora Vanessa Andaló Mendes de Carvalho. Após, é colocado em votação e aprovada por unanimidade a composição proposta pelo professor Gilberto. 12. Homologação da banca de defesa de dissertação de Mestrado, discente Jorge Eduardo Ferreira Cunha, processo 23117.007089/2022-47. Feita a leitura da composição da banca é colocado em votação. Aprovada por unanimidade. 13. Homologação da banca de defesa de dissertação de Mestrado, discente Camila Isabel Pereira Rezende, processo 23117.007092/2022-61. Feita a leitura da composição da banca é colocado em votação. Aprovada por unanimidade. 14. Solicitação de inclusão de coorientador feito pelo discente Alessandro Aguilar Sanches, processo 23117.006987/2022-88. Professor Gilberto Faz a leitura do pedido de inclusão de coorientador feito pelo discente, com a anuência de sua orientadora, onde consta a justificativa da escolha, professor Gabriel Mascarenhas Maciel, assim como os benefícios que trará ao seu projeto de pesquisa. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 15. Outros. 15.1. Solicitação de dilação de prazo do discente José Tadeu Ferreira Lima. Professor Gilberto explica que logo após o envio da convocação, chegou ao e-mail da Coordenação solicitação feita pelo discente José Tadeu Ferreira lima, que referia-se a pedido de dilação de prazo. O discente e seu orientador pediam mais 2 meses além do prazo máximo, ou seja, dilação até 31 de março de 2022 e passa a ler o documento enviado pelo discente. Professor Gilberto coloca que, regimentalmente o discente já estava fora dos prazos, uma vez o período máximo de dilação de prazo seria seis meses além dos 24 previstos. Porém, foi feito uma consulta à DIAPG e orientaram que era possível o Colegiado autorizar, mas que ficasse bem documentado e fundamentado. Após discussões ficou definido pela aprovação, porém com a ressalva que era uma excepcionalidade devido ao atual momento de pandemia. Colocado em votação foi aprovado por unanimidade. 15.2. Indicação de membros para a comissão de processo seletivo. Professor Gilberto relata que a Portaria da Comissão de Processo Seletivo havia expirado em dezembro e, portanto, deveriam indicar novos membros. Expressa o agradecimento, ressaltando o grande trabalho feito por essa comissão até momento. Informa que foi feita consulta aos atuais membros da comissão sobre interesse de continuar e também com os demais membros do Programa se alguém queria colaborar. Dos atuais, professores Eusimio Felisbino Fraga Junior e George Deroco Martins manifestaram interesse em permanecer e o professor Vinicius Rofatto de passar integrar a comissão. Explica que a comissão poderia ter somente três membros e coloca em votação se a comissão poderia ser composta pelos três docentes que se manifestaram, ficando o professor Vinicius Rofatto como presidente. Aprovado por unanimidade. Nada mais a ser tratado o Presidente encerrou a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, como secretário, e demais Membros do Colegiado. Monte Carmelo, 04 de fevereiro de 2022.

Bruno Sérgio Vieira

Gabriel Mascarenhas Maciel

Gilberto de oliveira Mendes

Lucas Medeiros Pereira

Vanessa Andaló Mendes de Carvalho

 


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Documento assinado eletronicamente por Gilberto de Oliveira Mendes, Presidente, em 04/03/2022, às 10:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Andalo Mendes de Carvalho, Membro de Colegiado, em 04/03/2022, às 11:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel Mascarenhas Maciel, Membro de Colegiado, em 05/03/2022, às 13:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucas Medeiros Pereira, Membro de Colegiado, em 07/03/2022, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Bruno Sergio Vieira, Membro de Colegiado, em 22/03/2022, às 11:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.006840/2022-98 SEI nº 3410151