UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Geral II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP

34203

Período/Série:

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

André Luiz dos Santos

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

Ofertada em formato 100 % presencial. A plataforma Microsoft Teams® será utilizada para a disponibilização de materiais usados em aula, lista de exercícios, divulgação de notas, etc., sendo, portanto, o canal oficial de comunicação docente e os estudantes matriculados. Os estudantes matriculados serão adicionados à equipe ICENP 34203 - Química Geral II 2023.

 

EMENTA

1. Gases.

2. Cinética Química.

3. Equilíbrio Químico.

4. Equilíbrio ácido-base.

5. Termoquímica.

6. Termodinâmica Química.

7. Eletroquímica.

JUSTIFICATIVA

A disciplina visa fornecer ao discente, noções básicas sobre aspectos gerais da química, seus princípios básicos e aplicações. Com este conhecimento, o discente deverá desenvolver um raciocínio químico em conceitos fundamentais da química, incluindo termoquímica, cinética, equilíbrio químico e eletroquímica. Estes conhecimentos constituem uma base fundamental para os componentes curriculares que virão em períodos posteriores.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Trabalhar com o discente uma visão geral da Química, através de seus conceitos básicos e aplicações.

Objetivos Específicos:

Propiciar e estimular o discente a desenvolver o raciocínio químico em gases, em cinética química, em equilíbrio químico, em termodinâmica e em eletroquímica.

PROGRAMA

1. Gases: Características dos gases; pressão; as leis dos gases; gás perfeito; misturas gasosas e pressões parciais; aplicações; gases reais.

2. Cinética Química: Velocidades das reações químicas; fatores que afetam a velocidade das reações químicas; concentração e velocidade; variação da velocidade com o tempo; temperatura e velocidade; mecanismos de reação; catalise.

3. Equilíbrio Químico: Conceito de equilíbrio; constante de equilíbrio; equilíbrios heterogêneos; cálculos da constante de equilíbrios; aplicações; princípio de Le Châtelier.

4. Equilíbrio ácido-base: Conceito de ácido-base; ácido e bases de Bronsted-Lowry; auto-ionização da água; escala de pH; ácidos e bases fortes e fracos; relação entre Ka e Kb; propriedades ácido-base de soluções de sais; comportamento ácido-base e estrutura química; ácido base de Lewis.

5. Termoquímica: A natureza da energia; a primeira lei da termodinâmica; entalpia; entalpia da reação; calorimetria; Lei de Hess; entalpia de formação. Termodinâmica: Processos espontâneos; Entropia e a segunda lei da termodinâmica; interpretação molecular da entropia; variações da entropia nas reações químicas; energia livre de Gibs; energia livre e temperatura; energia livre e constante de equilíbrio.

7. Eletroquímica: Reações de oxirredução; balanceamento de equações de oxirredução; células voltaicas; FEM de pilhas; espontaneidade de reações redox; efeito da concentração na FEM da pilha; baterias; corrosão; eletrólise.

 

METODOLOGIA

     O conteúdo da disciplina será ministrado por meio de aulas expositivas utilizando datashow e quadro branco. As aulas expositivas envolverão a apresentação e discussão do conteúdo, resolução de exercícios e discussão de vídeos, além de atividades em grupo.

AVALIAÇÃO

       A avaliação será realizada por meio de três provas escritas, individuais e sem consulta compreendendo os tópicos abordados na disciplina. A média final será a média aritmética das três provas. As notas serão atribuídas na escala de 0 a 100 e o estudante precisará atingir nota final = 60 para ser aprovado. 

Atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022: Os estudantes que tiverem pelo menos 75 % de presença e não alcançarem a nota final 60 terão direito uma atividade de recuperação. A atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem será por meio de uma prova escrita, individual e sem consulta abordando todo o conteúdo do componente curricular. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. A nova nota final será calculada pela média aritmética da nota das três provas regulares e da nota da prova de recuperação. Persistindo a nota final menor do que 60, o estudante será reprovado.

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central. 13. ed. São Paulo: Pearson Education, 2016.

[2] KOTZ, J. C.; TREICHEL, P. M. Química geral e reações químicas. São Paulo: Pioneira, 2005. 2 v.

[3] RUSSEL, J. B. Química geral. 2. ed. São Paulo: Ed. Pearson, 1994. v. 2.

Complementar

[1] ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed.

Porto Alegre: Bookman, 2006

[2] ROCHA-FILHO, R. C.; SILVA, R. R. Cálculos básicos da química. 2. ed. São Carlos: EDUfscar, 2006.

[3] MAIA, D. J.; BIANCHI, J. C. A. Química geral: fundamentos. São Paulo: Pearson Education, 2007.

[4] BRADY, J. E.; RUSSELL, J. W.; HOLUM, J. R. Química: a matéria e suas transformações. 3. ed. Rio de

Janeiro: LTC, 2002. 2 v.

[5] MAHAN, B. M.; MYERS, R. J. Química: um curso universitário. São Paulo: Edgard Blücher, 1995.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5101388