|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Elaboração e redação do projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de pesquisa e referências bibliográficas.
JUSTIFICATIVA
A construção de um projeto de pesquisa é ferramenta importante na formação do historiador, seja no bacharelado, seja na licenciatura. É a partir do aprendizado das várias etapas de um projeto que o graduando pode tornar-se pesquisador nos diversos ambientes profissionais após a conclusão do curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Capacitar o aluno para reelaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa. |
Objetivos Específicos: |
- Reescrever o projeto de pesquisa desenvolvido na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História. - Refletir sobre temas e problemáticas que podem ter desdobramentos em pesquisas posteriores. - Habilitar o egresso em suas futuras atuações nos diversos níveis de ensino. |
PROGRAMA
Unidade I – Orientação no recorte temporal e temático e na escolha teórico-metodológica.
Unidade II – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.
Unidade III – Ordenação e seleção de fontes para confecção do projeto: orientação e acompanhamento.
Unidade IV – Orientação na redação do projeto individual de pesquisa em História.
METODOLOGIA
O curso será desenvolvido nas plataformas Moodle (https://www.moodle.ufu.br) e RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) em atividades assíncronas e síncronas respectivamente. Serão 15 (quinze) encontros síncronos de 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos por encontro aos sábados das 08 horas às 09h30min entre os dias 04/12/2021 e 02/04/2022 na plataforma RNP. No primeiro encontro serão explicitados o conteúdo e formato do curso, a disponibilidade técnica necessária para o acompanhamento da disciplina e as formas de avaliação. As atividades assíncronas corresponderão a pesquisas na web de artigos acadêmicos e fontes digitais sobre a temática da pesquisa, a reescrita do projeto de pesquisa e roteiros de leitura. O atendimento individual será realizado pela plataforma RNP MConf através de agendamento prévio por e-mail. Para realização das atividades assíncronas os alunos deverão dispor de 2 (duas) horas e 30 (trinta) minutos por semana. Os roteiros de leitura serão baseados nos aspectos teóricos da História Social e na bibliografia específica para cada temática de pesquisa a ser discutida nas unidades e disponibilizadas na plataforma Moodle no ambiente da disciplina. O atendimento individual será realizado pela plataforma RNP MConf através de agendamento prévio por e-mail. Os discentes necessitam dos seguintes equipamentos para a realização das atividades: acesso à Internet; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf, Moodle, e possuir e-mail institucional. Os atendimentos remotos individuais deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br
AVALIAÇÃO
A nota final da disciplina será a média dos seguintes instrumentos avaliativos:
- Avaliação 1: Apresentação e Comentário dos textos teóricos selecionados ao longo da disciplina. A apresentação deverá ser realizada em slides e apresentados através da plataforma Moodle. Os comentários deverão ser realizados oralmente e por escrito. Na primeira aula serão definidas as datas e a dinâmica da avaliação. Data de Entrega: ao longo do semestre. Valor: 100 pontos.
Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; articulação entre as questões principais dos textos discutidos na atividade síncrona; confecção de slides; utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas nos slides e no comentário.
- Avaliação 2: Reescrita do projeto de pesquisa. Entrega na plataforma Moodle. Data de Entrega: 05/06/2021. Valor: 100 pontos.
Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas; articulação entre o objeto, as hipóteses, os textos discutidos nas reuniões síncronas e as fontes selecionadas e descritas.
A assiduidade dos discentes será apurada a partir da entrega das atividades assíncronas na plataforma Moodle e a participação nas atividades síncronas na plataforma RNP MConf através do recurso “salvar nomes dos participantes”.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.
LOMBARDI, José Claudinei (org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores associados, 2000.
VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A Pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1989.
Complementar
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2007.
FENELON, Déa Ribeiro et al (orgs). Muitas Memórias, outras Histórias. São Paulo: Olho Dágua, 2004.
GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (orgs.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações / Décio Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2005.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História cultural: experiências de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003.
SILVA, Maria Angela; PINHEIRO, Maria S. F.; FREITAS, N. E. Guia Para Normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses. 4ª ed. Uberlândia – MG: EDUFU, 2004.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 23:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3166145 e o código CRC 2154E1A6. |
Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3166145 |