UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I)

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS028

Período/Série:

7º 

Turma:

CARLOS1

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15 H

Prática:

45 H

Total:

60 H

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Eduardo Moreira de Araújo

Ano/Semestre:

2021.1

Observações:

Período letivo: 2021/1 (29/11/ 2021 a 02/04/2022) conforme Resolução 25/2020 CONGRAD.                  

 

EMENTA

Elaboração e redação do projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de pesquisa e referências bibliográficas.

JUSTIFICATIVA

A construção de um projeto de pesquisa é ferramenta importante na formação do historiador, seja no bacharelado, seja na licenciatura. É a partir do aprendizado das várias etapas de um projeto que o graduando pode tornar-se pesquisador nos diversos ambientes profissionais após a conclusão do curso.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Capacitar o aluno para reelaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa.

Objetivos Específicos:

- Reescrever o projeto de pesquisa desenvolvido na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História.

- Refletir sobre temas e problemáticas que podem ter desdobramentos em pesquisas posteriores.

- Habilitar o egresso em suas futuras atuações nos diversos níveis de ensino.

PROGRAMA

Unidade I – Orientação no recorte temporal e temático e na escolha teórico-metodológica.

Unidade II – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.

Unidade III – Ordenação e seleção de fontes para confecção do projeto: orientação e acompanhamento.

Unidade IV – Orientação na redação do projeto individual de pesquisa em História.

METODOLOGIA

O curso será desenvolvido nas plataformas Moodle (https://www.moodle.ufu.br) e RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) em atividades assíncronas e síncronas respectivamente. Serão 15 (quinze) encontros síncronos de 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos por encontro aos sábados das 08 horas às 09h30min entre os dias 04/12/2021 e 02/04/2022 na plataforma RNP. No primeiro encontro serão explicitados o conteúdo e formato do curso, a disponibilidade técnica necessária para o acompanhamento da disciplina e as formas de avaliação. As atividades assíncronas corresponderão a pesquisas na web de artigos acadêmicos e fontes digitais sobre a temática da pesquisa, a reescrita do projeto de pesquisa e roteiros de leitura. O atendimento individual será realizado pela plataforma RNP MConf através de agendamento prévio por e-mail. Para realização das atividades assíncronas os alunos deverão dispor de 2 (duas) horas e 30 (trinta) minutos por semana. Os roteiros de leitura serão baseados nos aspectos teóricos da História Social e na bibliografia específica para cada temática de pesquisa  a ser discutida nas unidades e disponibilizadas na plataforma Moodle no ambiente da disciplina. O atendimento individual será realizado pela plataforma RNP MConf através de agendamento prévio por e-mail. Os discentes necessitam dos seguintes equipamentos para a realização das atividades: acesso à Internet; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf, Moodle, e possuir e-mail institucional. Os atendimentos remotos individuais deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br  

AVALIAÇÃO

A nota final da disciplina será a média dos seguintes instrumentos avaliativos:

- Avaliação 1: Apresentação e Comentário dos textos teóricos selecionados ao longo da disciplina. A apresentação deverá ser realizada em slides e apresentados através da plataforma Moodle. Os comentários deverão ser realizados oralmente e por escrito. Na primeira aula serão definidas as datas e a dinâmica da avaliação.  Data de Entrega: ao longo do semestre. Valor: 100 pontos.

Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; articulação entre as questões principais dos textos discutidos na atividade síncrona; confecção de slides; utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas nos slides e no comentário.

- Avaliação 2: Reescrita do projeto de pesquisa. Entrega na plataforma Moodle. Data de Entrega: 05/06/2021. Valor: 100 pontos.

Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas; articulação entre o objeto, as hipóteses, os textos discutidos nas reuniões síncronas e as fontes selecionadas e descritas.

A assiduidade dos discentes será apurada a partir da entrega das atividades assíncronas na plataforma   Moodle e a participação nas atividades síncronas na plataforma RNP MConf através do recurso “salvar nomes dos participantes”.  

BIBLIOGRAFIA

Básica

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.

LOMBARDI, José Claudinei (org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores associados, 2000.

VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A Pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1989.

Complementar

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2007.

FENELON, Déa Ribeiro et al (orgs). Muitas Memórias, outras Histórias. São Paulo: Olho Dágua, 2004.

GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (orgs.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações / Décio Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2005.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História cultural: experiências de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003.

SILVA, Maria Angela; PINHEIRO, Maria S. F.; FREITAS, N. E. Guia Para Normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses. 4ª ed. Uberlândia – MG: EDUFU, 2004.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 23:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3166145