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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Importância da Física Médica. A importância da Física para a Medicina. Tópicos de pesquisa e desenvolvimento em Física Médica.
JUSTIFICATIVA
Discplina obrigatória do 1° PERÍODO.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
1. Compreender a importância da Física Médica no desenvolvimento científico e tecnológico; 2. Reconhecer as diversas áreas de atuação da Física Médica; 3. Relacionar o conhecimento envolvido nas diversas áreas da Física Médica; 4. Empregar metodologia e atitude científicas na solução de problemas; 5. Utilizar o formalismo científico no tratamento de fenômenos físicos. |
Objetivos Específicos: |
1 A importância da Física Médica 2 A importância da Física para a Medicina 3 Tópicos de Pesquisa e Desenvolvimento em Física Médica
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PROGRAMA
1 A importância da Física Médica
1.1 Implicações da Física na mudança cultural, científica e tecnológica do século XX.
1.2 A interdisciplinaridade da Física
1.3 As áreas de atuação do Físico Médico
1.4 Tendências de atuação futura de um Físico Médico
2 A importância da Física para a Medicina
2.1 Os paradigmas da Física newtoniana
2.2 Noções básicas sobre o desenvolvimento da Mecânica Quântica e aspectos biológicos
2.3 Noções básicas sobre Física Nuclear aplicada à Medicina
3 Tópicos de Pesquisa e Desenvolvimento em Física Médica
3.1 Instrumentação biomédica
3.2 Aspectos físicos envolvidos nos equipamentos de diagnósticos e na terapia médica
3.3 Pesquisas realizadas na fronteira da Física.
3.4 Pesquisas em Física realizadas no Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia.
METODOLOGIA
As aulas serão apresentadas na forma de seminários, empregando data-show e quadro. Durante as aulas será realizada uma discussão sobre os temas, para que os alunos possam entender melhor os temas abordados.
Em cada aula, os alunos têm a oportunidade de interagir, podendo interromper a explicação a qualquer momento, possibilitando a interação entre os alunos e o professor. Serão discutidos temas práticos, com aplicações no cotidiano dos alunos.
Disponibilização de material didático e listas de exercícios: Serão disponibilizados para os alunos arquivos PDF por meio de uma pasta criada no canal Microsoft TEAMS. Esta plataforma será usada como auxiliar do curso.
Atividades Complementares Assíncronas: Listas de exercícios e roteiros de estudos passados aos alunos por plataforma eletrônica de ensino (Microsoft TEAMS).
Instruções para acesso ao Microsoft TEAMS (Devem ser realizadas nesta ordem):
1. Todo(a)s devem ter seu email institucional na forma: *usuário*@ufu.br;
2. Acesse: http://www.comunica.ufu.br/comunicado/2020/05/office-365-education-esta-disponivel-para-os-usuarios-de-e-mails-ufu-br
3. Siga as instruções de cadastro;
4. Envie um e-mail para o docente da disciplina (lucio.neves@ufu.br), informando o seu e-mail UFU empregado no cadastro do Microsoft TEAMS.
No total, serão ministradas 34 horas-aula presenciais e 2 horas-aula assíncronas (considerando as 17 semanas de aulas, conforme calendário acadêmico aprovado pela Resolução 56/2022 do CONGRAD (3846669)).
AVALIAÇÃO
Serão empregados os seguintes métodos de avaliação:
1. Trabalhos entregues semanalmente.
2. Apresentação de um seminário no final do curso.
3. A nota final (NF) será calculada como a média aritmética simples dos trabalhos semanais, com peso de 50%, e a nota do trabalho final, com peso de 50%.
4. Será realizada uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem (AARA), conforme o disposto no Art. 141. da RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022:
Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.
5. Caso o discente realize a AARA, a nova nota final (NF2) será calculada como a média aritmética simples entre a NF e a AARA.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BUSHONG, S. C. Ciência radiológica para tecnólogos: física, biologia e proteção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
KANE, AMADO S. Introduction to physics in modern medicine. Boca Raton: CRC Press, 2009.
OKUNO, E.; CALDAS, I. L.; CHOW, C. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986.
Complementar
CHAVES, A. S. Física: curso básico para estudantes de ciências físicas e engenharias. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K. S. Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2003.
HEWITT, P. G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2011.
OKUNO E.; YOSHIMURA E. M.; Física das radiações. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.
OKUNO, E. Radiação: efeitos, riscos e benefícios. São Paulo: Harbra.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lucio Pereira Neves, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/09/2022, às 19:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.060094/2022-88 | SEI nº 3876767 |