Boletim de Serviço Eletrônico em 17/02/2022

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Edital COCGE nº 1/2022

09 de fevereiro de 2022

Processo nº 23117.008568/2022-81

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INGRESSO NO PET GEOGRAFIA MEC/UFU 1-2022

O Curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Uberlândia, no uso de suas atribuições e tendo em vista o Manual de Regulamentação dos Grupos PET MEC e PET Institucional da UFU, torna público o processo seletivo para ingresso de alunos no Grupo PET Geografia MEC/UFU 1-2022.

 

1. CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA

1.1. O PET constitui-se em programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que tem por objetivos:

I.   Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

II.  Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

III. Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

IV. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; V - Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

1.2. São deveres do aluna e aluno bolsista e da aluna e do  aluno não bolsista:

I.     Zelar pela qualidade acadêmica do PET;

II.    Participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;

III.   Participar durante a sua permanência no PET em atividades de ensino, pesquisa e extensão;

IV.   Manter bom rendimento no curso de graduação;

V.    Contribuir com o processo de formação de seus colegas do curso e da UFU;

VI.   Publicar ou apresentar em evento de natureza cientifica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;

VII.  Fazer referência à sua condição de membro do PET nas publicações e trabalhos apresentados;

VIII. Cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.

 

2) BOLSA E CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA

2.1) O aluno bolsista e o não bolsista farão jus a um certificado de participação no PET após o tempo mínimo de um ano de participação efetiva e comprovada no Programa. A emissão do certificado só será feita após a apresentação de relatório por parte do aluno junto ao tutor.

2.2. O aluno não bolsista terá prioridade para substituição de um aluno bolsista, desde que preencha os requisitos para ingresso no PET à época da substituição.

2.3. Após o ingresso no PET, o aluno poderá ter no máximo uma reprovação. Ou seja, duas ou mais reprovações implicará no desligamento do aluno.

 

3) PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

3.1. Estar cursando regularmente do 1º ao 7º período do Curso de Geografia da UFU, Campus Uberlândia, no 1º semestre letivo de 2021.

3.2. Aluno transferido ou em condição similar deverá ter concluído pelo menos um semestre letivo no Curso de Geografia, Campus Uberlândia da UFU.

3.3. Ter disponibilidade para dedicar, no mínimo, 20 horas semanais às atividades do Programa.

3.4. Apresentar, no máximo, uma reprovação nos dois últimos semestres letivos.

3.5. Apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) maior ou igual a 60 (aos alunos veteranos).

3.6. Ter expectativa de permanecer como membro do Programa por pelo menos 2 anos ou até a conclusão do curso.

 

4. DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

4.1. Além das vagas de ampla concorrência, este processo seletivo prevê a reserva de vagas (cotas) destinada a candidatos que se enquadrem nas categorias PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) e PCD (Pessoas Com Deficiência), conforme definido pelo “PROGRAMA DE COTAS PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS GRUPOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) DA UFU”, Processo SEI Nº 23117.060063/2020-65, aprovado em 10/12/2021.

Considera-se as seguintes categorias de candidatos inscritos:

4.2. O candidato que se inscrever no processo seletivo para concorrer a vaga em uma das categorias descritas no item 4.1 não concorrerá a vaga em outra categoria.

4.3. Este processo seletivo terá suas vagas distribuídas da seguinte maneira:

4.4. Não havendo candidatos inscritos no processo seletivo em alguma das Categorias A, B e C, as vagas serão remanejadas para outra(s) Categoria(s), de acordo com os seguintes critérios:

(a) Não havendo candidatos inscritos na Categoria B, então as vagas da Categoria B serão remanejadas para a Categoria C, desde que esteja prevista vaga para esta Categoria;

(b) Não havendo candidatos inscritos na Categoria C, então as vagas da Categoria C serão remanejadas para a Categoria B;

(c) Não havendo candidatos inscritos nas Categorias B e C, então as vagas das Categorias B e C serão remanejadas para a Categoria A;

(d) Não havendo candidatos inscritos na Categoria A, então estas vagas serão divididas igualmente entre as Categorias B e C. Caso o número resultante da divisão seja não inteiro, o arredondamento será feito em favor da Categoria B. No caso em que não houver vagas reservadas na Categoria C, então todas as vagas da Categoria A irão para a Categoria B.

4.5. Os candidatos das vagas destinadas a cotas do tipo PPI devem apresentar no ato da inscrição do processo seletivo o ATESTADO DE INGRESSO COMO COTISTA, obtido quando do ingresso na UFU,  solicitado no Portal do Estudante da UFU.

4.5.1. Casos em que os candidatos às vagas destinadas a cotas do tipo PPI não possuam o ATESTADO DE INGRESSO COMO COTISTA deverão ser analisados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em parceria com a Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (DIEPAFRO) e com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), representados por uma comissão exclusiva para a realização de  procedimentos de heteroidentificação presenciais e/ou telepresenciais. Nestes casos o candidato deverá solicitar pelo email difdo@prograd.ufu.br (DIFDO - Divisão de Formação Docente) o Termo de Deferimento da AUTODECLARAÇÃO, informando o edital que irá participar e anexando ao email um DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO, a AUTODECLARAÇÃO (conforme modelo anexo ao edital) e uma FOTO INDIVIDUAL ATUAL (foto frontal; boa iluminação; fundo branco; roupas claras; sem maquiagem; sem óculos; cabelos soltos; de preferência sem agasalho ou roupa de frio; sem filtros de edição; boa resolução; arquivo com no máximo 6 MB). No caso de candidato indígena, deve-se apresentar ainda o RANI (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena). O candidato só poderá se inscrever na seleção quando estiver de posse do Termo de Deferimento da AUTODECLARAÇÃO.

 

4.6. Os candidatos das vagas destinadas a cotas do tipo PCD devem apresentar no ato da inscrição do processo seletivo o ATESTADO DE INGRESSO COMO COTISTA, obtido quando do ingresso na UFU, solicitado no Portal do Estudante da UFU.

4.6.1. Os candidatos das vagas destinadas a cotas do tipo PCD que não possuem o ATESTADO DE INGRESSO COMO COTISTA devem apresentar no ato da inscrição do processo seletivo a DECLARAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO DA DEPAE (Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial da UFU), que deve ser solicitada pelo candidato ao email depae@prograd.ufu.br

 

5. INSCRIÇÕES

5.1. Documentação entregue no ato da inscrição por e-mail (4.2) e OBRIGATORIAMENTE nos dois (02) FORMATOS: 1º FORMATO - PDF -TEXTO; 2º FORMATO – JPEG- IMAGEM e também com preenchimento do formulário (4.3):

5.2. A documentação deverá ser entregue anexada, NOS DOIS FORMATOS OBRIGATORIAMENTE – FORMATO PDF E FORMATO JPEG, por e-mail petgeoufu@petgeografiaufu.org com o Assunto do e-mail: Nome da/do candidata/candidato, seguido da palavra INSCRIÇÃO.

5.3. As     inscrições     também serão     realizadas obrigatoriamente     no     formulário     do     Google,     disponível      no seguinte link: https://forms.gle/bMoXwP1YUTSvypia9

 

6. PROCESSO SELETIVO

6.1. Número de vagas: 05 (cinco), para alunos não bolsistas (Categoria A: 03 vagas para não bolsistas; Categoria B: 01 vagas para não bolsistas; Categoria C: 01 vagas para não bolsistas)

6.2. Critérios de seleção:

6.2.1. São critérios de seleção com suas respectivas pontuações e pesos:

6.2.2. A nota final será calculada pela soma com seus respectivos pesos de cada critério dividida pelo número de critérios de notas, ou seja, o resultado da soma com seus respectivos pesos será divido por 6 (seis):

Rf=Σ(Cn*Pn)/ΣPn; sendo Rf= Resultado final, C=Critério, P=Peso Isto é, (5.2.1 (0 a 100 x 2) + 5.2.2 (0 a 100 x 2) + 5.2.3 (0 a 100 x 1) + 5.2.4 (60 a 100 x 1)+5.2.6 (0 a 100)+ 5.2.7 (0 a 100))/8= Resultado

 

6.3. São critérios para a avaliação:

Carta de Intenções.

Na carta de intenções (ANEXO 2 e 3 nesse edital) a candidata / o candidato deverá demonstrar seus conhecimentos acerca da natureza e funcionamento do Programa de Educação Tutorial (PET), relatar os motivos e interesses pessoais em participar como membro do PET Geografia e indicar os horários disponíveis para atuação no grupo e a disponibilidade para as atividades remotas ou a distância pela internet (ANEXO 2 e 3 nesse Edital). A avaliação objetiva verificar a compreensão e articulação das ideias quanto ao papel do PET no desenvolvimento das atividades de pesquisa, ensino e extensão do PET consorciadas a sua estrutura, natureza e funcionamento (35, trinta, pontos); a relação entre os interesses pessoais e a proposta, natureza e funcionalidade do PET com argumentos capazes de relacionar as práticas possíveis do/da integrante do grupo PET Geografia (35, trinta, pontos); conhecimento da estrutura do texto em forma de carta (20, dez, pontos) e o respeito a normal culta da língua portuguesa (10, dez, pontos).

Plano de Trabalho.

Deverá a candidata e candidato escolherem escrever o plano de trabalho a partir das instruções desse ponto: deve constar na redação do plano de trabalho:

A proposição de 03 (três) atividades organizadas distintamente e que se comuniquem num único documento com identificação e que cada atividade seja obrigatoriamente de pesquisa, ensino e extensão. Cada atividade deverá ter indicação se atividade de pesquisa, ensino ou extensão. Deste modo, é obrigatório 03 (três) atividades sendo especificamente:

01(uma) atividade de ensino,

01 (uma) atividade de pesquisa e

01 (uma) atividade de extensão.

A atividade de ensino é atividade científica-pedagógica que consiste na elaboração de conhecimentos que serão transmitidos por meio de didática, metodologias e objetivos direcionados para o aprendizado a partir de temas, questões, conceitos, categorias e vivências.  O ensino depende da mediação do conhecimento por meio de uma/um docente  que transmite os conhecimentos de forma empírica e/ou abstrata. A unidade prática principal da atividade de ensino é a aula.

A atividade de pesquisa é atividade científica que busca elaborar por meio de investigações temáticas e específicas o entendimento de situações, problemas, objetos e comportamentos. A atividade de pesquisa fomenta a criatividade e a ampliação da compreensão dos temas que são organizados metodologicamente e visam entender questões para resolver problemas elaborados a partir dos objetivos e que são justificados como possíveis de realização.

A atividade de extensão, Plano Nacional de Extensão Universitária 2000 / 2001, é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A Extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento.

6.3.1. Cada uma das 03 (três) atividades (uma de ensino, uma de pesquisa e uma de extensão)  (separadamente, porém no mesmo plano de trabalho) deverá ser composta por:

a) Titulo

b) Justificativa (demonstrar a importância da atividade para a formação profissional, para o melhoramento do curso de graduação em Geografia,

c) Objetivos (um objetivo geral e 04 (quatro) objetivos específicos)

d) Referencial científico e/ou artístico e/ou cultural

e) Cronograma anual

6.3.2. Cada atividade do plano de trabalho deverá partir de um tema que tenha como referência a ciência geográfica. Pode ser escolhido tema único para o plano de trabalho com as atividades de pesquisa, ensino e extensão OU pode ser escolhido um tema para cada atividade de pesquisa, ensino e extensão. As temáticas deverão ser escolhidas a partir das seguintes áreas de conhecimento da Geografia:

a) Cartografia

b) Ensino de Geografia

c) Geografia Física

d) Geografia Humana

 

6.3.3. Cada atividade terá valor de 30 (trinta) pontos e) cumprindo os pontos (a, b, c e d) e o respeito a normal culta da língua portuguesa terá valor de 10 (dez) pontos. Candidatas/candidatos com nota inferior no Plano de Trabalho a 60 (sessenta) pontos são automaticamente desclassificados, podendo recorrer no prazo estipulado para essa etapa nesse edital.

Currículo documentado: Deve ser enviado currículo documentado com todas as comprovações de cada um dos itens que forem assinalados.

Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA): Candidatas/candidatos com CRA inferior a 60 (sessenta) pontos são automaticamente desclassificados. O comprovante enviado do CRA é o Histórico Universitário atualizado com todas as reprovações, aprovações e demais observações.

Atividade individual: Tem como objetivo compreender a relação entre a carta de intenção e o plano de trabalho consorciados com a viabilidade das exigências e características da filosofia e da prática do PET. A avaliação ocorrerá por meio da compatibilidade das atividades com a realidade exigida pela normas e direções do PET com a verificação dos argumentos orais que terão como eixo direcional a problematização com expectativas de respostas a partir do plano de trabalho com resolução de problemas a partir das questões cotidianas no PET, que envolvem ciência, ensino e comunidade. A atividade, como todas as demais, ocorrerá virtualmente com agendamento prévio com e horário com data para cada candidata/candidato.

Atividade coletiva: Consiste em atividade que tem como centralidade a dinâmica do grupo organizada para a resolução de problemas a partir de uma temática comum. A atividade, como todas as demais, ocorrerá virtualmente com agendamento prévio com horário e data para candidata/candidato. Serão avaliados a participação na dinâmica a partir da colaboração com o coletivo, proatividade coletiva sendo avaliado o papel de cada candidata/candidato, criatividade e argumentação.

 

6.4. O resultado final.

É a classificação geral do processo de seleção para não-bolsistas do PET Geografia, sendo selecionadas/selecionados as/os cinco primeiras/primeiros colocadas/colocados, as/os demais serão classificadas/classificados e estarão na lista de espera conforme o prazo de validade desse edital.

 

 

7. COMISSÃO DE SELEÇÃO

7.1. A Comissão de Seleção será composta pelo tutor do PET Geografia, Tulio Barbosa (presidente), pelo coordenador do curso de Graduação em Geografia (ou representante do mesmo), por uma/um docente do Curso de Graduação em Geografia e por um/uma representante discente do PET Geografia MEC/UFU.

 

8. RESULTADO DA SELEÇÃO

8.1. Serão selecionadas/selecionados as/os candidatos com as cinco maiores notas na classificação final da Segunda Etapa, os/as demais serão classificadas/classificados.

8.2. A lista das/dos candidatas/candidatos selecionadas/selecionados será organizada por ordem de classificação e divulgada pela Coordenação do Curso de Geografia e PET Geografia por meio das listas de e-mails da coordenação do curso de Geografia e pelo instagram e facebook do PET Geografia, bem como serão enviados e-mails e mensagens de whatsapp/telegram para as/os selecionadas/selecionadas e classificadas/classificados.

8.3. Este processo seletivo tem validade de 06 (seis) meses, a partir da divulgação do resultado.

8.4. Para eventual recurso, o candidato deverá recorrer por escrito à Comissão de Seleção. Em caso de não acolhimento do recurso pela Comissão de Seleção, o candidato poderá encaminhar o recurso ao Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET da UFU (CLAA), junto à PROGRAD/Divisão de Formação Discente, no prazo de dois dias úteis após a divulgação da deliberação da Comissão de Seleção em relação ao recurso.

8.5. Para ingresso no PET não deve estar vinculado/vinculada a qualquer outro Programa, como bolsista ou não bolsista, ao iniciar as atividades no PET. Não são consideradas bolsas os auxílios de caráter assistencial (bolsa alimentação, transporte, moradia etc.).

8.6. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

 

9. CRONOGRAMA DA SELEÇÃO PET 2022

 

Atividade

Data

Horário

Inscrição/divulgação

Período de divulgação

09 de fevereiro de 2022 a 01 de março de 2022

 

@petgeoufu (Instagram)

https://www.petgeografiaufu.org/

Período de inscrição

02 de março a 09 de março de 2022

Das 00:01 horas do dia 02 (dois) de março de 2022 até as 23:59 horas do dia 09 (nove) de março de 2022

Conforme esse edital. 5.2.A documentação deverá ser entregue anexada, no formato PDF e JPEG, por e-mail

petgeoufu@petgeografiaufu.org  com o Assunto do e-mail: Nome da/do candidata/candidato, seguido da palavra INSCRIÇÃO.

5.3.         As     inscrições     também serão     realizadas obrigatoriamente     no     formulário     do     Google,     disponível      no seguinte link: https://forms.gle/bMoXwP1YUTSvypia9

Etapas da seleção

Todas as etapas ocorrerão no mesmo período.

09 de fevereiro a 19 de março de 2022

 

@petgeoufu (Instagram)

https://www.petgeografiaufu.org/

Divulgação do resultado

17 de março

23 horas.

@petgeoufu (Instagram)

https://www.petgeografiaufu.org/

Período para recurso

18 de março

Até as 20 horas

petgeoufu@petgeografiaufu.org

Resultado final

19 de março

23 horas

@petgeoufu (Instagram)

https://www.petgeografiaufu.org/

Ingresso no Grupo

Até do dia 30 de março de 2022

 

10. INFORMAÇÕES SOBRE O PET

10.1. Informações sobre o PET, incluindo o Manual de Regulamentação dos Grupos PET MEC e PET Institucional da UFU, podem ser obtidas na página http://www.prograd.ufu.br/pet .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Tulio Barbosa, Presidente, em 16/02/2022, às 13:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3363993 e o código CRC 184533E6.



 

ANEXO 1 – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET MEC GEOGRAFIA

(entregar preenchida em Microsoft Word exclusivamente no e-mail petgeoufu@petgeografiaufu.org, junto com os outros documentos exigidos nesse edital) nos formatos PDF E JPEG

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Nome completo:

 

 

 

 

Matrícula:

 

 

 

 

 

Categoria da vaga a que se candidata – item 4.1 do edital (escolha apenas uma)

(    ) CATEGORA A

(  ) CATEGORIA B

(   ) CATEGORIA C

 

Endereço:

 

 

 

 

Número:

 

 

 

 

Bairro:

 

 

 

 

Cidade:

 

 

 

 

Telefone(s):

 

 

 

 

E-mail:

 

 

 

 

RG:

 

 

 

 

CPF:

 

 

 

 

Data de nascimento:

 

_____/____/____

 

 

 

Semestre e ano de ingresso na UFU:

 

_____/____/____

 

 

 

Período atual:

 

 

 

 

 

Ano previsto para o Término do Curso:

 

 

 

 

 

Declaro estar ciente dos pré-requisitos e critérios de seleção e que as informações e documentos anexos a este formulário são verdadeiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

____________________________________________________                                                     Uberlândia,  _______    de ___________________ de 2022.

                                   Assinatura     

 

                                                                                                                                                             

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 2 – CARTA DE INTENÇÕES

(entregar preenchida em Microsoft Word exclusivamente no e-mail petgeoufu@petgeografiaufu.org, junto com os outros documentos exigidos nesse edital) nos formatos PDF E JPEG

 

Digitar a carta de intenções no Programa Microsoft Word Fonte: Times New Roman 12

Espaço entre linhas: simples

Espaçamento antes e depois: zero

Margens: Superior: 2,5 cm; Inferior: 2,5 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 3 cm. Quantidade de palavras: Mínimo de 350 palavras e máximo de 400 palavras.

 

Deverá conter na escrita da carta de intenções:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 3 - HORÁRIOS E DISPONIBILIDADE PRESENCIAL E À DISTÂNCIA (ATIVIDADES REMOTAS)

(entregar preenchida em Microsoft Word exclusivamente no e-mail petgeoufu@petgeografiaufu.org, junto com os outros documentos exigidos nesse edital) nos formatos PDF E JPEG

 

1. Indicar com X na tabela abaixo os dias/períodos disponíveis para atuar como petiano, (pelo menos 20 horas semanais). A participação as segundas-feiras e quartas-feiras (total de 8h), no período da tarde, é obrigatória durante o ano de 2022 e 2023, e já se encontra assinalada. Eventualmente, atividades poderão ser realizadas aos sábados/domingos.

 

Dia/período

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

08 às 12h.

 

 

 

 

 

14 às 18h.

REUNIÃO OBRIGATÓRIA PET

 

REUNIÃO OBRIGATÓRIA PET

 

 

18 às 22h.

 

 

 

 

 

 

2. Durante o período de pandemia devido ao COVID-19 por meio do controle sanitário previsto na legislação municipal, estadual e federal as atividades presenciais estão temporariamente suspensas, por isso, as atividades de pesquisa, ensino e extensão estão sendo realizadas EXCLUSIVAMENTE de forma online pela internet por meio de reuniões online e videoconferências realizadas por aplicativos específicos como Google Meet, Skype, Zoom e RNP. Quanto a isso responda:

- Tem disponibilidade para o trabalho realizado de forma remota ou à distância?   (     ) sim          (      ) não

 

- Tem domínio das ferramentas para reuniões online e videoconferências?   (      ) sim        (      ) não, pois acho difícil o trabalho remoto         (    ) não, mas me comprometo a aprender

 

Nome: _____________________________________________________

 

Matrícula UFU: ______________________________________________

 

CPF: ______.______.______-______

 

 

___________________________________

Assinatura

 

 

 

 

ANEXO 4 - CURRÍCULO

Anexar documentos comprobatórios das atividades acadêmicas indicadas, com numeração em cada documento. Podem ser indicadas apenas as atividades acadêmicas realizadas após o ingresso como aluno no curso de Geografia da UFU, até o momento da inscrição.

(entregar preenchida em Microsoft Word exclusivamente no e-mail petgeoufu@petgeografiaufu.org, junto com os outros documentos exigidos nesse edital) nos formatos PDF E JPEG

 

 

Item/Atividade

Valor unitário

Quantidade

Número do documento comprobatório

Pontuação parcial no item

Coluna de conferência pela comissão

(não preencher)

1. Atividades formativas: Iniciação cientifica (IC); PIVIC; PROEX; PBEG, PIBID, Residência Pedagógica, Diretoria de Diretório Acadêmico, Gestão de Atlética (por ano completo)

30

 

 

 

 

2. Atuação como monitor em disciplinas acadêmicas na UFU (por disciplina completa no semestre)

15

 

 

 

 

3. Participação em minicursos, palestras, mesas redondas, cines e atividades correlatas.

05

 

 

 

 

4. Participação em eventos cientificos (semanas acadêmicas, jornadas, etc.) - (duração de mais de um dia)

10

 

 

 

 

5. Participação em evento cientifico com apresentação de trabalho

30

 

 

 

 

6. Publicação de artigo em periódico cientifico*

30

 

 

 

 

7. Curso de extensão (apenas extensão universitária), com carga horária mínima de 30 horas

15

 

 

 

 

8. Participação em comissão organizadora de eventos cientificos

05

 

 

 

 

9. Participação em Atividade cultural – ponto por atividade

05

 

 

 

 

10. Criação e/ou apresentação de atividade cultural – ponto por atividade

10

 

 

 

 

Pontuação total do currículo (máximo de 100 pontos)

 

 

*ATENÇÃO: As publicações com mais de três autores terão pontuação dividida pelo número total de autores. Inserir cópia integral da publicação.

 

 

 

 

ANEXO 5 – Modelo de autodeclaração de cor/raça para o Processo Seletivo de ingresso no Programa de Educação Tutorial - PET MEC Geografia

(entregar preenchida em Microsoft Word exclusivamente no e-mail petgeoufu@petgeografiaufu.org, junto com os outros documentos exigidos nesse edital) nos formatos PDF E JPEG

 

AUTODECLARAÇÃO DE COR / RAÇA

 

 

Eu, _______________________________________________________________________, abaixo assinado, de nacionalidade _____________________________________, nascido(a) em ____/____/____ no município de __________________________________, Estado_____________, filho(a) de_________________________________________________e de _____________________________________, estado civil __________________________________________, residente e domiciliado(a) à _____________________________________________________________CEP nº ________________________ portador(a) da cédula de identidade nº  ______________________________, expedida em ____/____/____ , órgão expedidor _____________________, CPF nº   ______.______.______-______ declaro, sob as penas da lei que sou   (    ) preto      (     ) pardo.

 

Estou ciente de que, em caso de falsidade ideológica, ficarei sujeito(a) às sanções prescritas no Código Penal e às demais cominações legais aplicáveis.

 

 

 

 

 

 

_____________________________________________

Local de data

 

 

 

 

_____________________________________________

Assinatura do(a) declarante

 

 

 

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23117.008568/2022-81 SEI nº 3363993