UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Teoria e Método em Geografia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31105/(GGO003)

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

-

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Roberto Loboda

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

O conhecimento como processo. Os diferentes tipos de conhecimento. O conhecimento científico. A Ciência Geográfica. Correntes teórico-metodológicas e a Geografia. Principais conceitos geográficos.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Teoria e Método em Geografia justifica-se pelo fato de proporcionar aos discentes a fundamentação teórica e conceitual enquanto aporte necessário para a compreensão da produção do conhecimento, do pensamento científico, além dos principais métodos filosóficos e teorias das ciências sociais. Dessa forma, contribui no sentido de subsidiar o processo de distinção dos diferentes métodos, teorias e concepções de mundo na relação com o tempo e o espaço. Por fim, propicia o discernimento do conteúdo ideológico do conteúdo teórico que caracterizam os diferentes métodos e sua relação com a ciência geográfica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender as bases epistemológicas da Geografia, apontando as implicações filosóficas de diversos métodos nesta ciência.

Objetivos Específicos:

Apreender a inter-relação ciência e método filosófico na perspectiva da Geografia.

Analisar as características e especificidades dos referenciais teóricos e metodológicos da Geografia.

PROGRAMA

1. O conhecimento como processo.

1.1. A construção do conhecimento.

1.2. Diferentes tipos de conhecimento: do senso comum ao conhecimento científico.

1.3. Principais elementos do conhecimento científico: paradigmas, métodos, leis, teorias, conceitos.

2. Correntes teórico-metodológicas e geografia.

2.1. Caracterização da Ciência geográfica.

2.2. Positivismo e Geografia.

2.3. Neopositivismo e Geografia.

2.4. Marxismo e Geografia.

2.5. Fenomenologia e Geografia.

3. Principais conceitos geográficos

3.1. Espaço Geográfico

3.2. Paisagem

3.3. Território

3.4. Lugar

3.5. Região

 

METODOLOGIA

Procedimentos e estratégias a serem adotados para a disciplina Teoria e Método em Geografia:

O conteúdo programático da referida disciplina será ministrado de forma presencial.

A dinâmica da disciplina em questão levará em consideração todos os protocolos de segurança recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU.

Cada temática referente as unidades do conteúdo programático serão introduzidas com aulas expositivas e dialogadas, tendo como recursos os textos propostos, lousa e datashow. Os textos referentes aos temas tratados serão objeto de leitura prévia e debate, assim como, para as atividades de discussão das propostas coletivamente, por meio de exposição e debates (Os textos serão disponibilizados previamente em pasta da disciplina).

Serão realizadas apresentações em grupos a partir da discussão do conteúdo programático, com exposição e debate. Outro artifício utilizado para estimular à escrita e reflexão dos discentes será o trabalho com relatório de atividades de campo, com apresentação discussão de trabalhos escritos sobre os principais conceitos da Geografia.

A disciplina em questão será ministrada a partir da organização de três etapas, levando em consideração a distribuição do seu conteúdo programático. A subdivisão proposta vem encontro com a perspectiva de otimização dos conteúdos e sua direta relação com os instrumentos de verificação a serem adotados em cada etapa, quais sejam:

Etapa 1: Abordagem sobre o “Conhecimento enquanto processo”. Nesta abordagem inicial da disciplina será realizada uma discussão tratando das diferentes perspectivas de construção do conhecimento, do pensamento em movimento. Neste intento, perpassaremos pela caracterização dos diferentes tipos de conhecimento e suas principais características. Também estaremos dando ênfase nesta etapa à questão da ciência e da produção do conhecimento científico, sobretudo na abordagem sobre o método científico enquanto estratégia de busca pelo conhecimento. Trataremos ainda nesta fase sobre a questão do “método”, buscando estabelecer uma base teórica e filosófica no âmbito da ciência e, enfatizando, de forma mais específica, como tais bases fundamentam e dão sustentação para o conhecimento no âmbito da ciência geográfica.      

Etapa 2: Abordagem geral sobre a formação e constituição da “ciência geográfica”, tomando como base a organização e sistematização dos conhecimentos de cunho geográfico acumulados no tempo, além dos seus reflexos nas diferentes visões e concepções de mundo. Nesta etapa estaremos tratando da questão do “método” e sua influência enquanto fundamentação para a formação, consolidação das fases nossa ciência geográfica. Para tanto, enfatizaremos as principais correntes filosóficas, as quais articuladas com a questão do método científico, caracterizam as fases da nossa ciência, seus paradigmas e diferentes concepções, considerando a relação entre tempo e espaço, natureza, sociedade e estado.    

Etapa 3: Abordagem sobre “Os conceitos básicos da ciência geográfica”. Nesta etapa será realizada uma abordagem sobre os principais conceitos e/ou categorias analíticas da geografia. Além da caracterização e de uma reflexão geral, estaremos organizando a turma em cinco grupos para a organização, sistematização e apresentação sobre cada um dos conceitos básicos da geografia: espaço geográfico, paisagem, região, território e lugar. A partir de uma discussão inicial, da relação dos mesmos com as respectivas fases da ciência geográfica, com o auxílio e orientação do docente, cada grupo irá organizar inicialmente um dossiê, ou seja, um levantamento de referenciais para a elaboração de um trabalho escrito sobre um dos conceitos básicos: principais abordagens, diferentes definições e concepções teóricas, além de trazer exemplos de caracterização, de aplicação do conceito a determinadas situações reais, para entendimento e compreensão de processos relacionados com questões da natureza e da sociedade, das relações socioespaciais cotidianas.

No quadro a seguir encontra-se de forma pormenorizada, as atividades a serem desenvolvidas ao longo da disciplina, considerando cada uma das etapas propostas:

Datas

Atividades

Modalidade - horário

 

28/09/2022

 

Apresentação e discussão do plano de curso: objetivos, conteúdo programático e formas de avaliação; contextualização geral da disciplina Teoria e Método em Geografia.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

04/10/2022

 

Abordagem introdutória sobre a construção do Conhecimento: do senso comum ao conhecimento científico.

 

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

11/10/2022

 

Abordagem sobre os principais elementos do conhecimento científico: paradigmas, métodos, teorias e conceitos. Ciências da Natureza e Ciências Humanas/Sociais

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

18/10/2022

 

Abordagem de caracterização sobre a Ciência geográfica: Fases da Geografia (correntes de pensamento)

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

25/10/2022

 

Métodos e a ciência geográfica: perspectivas de abordagem sob a ótica positivista

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

 

01/11/2022

 

Métodos e a ciência geográfica: perspectivas de abordagem sob a ótica marxista

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

08/11/2022

 

Métodos e a ciência geográfica: perspectivas de abordagem sob a ótica fenomenológica

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

15/11/2022

Primeira avaliação escrita.

 

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

22/11/2022

 

Abordagem sobre o sujeito e o objeto na perspectiva da Geografia: uma questão de método  

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

29/11/2022

 

Abordagem sobre os conceitos, categorias e princípios lógicos para o método e o ensino da Geografia

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

06/12/2022

 

Abordagem sobre os conceitos, categorias e princípios lógicos para o método e o ensino da Geografia

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

13/12/2022

 

A importância das categorias analíticas no contexto da Ciência Geográfica

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

20/12/2022

 

Segunda avaliação escrita.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

10/01/2022

 

Orientação, sistematização e organização (orientação e critérios de avaliação), para a atividade escrita e apresentação sobre os principais conceitos da Geografia.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

17/01/2022

 

Apresentação os principais conceitos da Geografia (Apresentação e Debate).

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

24/01/2022

 

Apresentação os principais conceitos da Geografia (Apresentação e Debate).

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

31/01/2022

 

Aula conclusiva, avaliação de recuperação e entrega de resultados da disciplina.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

Ainda será disponibilizado um horário para atendimento aos discentes, além das aulas previstas neste plano de ensino, o qual ocorrerá nas quintas-feiras, das 17:00h até às 19:00h no Laboratório de Geografia Humana e Ensino - LAGHEN. Para os discentes que precisarem deste atendimento, os agendamentos poderão ser acordados com o docente durante as aulas ou via e-mail: loboda@ufu.br.

 

AVALIAÇÃO

As atividades de verificação da disciplina serão subdivididas da seguinte forma:

1) Avaliação escrita 1: prova dissertativa referente ao conteúdo da primeira etapa da disciplina – Data: 15/11/2022 (25 pontos).

2) Avaliação escrita 2: prova dissertativa referente ao conteúdo da segunda etapa da disciplina – Data: 20/12/2022 (25 pontos).

3) Elaboração de Relatório de Trabalho de Campo: O trabalho de campo é fundamental enquanto uma atividade didática externa, a qual coloca os discentes em contato com realidades visualizadas na prática, ou seja, o espaço geográfico se torna o laboratório. Nesse sentido, está sendo proposto por docentes que atuarão no primeiro período, um trabalho de campo para algumas localidades de Minas Gerais e do Estado de Goiás. Dessa forma, será solicitado aos alunos um relatório, com base na caderneta de campo (anotações e registros das atividades), sobre a proposta, os objetivos e as atividades desenvolvidas no decorrer de toda a atividade. Os relatórios poderão ser organizados individualmente ou em grupos (a ser definido pelos docentes envolvidos na proposta). Observação: esta proposta de atividade avaliativa está condicionada à disponibilidade de recursos para a realização do trabalho de campo. Caso sua execução não seja possível, a mesma será substituída por outra (Resenha e/ou fichamento), o que será definido juntamente com a turma em sala de aula. (20 pontos)

4) Realização de Trabalho em Grupos sobre os conceitos básicos da Geografia: A atividade avaliativa estará fundamentada na discussão geral sobre os principais conceitos e/ou categorias analíticas da ciência geográfica. A turma será dividida de acordo com o número total de discentes (no máximo 4 ou 5), de acordo com a seguinte dinâmica e critérios a serem analisados na verificação: a) definição da temática (os grupos terão autonomia para definir com qual conceito irão trabalhar, considerando o interesse e os anseios em abordar o espaço geográfico, a paisagem, a região, o território e o lugar). Caso não haja consenso em uma distribuição dos conceitos, a distribuição se dará por meio de sorteio. b) dossiê sobre o conceito; c) revisão teórica sobre o conceito; d) sistematização, tratamento e análise das informações levantadas; e) redação do trabalho final, com a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, além de imagens (representações), tabelas e gráficos, caso seja necessário. O trabalho deve conter entre o mínimo de 4 (quatro) e o máximo de 8 (oito) páginas. Os resultados dos trabalhos elaborados serão socializados para todos os colegas nos dias 17/01 e 24/01/2022. A organização dos grupos e as orientações serão realizadas no decorrer das aulas e nos horários destinados para atendimentos aos discentes. (30 pontos).

Sendo, nota final: Avaliação Escrita 1 (25) + Avaliação Escrita 2 (25) + Relatório de Trabalho de Campo (20) + Trabalho Escrito em Grupos (30). Total: 100 pontos.

Atividade de Recuperação:

Levando em consideração a Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, em seu Antigo 141, as novas Normas da Graduação asseguram o direito à Atividade de Recuperação (2º/2021), para discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina.

No caso da disciplina Teoria e Método em Geografia, a Atividade de Recuperação ocorrerá a partir da realização de uma prova escrita, a qual substituirá a menor nota obtida nas Avaliações Escritas 1 e 2. A verificação de aprendizagem de recuperação será aplicada na data de 31/01/2023, no horário da aula, não havendo a possibilidade da realização em outra data e horário.  

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BEZZI, M. L. Região: uma (re)visão historiográfica: da gênese aos novos paradigmas. Santa Maria, RS: Ed. da UFSM, 2004.

MORAES, A. C. R. de. Geografia: pequena história crítica. 17. ed. São Paulo: HUCITEC, 1999.

LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 4. ed. Campinas: Papirus, 1997.

MARCONI, M. A. LAKATOS, E. M. Ciência e Conhecimento Científico. In: MARCONI, M.A. LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

Complementar

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.

LÖWY, M. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

MORAES, A. C. Robert de. Ideologias geográficas. São Paulo: HUCITEC, 1988.

MOREIRA, R. Conceitos, Categorias e Princípios Lógicos para o método e o ensino da Geografia. In: MOREIRA, RUI. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

NETTO, J. Paulo. O que é marxismo. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 2.ed. São Paulo: HUCITEC, l997.

SUERTEGARAY, D. M. A. A Geografia no contexto das ciências. IN: Boletim Gaúcho de Geografia. N. 22, Porto Alegre. 1997. p. 7 – 16.

TRIVIÑOS, N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. A pesquisa qualitativa na Educação. O Positivismo, a Fenomenologia, o Marxismo. São Paulo: Atlas, 1987.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Loboda, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/09/2022, às 17:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 SEI nº 3892266