UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39018

COMPONENTE CURRICULAR:

          Teoria Sociológica Contemporânea

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                    Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                                       INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:
Refletir acerca da elaboração teórica de diversos pensadores contemporâneos, concernente aos atuais
processos de mudanças sociais em curso nas sociedades complexas e as tendências que emergem e constituem
possibilidades para uma nova ordem social.
Objetivos Específicos:
O componente curricular pretende dar uma ideia da heterogeneidade e amplitude dos campos temáticos e
metodológicos que se abriram à reflexão e pesquisa sociológicas. Examinar criticamente as principais
polêmicas que atravessam a Sociologia hoje e do seu impacto sobre a produção sociológica atual.

 

Ementa

As concepções de modernidade, pós-modernidade e suas derivações (modernidade reflexiva, modernidade
líquida, alta modernidade, hipermodernidade). O debate pós-colonialista.

 

PROGRAMA

1. A Modernidade como marco histórico
1.1. O tempo e o espaço do projeto iluminista
1.2. Cultura e trabalho no contexto capitalista


2. As origens da pós-modernidade
2.1. Relato histórico das origens da noção do pós-moderno


3. A condição pós-moderna
3.1. O mal estar na pós modernidade (1ª fase de Bauman)
3.2. Stuart Hall e a identidade cultural na pós-modernidade.
3.3. Pós modernidade e sociedade de consumo em Fredric Jameson.


4. Derivações teóricas da noção de pós modernidade
4.1. Modernização reflexiva e sociedade de risco em Ulrich Beck

 

4.2. Scott Lash e sua teoria sobre a modernidade reflexiva
4.3 Modernidade liquida em Zygmunt Bauman
4.4. Os tempos hipermodernos de Gilles Lipovetsky


5. A contribuição pós colonial para a Sociologia contemporânea

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.


HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: DP&A, 2003.


HARVEY, David. Condição pós-moderna. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2006.


LIPOVETSKI, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2010.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.


GIDDENS, A; BECK, U; LASCH, S. Modernização reflexiva. Política, tradição e estética na ordem social
moderna. São Paulo: EdUnesp, 1995.


GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: EdUNESP, 1991.


JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.


LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.


SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 8. ed. São
Paulo: Cortez, 2001.
 

 

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pasta

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1828066