UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Filosofia da Educação II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal/Curso de Pedagogia 

Código:

ICHPO33405

Período/Série:

4º PERÍODO

Turma:

TN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Armindo Quillici Neto

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Componente Curricular oferecido de acordo com a Resolução Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022.

 

EMENTA

Estudo do conhecimento filosófico presente nas concepções educacionais brasileiras. A originalidade da filosofia no Brasil e suas influências na educação. Teorias críticas e não críticas presentes no pensamento filosófico brasileiro, considerando-se a educação como fato histórico, político, social e cultural.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Filosofia da Educação II tem como proposta ofertar conteúdos voltados para os estudos do pensamento pedagógico brasileiro. Fará uma análise das principais tendências e correntes pedagógicas da educação brasileira, considerando desde a escola tradicional até as últimas influências do pensamento educacional no Brasil. Esta disciplina foi organizada de forma interdisciplinar com a História da Educação, resgatando o tempo histórico e o filosófico, bem como o trabalho de pesquisa proposto.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Promover a análise das principais tendências e correntes da filosofia da educação brasileira.

Objetivos Específicos:

Identificar os pressupostos filosóficos que fundamentam as várias teorias e práticas pedagógicas da educação brasileira.

Incentivar o futuro educador, a partir da reflexão-ação, a uma práxis pedagógica libertadora, crítica e reflexiva.

Articular o conteúdo com a temática do Ciclo “Diálogos Interculturais”, bem como o Prointer IV: Educação Infantil.

Ao estudar o Pensamento Filosófico Brasileiro, o estudante passa a compreender os vínculos das teorias pedagógicas com as grandes matrizes teóricas que sustentam as práticas. Portanto ao estudar o pensamento filosófico, o futuro pedagogo terá condição de estabelecer relações, tanto crítica, quanto reflexiva, no âmbito da teoria e da prática da educação.

PROGRAMA

Unidade I:  As concepções críticas que influenciaram na formação do pensamento educacional brasileiro

1.1 Pedagogia Tecnicista, Concepção Analítica e Visão Crítico-Reprodutivista

1.2 Ensaios Contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando orientar a prática educativa

Unidade II: As concepções contemporâneas que influenciaram na formação do pensamento educacional brasileiro 

2.1 A temática Político-Educacional no Discurso Filosófico Brasileiro da Atualidade

2.2  A tradição metafísica clássica;

2.3  As correntes neopositivistas e a temática político-educacional;

2.4 As tendências transpositivistas: educação e aprendizagem

2.5 A fundamentação antropológica do discurso político-educacional nas tendências vinculadas à tradição subjetivista;

2.6 A fenomenologia e a estética da existência;

2.7 Os neo-humanismos e a fundamentação antropológica da educação;

2.8 A arqueogenealogia e a tematização do cotidiano;

2.9 O culturalismo: a ênfase na história e o lugar do político

2.10 As correntes dialéticas e a priorização do político.

2.11 Visita ao museu antropológico da USP.

CRONOGRAMA

SEMANA(S)

TEXTO

UNIDADE

 

 

Com/sem

pontuação

03/03/2023

 

 

 

 

- Apresentação do cronograma de aulas, estratégias e temas de aulas

- Apresentar a pesquisa interdisciplinar a ser entregue no dia.

- Apresentação geral do conteúdo.

 

 

Aulas presenciais

 

10/03/2023

 

 

 

1

 

UNIDADE I:

- PRIMEIRO PERÍODO As Ideias Pedagógicas no Brasil entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa na pedagogia tradicional.

A Institucionalização da Pedagogia Jesuítica ou a RatioStudiorum–p. 48/49

- Antecedentes da RatioStudiorum: modus italicus versus modus pariseiensis – p. 50

- Abrangência das regras do Ratio Studiorum – p. 53

- Sentido e êxito do ideário pedagógico do Ratio Studiorum – p. 56

Estratégia – Aula expositiva pelo professor, buscando interação e diálogo durante as aulas -

Armindo

 

– Os estudantes vão entregar uma síntese do texto lido para a aula nas 06 primeiras semanas – cada semana entrega uma síntese.

 

 

PARA TODAS AS SEMANAS -

 

– Os alunos farão uma pesquisa interdisciplinar de grande porte com a história da educação. As aulas assíncronas serão utilizadas para esta atividade em especial

 

Síntese 1

Entrega da síntese valerá 04 pontos cada. São 7 sínteses.

Total 28 pontos

 

17/03/2023

 

 

2

 

 

- SEGUNDO PERÍODO As Ideias Pedagógicas no Brasil entre 1759 e 1932. Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional. p. 63

As Ideias Pedagógicas do DESPOTISMO ESCLARECIDO: p. 77

As ideias pedagógicas do Pombalismo: Verney e Ribeiro Sanches. p. 99

 

 

Síntese 2

 

24/03/2023

 

 

 

3

DESENVOLVIMENTO DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS LEIGAS: ECLETISMO, LIBERALISMO E POSITIVISMO (1827 – 1932) – p. 115

 

A questão pedagógica das primeiras letras: método mútuo – p. 126

O método intuitivo – p. 138

Ideias Pedagógicas Republicanas: positivismo e laicismo – p. 177

Reação católica – p. 179

As ideias pedagógicas não-hegemônicas – p. 181

 

 

Síntese 3

 

31/03/2023

 

 

4

TERCEIRO PERÍODO – As Ideias Pedagógicas no Brasil entre 1932 e 1969. p.

Predomínio da Pedagogia Nova

- Predominância da Pedagogia Nova (1947 – 1961) – p. 277

- Clemente Mariani e a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – p. 281

- O Conflito escola particular versus escola pública – p. 284

- O Manifesto “mais uma vez convocados” – p. 292

- Predomínio da pedagogia nova e renovação católica – p. 296

 

 

Síntese 4

 

14/04/2023

 

 

5

QUARTO PERÍODO As Ideias Pedagógicas no Brasil entre 1969 e 2001

 

Pedagogia Tecnicista, Concepção Analítica e Visão Crítico-Reprodutivista (1969 – 1980) – p. 365

- Valnir Chagas e as reformas de ensino – p. 371

- Concepção pedagógica tecnicista – p. 379

- Concepção analítica – p. 382

- A visão crítico-reprodutivista – p. 390

 

 

Síntese 5

 

28/04/2023

 

 

6

Ensaios Contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando orientar a prática educativa (1980 – 1991) – p. 399

(Encerramento do livro História das Ideias Pedagógicas no Brasil – Dermeval Saviani)

 

- Organização e mobilização do campo educacional – p. 400

- Circulação das ideias pedagógicas – p. 405

- Pedagogias contra-hegemônicas – p.  411

- Conclusão – p.  420

 

 

Síntese 6

 

 

05/05/2023

 

7

 

 

 

Leitura do Livro “O que é Ideologia” – Marilena Chauí

Debate em sala de aula

Síntese 7

 

Última data para entrega das 07 Sínteses

 

12/05/2023

 

 

8

 

UNIDADE II:

SEMINÁRIOS - As concepções contemporâneas que influenciaram na formação do pensamento educacional brasileiro.

Livro: A Filosofia Contemporânea no Brasil: Conhecimento, política e educação. Antônio Joaquim Severino.

A temática Político-Educacional no Discurso Filosófico Brasileiro da Atualidade

 

Seminário I

- O NEOTOMISMO: A força e a fraquesa da tradição metafísica clássica;

 

Seminário II

- As correntes neopositivistas e a temática político-educacional;

- As tendências transpositivistas: educação e aprendizagem

- A fundamentação antropológica do discurso político-educacional nas tendências vinculadas à tradição subjetivista

 

CRITÉRIO DE REALIZAÇÃO

 

Trabalho em grupo, em duplas ou individual, a depender do número de alunos na sala. Cada aluno deverá apresentar uma parte do texto de forma que haja participação de todos.

 

O seminário vale 30 pontos.

 

 

10ª

19/05/2023

 

 

 

9

Seminário III

- A fenomenologia e a estética da existência;

- Os neo-humanismos e a fundamentação antropológica da educação;

- A arqueogenealogia e a tematização do cotidiano; 

Seminário IV

- O culturalismo: a ênfase na história e o lugar do político

 - As correntes dialéticas e a priorização do político –

 

 

 

 

 

11ª

26/05/2023

 

 

10

Seminário V –

Livro: Educação na era do Conhecimento em rede e transdisciplinar – José Carlos Libâneo e Akiko Santos. Ed. Alínea. Campinas. 2010.

– As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação – José Carlos Libâneo – p. 19 – 62.

 

Seminário VI -

– Teorias e Métodos Pedagógicos sob a ótica do pensamento complexo – Akiko Santos – p. 63 – 82.

 

 

 

12ª

02/06/2023

 

11

Seminário VII-

– Pedagogia da Autonomia. Paulo Freire.

 

 

 

 

13ª

09/06/2023

 

12

– Avaliação escrita

 

ATIVIDADE AVALIATIVA

 

O aluno será avaliado considerando:

Compreensão do texto, Compreensão do contexto histórico e filosófico e clareza na apresentação.

Prova que será encaminhada por meio da plataforma, com as questões elaboradas e o aluno poderá utilizar do material estudado no semestre.

 

A avaliação escrita vale 22 pontos

 

 

14ª

16/06/2023

 

13

 

- Avaliação da disciplina

 

 

 

 

Será realizada uma roda de conversas com os estudantes com o objetivo de avaliar a disciplina

 

 

 

 

Entrega da Pesquisa vale 20 pontos

 

.

15ª

23/06/2023

 

14

 

- Avaliação de Recuperação

Avaliação de Recuperação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEMANAS

UNIDADE

ATIVIDADE AVALIATIVA

CRITÉRIO DE REALIZAÇÃO

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

PONTUAÇÃO

Entrega entre a 2ª e 7ª semana de aulas.

 

 

UNIDADE I:

Estudo de textos

 

 

O aluno entregará   06 sínteses, valendo 4 pontos cada.

 

Síntese de cada texto que será trabalhado na próxima aula.

 

 

Leitura da síntese buscando a compreensão do conteúdo e expressão textual

28 pontos

 

Apresentação de 7 Seminários

UNIDADE II:

SEMINÁRIOS

O aluno apresentará o tema para a turma

Apresentação verbal  com entrega de roteiro para todos da turma

Boa apresentação;

Domínio do tema/conteúdo

30 pontos

14ª Semana

16/06/2023

 

Avaliação escrita

Prova que será encaminhada por meio da plataforma, com as questões elaboradas e o aluno poderá utilizar do material estudado no semestre.

O aluno deve demonstrar conhecimento do conteúdo e fazer correlações com outros conteúdos e com a  realidade.

Domínio do conteúdo e correlação com outros conteúdos  e com a realidade

22 pontos

 

 

15ª Semana

23/06/2023

 

Entrega da pesquisa

Síncrona

 PESQUISA Complementar

Com a Disciplina de História da Educação EM GRUPOS – 3 TEMAS:

- O contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 4.024/61

- O contexto da Reforma Universitária – 5.540/68

- O contexto da Reforma do Ensino de Primeiro, Segundo e Terceiro Graus – 5.692/71

Avaliação de Recuperação para as alunas que apresentaram dificuldades durante o semestre

 

 

 

20 pontos

 

 

 

 

 

100 pontos

 

METODOLOGIA

A disciplina de Filosofia da Educação II será ofertada em três momentos distintos e importantes: 1- aula expositiva, com problematização da temática e interação dialógica com os estudantes, considerando a escola tradicional, nova, tecnicista, até a crítico reprodutivista e crítica; 2- realização de seminários, com temas voltados para as concepções de educação e,

"Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)

b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas pelo curso de Pedagogia:

Para realização do Trabalho Discente Efetivo – TDE, com o objetivo de complementar a carga-horária de componentes curriculares, será realizada pesquisa cujo tema será um estudo sobre a legislação educacional da década de 1960 e 1970 (LDB 4.024/61, Reforma Universitária – 5.540/68 e Reforma do Primeiro, segundo e terceiro graus – 5.692/71).

AVALIAÇÃO

O aluno entregará 07 sínteses dos textos lidos nas seguintes datas:

21 e 28/07;

04, 11,18 e 25/08/2021.

Horário: no horário da aula

Unidade: Nas atividades da Unidade I

Atividade avaliativa: entrega de uma síntese do texto estudado no dia.

Critérios de realização e correção: O aluno deverá ler o texto em casa e fazer a síntese

Pontuação: 04 pontos cada, total = 28 pontos

Seminário = 30 pontos

Avaliação Escrita = 22 pontos

Pesquisa Legislação Educacional = 20 pontos

No dia 23/06/2023 - Avaliação de Recuperação para as alunas que apresentaram dificuldades durante o semestre.

BIBLIOGRAFIA

Básica

GHIRALDELLI JR., P. (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.  pelas constituições. Belo Horizonte: Mazza, 2014. 

Complementar

FREIRE, P. Educação e mudança. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.  

LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991.

SANTOS, J. L. dos. O Que é Cultura. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

PALMER, J. 50 grandes educadores: de Confúcio a Dewey. São Paulo: Contexto, 2005.

PALMER, J. 50 grandes educadores modernos: de Piaget a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2005.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Armindo Quillici Neto, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/04/2023, às 15:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4424014