UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Pedologia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO)

Código:

GGO 024

Período/Série:

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Saul Moreira Silva

Ano/Semestre:

2020/1º

Observações:

Oferta integral em formato remoto, nos termos do § 1º, Art. 2º da Resolução CONGRAD nº 25/2020

 

EMENTA

Gênese, fatores e processo de formação dos solos. Evolução, propriedades físicas e mineralogia dos solos.
Relação Solo e Paisagem. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Função ambiental dos solos e sua aplicação para a Ciência Geográfica.

JUSTIFICATIVA

A partir da compreensão de que o solo se distingue do material de origem, inicial, como resultado de adições, perdas, translocações e transformações de energia e matéria, que ocorrem ao longo do tempo e sob a influência dos fatores clima, organismos e relevo o mesmo se torna uma entidade integrada e integralizadora da paisagem. Assim, a compreensão dos fenômenos pedológicos e de suas repercussões na geosfera fornece subsídios aos geógrafos para o entendimento dos processos de evolução do meio físico e da sociedade.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o futuro profissional da área da Geografia a identificar as características e propriedades do solo segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos fornecendo ao discente conteúdos teóricos e práticos para que possa compreender o processo e a evolução pedogenética, as propriedades físicas e químicas básicas e principais características do solo, com ênfase aos solos das regiões tropicais.

Objetivos Específicos:

  • Compreender os processos formadores de solos;
  • Compreender a composição e os atributos físicos, a morfologia, os horizontes diagnósticos e o transporte de materiais;
  • Compreender a composição geoquímica e suas propriedades básicas necessárias à classificação de solos;
  • Reconhecer os principais tipos de solos em um sistema pedológico com base no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos;
  • Inter-relacionar as características pedológicas do manto de intemperismo aos estudos ambientais principalmente no que tange aos aspectos erosionais e de movimento gravitacional de massa,

 

PROGRAMA

1. Introdução.
1.2. Conceituação de solo;
1.3. Fatores de formação dos solos: material de origem, relevo, clima, organismos e tempo.

2. Pedologia e Geomorfologia

3. Atributos físicos: cor, textura, estrutura, consistência;

4. Atributos diagnósticos;

5. Horizontes diagnósticos de superfície;

6. Material mineral do solo.

7. Características gerais das diversas frações granulométricas.

8. Matéria orgânica.
8.1. Origem e composição da matéria orgânica do solo;
8.2. Principais tipos de matéria orgânica no solo;

9. Grandes processos envolvidos na formação dos solos.
9.1. Adição, transformação, translocação, remoção;

10. Transporte de materiais no solo.
10.1. Generalidades e definições;
10.2. Processo de eluviação;
10.3. Lixiviação.;
10.4. Processos compensadores de transporte ascendente.
10.4.1. Ascensão físico-química;
10.4..2. Ascensão biológica: ciclos biogeoquímicos;

11. Grandes processos envolvidos na formação dos solos.

11.1. Transformação, translocação, remoção e adição;

12. Características dos solos de regiões tropicais.

13. Classificação de solos.

14. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.

15. Conservação dos Solos.

16. Compartimentação morfopelológica.

 

METODOLOGIA

  1. Este componente curricular será ministrado no formato remoto, referente ao período 1º semestre de 2020, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020;
  2. Todas as aulas serão na modalidade síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor), através da Plataforma Microsoft Teams, na qual ocorreram todas as aulas e estarão disponíveis as atividades avaliativas e os materiais de aula (textos, slides, vídeos, etc);
  3. O link de acesso a sala virtual é: Pedologia GM
  4. O atendimento ao aluno será realizado de forma remota por meio da Plataforma Microsoft Teams, todas as quartas-feiras, das 14hs às 16hs, mediante agendamento com antecedência de 48 (quarenta e oito horas).
  5. O discente matriculado na disciplina deverá realizar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando seu e-mail institucional (@ufu.br).
  6. As orientações para o cadastro estão em: http://www.comunica.ufu.br/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/comunicado/anexo_procedimentos.pdf%C2%A0
  7. Para acessar o Office Education 365 é necessário efetuar o cadastro, seguindo estas orientação https://www.wiki.ufu.br/index.php/Acesso_ao_Office_Education_365:_Estudante_e_Professor
  8. Após a matrícula aprovada, o discente deverá encaminhar e-mail para saul@ufu.br até às 17 horas do dia 26 de fevereiro de 2021,, contendo as seguintes informações:
    1. Nome:
    2. Número de Matrícula:
    3. E-mail institucional (@ufu.br):
  9.  A carga horária da disciplina será integralmente ofertada de forma remota, na modalidade síncrona, seguindo o cronograma abaixo:
DATA HORÁRIO CONTEÚDO PLATAFORMA
02/03 08h-11h30min 1. Introdução.
1.2. Conceituação de solo;
1.3. Fatores de formação dos solos: material de origem, relevo, clima, organismos e tempo.
Microsoft Teams
09/03 08h-11h30min 1.3. Fatores de formação dos solos: material de origem, relevo, clima, organismos e tempo. Microsoft Teams
16/03 08h-11h30min 10. Transporte de materiais no solo.
10.1. Generalidades e definições;
10.2. Processo de eluviação;
10.3. Lixiviação.;
10.4. Processos compensadores de transporte ascendente.
10.4.1. Ascensão físico-química;
10.4..2. Ascensão biológica: ciclos biogeoquímicos;
Microsoft Teams
23/03 08h-11h30min 10. Transporte de materiais no solo.
10.1. Generalidades e definições;
10.2. Processo de eluviação;
10.3. Lixiviação.;
10.4. Processos compensadores de transporte ascendente.
10.4.1. Ascensão físico-química;
10.4..2. Ascensão biológica: ciclos biogeoquímicos;
Microsoft Teams
30/03 08h-11h30min

3. Atributos físicos: cor, textura, estrutura, consistência;

4. Atributos diagnósticos;

Microsoft Teams
06/04 08h-11h30min

4. Atributos diagnósticos;

Avaliação Sistemática I

Microsoft Teams
13/04 08h-11h30min 9. Grandes processos envolvidos na formação dos solos.
9.1. Adição, transformação, translocação, remoção;
Microsoft Teams
20/04 08h-11h30min

5. Horizontes diagnósticos de superfície;

Microsoft Teams
27/04 08h-11h30min

6. Material mineral do solo.

7. Características gerais das diversas frações granulométricas.

Microsoft Teams
04/05 08h-11h30min 8. Matéria orgânica.
8.1. Origem e composição da matéria orgânica do solo;
8.2. Principais tipos de matéria orgânica no solo;
Microsoft Teams
11/05 08h-11h30min Avaliação Sistemática II Microsoft Teams
18/05 08h-11h30min

11. Características dos solos de regiões tropicais.

Microsoft Teams
25/05 08h-11h30min

12. Classificação de solos.

13. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.

Microsoft Teams
01/06 08h-11h30min 14. Conservação dos Solos. Microsoft Teams
08/06 08h-11h30min

2. Pedologia e Geomorfologia

Avaliação Sistemática III

Microsoft Teams
15/06 08h-11h30min

15. Compartimentação morfopedolológica.

Encerramento e avaliação disciplina.

Microsoft Teams

A aferição do aproveitamento avaliativo e da assiduidade será realizada por meio do ambiente virtual da disciplina disponível na Plataforma Microsoft Teams. A assiduidade será verificada através do relatório emitido, pela Plataforma, o qual disponibiliza horário de conexão e de desconexão de todos os usuários. O aproveitamento avaliativo será medido conforme disposto no item 7. AVALIAÇÃO a seguir.

AVALIAÇÃO

Serão distribuídos 100 pontos na Seguinte forma:

Em hipótese alguma será realizada prova substitutiva (segunda chamada/segunda época/recuperação).


As avaliações serão de modo individual e baseadas nos seguintes critérios:

BIBLIOGRAFIA

Básica

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília-DF: EMBRAPA-SPI, 1999. 395p.
OLIVEIRA, J. B. Pedologia aplicada. Piracicaba: FEALQ, 3ªed., 2.008. 592p.
RESENDE, M. et al. Pedologia: Base para distinção de ambientes. NEPUT, Viçosa-MG, 4ºed., 2002. 338p.
RESENDE, M. et al. Mineralogia de solos brasileiros: interpretações e aplicações. Ed. UFLA, Lavras-MG, 1ºed., 2005. 192p.
SANTOS R. D. et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo. SBCS - CNPS. Viçosa-MG, 5ªed, 2005. 92p.

Complementar

MARAL, N. D. Noções de Conservação dos Solos. São Paulo: Nobel, 2003.
GUERRA, A. J. T. Erosão e conservação dos solos; conceitos, temas e aplicações. Ed. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro 1.999.
GUERRA, A. J. T. Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
LEPSH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo. Oficina de textos, 2002. 178 p.
SILVA, S. M. Compartimentação morfopedológica da bacia do Ribeirão Chiqueiro, Gouveia-MG. 2004. 118f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - IGC/UFMG, Belo Horizonte.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Saul Moreira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/02/2021, às 11:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 SEI nº 2543864