UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Mecânica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Desenho de Máquinas

Unidade Ofertante:

FEMEC

Código:

FEMEC41021

Período/Série:

2º 

Turma:

U (mecânica)

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

  ( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Alexandre Zuquete Guarato

Ano/Semestre:

2021 / 1

Observações:

Disciplina ministrada inteiramente de maneira remota em atendimento a: Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020, do Ministério da Saúde; Lei 13.979/2020, de 06/02/2020; Portaria nº 356, de 11/03/2020, do Ministério da Saúde; Ofício Circular 3/2020/CGLNES/GAB/SESU/SESU-MEC; Resolução Ad Referendum CONGRAD Nº. 06/2020; Parecer Nº. 05/2020 do Conselho Nacional de Educação; Portaria MEC Nº. 544; Resolução 25/2020 do CONGRAD; Resolução 11/2021 do CONGRAD.

Vagas ofertadas: 50 para a engenharia mecânica

 

EMENTA

Cortes. Cotagem. Técnicas de desenho por computador aplicadas ao desenho de componentes mecânicos (uso de um software comercial). Representação de tolerância dimensional, de acabamento de superfície e indicação dos desvios de forma e de posição. Representação técnica de elementos roscados, arruelas, travas, rebites, pinos, molas, chavetas, Introdução ao desenho de conjunto. Desenvolvimento de peças em chapas (Caldeiraria).

JUSTIFICATIVA

A principal finalidade do Desenho de máquinas é complementar o estudo de representação de objetos no modo bi e tridimensional, que teve início na disciplina Desenho Técnico.

Serão usadas, nesta disciplina, as normas técnicas da ABNT de representação de elementos mecânicos tanto na disciplina teórica, quanto na prática, Na parte prática, os alunos terão o primeiro contato com um software de CAD gratuito, ferramenta utilizada em todos os setores de projeto de empresas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Interpretar a linguagem do desenho técnico mecânico, no sentido de entendimento e de representação de cortes, cotagem, dos elementos de máquinas (elementos mecânicos) e de desenhos de montagem de sistemas mecânicos usando a técnica de desenho auxiliado por computador.

Objetivos Específicos:

  • Através da representação gráfica, explorar, compreender e interpretar desenhos mecânicos.
  • Conhecer e aplicar conceitos e normas técnicas de expressão de desenhos de elementos mecânicos.
  • Conhecer as ferramentas computacionais utilizadas nos projetos mecânicos.
  • Através de conhecimentos adquiridos na representação gráfica em associação com as respectivas disciplinas específicas, desenvolver projetos técnicos.

PROGRAMA

5.1. Aulas Teóricas

1 - Apresentação da disciplina: ementa, sistema de avaliação e bibliografia

2 - Revisão das projeções no 1º e 3º Diedros

3 - Desenho projetivo: cotagem em desenho técnico

4 - Uso de cortes e seções em desenho técnico

5 - Representação técnica de tolerância dimensional

6 - Representação técnica de desvios de forma e posição

7 - Representação técnica de sinais de acabamento requeridos nas montagens mecânicas

8 - Representação técnica de elementos soldados

9 - Representação técnica de Elementos de Máquinas

9.1 - Representação técnica de Elementos de Máquinas: Parafusos, porcas, arruelas

9.2 - Representação técnica de Elementos de Máquinas: Pinos, contrapinos e rebites

9.3 - Representação técnica de Elementos de Máquinas: Rolamentos e chavetas

9.4 - Representação técnica de Elementos de Máquinas: Molas

9.5 - Representação técnica de Elementos de Máquinas: Engrenagens

5.2. Aulas Práticas

1 - Conceitos de Softwares de CAD 2D e 3D

2 - Noções preliminares do software de CAD

2.1 - Noções preliminares do software de CAD: desenvolvimento de peças

2.2 - Detalhamento de peças e montagem em folhas A4 e A3

2.3 - Noções preliminares de montagem

3 - Definição de projeto

4 - Representação técnica de elementos soldados

5 - Representação técnica de Elementos de Máquinas

5.1 - Representação técnica de Elementos de Máquinas: Parafusos, porcas, arruelas

5.2 - Representação técnica de Elementos de Máquinas: Pinos e contrapinos, rebites

5.3 - Representação técnica de Elementos de Máquinas: Rolamentos e chavetas

5.4 - Representação técnica de Elementos de Máquinas: Molas

5.5 - Representação técnica de Elementos de Máquinas: Engrenagens

 

5.3. CRONOGRAMA

5.3.1. Aulas Teóricas

 

Semana

Item

10ª

11ª

12ª

13ª

14ª

15ª

16ª

1

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

TT1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7

 

 

 

 

 

 

TT2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8

 

 

 

 

 

 

 

TT3

 

 

 

 

 

 

 

 

9

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

X

TT4

X

X

TT5

 

TT: Teste teórico

 

5.3.2. Aulas práticas

 

Semana

Item

10ª

11ª

12ª

13ª

14ª

15ª

16ª

1

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.1

 

 

 

TP1

TP2

TP3

TP4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.2

 

 

 

 

 

 

 

X

TP5

 

 

 

 

 

 

 

2.3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TP 6

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TP 7

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

5.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TP 8

 

 

 

5.2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TP 9

 

 

5.3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

5.4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TP10

*TP: Trabalho prático

METODOLOGIA

As atividades de ensino estão divididas em síncronas[1] e assíncronas[2]. A carga horária da disciplina será dividida conforme seguem as próximas seções. Total de horas-aula síncronas 30 h-a. total de horas-aula assíncronas 30 h-a.

6.1. Atividades assíncronas

6.2. Atividades síncronas.

Obs.1: Para permitir a vinculação dos alunos às salas virtuais do Microsoft Team® é necessário que cada aluno faça sua inscrição na plataforma usando seu e-mail institucional. E para que o professor possa vincular os alunos nas salas virtuais na modalidade de ‘participante’ (com controle de áudio e vídeo pelo docente) é necessário que o docente possua a lista contendo nomes e e-mails institucionais dos alunos matriculados. É imprescindível que a coordenação gere esta lista em tempo hábil para que o docente possa configurar a sala de reuniões virtual de maneira que todos os alunos matriculados possam assistir às aulas.

Obs.2: Tendo em vista que nos calendários acadêmicos de 2020 e 2021 os semestres têm somente 15 semanas, o somatório das aulas síncronas (36 h-a teóricas e 36 h-a práticas) totaliza 60 horas corridas. 


[1] Atividades remotas feitas de maneira on-line, onde o docente e os alunos participam da aula por intermédio de uma sala virtual na Internet;

[2] Atividades e ensino e estudo feitas pelos alunos sem a presença do docente em tempo real. Atividades compostas pela proposição da realização de listas de exercícios, trabalhos e a visualização de vídeos previamente gravados e disponíveis nas plataformas de streaming selecionadas.

[3] Para mais detalhes, acesse: https://www.ead.ufu.br/mod/book/view.php?id=82948&chapterid=4732

AVALIAÇÃO

Cálculo da média (M)         

M = ΣTTi+ ΣTPj

BIBLIOGRAFIA

Básica

Complementar

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alexandre Zuquete Guarato, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/11/2021, às 08:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3148729 e o código CRC 546BC19E.




Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 SEI nº 3148729