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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Visão geral da formação e atuação técnica, ética, socioambiental e inclusiva dos profissionais formados em Engenharia de Controle e Automação. Noções de empreendedorismo e de inovação.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina fornece aos estudantes ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Fornecer, aos ingressantes, informações sobre o Curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Uberlândia, além de demonstrar as atribuições da futura profissão. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: 1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes); 2. Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, Colegiados); 3. Conhecer os conceitos básicos associados ao curso; 4. Entender os nichos de atuação de sua futura profissão, seu caráter multidisciplinar e aspectos vinculados à ética profissional e cidadã;
5. Contextualizar os principais elementos da Engenharia de Controle e Automação; 6. Compreender a importância dos modelos abstratos, das simulações, das pesquisas e dos projetos na área da Engenharia; 7. Compreender a metodologia científica; 8. Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros; 9. Compreender as técnicas, conceitos e aplicações do Desenho Universal; 10. Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais. 11. Conhecer as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. 12. Conscientização e ações para a preservação do meio ambiente. |
PROGRAMA
Visão geral da formação e atuação técnica, ética, socioambiental e inclusiva dos profissionais formados em Engenharia de Controle e Automação. Noções de empreendedorismo e de inovação.
1. Normas institucionais
1.1. Regulamentações da UFU e Regimento Interno da FEELT
2. A graduação em Engenharia de Controle e Automação
2.1. Projeto Pedagógico do Curso
2.2. Princípios e objetivos
2.3. Perfil do egresso
2.4. Estrutura curricular
2.5. Estrutura física
3. Informações de Formação
3.1. Técnicas de desenvolvimento de competências interpessoais
3.2. Organização da carreira desde a Universidade
3.3. Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem
3.4. Comunicação profissional
3.5. Empreendedorismo e inovação
3.6. Projetos em engenharia
3.7. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes
3.8. Atuação do Conselho de Classe - CREA
3.9. Ética profissional
3.10. Ética discente e seu relacionamento com o curso
3.11. Efeito nocivo do uso de drogas
3.12. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a
desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público
3.13. Impactos Ambientais e a Engenharia
4. Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais
4.1. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo
4.2. Tratamento da questão racial no cotidiano
4.3. Ética e Cidadania
4.4. Cultura afro-brasileira e indígena
4.5. Diversidade Regional e Local
5. Pesquisas científicas e tecnológicas
5.1. Metodologia científica
5.2. A estrutura de um projeto de pesquisa: escolha do tema, definição do problema, hipótese, justificativa, objetivo, metodologia, cronograma, recursos, referências bibliográficas
5.3. Estrutura de um trabalho escrito de apresentação de resultados de pesquisa
6. Técnicas e conceitos de Desenho Universal em projetos de engenharia
6.1. Princípios e fundamentos
6.1.1. Igualitário - uso equiparável
6.1.2. Adaptável - uso flexível
6.1.3. Óbvio - uso simples e intuitivo
6.1.4. Conhecido - informação de fácil percepção
6.1.5. Seguro - tolerante ao erro
6.1.6. Sem esforço - baixo esforço físico
6.1.7. Abrangente - dimensão e espaço para aproximação e uso
7. Desenvolvimento de atividades relacionadas à Engenharia de Controle e Automação
7.1. As atividades deverão abordar os materiais utilizados e suas características, enfatizando a temática das Ciências e da Tecnologia dos Materiais. Assuntos relacionados ao descarte de material e técnicas de segurança e proteção devem ser abordados nas atividades práticas realizadas
7.2. Desenvolvimento de protótipos e inovação
METODOLOGIA
Serão adotadas aulas presenciais expositivas dialogadas e palestras sobre os temas estabelecidos no programa com uso de projetor, quadro e demais materiais complementares relacionados aos temas.
Além disso, serão utilizadas as ferramentas Microsoft Teams/Moodle como apoio ao recebimento de atividades e repositório de material.
A assiduidade será verificada em todos os encontros.
- Atividades principais: as quartas-feiras teremos palestras para todos os cursos de introdução)
- Atividades de Laboratório – Serão oferecidas aulas extras de laboratório para ensino de Arduino.
Para um semestre com número de semanas reduzidas, como o semestre 2024-1, será utilizado o TDE (Trabalho Discente Efetivo) para complementação das horas. Tais atividades contemplam a solução de exercícios, visualização de videoaulas e entrega de listas de exercícios/trabalhos disponibilizados via Moodle.
A assiduidade das atividades extraclasse será verificada de acordo com o envio das tarefas.
Plataforma principal Moodle onde serão disponibilizados vídeos, e conteúdo de atividades disponibilizados na plataforma.
· Moodle: Faculdade de Engenharia Elétrica/Engenharia Elétrica/ IECA/ https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=2601
AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina será realizada da seguinte forma:
- Presença e participação nas aulas e palestras e respectivos relatórios sobre a atividade: total de 40 pontos.
- Atividade em grupo de pesquisa, projeto de automação e apresentação de um seminário, assim como a presença na apresentação dos demais grupos: total de 40 pontos.
- Questionários: total de 20 pontos
Total de pontos distribuídos: 100 pontos.
Avaliação de recuperação:
Será oferecida uma avaliação de recuperação para os discentes que não obtiverem o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75%.
A avaliação de recuperação será composta por uma prova a ser realizada na última semana do semestre e será cobrado todo o conteúdo ministrado.
Os estudantes que realizarem a atividade de recuperação e forem aprovados (nota superior a 60 pontos) terão limitada a sua nota final em 60 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. BAZZO, W. A. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4. ed. rev Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013. 292 p., il. ISBN 978853286420 (broch.); 2013.
2. BASTOS, L. R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2003.
3. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2008.
Complementar
1. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico.24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
2. BARROS, A. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
3. MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
4. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V. A. M.; NASCIMENTO, J. G. (org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012.
5. SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
6. CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística: segurança integrada a missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2008.
7. LINSLNGEN, I. V. et al. (Org.). Formação do engenheiro: desafios da atuação docente, tendências curriculares e questões contemporâneas da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. UFSC, 1999.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Renato Ferreira Fernandes Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/06/2024, às 16:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.034406/2024-60 | SEI nº 5450856 |