UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Psicologia da Educação 1

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

ICHPO33205

Período/Série:

2º Período

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60 h

Prática:

 

Total:

60 horas

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Dr. Fernando Silva Paula

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Componente Curricular ofertado de acordo com a Resolução 73/2022 CONGRAD; a Resolução 30/2011 do CONGRAD; e o Art. 202 da Resolução 46/2022 CONGRAD

 

EMENTA

Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito

JUSTIFICATIVA

A disciplina “Psicologia da Educação 1” situa-se entre as disciplinas iniciais do Curso de Pedagogia que abordam os chamados fundamentos da Educação. Junto como outras disciplinas introdutórias do curso, esta disciplina está articulada ao Ciclo 1: Sujeitos fazedores de história e ao Prointer II. A Psicologia Educacional é um campo de conhecimento indispensável para a formação do futuro pedagogo que futuramente irá trabalhar com o ensino em sala de aula, espaço no qual se pode observar a efetividade dos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Conforme consta no projeto pedagógico do curso, o processo de ensino compreende o conhecimento de conteúdos específicos e multidisciplinares para sua realização e formação de professores. Seguindo essa orientação, o profissional do Ensino deve conhecer além dos conhecimentos específicos de sua área, aqueles conhecimentos sobre os processos psíquicos que ocorrem durante a aprendizagem (tomada aqui como a aquisição de novos conhecimentos e habilidades), pois dessa forma ele terá uma visão mais ampla do processo educativo que se dá na interação entre aluno e professor. Dentre os conhecimentos da Psicologia que são fundamentais para o futuro profissional do ensino, destacam-se aqueles relacionados ao desenvolvimento do ser humano, em suas diferentes fases, e outros relacionados aos processos de ensino-aprendizagem.  Também é fundamental que o professor construa uma compreensão mais ampla sobre as dimensões afetiva e comportamental das diferentes relações que se estabelecem entre os sujeitos no espaço de sala de aula, de modo que seja capaz de lidar melhor com o coletivo e com as singularidades ali presentes.  

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Possibilitar aos alunos o conhecimento da Psicologia enquanto ciência e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, de modo a facilitar-lhes a aplicação prática, reflexiva e crítica destes conhecimentos adquiridos na sua atividade educativa.

Objetivos Específicos:

  • Conceituar a Psicologia e seu objeto de estudo, discutindo sobre sua importância para o entendimento da dimensão psicológica e da subjetividade do homem;

  • Identificar os conhecimentos psicológicos que auxiliem os alunos a compreenderem a complexidade psíquica que caracteriza o comportamento e as relações humanas envolvidas no processo de ensino.

  • Conhecer e refletir sobre as correntes teóricas da Psicologia e seus representantes, ressaltando seus aspectos mais importantes para a educação;

  • Compreender a possibilidade de aplicação, na educação, dos conceitos teóricos e práticos resultantes do estudo das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

  • Articular o conteúdo da disciplina com a temática do Ciclo I: Os sujeitos como fazedores de história e com o Prointer II.

PROGRAMA

Unidade I:  A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA

1.1 A Psicologia Científica: breve histórico da ciência psicológica

1.2 As principais teorias da Psicologia do Século 20.

Unidade II: A INTERFACE ENTRE A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO

2.1 As relações entre a Psicologia e a Educação

2.2 Objetivos da disciplina Psicologia da Educação

2.3 A Psicologia do Desenvolvimento e suas contribuições

2.4 A Psicologia da Aprendizagem e suas abordagens.

Unidade III: CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR

3.1 As diferentes concepções de desenvolvimento: Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo.

3.2 Abordagem Comportamentalista: Skinner

3.3 Abordagens Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon

3.4 Abordagem Psicanalítica: Freud

3.5 Abordagem Humanista: Rogers.

Unidade IV: O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO

4.1 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais da criança

4.2 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adolescente

4.3 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adulto

4.4 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do idoso 

METODOLOGIA

As aulas teóricas serão trabalhadas no formato "aulas expositivas dialogadas". Também acontecerão atividades orientadas em grupo em sala de aula, assim como outras atividades de ensino e/ou avaliação. Recursos: Quadro branco, Data show, notebook, caixas de som, entre outros. 

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD, de 17 de outubro de 2022, a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas, a saber:

  1. 90 dias letivos destinados a aulas, que serão distribuídos em 15 semanas (Art. 2.º inciso I);

  2.  10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes em outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras, conforme previsto no inciso II do art. 2º da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2 de julho de 2007.

Considerando-se o estabelecido pela Resolução n.73/2022, do CONGRAD, a carga horária referente aos 10 dias letivos será complementada por meio de trabalho discente efetivo (TDE), a ser realizado no período entre 19 e 29 de junho de 2023Além disso, de acordo com o inciso II, do art. 2º da Resolução n.73/2022 CONGRAD, será computada, como carga horária da disciplina, a participação no VI Seminário da Congada, previsto para acontecer entre 15 e 19 de maio de 2023.

As atividades a serem desenvolvidas no TDE e no VI Seminário da Congada serão apresentadas no primeiro dia de aula, como parte do cronograma da disciplina.

AVALIAÇÃO

- Seminário teórico em grupo sobre temática relacionada ao conteúdo da disciplina. Valor: 40 pontos

- Prova reflexiva em dupla sobre conteúdo das Unidades I, II e III. Valor: 30 pontos

- Prova reflexiva individual sobre conteúdos das Unidade III e IV. Valor: 30 pontos​​

- Prova de verificação de aprendizagem- Unidades I a IV, para o estudante que tiver 75% de frequência e não obtiver 60 pontos no dia 21/06/2023.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARROS, C. S.G. Pontos de psicologia escolar. 5. ed. São Paulo: Ática, 2007. 

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CÓRIA-SABINI, M. A. Psicologia do desenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Ática, 2001.

CUNHA, M.V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2008.

CUNHA, Marcus Vinícius.  Piaget: Psicologia Genética e Educação. Acervo digital da Unesp. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/141. Acesso em: 23 jun. 2021.

Complementar

CARRARA, K. (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.

COLL, C. et al. Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FONTANA, R. A. C.; CRUZ, M. N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2006.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.) Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios. São Paulo: Editora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. 2021. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/602/536/2035-1. Acesso em: 23 jun. 2021.

SILVA, A. José; ORZECHOWSKI, S. T. Psicologia e educação: fundamentos para a aprendizagem. Guarapuava: Ed. da Unicentro, 2009. Disponível em: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/123456789/931/5/Psicologia%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2012

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Aparecida Augusto Satto Vilela, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/05/2023, às 16:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4483668