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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31001 |
COMPONENTE CURRICULAR: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Estudar, numa perspectiva de síntese, as principais concepções de história, do mundo greco-romano aos começos da época contemporânea, com especial atenção aos seus momentos-chave e às relações respectivas de continuidade e ruptura;
Apresentar e definir as noções e os conceitos históricos fundamentais por meio dos quais as diferentes concepções de história podem ser problematizadas e criticamente analisadas;
Evidenciar o papel social, cívico e político do conhecimento histórico no contexto mais amplo da sociedade em que é produzido.
Ementa
As principais concepções de história, do mundo greco-romano e medieval aos começos da época contemporânea. Momentos-chave, permanências e rupturas, conceitos históricos fundamentais.
PROGRAMA
A concepção retórica da história enquanto mestra da vida: um tópos de longa duração;
A concepção cristã de história e suas relações de continuidade e ruptura frente ao pensamento histórico do mundo greco-romano;
O ceticismo histórico cartesiano e o advento do método crítico na época moderna;
As filosofias da história dos séculos XVIII e XIX: Iluminismo e Idealismo;
Conceitos históricos fundamentais: Historia magistra vitae, res gestae e historia rerum gestarum; poética, historiografia, retórica; tempo cíclico, physis, finitude, areté e imortalidade; tempo linear, divina providência, escatologia; razão, verdade, dúvida metódica; método crítico, fato histórico; histórias particulares e história universal; progresso, ciência, especialização, disciplinarização; etc.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. [Cf., igualmente, BLOCH, Marc. Introdução à História. Mem Martins, Portugal: Publicações Europa-América, 1993.]
KOSELLECK. Reinhart. Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DESCARTES, René. Discurso do método. 3.ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HERÓDOTO. Histórias. Lisboa: Edições 70, 2000.
HIPONA, Agostinho de. A Cidade de Deus, 3 vols. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.
KANT, Immanuel. Ideia de uma História Universal de um ponto de vista cosmopolita. Organização de Ricardo R. Terra. 3.ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: Editora da UnB, 1986. [Cf., igualmente, La guerre du Péloponnése. Paris: Belles Lettres, 1953-1972.]
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102343/2019-14 | SEI nº 1719249 |