UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GHS028

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15h

Prática:

45h

Total:

60h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Wellington Amarante Oliveira

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

Pré-requisitos: Métodos e Técnicas de Pesquisa em História

 

EMENTA

Elaboração e redação do projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de pesquisa e referências bibliográficas.

JUSTIFICATIVA

O Trabalho de Conclusão de Curso no âmbito do Curso de Graduação em História constitui-se em componente curricular obrigatório e em espaço para a construção da autonomia intelectual dos docentes em formação através do exercício da pesquisa em História e/ou no ensino de História.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno para elaboração de projeto de pesquisa em História.

Objetivos Específicos:

Compreender os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa em História;

Dominar a discussão bibliográfica temática;

Dominar as fontes de pesquisa.

PROGRAMA

I – Orientação na redação do projeto individual de pesquisa em História.

II – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.

METODOLOGIA

A disciplina de TCC I visa colaborar no desenvolvimento acadêmico dos discentes, capacitando-os para as atividades de pesquisa na área de História. Nesse sentido, desenvolver-se-á atividades de leitura, fichamentos, resumos, estudos dirigidos e redação de texto científico. Todas as atividades serão supervisionadas semanalmente.

AVALIAÇÃO

Atividade avaliativa

Pontuação máxima

Critérios de avaliação

Data de Entrega

Produção escrita

50

Objetividade, criticidade, domínio conceitual e domínio teórico-metodológico.

Atividades desenvolvidas semanalmente ao longo do semestre

Projeto de pesquisa

50

Objetividade, criticidade, domínio conceitual, domínio teórico-metodológico.

28 de janeiro de 2022

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983. 

VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A Pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1989.

LOMBARDI, José Claudinei (org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores associados, 2000.

 

 

Complementar

FENELON, Déa Ribeiro et al (orgs). Muitas Memórias, outras Histórias. São Paulo: Olho Dágua, 2004.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História cultural: experiências de pesquisa. Rio Grande do Sul: EDUFRGS, 2003.

SILVA, Maria Angela; PINHEIRO, Maria S. F.; FREITAS, N. E. Guia Para Normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses. 4ª ed. Uberlândia – MG: EDUFU, 2004.

GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (orgs.).História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações / Décio  Campinas, SP : Autores Associados ; Uberlândia, MG : EDUFU, 2005.

ANDRADE,  Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/08/2022, às 23:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 SEI nº 3843154