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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Elaboração e redação do projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de pesquisa e referências bibliográficas.
JUSTIFICATIVA
O Trabalho de Conclusão de Curso no âmbito do Curso de Graduação em História constitui-se em componente curricular obrigatório e em espaço para a construção da autonomia intelectual dos docentes em formação através do exercício da pesquisa em História e/ou no ensino de História.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno para elaboração de projeto de pesquisa em História. |
Objetivos Específicos: |
Compreender os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa em História; Dominar a discussão bibliográfica temática; Dominar as fontes de pesquisa. |
PROGRAMA
I – Orientação na redação do projeto individual de pesquisa em História.
II – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.
METODOLOGIA
A disciplina de TCC I visa colaborar no desenvolvimento acadêmico dos discentes, capacitando-os para as atividades de pesquisa na área de História. Nesse sentido, desenvolver-se-á atividades de leitura, fichamentos, resumos, estudos dirigidos e redação de texto científico. Todas as atividades serão supervisionadas semanalmente.
AVALIAÇÃO
Atividade avaliativa |
Pontuação máxima |
Critérios de avaliação |
Data de Entrega |
Produção escrita |
50 |
Objetividade, criticidade, domínio conceitual e domínio teórico-metodológico. |
Atividades desenvolvidas semanalmente ao longo do semestre |
Projeto de pesquisa |
50 |
Objetividade, criticidade, domínio conceitual, domínio teórico-metodológico. |
28 de janeiro de 2022 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.
VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A Pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1989.
LOMBARDI, José Claudinei (org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: Autores associados, 2000.
Complementar
FENELON, Déa Ribeiro et al (orgs). Muitas Memórias, outras Histórias. São Paulo: Olho Dágua, 2004.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História cultural: experiências de pesquisa. Rio Grande do Sul: EDUFRGS, 2003.
SILVA, Maria Angela; PINHEIRO, Maria S. F.; FREITAS, N. E. Guia Para Normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses. 4ª ed. Uberlândia – MG: EDUFU, 2004.
GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (orgs.).História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações / Décio Campinas, SP : Autores Associados ; Uberlândia, MG : EDUFU, 2005.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/08/2022, às 23:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 | SEI nº 3843154 |