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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Técnicas de estudo. Normas para o estudo e redação do texto cientificamente organizado. Tipos de estudos científicos. Projeto de pesquisa, planejamento, etapas, ética, bioestatística aplicada e desenvolvimento do projeto de Pesquisa. Relatórios de pesquisa. Métodos e técnicas para o trabalho acadêmico e científico. Biblioteca, documentação, fichamento e citações das referências bibliográficas. Plataforma Lattes. Ambientes virtuais de aprendizagem. Bases de dados em pesquisa. Elaboração e apresentação de seminários.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Introdução aos Estudos Universitários propõe métodos e técnicas para subsidiar e motivar os educandos na busca pelo conhecimento, orientando quanto as ações sistemáticas voltadas à pesquisa, estimulando os questionamentos acerca dos limites da ciência. Entende-se que o ato ou hábito de estudar está diretamente ligado ao de aprender; portanto, o envolvimento do aluno na disciplina por meio de práticas e interpretação de leitura, participação ativa nas atividades, e troca de experiências com docentes e alunos de pós-graduação, se torna fundamental para a consolidação e desenvolvimento do seu conhecimento ao longo do curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Fornecer orientação pedagógica e diretrizes lógicas, metodológicas e técnicas para investigação científica. |
Objetivos Específicos: |
- Desenvolver hábitos de estudo, de leitura, análise, interpretação e redação de textos acadêmicos; - Desenvolver a capacidade de estudo em ambientes virtuais; - Conhecer a estrutura, documentação, produção de dados, análise estatística, citações, referências bibliográficas e redação do trabalho científico; - Desenvolver a habilidade de elaboração de projeto e relatórios de pesquisa; - Facilitar o desenvolvimento da apresentação de seminários e do trabalho científico; - Capacitar o discente para a elaboração do currículo Lattes. |
PROGRAMA
Técnicas de pesquisa bibliográfica em base de dados científicos.
Procedimentos didáticos para leitura, análise e interpretação de textos.
Tipos de estudos científicos: laboratorial, clínico, monografia, relato de caso, revisão de literatura e revisão sistemática.
Etapas para a elaboração do projeto de pesquisa: tema, problema, revisão da literatura, delimitação, hipóteses, objetivos, justificativa, relevância, método.
Instrumentos de pesquisa: tabulação e análise dos resultados.
Bioestatística aplicada.
Métodos e técnicas para a organização formal do trabalho científico e aspectos técnicos da redação do trabalho científico.
Elaboração e apresentação de seminários acadêmicos.
A importância do currículo acadêmico e profissional – Elaboração do currículo Lattes.
METODOLOGIA
Aulas expositivas, exposições dialogadas, demonstrações, vídeos, sala de aula invertida, formulários, aprendizagem por meio de problemas.
DIA |
MÊS |
ANO |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
DOCENTE(S) |
28 |
05 |
2024 |
Tema 1. Apresentação Disciplina. Acolhimento. |
Profa. Veridiana |
04 |
06 |
2024 |
Tema 2. Técnicas de pesquisa bibliográfica em base de dados científicos. |
Profa. Veridiana |
11 |
06 |
2024 |
Tema 3. Procedimentos didáticos para leitura, análise e interpretação de textos. |
Profa. Veridiana |
18 |
06 |
2024 |
Tema 4. Tipos de estudos científicos: laboratorial, clínico, monografia, relato de caso, revisão de literatura, revisão sistemática. |
Profa. Veridiana |
25 |
06 |
2024 |
Tema 5. Etapas para a elaboração do projeto de pesquisa: tema, problema, revisão da literatura, delimitação, hipóteses, objetivos, justificativa, relevância, método. |
Profa. Veridiana |
2 |
07 |
2024 |
Atividade avaliativa 1. Feedback problematizador. |
Profa. Veridiana |
9 |
07 |
2024 |
Tema 6. Instrumentos de pesquisa: tabulação e análise dos resultados. Bioestatística aplicada. |
- |
15 à 27 |
07 |
2024 |
Recesso |
Profa. Veridiana |
30 |
07 |
2024 |
Tema 7. Métodos e técnicas para a organização formal e redação do trabalho científico. |
Profa. Veridiana |
06 |
08 |
2024 |
Reposição de aula de quinta-feira |
- |
13 |
08 |
2024 |
Tema 8. A importância do currículo acadêmicos e profissional – elaboração do currículo lattes. |
Profa. Veridiana |
20 |
08 |
2024 |
Tema 9. Elaboração e apresentação de seminários acadêmicos. |
Profa. Veridiana |
27 |
08 |
2024 |
Atividade avaliativa 2. Feedback problematizador. |
Profa. Veridiana |
03 |
09 |
2024 |
Vista de prova. |
Profa. Veridiana |
10 |
09 |
2024 |
Atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem. |
Profa. Veridiana |
17 |
09 |
2024 |
Fechamento e lançamento de notas. |
Profa. Veridiana |
AVALIAÇÃO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADE AVALIATIVA |
PONTUAÇÃO |
Conteúdo dos temas 1 ao 5 |
Atividade avaliativa 1 |
45,0 pontos |
Todo o conteúdo ministrado ao longo da disciplina |
Atividade avaliativa 2 |
45,0 pontos |
Currículo lattes |
Elaboração do currículo lattes |
10,0 pontos |
As atividades avaliativas podem ser alteradas ao longo do semestre.
Atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem está de acordo com RESOLUÇÃO COLCOCOD Nº 1, DE 25 DE AGOSTO DE 2022: Para os alunos que não atingirem o aproveitamento mínimo de 60,0 pontos, mas que obtiverem 75% (setenta e cinco por cento) ou mais de frequência nas aulas, é garantido o direito à realização de uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem no valor de 45,0 pontos sobre todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre. Segundo a resolução supracitada: Art. 3º: O aluno considerado aprovado na avaliação de recuperação de aprendizagem terá como resultado final para registro a nota máxima 60,0 (sessenta pontos), e o aluno considerado reprovado terá como registro o resultado anterior à avaliação de recuperação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CACERES, Ana Manhani; GANDARA, Juliana Perina; PUGLISI, Marina Leite. Redação científica e a qualidade dos artigos: em busca de maior impacto. J. Soc. Bras. Fonoaudiol., São Paulo, v. 23, n. 4, p. 401-406, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217964912011000400019&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23, jul., 2020
CRISTANTE, Alexandre Fogaça; KFURI, Maurício. Como escrever um trabalho científico. 2011 Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Cap.: Como utilizar o pubmed? Pags. 19-42.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, AMBIENTES VIRTUAIS E PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. José, Gesilane <disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206166> acesso em 24/07/2020.
ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino e pesquisa. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2018.
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – UNESP. Tutorial para elaboração do currículo lattes, 2019.p.1-27.
VIEIRA, Sônia. Introdução à bioestatística. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Capítulo 1.
Complementar
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/ava/2259532.pdf>
DIFERENÇA ENTRE CURRÍCULO VITAE E CURRÍCULO LATTES. Associação Nacional de pós-graduandos, 2019. Acesso em: http://www.anpg.org.br/12/03/2019/diferenca-entre-curriculo-vitae-e-curriculo-lattes/. Acesso em: 23 jul. 2020.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Veridiana Resende Novais, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/05/2024, às 18:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 | SEI nº 5387505 |