UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Biomédicas

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Fisiologia

Unidade Ofertante:

ICBIM

Código:

GBD 016

Período/Série:

 

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

90

Prática:

30

Total:

120

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Marcos Luiz Ferreira Neto

Ana Paula Coelho Balbi

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Fisiologia dos tecidos excitáveis. Fisiologia do sistema neural. Fisiologia do sistema digestório e nutrição. Fisiologia do sistema respiratório. Fisiologia do sistema cardiovascular. Fisiologia do sistema renal. Fisiologia do metabolismo e da regulação térmica. Fisiologia do sistema endócrino. Fisiologia do sistema reprodutor.

JUSTIFICATIVA

A Fisiologia é uma disciplina básica que permite ao estudante de biomedicina a compreensão das funções dos tecidos, órgãos e sistemas do organismo assim como os mecanismos de ajustes para a manutenção de homeostasia. Desta forma, é uma disciplina essencial para a formação de um biomédico em quaisquer das áreas de atuação que este venha a trabalhar. Ainda, esta disciplina é necessária como base para outras disciplinas fundamentais para a formação do profissional biomédico, tais como farmacologia e patologia.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Adquirir noções básicas sobre fenômenos biofísicos e fisiológicos que sirvam de substrato para o conhecimento das interferências geradas pelos desequilíbrios homeostáticos e a participação de cada sistema na manutenção da homeostasia. Desenvolver condições de entendimento dos mecanismos básicos relacionados à Biofísica e à Fisiologia de cada um dos sistemas constituintes do organismo, assim como dos aspectos relacionados à sua regulação, para a manutenção da homeostase

Objetivos Específicos:

Conhecer os princípios básicos da fisiologia humana e os princípios dinâmicos da vida em geral. Compreender como os fatores físicos e químicos são responsáveis pela origem, desenvolvimento e manutenção da vida

PROGRAMA

FISIOLOGIA GERAL E NEUROFISIOLOGIA:

Revisão sobre propriedades da membrana plasmática e homeostase      

Bioeletrogênese e transmissão sináptica

Organização e funções do sistema nervoso.

Sistema somatossensorial.

Organização e controle do sistema motor.

Sistema Neurovegetativo (sistema nervoso autônomo)

 

FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO E REPRODUTOR:

Introdução ao Sistema Endócrino.

Eixo Hipotálamo- Hipófise.

Hormônios hipotalâmicos e hipofisários.

Glândula tireoide

Glândulas adrenais

O pâncreas endócrino.

Controle hormonal da função reprodutora masculina.

Controle hormonal da função reprodutora feminina.

 

FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR:

Hemodinâmica.

Bioeletrogênese cardíaca.

Contração do músculo cardíaco.

O ciclo cardíaco.

Mecanismos de controle da pressão arterial.

 

FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO:

Mecânica ventilatória e ventilação pulmonar.

Difusão e transporte de gases respiratórios.

Regulação da Respiração.

Participação do sistema respiratório no equilíbrio ácido-base do organismo

 

FISIOLOGIA DO SISTEMA RENAL:

Organização morfofuncional dos rins e néfrons.

Filtração glomerular - sua definição, a regulação e a avaliação.

Transporte tubular de solutos e de água.

Regulação renal do volume e da tonicidade do líquido extracelular.

Diluição e concentração da urina.

Participação dos rins no equilíbrio ácido-base do organismo.

 

FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO:

Anatomia fisiológica das estruturas principais e acessórias do sistema digestório.

Princípios gerais da função gastrointestinal.

Características e regulação da motilidade e secreção gastrointestinal.

Digestão e absorção no trato gastrointestinal.

METODOLOGIA

A disciplina será ministrada na forma de aulas teóricas expositivas sempre com a participação dos alunos, pelo incentivo constante de diálogos sobre o tema em questão. Para as aulas teóricas serão utilizados projetor multimídia, projeção de vídeos e animações feitas em computador, além de lousa e giz. Serão oferecidas também algumas aulas práticas utilizando para isto o laboratório e tendo os próprios alunos como voluntários nos testes. É importante ressaltar que para alguns conteúdos as aulas práticas utilizando animais foram substituídas por vídeos ilustrativos sobre o funcionamento dos sistemas fisiológicos e/ou aulas práticas virtuais (através do uso de programas específicos como, por exemplo, The Virtual Cat V2.5.6). Importante, as aulas com conteúdo prático não poderão ser repostas. Não serão aceitos relatórios de aulas práticas dos alunos que estiveram ausentes das mesmas. Para outros conteúdos como Neurofisiologia, Cardiovascular e Respiratório as aulas práticas serão demonstrativas utilizando os alunos como voluntários.

Parte dos materiais complementares como artigos científicos, slides de aulas, vídeos e desenhos ilustrativos de fisiologia, estudos dirigidos, entre outros serão disponibilizados em página da disciplina . É de inteira responsabilidade do aluno efetuar o cadastro dentro do Microsoft 365 (www.microsoft.com) utilizando o seu e-mail institucional (@UFU), pois somente assim ele terá acesso a esse material.

Horário de atendimento extraclasse durante o semestre letivo:

Prof. Dr. Marcos Ferreira Neto: Nas segundas-feiras e sextas-feiras: por 1 hora após término das aulas regulares.

Profa. Dra. Ana Paula Coelho Balbi: em horários a serem combinados entre a docente e os alunos, de forma presencial ou pela plataforma: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ana-paula-coelho-balbi.

AVALIAÇÃO

As avaliações escritas serão presenciais e compostas por questões dissertativas e/ou objetivas, sem consulta, sendo que o número de avaliações por módulo será determinado por cada professor. A duração máxima de cada avaliação será determinada por cada professor.

Poderão ser aplicados ao longo do curso, a critério do docente, estudos dirigidos e trabalhos relacionados ao tema em questão. No caso destas outras atividades, as mesmas poderão valer até no máximo 20% (quando aplicadas) do valor total de cada módulo.

Durante as avaliações os alunos somente poderão entregar a prova e sair da sala de aula depois de decorridos 30 minutos; o aluno que chegar após a primeira saída terá que solicitar prova fora de época.

Não será permitida a saída da sala de aula durante a vigência da prova, exceto em situações emergenciais, assim como não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos para consulta do conteúdo abordado na avaliação, nem consulta de livros, cadernos, lembretes ou qualquer outra forma de consulta não permitida.  Se for constatado qualquer ato ilícito durante a execução da prova a mesma será retida e o aluno ficará com conceito zero na mesma, sem direito a repetir a mesma.

Não serão aceitas atividades avaliativas (estudos dirigidos, relatórios de aula prática, entre outros) entregues fora do prazo determinado pelos docentes responsáveis pela disciplina.

As avaliações fora de época (provas substitutivas das avaliações oficiais perdidas) somente serão aplicadas quando houver comprovação de ausência baseada nos motivos descritos na Resolução CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022, que aprova as Normas Gerais da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia):

I – exercícios ou manobras efetuadas na mesma data e hora, em caso de Serviço Militar Temporário, conforme a Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964; II – problema de saúde devidamente comprovado por atestado; e 

III – falecimento de filhos, pais, cônjuges e dependentes econômicos. Art. 139. O prazo para solicitação da atividade acadêmica avaliativa fora de época ao professor será de 3 (três) dias úteis. 

Parágrafo único. O professor terá prazo de 2 (dois) dias úteis para responder ao estudante. 

O prazo para solicitação da atividade acadêmica fora de época ao professor será de 3 (três) dias úteis após a prova oficial, podendo ser enviada para o e-mail institucional do professor, via chat da plataforma Teams e/ou via SEI. O professor terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para responder ao aluno após a solicitação. Se os trâmites institucionais não forem respeitados o aluno não poderá fazer a prova fora de época.

A avaliação fora de época será ministrada em data, local e horário estipulados pelo docente responsável pelo conteúdo avaliado, sendo presencial, sem consulta e com questões dissertativas e/ou objetivas; lembrando que apenas uma data será agendada para a realização da avaliação.

Visando a possibilidade de recuperação do aluno e melhor aprendizado, será permitido aos alunos que não obtiveram 60% da nota em cada módulo, que façam uma prova de recuperação (PR), com data e horário a serem estipulados pelo professor que ministrou o módulo, após fechamento das notas. A PR será composta por questões dissertativas e/ou objetivas (a critério do professor) e abrangerá todo o conteúdo trabalhado naquele módulo. A PR será realizada de maneira presencial, sem consulta e será cronometrado o tempo. O aluno que perder a PR permanecerá com a nota originalmente obtida na primeira avaliação do móduloA nota da PR substituirá inteiramente a nota antiga do mesmo módulo (25 pontos na totalidade), porém apenas se a nota da PR for maior do que a nota regular do módulo, caso contrário a nota antiga permanecerá. Se no final do semestre o aluno não conseguir a nota mínima de 60 pontos, pelo somatório das notas obtidas nos módulos, será considerado reprovado.

Este plano é estabelecido pela Disciplina de Fisiologia, não cabendo a nenhum professor, de forma individual, modificar o plano descrito ao próprio critério.

Serão atribuídas as seguintes pontuações em avaliações:

Fisiologia Geral e Neurofisiologia (25 pontos): Será 1 avaliação escrita (25pontos), presencial, sem consulta e com questões para múltiplas escolhas e/ou dissertativas. A avaliação terá 1h30min. de duração.

Fisiologia dos Sistemas Endócrino/Reprodutor, Digestório e Renal (50 pontos):  as avaliações acontecerão no formato de provas e apresentação de seminários, todas presenciais. Serão aplicadas 2 provas, sendo que a primeira abordará os conteúdos de Endócrino/reprodutor (13 pontos) e a outra, os conteúdos de Digestório/Renal (13 pontos), as provas são individuais, sem consulta e somente com questões dissertativas. Para os seminários, os alunos serão divididos em grupos e os temas serão divididos entre os conteúdos de Endócrino/reprodutor (12 pontos) e Digestório/Renal (12 pontos).

Fisiologia Cardiovascular e Respiratória (25 pontos): Será 1 avaliação escrita (25pontos), presencial, sem consulta e com questões para múltiplas escolhas e/ou dissertativas. A avaliação terá 1h30min. de duração.

 

Cronograma das provas oficiais:

Prova 1- Fisiologia Geral e Neurofisiologia (25pontos): 28/10/2022

Prova 2 e seminários - Sistema endócrino e reprodutor (25 pontos): 25/11/2022

Prova 3 e seminários - Sistema renal e digestório (25 pontos): 06/01/2023

Prova 4- Sistema cardiovascular e respiratório (25 pontos): 06/02/2023

 

Cronograma das provas de recuperação:

Prova de recuperação de Neurofisiologia: Data a ser definida com a turma  - 25 pontos em substituição à nota regular do módulo. A avaliação terá 1h30min. de duração.

Prova de recuperação de sistema endócrino e reprodutor: 03/12 (sábado) - 25 pontos em substituição à nota regular total do módulo, as notas dos seminários serão desconsideradas.

Prova de recuperação do módulo sistema  renal e digestório: 14/12 (sábado) - 25 pontos em substituição à nota regular total do módulo, as notas dos seminários serão desconsideradas.

Prova de recuperação do módulo sistema cardiovascular e respiratório: Data a ser definida com a turma  - 25 pontos em substituição à nota regular do módulo. A avaliação terá 1h30min. de duração.

AVISO: O cronograma de provas é uma previsão estimada, estando sujeito a alterações de acordo com o desenvolvimento das aulas ou por solicitação da turma.

OBS: A validação da assiduidade dos discentes durante as aulas será realizada a partir da presença dos mesmos nas aulas expositivas na modalidade presencial, quando durante as aulas o professor fará a chamada oralmente ou encaminhará uma lista de presença para assinatura, lançando as faltas posteriormente no Portal Docente. Os alunos deverão ter 75% de presença para que sejam considerados aprovados na disciplina.

BIBLIOGRAFIA

Básica

AIRES, M.M. Fisiologia.  4ª edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2012.

BERNE, R.M.; LEVY, M.N. Fisiologia. 6ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

COSTANZO, L.S. Fisiologia. 4ª edição. Rio de Janeiro, Editora Elsevier, 2011.

GUYTON, A C.; HALL, J. Tratado de Fisiologia Médica. 12ª edição. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.

Complementar

CARLSON, N.R. Fisiologia do Comportamento. SP: Manole, 2006.

SILVERTHORN, D.U. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada. Barueri, São Paulo: Manole, 2009.

LENT, R. Cem Bilhões de Neurônios: Conceitos Fundamentais de Neurociências. São Paulo: Atheneu, 2010.

PURVES, D. Neurociências. 4ª Ed. Porto alegre. Artmed, 2010.

PORTH, C.M. Fisiopatologia. 6ª Ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2004.

RHOADES, T. Fisiologia Médica. 2ª Ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2005.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Ana Paula Coelho Balbi, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/09/2022, às 09:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcos Luiz Ferreira Neto, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/09/2022, às 09:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.061974/2022-71 SEI nº 3877286