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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Optativa: |
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Observações: |
EMENTA
2.1 Introdução às técnicas instrumentais de análise;
2.2 Métodos espectroscópicos;
2.3 Métodos eletroanalíticos;
2.4 Métodos de separação.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina permite ao discente desenvolver os conceitos, a teoria básica e o princípio de operação das principais técnicas empregadas na análise química instrumental, possibilitando ao discente uma avaliação crítica das aplicações e limitações dos métodos instrumentais de análise; uma comparação em termos de eficiência, exatidão e precisão analíticas com os métodos clássicos de análise; bem como compreender os interesses e a importância que a análise instrumental tem na sociedade tecnológica em que vivemos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apresentar as noções básicas sobre as técnicas instrumentais de análise com relação aos componentes básicos dos equipamentos, os princípios básicos de funcionamento e as aplicações de cada técnica analítica instrumental. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1.Introdução às técnicas instrumentais de análise, classificação dos métodos instrumentais de análise: métodos espectroscópicos, métodos eletroanalíticos e métodos de separação. Características de funcionamento dos instrumentos/parâmetros de qualidade. Calibração dos métodos instrumentais.
2.Métodos espectroscópicos. Introdução e classificação dos métodos óticos. Energia radiante e suas características. Interações entre a energia radiante e a matéria: processos de absorção e emissão. Espectros de absorção e emissão. Aspectos quantitativos do processo de absorção: transmitância, absorbância, Lei de Beer e suas limitações. Princípios da espectrofotometria de absorção atômica. Introdução à espectroscopia molecular. Princípios da espectrofotometria de absorção molecular na região do UV/visível.
3. Métodos eletroanalíticos. Introdução e classificação dos métodos eletroanalíticos. Células galvânicas e eletrolíticas. Introdução à potenciometria. Eletrodos íon-seletivos, eletrodo de vidro para medidas de pH. Potenciometria direta e titulações potenciométricas. Introdução à coulometria. Titulações coulométricas.
4. Métodos de separação. Fundamentos e classificação dos métodos cromatográficos, Teoria básica dos métodos cromatográficos, Fundamentos e aplicações da cromatografia liquida de alta eficiência (CLAE) e cromatografia gasosa (CG). Instrumentação básica dos cromatógrafos, características das fases estacionárias e fases móveis, modalidades da CLAE e CG. Aplicações das técnicas cromatográficas.
METODOLOGIA
Aulas expositivas empregando quadro branco e datashow. Discussões em sala. Apresentação de seminários.
AVALIAÇÃO
A média final (MF) será determinada pela seguinte equação:
MF = (0,6*Atividades) + (0,4*Nota de Seminário)
- Para ser aprovado o estudante deverá atingir MF ≥ 60 e pelo menos 75 % de frequência.
- As atividades incluem listas de exercícios, resenhas, discussão de artigos e discussão/arguição durante os seminários.
- Os seminários deverão ser apresentados individualmente ou em duplas dependendo do número de alunos matriculados na disciplina. O tempo para apresentação será de 30 a 40 minutos. Após a apresentação haverá arguição pelo docente e pelos demais discentes, sendo a arguição parte da avaliação.
- Os temas dos seminários e as datas de apresentação serão distribuídos entre os alunos por sorteio no início do semestre letivo.
- O estudante que obtiver média final menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, poderá realizar uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022). Neste caso, a nova média final do estudante será a média aritmética entre a média final anterior e a nota obtida na avaliação de recuperação. O conteúdo da atividade de recuperação englobará todo o conteúdo da disciplina. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. Persistindo a média final menor do que 60 pontos, o discente será reprovado.
BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] SKOOG, D. A.; HOLLER, F. J.; NIEMAN, T. A. Princípios de análise instrumental. 6. ed. São Paulo: Bookman, 2002.
[2] HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
[3] VOGEL, A. I. Análise química quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
Complementar
[1] COLLINS, C. H.; BRAGA, G. L.; BONATO, P. S. Fundamentos de cromatografia. Campinas: Ed. da Unicamp, 2006.
[2] SKOOG, D. A.; WEST, D. M. Fundamentos de química analítica. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2006.
[3] GONÇALVES, M. L. S. S. Métodos instrumentais para análise de soluções: análise quantitativa. 4. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.
[4] HARRIS, D. C. Explorando a química analítica. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
[5] HAGE, D. S.; CARR, J. D. Química analítica e análise quantitativa. São Paulo: Pearson Education, 2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 | SEI nº 3892713 |