UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Princípios de Análise Instrumental

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP

34503

Período/Série:

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

0

Total:

45

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Regina Massako Takeuchi

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

As atividades de avaliação e material da disciplina serão disponibilizados na equipe da disciplina na Plataforma Microsoft Teams.

 

EMENTA

2.1 Introdução às técnicas instrumentais de análise;

2.2 Métodos espectroscópicos;

2.3 Métodos eletroanalíticos;

2.4 Métodos de separação.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina permite ao discente desenvolver os conceitos, a teoria básica e o princípio de operação das principais técnicas empregadas na análise química instrumental, possibilitando ao discente uma avaliação crítica das aplicações e limitações dos métodos instrumentais de análise; uma comparação em termos de eficiência, exatidão e precisão analíticas com os métodos clássicos de análise; bem como compreender os interesses e a importância que a análise instrumental tem na sociedade tecnológica em que vivemos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar as noções básicas sobre as técnicas instrumentais de análise com relação aos componentes básicos dos equipamentos, os princípios básicos de funcionamento e as aplicações de cada técnica analítica instrumental.

Objetivos Específicos:

 

PROGRAMA

1.Introdução às técnicas instrumentais de análise, classificação dos métodos instrumentais de análise: métodos espectroscópicos, métodos eletroanalíticos e métodos de separação. Características de funcionamento dos instrumentos/parâmetros de qualidade. Calibração dos métodos instrumentais.

2.Métodos espectroscópicos. Introdução e classificação dos métodos óticos. Energia radiante e suas características. Interações entre a energia radiante e a matéria: processos de absorção e emissão. Espectros de absorção e emissão. Aspectos quantitativos do processo de absorção: transmitância, absorbância, Lei de Beer e suas limitações. Princípios da espectrofotometria de absorção atômica. Introdução à espectroscopia molecular. Princípios da espectrofotometria de absorção molecular na região do UV/visível.

3. Métodos eletroanalíticos. Introdução e classificação dos métodos eletroanalíticos. Células galvânicas e eletrolíticas. Introdução à potenciometria. Eletrodos íon-seletivos, eletrodo de vidro para medidas de pH. Potenciometria direta e titulações potenciométricas. Introdução à coulometria. Titulações coulométricas.

4. Métodos de separação. Fundamentos e classificação dos métodos cromatográficos, Teoria básica dos métodos cromatográficos, Fundamentos e aplicações da cromatografia liquida de alta eficiência (CLAE) e cromatografia gasosa (CG). Instrumentação básica dos cromatógrafos, características das fases estacionárias e fases móveis, modalidades da CLAE e CG. Aplicações das técnicas cromatográficas.

METODOLOGIA

Aulas expositivas empregando quadro branco e datashow. Discussões em sala. Apresentação de seminários.

 

AVALIAÇÃO

A média final (MF) será determinada pela seguinte equação:

MF = (0,6*Atividades) + (0,4*Nota de Seminário)

- Para ser aprovado o estudante deverá atingir MF ≥ 60 e pelo menos 75 % de frequência.

- As atividades incluem listas de exercícios, resenhas, discussão de artigos e discussão/arguição durante os seminários.

- Os seminários deverão ser apresentados individualmente ou em duplas dependendo do número de alunos matriculados na disciplina. O tempo para apresentação será de 30 a 40 minutos. Após a apresentação haverá arguição pelo docente e pelos demais discentes, sendo a arguição parte da avaliação.

- Os temas dos seminários e as datas de apresentação serão distribuídos entre os alunos por sorteio no início do semestre letivo.

- O estudante que obtiver média final menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, poderá realizar uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022). Neste caso, a nova média final do estudante será a média aritmética entre a média final anterior e a nota obtida na avaliação de recuperação. O conteúdo da atividade de recuperação englobará todo o conteúdo da disciplina. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. Persistindo a média final menor do que 60 pontos, o discente será reprovado.

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] SKOOG, D. A.; HOLLER, F. J.; NIEMAN, T. A. Princípios de análise instrumental. 6. ed. São Paulo: Bookman, 2002.

[2] HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

[3] VOGEL, A. I. Análise química quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

Complementar

[1] COLLINS, C. H.; BRAGA, G. L.; BONATO, P. S. Fundamentos de cromatografia. Campinas: Ed. da Unicamp, 2006.

[2] SKOOG, D. A.; WEST, D. M. Fundamentos de química analítica. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2006.

[3] GONÇALVES, M. L. S. S. Métodos instrumentais para análise de soluções: análise quantitativa. 4. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.

[4] HARRIS, D. C. Explorando a química analítica. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

[5] HAGE, D. S.; CARR, J. D. Química analítica e análise quantitativa. São Paulo: Pearson Education, 2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3892713