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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Características, funcionamento, operação e aplicações teóricas de amplificadores transistorizados e amplificadores operacionais.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Eletrônica Analógica II tem como finalidade apresentar ao estudante de Engenharia Elétrica um dos assuntos que forma o núcleo básico de conhecimento da Engenharia e Computação, estruturando o conhecimento dos alunos no desenvolvimento de projetos com amplificadores operacionais e de instrumentação, suas conexões e aplicações uso geral.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de analisar, projetar e implementar circuitos com transistor e amplificadores operacionais que realizam funções especializadas, que atuem como filtros ativos, amplificadores de potência ou osciladores. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. Amplificadores transistorizados
1.1. Amplificador classe A
1.2. Amplificador classe B
1.3. Amplificador classe AB
1.4. Amplificador classe C
2. Amplificadores diferenciais
2.1. O amplificador diferencial transistorizado
2.2. Curvas de resposta
3. Amplificadores operacionais
3.1. Amplificador operacional ideal
3.2. Características dos amplificadores operacionais reais
3.2.1. Parâmetros de desempenho e operação
3.2.2. Análise dos parâmetros por meio de folhas de dados dos componentes
4. Amplificadores Operacionais realimentados
4.1. Circuitos de realimentação negativa
4.1.1. Características fundamentais
4.1.2. Benefícios da realimentação negativa
4.1.3. Resposta em frequência
4.2. Circuitos de realimentação positiva
4.2.1. Características fundamentais
4.2.2. Benefícios da realimentação positiva
4.2.3. Resposta em frequência
5. Circuitos lineares utilizando AO’s
5.1. Amplificador inversor
5.2. Amplificador não-inversor
5.3. Amplificador somador
5.4. Amplificador diferencial
5.5. Amplificador de instrumentação
5.6. Filtros ativos
5.6.1. Passa baixa
5.6.2. Passa alta
5.6.3. Passa faixa
5.6.4. Rejeita faixa
5.7. Fontes de corrente
6. Circuitos não-lineares utilizando AO’s
6.1. Retificador de sinal
6.2. Detector de pico
6.3. Limitador de tensão
6.4. Grampeador de tensão
6.5. Comparador
6.6. Circuitos Schmitt Trigger
6.7. Integrador
6.8. Derivador
7. Osciladores e Multivibradores
7.1. Circuito monoestável
7.2. Circuito biestável
7.3. Circuito astável
7.4. Geração de formas de onda
7.4.1. Não senoidais
7.4.2. Oscilador senoidal por deslocamento de fase
METODOLOGIA
As aulas serão do tipo expositivo dialogado. Serão utilizados recursos de simulação digital para exemplificar a teoria apresentada. Os recursos audiovisuais também serão utilizados em momentos apropriados. A disciplina teórica contará com o apoio da disciplina de laboratório para melhor compreensão dos conceitos relacionados.
Aula |
Conteúdo Programado |
T01 |
Apresentação do plano de ensino, da metodologia adotada e definição das datas das avaliações teóricas |
T02 |
Amplificadores diferenciais
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T03 |
Aplicações e exercícios com amplificadores diferenciais; |
T04 |
Amplificadores operacional
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T05 |
Solução de exercícios com amplificadores operacionais |
T06 |
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T07
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T08
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Conversor Tensão-Corrente e Corrente-Tensão.
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T09 |
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T10 |
Solução de exercícios para revisão da prova teórica (Aula Extra)
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T11 |
1ª Prova teórica.
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T12 |
Amplificador de instrumentação;
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T13 |
Aplicações e solução de exercícios com amplificador de instrumentação
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T14 |
Filtros ativos:
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T15 |
Filtro Ativos de 2ª ordem Sallen-Key;
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T16 |
Filtro passa-alta de 1ª e 2ª ordem,
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T17 |
Filtros ativos de ordem maior
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T18 |
Solução de Exercícios (Aula Extra) |
T19 |
Filtro passa-banda e rejeita faixa; Filtros MFB, KHN e TT; |
T20 |
Aplicações e exemplos com Filtros Ativos
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T21 |
Solução de exercícios para revisão da prova teórica (Aula Extra)
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T22 |
2ª Prova Teórica.
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T23 |
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T24 |
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T25 |
Exercícios e aplicações de circuito integrador e diferenciador
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T26 |
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T27 |
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T28 |
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T29 |
Solução de Exercícios (Aula Extra) |
T30 |
Circuitos Osciladores
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T31 |
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T32 |
Amplificadores Classe A e B
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T33 |
Amplificadores Classe AB e C
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T34 |
Exercícios com amplificadores.
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T35 |
3ª Prova teórica
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T36 |
Vista de prova e fechamento |
Horários de atendimento ao discente:
Para atendimento em outro horário entrar em contato por e-mail: gustavo.brito.28@ufu.br
AVALIAÇÃO
Para serem aprovados na disciplina os alunos deverão cumprir os seguintes requisitos:
2 Obter 60 pontos de um total de 100, que serão distribuídos da seguinte forma:
Os discentes que obtiverem 75% de presença e nota final menor que 60 pontos terão direito a uma prova de recuperação em substituição à menor nota das provas. O conteúdo da prova de recuperação será a de todo o semestre. Nesta condição a nota final do discente será saturada em 60 pontos.
A complementação do conteúdo para integralização da carga horária será realizada através de aulas extras para solução de exercícios.
Observações:
1 Provas
· Todas as provas serão sem consulta e terão a duração de duas horas-aula (100 minutos);
· As questões das provas serão relativas aos assuntos abordados nas aulas teóricas e práticas anteriores à prova.
2 Listas de exercício
As questões das listas serão relativas aos assuntos abordados nas aulas teóricas e práticas anteriores à prova.
3 As datas e horários das provas são marcados no início do curso e poderão ser mudados, desde que 100% dos alunos matriculados no curso estejam de acordo.
Todas as comunicações e divulgações de notas serão feitas pela internet na página do Moodle da disciplina (FEELT31501 Eletrônica Analógica 2). A senha de acesso é “ela2”.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. RAZAVI, Behzad. Fundamentos de microeletrônica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017.
2. SEDRA, Adel S. Microelectronic circuits. 7th ed. New York: Oxford University Press, 2014.
3. MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2007. 2 v.
Complementar
1. BOYLESTAD, Robert L. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 11. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
2. FRANCO, Sérgio. Projetos de circuitos analógicos: discretos e integrados. Porto Alegre: AMGH, 2016.
3. FRENZEL Jr, Louis. Eletrônica moderna: fundamentos, dispositivos, circuitos e sistemas. Porto Alegre, AMGH, 2015.
4. HOROWITZ, Paul. A arte da eletrônica: circuitos eletrônicos e microeletrônica. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2017.
5. SWART, Jacobus W. Semicondutores: fundamentos, técnicas e aplicações. Campinas: UNICAMP, 2008.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Gustavo Brito de Lima, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/01/2024, às 11:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5094734 e o código CRC C505F811. |
Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5094734 |