UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO)

Código:

ICHPO39001

Período/Série:

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

00

Total:

60h

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Dr. Ademar Alves dos Santos

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

- Componente curricular ofertado de acordo com as Resoluções CONGRAD nº 25/2020 e nº 38/2022 e Resolução CONSUN nº 30/2022.

- Período letivo referente a 2021/2: 02.05 a 20.08.2022

 

EMENTA

Conceito de Libras. Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras.

JUSTIFICATIVA

A  disciplina  torna-se  de  fundamental  importância  para  o  processo  formativo  do  estudante,  em especial  daqueles  que  estão  em  cursos  de  licenciaturas,  ou seja,  em  formação  inicial docente  para  que percebam  a  complexidade  da  educação  de  surdos,  e  tenham  um  posicionamento  político  frente  às estratégias e  métodos de  ensino que  possam atender as especificidades dos estudantes surdos, em suas aulas ou em outros espaços educativos dos quais tenham acesso. A  legislação  específica  para  a  área  do  atendimento  ao  aluno  surdo,  aqui  sendo  considerados  a  lei federal n. 10.436/2002 e o decreto federal n. 5.626/2005, será abordada de forma contextualizada, tendo sempre como referência o contexto educacional dos surdos, a partir de seus atores e seus olhares. Por fim, os estudantes ora participantes dessa disciplina, terão acesso a conteúdos específicos e gerais que tratam da constituição da Libras, a partir das dimensões históricas, linguísticas, sociais e  políticas, que proporcionarão espaços dialógicos de debate sobre o como ensinar e seus encaminhamentos didáticos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

→ Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos.

Objetivos Específicos:

Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares;

→ Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical de Libras nos processos educacionais dos surdos;

→ Compreender os fundamentos da educação de surdos;

→ Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças; e

→ Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.

PROGRAMA

Unidade I: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS SURDOS.

1.1 História das línguas de sinais;

→ 1.2 As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos; e

→ 1.3 A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas.

 

Unidade II: LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA: A LEI Nº 10.436, DE 24/04/2002 E O DECRETO Nº 5.626, DE 22/12/2005.

                                                                                                                                                                                  

Unidade III: INTRODUÇÃO A LIBRAS

→ 3.1 Características da língua, seu uso e variações regionais; e

→ 3.2 Noções básicas de Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.

 

Unidade IV: PRÁTICA INTRODUTÓRIA EM LIBRAS

→ 4.1 – Diálogo e conversação com frases simples; e

→ 4.2 – Expressão viso-espacial.

METODOLOGIA

Disciplina será desenvolvida às segundas-feiras, das 8h00 às 11h30, com atividades teóricas e práticas de Libras em contexto, em todas as aulas.

As aulas, portanto, serão teórico-práticas, trabalhando-se com o estudante, o conhecimento em várias áreas da Libras, de forma dirigida e Libras em contexto.

No desenvolvimento da disciplina, teremos, ainda, atividades assíncronas, objetivando contemplar 12h/a, e nesse período, o estudante apresentará atividades de Libras em contexto, a partir de vídeos a serem produzidos e disponibilizados no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem (https://teams.microsoft.com/), observando-se as datas previstas no Quadro 01 - Procedimentos didáticos.

A metodologia da disciplina será teórico-vivencial, incluindo-se um estudo minucioso da estrutura do sistema linguístico da Libras, a partir de sua modalidade visual.

No decorrer da disciplina, o estudante será submetido a um processo avaliativo teórico-prático, no qual apresentará seu aproveitamento dos conteúdos ministrados. O processo avaliativo teórico-prático está devidamente detalhado no Quadro 01 – Procedimentos didáticos.

Nesse processo, obtendo, como média, a nota igual ou superior a 60 (sessenta), o estudante será considerado aprovado na disciplina.

O estudante cuja nota for inferior a 60 (sessenta), ao final desse processo avaliativo, será considerado em recuperação.

O estudante em recuperação, participará de atividades avaliativas formativas, conforme previsto no Quadro 01 – Procedimentos didáticos, e ao final, será considerado aprovado e/ou reprovado na disciplina.

Nas aulas presenciais, os conteúdos previstos no programa da disciplina serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas/dialogadas, debates sobre os textos previamente definidos, discussões em grupo e seminários, além da participação dos estudantes nas oficinas e demais atividades práticas de Libras em contexto.

Os recursos didáticos utilizados serão: textos, lousa, projetor multimídia, audiovisuais, sites e aplicativos.

ATENÇÃO: a leitura dos textos obrigatórios é FUNDAMENTAL para a disciplina.

Observações:

1. Materiais de apoio: vídeos, e-books, artigos, capítulos de livros e slides, sempre que necessários, serão disponibilizados no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem (https://teams.microsoft.com/).

2. As aulas não serão gravadas.

3. O estudante deverá ter e-mail institucional UFU para acessar o AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem (https://teams.microsoft.com/).

4. Lançamento das notas no Portal do Estudante: 25/08/2022.

 

Quadro 01 - Procedimentos didáticos

 

AULA

DATA

Modalidade/Horário

Atividade

01

 

 

02

02/05

 

 

09/05

Presencial

8h00 – 11h30

 

Presencial

8h00 - 11h30

Apresentação da disciplina. Plano de Ensino.

Texto 1 - SILVA, Vilmar. Educação de Surdos: uma releitura da primeira escola pública para surdos em Paris e do Congresso de Milão em 1880. In: Quadros, RM. Estudos Surdos I. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2006. pp. 14-37.

Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/).

Atividade 01 - O País dos Surdos, de Nicolas Philibert (1992). Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=1--GAZg3MOg

Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO.

Oficina prática de Libras em contexto 01: Alfabeto manual e configuração de mão. Soletração de palavras (datilologia).

03

16/05

Presencial

8h00 – 11h30

Deficiência, tipos e graus de surdez. Normalização da criança surda. Desenvolvimento natural da criança surda.

O Modelo médico e o Modelo social. Surdez: vista como diferença, as características que redefinem a surdez e o processo de empoderamento das comunidades surdas.

Texto 2 - AMIRALIAN, Maria LT et al. Conceituando deficiência. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v.34, n.1, fev. 2000.

Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/).

Atividade 02 – Deficiência, tipos e graus de surdez em Libras. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=al2loK6QvDI&t=227s

Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO.

Oficina prática de Libras em contexto 02: Números, cores e dias da semana.

04

23/05

Presencial

8h00 – 11h30

Comunicação humana, Linguagem, Língua e Cognição. O processamento da informação nas línguas orais e nas línguas de sinais. A importância da estimulação precoce em língua de sinais para crianças surdas

Texto 3 - BARBOSA, Heloiza. O Desenvolvimento Cognitivo da Criança Surda Focalizado nas Habilidades Visual, Espacial, Jogo Simbólico e Matemática. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 407-424.

Texto 4 – FLABIANO, Fabíola Custódio. Desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva: diversidade e complexidade das produções infantis. Revista Atualização Científica. 2010. pp. 525-526.

Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/).

Atividade 03 – Comunicação humana, linguagem e cognição. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=5pzFcu09gXc

Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO.

Oficina prática de Libras em contexto 03: Escola, cidade e alimentos.

05

30/05

Presencial

8h00 – 11h30

Crianças surdas filhas de pais surdos. Crianças surdas filhas de pais ouvintes. Estágios de aquisição da linguagem por crianças surdas.

Texto 5 - QUADROS, Ronice Muller. Aquisição das línguas de sinais. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 141-168.

Texto 6 – COUTO, Maria Inês. Perfil pragmático de crianças surdas em diferentes fases lingüísticas. Revista Fonoaudiologia. 2008. pp. 252-257.

Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/).

Atividade 04 - Aquisição de sinais por crianças surdas. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=PSO_nBvypu0

Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO.

Oficina prática de Libras em contexto 04: Sinais relacionados a Profissões e Esportes.

06

06/06

Presencial

8h00 – 11h30

Níveis de análise linguística e a língua de sinais. Análises fonológica, morfológica e sintática da Língua de Sinais. Os parâmetros para os itens lexicais da língua de sinais.

Texto 7 – LEITE, Tarciso. A segmentação da Língua de Sinais Brasileira. Trabalho acadêmico/USP. 2008. pp. 20-46.

Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/).

Atividade 05 – Níveis de análise linguística e a língua de sinais. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=5_F148DE_kI

Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO.

Oficina prática de Libras em contexto 05: Pronomes interrogativos, Expressões faciais interrogativas e Meses do Ano.

07

13/06

Presencial

8h00 – 11h30

Cultura surda. Cultura ouvinte. Comunidade surda.

Texto 8 – SANTANA. Ana Paula. Cultura e identidade surdas: Encruzilhada de lutas sociais e teóricas. Cadernos CEDES/UNICAMP. 2005. pp. 565-578. Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/).

Atividade 06 – Cultura e identidade surdas. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=In8MMzngQ68

Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO.

Oficina prática de Libras em contexto 06: Sinais do campo semântico família, horas, pronomes pessoais e possessivos, prosódia na língua de sinais.

08

20/06

Presencial

8h00 – 11h30

Diagnóstico da surdez. Classificação das perdas auditivas. Estimulação dos surdos em língua de sinais no período adequado. Bilinguismo.

Texto 9 – GOMES, Mariana S. Ribeiro. As consequências da deficiência auditiva. Trabalho acadêmico/USP. 2004. pp. 08-17.

Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/).

Atividade 07 – Perda auditiva. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=zuzVKg5aq40

Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO.

Oficina prática de Libras em contexto 07: Pronomes possessivos, direcionalidade.

09

27/06

Presencial

8h00 – 11h30

Línguas de sinais como fundamento para as bases neurocognitivas no aprendizado de leitura e escrita para surdos. Principais razões de os surdos terem dificuldades na produção de textos escritos e baixos níveis de leitura. Inadequações no sistema educacional em relação à educação de surdos.

Texto 10: ALBRES, Neiva de Aquino. Libras em estudo: Política Educacional. São Paulo: FENEIS, 2013. pp. 119-138.

Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/).

Atividade 08 – A leitura e a escrita do aluno surdo. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=fpp6JZ1UEr0

Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO.

Oficina prática de Libras em contexto 08: Pronomes; expressões comparativas; direcionalidade. (Continuação)

10

04/07

Presencial

8h00 – 11h30

Bases legais que garantem os direitos da pessoa com deficiência no Brasil e sobre o atraso linguístico do surdo pela falta de acesso precoce à língua de sinais. Escola e inclusão. Educação bilíngue para surdos.

Texto 11 - ALBRES, Neiva de Aquino. Libras em estudo: Política Educacional. São Paulo: FENEIS, 2013. pp. 97-118.

Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/).

Atividade 09 – Educação e surdez. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=MRGQLjhg1QU

Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO.

Oficina prática de Libras em contexto 09: Alimentos e Adjetivos.

11

11/07

Presencial

8h00 – 11h30

A interferência da língua de sinais atípica na vida escolar de uma criança surda e apontar as principais causas das atipias nas línguas de sinais. A importância do diagnóstico e da intervenção precoce pelo profissional especializado para os casos de surdos com impedimentos de linguagem. Os impactos na vida adulta de um surdo que possui impedimentos linguísticos e que não recebeu atendimento educacional e/ou clínico especializado.

Texto 12 – BARBOSA, Felipe Venâncio. A Clínica Fonoaudiológica Bilíngue e a Escola de Surdos na Identificação da Língua de Sinais Atípica. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre. 2016.

Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/).

Atividade 10 – Aquisição da língua de sinais por crianças surdas. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=AD57FqXhlD0

Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO.

Oficina prática de Libras em contexto 10: Termos escolares e expressões.

12

18/07

Presencial

8h00 – 11h30

Prova avaliativa: Unidade I (Objetiva). Questionário forms.

Atividade prática 01: Libras em contexto.

13

25/07

Presencial

8h00 – 11h30

Prova avaliativa: Unidade II (Objetiva). Questionário forms.

Atividade prática 02: Libras em contexto.

14

01/08

Presencial

8h00 – 11h30

Prova avaliativa: Unidade III (Objetiva). Questionário forms.

Atividade prática 03: Libras em contexto.

15

08/08

Presencial

8h00 – 11h30

Prova avaliativa: Unidade IV (Objetiva). Questionário forms.

Atividade prática 04: Libras em contexto.

01

23/05

Assíncrona

8h00 – 11h30

Produção de vídeo 01Temas das Oficinas práticas de Libras 01 a 03.

Encaminhamentos da atividade: https://www.loom.com/canvas. Gravação da atividade.

Orientações no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. (https://teams.microsoft.com/).

02

20/06

Assíncrona

8h00 – 11h30

Produção de vídeo 02 - Temas das Oficinas práticas de Libras 04 a 07.

Encaminhamentos da atividade: https://www.loom.com/canvas. Gravação da atividade.

Orientações no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. (https://teams.microsoft.com/).

03

11/07

Assíncrona

8h00 – 11h30

Produção de vídeo 03 - Temas das Oficinas práticas de Libras 08 a 10.

Encaminhamentos da atividade: https://www.loom.com/canvas. Gravação da atividade.

Orientações no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. (https://teams.microsoft.com/).

 

 

 

Recuperação

 

16/08

Presencial

08h00 – 11h30

Atividades avaliativas objetivas e práticas.

Conteúdos: Unidades I e II.

 

17/08

Presencial

08h00 – 11h30

Atividades avaliativas objetivas e práticas.

Conteúdos: Unidades II e III.

 

18/08

Presencial

08h00 – 11h30

Atividades avaliativas objetivas e práticas.

Conteúdos: Unidades III e IV.                                        

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de modo processual, ao longo da disciplina, considerando-se 60 (sessenta) pontos como o mínimo, como já explicado, necessários para a/o estudante ser aprovada/o, conforme  Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação.

Como critérios de correção, serão considerados nas atividades avaliativas a capacidade de análise e síntese por parte da/o estudante, criticidade e conhecimento teórico sobre o tema, evidenciado nas respostas às questões formuladas e nas vivências em Libras apresentadas.

Todas as atividades propostas serão avaliadas de acordo com o previsto nos Quadros 02 e 03, Critérios e atividades avaliativas (Avaliação processual) e Critérios e atividades avaliativas  (Provas Fianis 1 (Redação). 2 (Obejetiva) e Recuperação), respectivamente.

Será observado, também, para a avaliação da participação das/os estudantes, a qualidade e pertinência das contribuições em sala de aula, durante as Oficinas e Atividades Práticas.

Em atendimento ao Art. 141, das Normas Gerais de Graduação - NGG, aprovadas por meio da Resolução CONGRAD Nº 46/2022, de 28/03/2022, serão realizadas atividades avaliativas objetivas e práticas de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para sua aprovação e que apresentar frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular ofertado, substituindo a nota final atribuída.

 

Quadro 02 – Critérios e atividades avaliativas (Avaliação processual)

SEMANAS

UNIDADES

ATIVIDADES AVALIATIVAS

CRITÉRIOS DE REALIZAÇÃO

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

PONTUAÇÃO

 

1ª a 11ª

 

Avaliação Processual

 

02/05/2022

 

a

 

11/07/2022

I a IV

Atividades avaliativas 01 a 10

(Cada atividade vale 3 pontos).

 

Provas avaliativas: Unidades I a IV (Forms)

(Cada prova vale 3 pontos)

 

Produção de vídeos 01 a 03

(Cada produção vale  3 pontos)

 

(As atividades avaliativas serão aplicadas durante o desenvolvimento das aulas programadas)

 

Resolução das atividades avaliativas propostas com coerência e coesão, tendo como referências os textos            de apoio, os vídeos indicados e as orientações do professor.

Participação com qualidade e pertinência nas atividades  propostas, desde que atendidos aos prazos estipulados e a totalidade de sua execução.

 

Especificação:

 

  1. Domínio dos conteúdos específicos e consistência  teórica.

  2. Capacidade de compreensão, análise e síntese.

  3. Capacidade de sistematização, articulação de ideias, clareza na expressão        e nos sinais solicitados.

51 pontos

=

(Atividades avaliativas)

+

(Provas avaliativas)

+

(Produção de vídeos)

Quadro 03 – Critérios e atividades avaliativas (Provas Finais 1 (Redação), 2 (Objetiva) e Recuperação)

 

12ª e 15ª

 

Provas Finais

 

18/07/2022

 

a

 

08/08/2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I a IV

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I a IV

 

16/08/2022

a

18/08/2022

 

  1. Prova Final 1: REDAÇÃO

(Data final de entrega: 01/08/2022)

 

O/A estudante deverá produzir um texto dissertativo- argumentativo com o seguinte titulo:

 

A escola que temos e a escola que queremos

Observações:

 

a) O estudante deverá assistir ao filme

 E seu nome é Jonas. O filme servirá de base para a sua produção, ou seja, o texto              deverá retomar as ideias centrais desse filme.

 

b) Link de acesso ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=pc8mM0DHRB4

 

  1. Prova Final 2: OBJETIVA

 

a) O estudante realizará a Prova Final 2, de forma presencial, no dia 08.08.2022, das 08h00 às 11h30.

 

b) A Prova Final 2, será composta por questões fechadas/objetivas, abordando os conteúdos trabalhados na    disciplina, durante o semestre.

--------------------------------------------

 

 

 

  1. (Recuperação)

 

a) Atividades avaliativas objetivas e práticas. Conteúdos: Unidades I e II.

 

b) Atividades avaliativas objetivas e práticas.

Conteúdos: Unidades II e III.

 

c) Atividades avaliativas objetivas e práticas.

Conteúdos: Unidades III e IV.          

 

Critérios de realização

 

Roteiro específico para essa finalidade .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Critérios de correção

 

  1. Domínio dos conteúdos específicos e  consistência teórica.

  2. Capacidade de compreensão, análise e  síntese.

  3. Capacidade de sistematização, articulação de ideias, clareza na expressão e nos sinais  solicitados.

  4. O texto deverá ser articulado com o aprendizado da           disciplina, ou seja, contemplar conceitos trabalhados em sala.

  1. O texto deverá ter no mínimo 35 linhas e no máximo 45  linhas. Deverá ser produzido com letra cursiva e sem resuras.

 

 

 

 

 

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Pontuação

 

 

 

24,5  pontos

(Redação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

24,5 pontos

(Objetiva)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-------------------------

 

 

Pontuação

(Recuperação)

 

a) Atividades de recuperação 1

33 pontos

 

b) Atividades de recuperação 2

33 pontos

 

c) Atividades de recuperação 3

34 pontosLegenda:

 

Legenda:

Subtotal de pontos da disciplina:

Atividades avaliativas 01 a 10: 30 (trinta) pontos.

Provas avaliativas: Unidades I a IV (Forms): 12 (doze) pontos.

Produção de vídeos 01 a 03: 9 (nove) pontos.

Prova Final 1 – Redação: 24,5 (vinte e quatro e meio) pontos.

Prova Final 2 – Objetiva: 24,5 (vinte e quatro e meio) pontos.

 

Total de pontos da disciplina:

100,00 (cem) pontos.

 

BIBLIOGRAFIA

Observação:

As bibliografias, conforme Comunicado 1 (Comunicado DIREN 2141105), de 16/07/2020, poderão ter a indicação de outras referências, tanto a Básica quanto a Complementar, preservando-se as  ementas propostas

 

Básica

CARMO, A. A. do. Escola não seriada e inclusão escolar: pedagogia da unidade na diversidade. Uberlândia, MG: EDUFU, 2006.
GESSER, A. Libras Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.  

 

Complementar

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. (Ed.). Enciclopédia da língua de sinais brasileira: o mundo do surdo em libras. São Paulo: EDUSP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. São Paulo: Papirus, 2003.
ENGUITA, M. F. Educar em tempos incertos. São Paulo: Artmed, 2004.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 31. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora?: introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: Ed. da EdUFSCar, 2013.  

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ademar Alves dos Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/04/2022, às 12:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 SEI nº 3520169