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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
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EMENTA
Conceito de Libras. Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras.
JUSTIFICATIVA
A disciplina torna-se de fundamental importância para o processo formativo do estudante, em especial daqueles que estão em cursos de licenciaturas, ou seja, em formação inicial docente para que percebam a complexidade da educação de surdos, e tenham um posicionamento político frente às estratégias e métodos de ensino que possam atender as especificidades dos estudantes surdos, em suas aulas ou em outros espaços educativos dos quais tenham acesso. A legislação específica para a área do atendimento ao aluno surdo, aqui sendo considerados a lei federal n. 10.436/2002 e o decreto federal n. 5.626/2005, será abordada de forma contextualizada, tendo sempre como referência o contexto educacional dos surdos, a partir de seus atores e seus olhares. Por fim, os estudantes ora participantes dessa disciplina, terão acesso a conteúdos específicos e gerais que tratam da constituição da Libras, a partir das dimensões históricas, linguísticas, sociais e políticas, que proporcionarão espaços dialógicos de debate sobre o como ensinar e seus encaminhamentos didáticos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
→ Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos. |
Objetivos Específicos: |
→ Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares; → Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical de Libras nos processos educacionais dos surdos; → Compreender os fundamentos da educação de surdos; → Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças; e → Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem. |
PROGRAMA
Unidade I: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS SURDOS.
→ 1.1 História das línguas de sinais;
→ 1.2 As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos; e
→ 1.3 A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas.
Unidade II: LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA: A LEI Nº 10.436, DE 24/04/2002 E O DECRETO Nº 5.626, DE 22/12/2005.
Unidade III: INTRODUÇÃO A LIBRAS
→ 3.1 Características da língua, seu uso e variações regionais; e
→ 3.2 Noções básicas de Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.
Unidade IV: PRÁTICA INTRODUTÓRIA EM LIBRAS
→ 4.1 – Diálogo e conversação com frases simples; e
→ 4.2 – Expressão viso-espacial.
METODOLOGIA
Disciplina será desenvolvida às segundas-feiras, das 8h00 às 11h30, com atividades teóricas e práticas de Libras em contexto, em todas as aulas.
As aulas, portanto, serão teórico-práticas, trabalhando-se com o estudante, o conhecimento em várias áreas da Libras, de forma dirigida e Libras em contexto.
No desenvolvimento da disciplina, teremos, ainda, atividades assíncronas, objetivando contemplar 12h/a, e nesse período, o estudante apresentará atividades de Libras em contexto, a partir de vídeos a serem produzidos e disponibilizados no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem (https://teams.microsoft.com/), observando-se as datas previstas no Quadro 01 - Procedimentos didáticos.
A metodologia da disciplina será teórico-vivencial, incluindo-se um estudo minucioso da estrutura do sistema linguístico da Libras, a partir de sua modalidade visual.
No decorrer da disciplina, o estudante será submetido a um processo avaliativo teórico-prático, no qual apresentará seu aproveitamento dos conteúdos ministrados. O processo avaliativo teórico-prático está devidamente detalhado no Quadro 01 – Procedimentos didáticos.
Nesse processo, obtendo, como média, a nota igual ou superior a 60 (sessenta), o estudante será considerado aprovado na disciplina.
O estudante cuja nota for inferior a 60 (sessenta), ao final desse processo avaliativo, será considerado em recuperação.
O estudante em recuperação, participará de atividades avaliativas formativas, conforme previsto no Quadro 01 – Procedimentos didáticos, e ao final, será considerado aprovado e/ou reprovado na disciplina.
Nas aulas presenciais, os conteúdos previstos no programa da disciplina serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas/dialogadas, debates sobre os textos previamente definidos, discussões em grupo e seminários, além da participação dos estudantes nas oficinas e demais atividades práticas de Libras em contexto.
Os recursos didáticos utilizados serão: textos, lousa, projetor multimídia, audiovisuais, sites e aplicativos.
ATENÇÃO: a leitura dos textos obrigatórios é FUNDAMENTAL para a disciplina.
Observações:
1. Materiais de apoio: vídeos, e-books, artigos, capítulos de livros e slides, sempre que necessários, serão disponibilizados no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem (https://teams.microsoft.com/).
2. As aulas não serão gravadas.
3. O estudante deverá ter e-mail institucional UFU para acessar o AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem (https://teams.microsoft.com/).
4. Lançamento das notas no Portal do Estudante: 25/08/2022.
Quadro 01 - Procedimentos didáticos
AULA |
DATA |
Modalidade/Horário |
Atividade |
01
02 |
02/05
09/05 |
Presencial 8h00 – 11h30
Presencial 8h00 - 11h30 |
Apresentação da disciplina. Plano de Ensino. Texto 1 - SILVA, Vilmar. Educação de Surdos: uma releitura da primeira escola pública para surdos em Paris e do Congresso de Milão em 1880. In: Quadros, RM. Estudos Surdos I. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2006. pp. 14-37. Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/). Atividade 01 - O País dos Surdos, de Nicolas Philibert (1992). Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=1--GAZg3MOg Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO. Oficina prática de Libras em contexto 01: Alfabeto manual e configuração de mão. Soletração de palavras (datilologia). |
03 |
16/05 |
Presencial 8h00 – 11h30 |
Deficiência, tipos e graus de surdez. Normalização da criança surda. Desenvolvimento natural da criança surda. O Modelo médico e o Modelo social. Surdez: vista como diferença, as características que redefinem a surdez e o processo de empoderamento das comunidades surdas. Texto 2 - AMIRALIAN, Maria LT et al. Conceituando deficiência. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v.34, n.1, fev. 2000. Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/). Atividade 02 – Deficiência, tipos e graus de surdez em Libras. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=al2loK6QvDI&t=227s Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO. Oficina prática de Libras em contexto 02: Números, cores e dias da semana. |
04 |
23/05 |
Presencial 8h00 – 11h30 |
Comunicação humana, Linguagem, Língua e Cognição. O processamento da informação nas línguas orais e nas línguas de sinais. A importância da estimulação precoce em língua de sinais para crianças surdas Texto 3 - BARBOSA, Heloiza. O Desenvolvimento Cognitivo da Criança Surda Focalizado nas Habilidades Visual, Espacial, Jogo Simbólico e Matemática. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 407-424. Texto 4 – FLABIANO, Fabíola Custódio. Desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva: diversidade e complexidade das produções infantis. Revista Atualização Científica. 2010. pp. 525-526. Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/). Atividade 03 – Comunicação humana, linguagem e cognição. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=5pzFcu09gXc Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO. Oficina prática de Libras em contexto 03: Escola, cidade e alimentos. |
05 |
30/05 |
Presencial 8h00 – 11h30 |
Crianças surdas filhas de pais surdos. Crianças surdas filhas de pais ouvintes. Estágios de aquisição da linguagem por crianças surdas. Texto 5 - QUADROS, Ronice Muller. Aquisição das línguas de sinais. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 141-168. Texto 6 – COUTO, Maria Inês. Perfil pragmático de crianças surdas em diferentes fases lingüísticas. Revista Fonoaudiologia. 2008. pp. 252-257. Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/). Atividade 04 - Aquisição de sinais por crianças surdas. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=PSO_nBvypu0 Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO. Oficina prática de Libras em contexto 04: Sinais relacionados a Profissões e Esportes. |
06 |
06/06 |
Presencial 8h00 – 11h30 |
Níveis de análise linguística e a língua de sinais. Análises fonológica, morfológica e sintática da Língua de Sinais. Os parâmetros para os itens lexicais da língua de sinais. Texto 7 – LEITE, Tarciso. A segmentação da Língua de Sinais Brasileira. Trabalho acadêmico/USP. 2008. pp. 20-46. Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/). Atividade 05 – Níveis de análise linguística e a língua de sinais. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=5_F148DE_kI Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO. Oficina prática de Libras em contexto 05: Pronomes interrogativos, Expressões faciais interrogativas e Meses do Ano. |
07 |
13/06 |
Presencial 8h00 – 11h30 |
Cultura surda. Cultura ouvinte. Comunidade surda. Texto 8 – SANTANA. Ana Paula. Cultura e identidade surdas: Encruzilhada de lutas sociais e teóricas. Cadernos CEDES/UNICAMP. 2005. pp. 565-578. Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/). Atividade 06 – Cultura e identidade surdas. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=In8MMzngQ68 Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO. Oficina prática de Libras em contexto 06: Sinais do campo semântico família, horas, pronomes pessoais e possessivos, prosódia na língua de sinais. |
08 |
20/06 |
Presencial 8h00 – 11h30 |
Diagnóstico da surdez. Classificação das perdas auditivas. Estimulação dos surdos em língua de sinais no período adequado. Bilinguismo. Texto 9 – GOMES, Mariana S. Ribeiro. As consequências da deficiência auditiva. Trabalho acadêmico/USP. 2004. pp. 08-17. Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/). Atividade 07 – Perda auditiva. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=zuzVKg5aq40 Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO. Oficina prática de Libras em contexto 07: Pronomes possessivos, direcionalidade. |
09 |
27/06 |
Presencial 8h00 – 11h30 |
Línguas de sinais como fundamento para as bases neurocognitivas no aprendizado de leitura e escrita para surdos. Principais razões de os surdos terem dificuldades na produção de textos escritos e baixos níveis de leitura. Inadequações no sistema educacional em relação à educação de surdos. Texto 10: ALBRES, Neiva de Aquino. Libras em estudo: Política Educacional. São Paulo: FENEIS, 2013. pp. 119-138. Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/). Atividade 08 – A leitura e a escrita do aluno surdo. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=fpp6JZ1UEr0 Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO. Oficina prática de Libras em contexto 08: Pronomes; expressões comparativas; direcionalidade. (Continuação) |
10 |
04/07 |
Presencial 8h00 – 11h30 |
Bases legais que garantem os direitos da pessoa com deficiência no Brasil e sobre o atraso linguístico do surdo pela falta de acesso precoce à língua de sinais. Escola e inclusão. Educação bilíngue para surdos. Texto 11 - ALBRES, Neiva de Aquino. Libras em estudo: Política Educacional. São Paulo: FENEIS, 2013. pp. 97-118. Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/). Atividade 09 – Educação e surdez. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=MRGQLjhg1QU Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO. Oficina prática de Libras em contexto 09: Alimentos e Adjetivos. |
11 |
11/07 |
Presencial 8h00 – 11h30 |
A interferência da língua de sinais atípica na vida escolar de uma criança surda e apontar as principais causas das atipias nas línguas de sinais. A importância do diagnóstico e da intervenção precoce pelo profissional especializado para os casos de surdos com impedimentos de linguagem. Os impactos na vida adulta de um surdo que possui impedimentos linguísticos e que não recebeu atendimento educacional e/ou clínico especializado. Texto 12 – BARBOSA, Felipe Venâncio. A Clínica Fonoaudiológica Bilíngue e a Escola de Surdos na Identificação da Língua de Sinais Atípica. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre. 2016. Disponível no AVA (https://teams.microsoft.com/). Atividade 10 – Aquisição da língua de sinais por crianças surdas. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=AD57FqXhlD0 Encaminhamentos da atividade: Produção de um RESUMO. Oficina prática de Libras em contexto 10: Termos escolares e expressões. |
12 |
18/07 |
Presencial 8h00 – 11h30 |
Prova avaliativa: Unidade I (Objetiva). Questionário forms. Atividade prática 01: Libras em contexto. |
13 |
25/07 |
Presencial 8h00 – 11h30 |
Prova avaliativa: Unidade II (Objetiva). Questionário forms. Atividade prática 02: Libras em contexto. |
14 |
01/08 |
Presencial 8h00 – 11h30 |
Prova avaliativa: Unidade III (Objetiva). Questionário forms. Atividade prática 03: Libras em contexto. |
15 |
08/08 |
Presencial 8h00 – 11h30 |
Prova avaliativa: Unidade IV (Objetiva). Questionário forms. Atividade prática 04: Libras em contexto. |
01 |
23/05 |
Assíncrona 8h00 – 11h30 |
Produção de vídeo 01 – Temas das Oficinas práticas de Libras 01 a 03. Encaminhamentos da atividade: https://www.loom.com/canvas. Gravação da atividade. Orientações no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. (https://teams.microsoft.com/). |
02 |
20/06 |
Assíncrona 8h00 – 11h30 |
Produção de vídeo 02 - Temas das Oficinas práticas de Libras 04 a 07. Encaminhamentos da atividade: https://www.loom.com/canvas. Gravação da atividade. Orientações no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. (https://teams.microsoft.com/). |
03 |
11/07 |
Assíncrona 8h00 – 11h30 |
Produção de vídeo 03 - Temas das Oficinas práticas de Libras 08 a 10. Encaminhamentos da atividade: https://www.loom.com/canvas. Gravação da atividade. Orientações no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. (https://teams.microsoft.com/). |
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Recuperação |
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16/08 |
Presencial 08h00 – 11h30 |
Atividades avaliativas objetivas e práticas. Conteúdos: Unidades I e II. |
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17/08 |
Presencial 08h00 – 11h30 |
Atividades avaliativas objetivas e práticas. Conteúdos: Unidades II e III. |
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18/08 |
Presencial 08h00 – 11h30 |
Atividades avaliativas objetivas e práticas. Conteúdos: Unidades III e IV. |
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de modo processual, ao longo da disciplina, considerando-se 60 (sessenta) pontos como o mínimo, como já explicado, necessários para a/o estudante ser aprovada/o, conforme Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação.
Como critérios de correção, serão considerados nas atividades avaliativas a capacidade de análise e síntese por parte da/o estudante, criticidade e conhecimento teórico sobre o tema, evidenciado nas respostas às questões formuladas e nas vivências em Libras apresentadas.
Todas as atividades propostas serão avaliadas de acordo com o previsto nos Quadros 02 e 03, Critérios e atividades avaliativas (Avaliação processual) e Critérios e atividades avaliativas (Provas Fianis 1 (Redação). 2 (Obejetiva) e Recuperação), respectivamente.
Será observado, também, para a avaliação da participação das/os estudantes, a qualidade e pertinência das contribuições em sala de aula, durante as Oficinas e Atividades Práticas.
Em atendimento ao Art. 141, das Normas Gerais de Graduação - NGG, aprovadas por meio da Resolução CONGRAD Nº 46/2022, de 28/03/2022, serão realizadas atividades avaliativas objetivas e práticas de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para sua aprovação e que apresentar frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular ofertado, substituindo a nota final atribuída.
Quadro 02 – Critérios e atividades avaliativas (Avaliação processual)
UNIDADES |
ATIVIDADES AVALIATIVAS |
CRITÉRIOS DE REALIZAÇÃO |
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO |
PONTUAÇÃO |
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1ª a 11ª
Avaliação Processual
02/05/2022
a
11/07/2022 |
I a IV |
Atividades avaliativas 01 a 10 (Cada atividade vale 3 pontos).
Provas avaliativas: Unidades I a IV (Forms) (Cada prova vale 3 pontos)
Produção de vídeos 01 a 03 (Cada produção vale 3 pontos)
(As atividades avaliativas serão aplicadas durante o desenvolvimento das aulas programadas) |
Resolução das atividades avaliativas propostas com coerência e coesão, tendo como referências os textos de apoio, os vídeos indicados e as orientações do professor. |
Participação com qualidade e pertinência nas atividades propostas, desde que atendidos aos prazos estipulados e a totalidade de sua execução.
Especificação:
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51 pontos = (Atividades avaliativas) + (Provas avaliativas) + (Produção de vídeos) |
12ª e 15ª
Provas Finais
18/07/2022
a
08/08/2022
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I a IV
I a IV
16/08/2022 a 18/08/2022 |
(Data final de entrega: 01/08/2022)
O/A estudante deverá produzir um texto dissertativo- argumentativo com o seguinte titulo:
A escola que temos e a escola que queremos Observações:
a) O estudante deverá assistir ao filme E seu nome é Jonas. O filme servirá de base para a sua produção, ou seja, o texto deverá retomar as ideias centrais desse filme.
b) Link de acesso ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=pc8mM0DHRB4
a) O estudante realizará a Prova Final 2, de forma presencial, no dia 08.08.2022, das 08h00 às 11h30.
b) A Prova Final 2, será composta por questões fechadas/objetivas, abordando os conteúdos trabalhados na disciplina, durante o semestre. --------------------------------------------
a) Atividades avaliativas objetivas e práticas. Conteúdos: Unidades I e II.
b) Atividades avaliativas objetivas e práticas. Conteúdos: Unidades II e III.
c) Atividades avaliativas objetivas e práticas. Conteúdos: Unidades III e IV. |
Critérios de realização
Roteiro específico para essa finalidade .
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Critérios de correção
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Pontuação
24,5 pontos (Redação)
24,5 pontos (Objetiva)
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Pontuação (Recuperação)
a) Atividades de recuperação 1 33 pontos
b) Atividades de recuperação 2 33 pontos
c) Atividades de recuperação 3 34 pontosLegenda: |
Legenda:
Subtotal de pontos da disciplina:
Atividades avaliativas 01 a 10: 30 (trinta) pontos.
Provas avaliativas: Unidades I a IV (Forms): 12 (doze) pontos.
Produção de vídeos 01 a 03: 9 (nove) pontos.
Prova Final 1 – Redação: 24,5 (vinte e quatro e meio) pontos.
Prova Final 2 – Objetiva: 24,5 (vinte e quatro e meio) pontos.
Total de pontos da disciplina:
100,00 (cem) pontos.
BIBLIOGRAFIA
Observação:
As bibliografias, conforme Comunicado 1 (Comunicado DIREN 2141105), de 16/07/2020, poderão ter a indicação de outras referências, tanto a Básica quanto a Complementar, preservando-se as ementas propostas
Básica
CARMO, A. A. do. Escola não seriada e inclusão escolar: pedagogia da unidade na diversidade. Uberlândia, MG: EDUFU, 2006.
GESSER, A. Libras Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
Complementar
CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. (Ed.). Enciclopédia da língua de sinais brasileira: o mundo do surdo em libras. São Paulo: EDUSP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. São Paulo: Papirus, 2003.
ENGUITA, M. F. Educar em tempos incertos. São Paulo: Artmed, 2004.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 31. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora?: introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: Ed. da EdUFSCar, 2013.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Ademar Alves dos Santos, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/04/2022, às 12:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 | SEI nº 3520169 |