UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Teoria e Método em Geografia

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

ICHPO31105

Período/Série:

1º Período

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Sérgio Gonçalves

Ano/Semestre:

1º / 2020

Observações:

Equivalente para os discentes 2007-2019 à disciplina GGO003 - Teoria e método em Geografia.

 

EMENTA

O conhecimento como processo. Os diferentes tipos de conhecimento. O conhecimento científico. A Ciência Geográfica. Correntes teórico-metodológicas e a Geografia. Principais conceitos geográficos.

JUSTIFICATIVA

Teoria e Método é uma disciplina que permite aos discentes compreender a construção do conhecimento científico e os diferentes ramos da Ciência e seus elementos, sobretudo os Métodos Científicos, fazendo as vinculações necessárias para dimensionar as características da Ciência Geográfica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender as bases epistemológicas da Geografia, apontando as implicações filosóficas de diversos métodos nesta ciência.

Objetivos Específicos:

Apreender a inter-relação ciência e método filosófico na perspectiva da Geografia. 

Analisar as características e especificidades dos referenciais teóricos e metodológicos da Geografia.

PROGRAMA

1. O conhecimento como processo.

1.1.  A construção do conhecimento.

1.2. Diferentes tipos de conhecimento: do senso comum ao conhecimento científico.

1.3. Principais elementos do conhecimento científico: paradigmas, métodos, leis, teorias, conceitos.

 

2. Correntes teórico-metodológicas e Geografia.

2.1. Caracterização da Ciência geográfica.

2.2. Positivismo e Geografia.

2.3. Neopositivismo e Geografia.

2.4.Marxismo e Geografia.

2.5. Fenomenologia e Geografia.

 

3. Principais conceitos geográficos

3.1. Espaço Geográfico

3.2. Paisagem

3.3. Território

3.4. Lugar

3.5. Região

METODOLOGIA

A metodologia será baseada em atividades síncronas e assíncronas.

Síncronas são as atividades realizadas em ambientas virtuais, sobretudo o Google Meet, garantindo ao mesmo tempo o isolamento social e a interação entre professor e alunos no debate de ideias, apresentação de conteúdos, estabelecimento de diálogos e interação para tirar dúvidas.

Os conteúdos serão sempre textos retirados de livros e artigos de revistas para leitura, visando a produção de trabalhos (resposta de lista de exercícios).

Assíncrona são as atividades individuais, propostas pelo docente e, a partir dos materiais disponibilizados, realizadas pelos alunos. De maneira assíncrona, serão disponibilizados no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise), materiais diversos (filmes e documentários para download, links para acesso em plataformas como youtube, ou ainda, vídeos explicativos produzidos pelo professor), de maneira que lendo os textos, participando das discussões síncronas, os produtos das atividades assíncronas permitam reforçar o entendimento dos conteúdos repassados aos estudantes, capacitando-os para o entendimento do conhecimento científico geográfico.

 É obrigação de cada aluno a leitura dos textos, assistir aos vídeos, organizar seu dia e horários para atender os requisitos da disciplina, garantir sua participação nas atividades assíncronas e entrega de trabalhos nos prazos estipulados.

A disciplina terá 3 módulos:

- Módulo 1, realizado todas segundas-ferias, dias 01, 08, 15, 22 e 29 de março, das 08:50 Às 11:30  serão tratados os elementos teóricos do ítem 1 (O conhecimento como processo) do programa da disciplina.

- Módulo 2 – será trabalhado o ítem 2 do programa da disciplina (Correntes teórico-metodológicas e Geografia), com atividades entre os dias 05, 12, 19 e 26 de abril e 03 de maio;

- Módulo 3 – será trabalhado o ítem 3 (Principais conceitos geográficos) do programa da disciplina, com atividades  entre os dias 10, 17, 24, 31 de maio e 07 de junho

No quadro Cronograma a seguir, explicitamos o desenvolvimento das atividades propostas:

 

Fase

 

Dia

Módulo

Atividades Assíncronas

 

Atividades Síncronas

 

 

1

segundas-feiras

01, 08, 15, 22 e 29 de março

das 08:50 Às 11:30

1 - O Conhecimento como processo

Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 1 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/

 

Total – 10 horas de atividades assíncronas 

Nos dias 01, 08, 15, 22 e 29 de março, todos os alunos devem participar da

Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 08:50h às 11:30h da manhã. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse   meet.google.com/wxv-azsr-kpz 

Total de 15 horas de atividades síncronas (on line). A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos.

 

2

segundas-feiras 05, 12, 19 e 26 de abril e 03 de maio

das 08:50 Às 11:30

2 - Correntes teórico-metodológicas

 e Geografia

Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 1 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/

Total – 10 horas de atividades assíncronas 

os dias 05, 12, 19 e 26 de abril e 03 de maio, todos os alunos devem participar da

Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 08:50h às 11:30h da manhã. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse   meet.google.com/wxv-azsr-kpz 

Total de 15 horas de atividades síncronas (on line). A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos.

3

segundas-feiras 10, 17, 24, 31 de maio e 07 de junho

das 08:50 Às 11:30

3 - Principais conceitos geográficos

Leituras de textos, produção de trabalhos, assistir vídeos explicativos do professor, assistir a documentários, assistir a filmes, responder questionários da fase 1 disponíveis no site da disciplina https://sites.google.com/site/geographise/

Total – 7 horas de atividades assíncronas 

os dias 10, 17, 24, 31 de maio e 07 de junho, todos os alunos devem participar da

Atividade síncrona, com objetivo de tirar dúvidas sobre os conteúdos e exercícios propostos. O horário pré-estabelecido é das 08:50h às 11:30h da manhã. Será utilizado a plataforma Google Meet e o link permanente para as aulas é esse   meet.google.com/wxv-azsr-kpz 

Total de 15 horas de atividades síncronas (on line). A pedido, poderemos ter mais 50 minutos de atendimento aos alunos.

 

Total – 72 horas aula

27 horas aula

45 horas aula

 

PRESENÇA - será lançado no livro de chamada as presenças aos alunos nas atividades síncronas e a qualquer tempo, o aluno pode requerer o número de notas e faltas. No caso das atividades assíncronas, a entrega dos trabalhos propostos vai configurar o cumprimento das horas de atividades assíncronas.

CARGA HORÁRIA PRÁTICA: A disciplina Teoria e Método não possui carga horária prática. 

PRIMEIRO ACESSO DISCENTE ÁS AULAS: da primeira à última aula, o acesso será o mesmo - é só clicar no link meet.google.com/wxv-azsr-kpz . Para maiores detalhes, contate o docente por e-mail geographise@ufu.br ou Whatsapp (34) 992-216-358

ATENDIMENTO AOS ALUNOS: caso seja necessário, será estabelecido a cada aula, 50 minutos a mais de atividade na plataforma Google Meet para que os alunos tirem suas dúvidas.

 

 

AVALIAÇÃO

Serão utilizados três instrumentos de Avaliação, divididos em Trabalhos Acadêmicos das fases 1,fase 2 e fase 3.

No planejamento da disciplina, o professor pedirá a realização de 3 Trabalhos Acadêmicos, que nada mais são do que perguntas, as quais os alunos responderão tendo por base a) Textos da disciplina, b) explicações presenciais na plataforma Google Meet; c) materiais de vídeo (com explicações do docente, documentários e outras fontes), previamente indicados e totalmente acessíveis para download no site da disciplina (https://sites.google.com/site/geographise/, nas pastas correspondentes a cada fase.

Atenção: Os Trabalhos Acadêmicos deverão ser entregues nas seguintes datas: Trabalho 1:05 de abril, Trabalho 2: 10 de maio e Trabalho 3: 17 de junho.

 

Devido a pandemia, a entrega será exclusivamente por e-mail encaminhado para geographise@ufu.br. É OBRIGATÓRIO QUE SEJA TRABALHO MANUSCRITO. Aluno que entregar digitado ficará com zero. Atraso na entrega resulta em nota zero. O documento pode ser digitalizado, fotografado ou salvo em pelo aluno ou uma foto das páginas escritas em folhas de caderno, desde que legível o seu conteúdo para aferição de nota.

Só são aceitos documentos entregues pelo próprio autor. O objetivo é incentivar a leitura e facilitar o entendimento dos assuntos trabalhados nos materiais de vídeo e nas atividades síncronas. A leitura e produção destes documentos é salutar para o sucesso dos alunos na disciplina.

O trabalho 1 tem valor de 30 pontos. O trabalho 2, 35 pontos. O trabalho 3, 35 pontos. Portanto, a soma dos trabalhos resultará em 100 pontos.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BEZZI, M. L. Região: uma (re)visão historiográfica: da gênese aos novos paradigmas. Santa Maria, RS: Ed. da UFSM, 2004.

MORAES, A. C. R. de. Geografia: pequena história crítica. 17. ed. São Paulo: HUCITEC, 1999.

LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 4. ed. Campinas: Papirus, 1997.

Complementar

CASTRO, I. E.; GOMES, P. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

LENCIONI, S. Região e geografia. São Paulo: Edusp, 1999.

QUAINI, M. A construção da geografia humana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. São Paulo: HUCITEC, 1980.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2. ed. São Paulo: HUCITEC, l997.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2021, às 23:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2550586 e o código CRC 1C4DE2ED.




Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 SEI nº 2550586