UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Introdução à Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT31104

Período/Série:

1

Turma:

T

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

MILENA BUENO PEREIRA CARNEIRO

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

Visão geral da atuação técnica, social e ambiental dos estudantes, dos engenheiros e da engenharia. Conteúdos de educação das relações étnico-raciais e diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

 

JUSTIFICATIVA

A passagem dos estudantes para o Ensino Superior, provenientes do Ensino Médio, cada vez mais jovens, deve ser feita de forma a permitir o seu pleno desenvolvimento na profissão almejada levando em conta os aspectos técnicos, sociais e ambientais. Para tanto, é importante que haja um conhecimento profundo sobre as potencialidades da Instituição de Ensino que os acolhe, da abrangência da área de atuação do profissional e do curso escolhido. Esta disciplina, de caráter informativo, tem a função de preencher esta lacuna imediatamente após o ingresso dos estudantes sendo, portanto, oferecida no primeiro período do Curso.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia Eletrônica e de

Telecomunicações, da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes);

2. Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, Colegiados);

3. Conhecer os conceitos básicos associados à Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações;

4. Compreender a importância das simulações, das pesquisas acadêmico-científicas e dos projetos na área da Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações;

5.Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros;

6.Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais.

7. Conhecer as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

 

PROGRAMA

1. A graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU

1.1. Princípios e objetivos

1.2. Perfil do egresso

1.3. Estrutura curricular

1.4. Estrutura física

1.5. Regulamento (UFU e do Colegiado)

 

2. Palestras

2.1. Técnicas de desenvolvimento de competências interpessoais;

2.2. Atuação do Conselho de Classe – CREA;

2.3. Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem;

2.4. Projetos em engenharia;

2.5. Comunicação profissional;

2.6. Efeito nocivo do uso de drogas;

2.7. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº13.425 de 30 de março de 2017.

 

3. Pesquisas tecnológicas

3.1. Caracterização

3.2. Ética

3.3. Tipos

3.4. Métodos

3.5. Organização

 

4. Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais

4.1. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo

4.2. Tratamento da questão racial no cotidiano

4.3. Ética e Cidadania

4.4. Culturas afro-brasileira e indígena

4.5. Diversidade Regional e Local

 

METODOLOGIA

Técnicas de ensino:

 

• Aulas e palestras expositivas utilizando recursos audiovisuais (data-show) e quadro negro.

• Visitas técnicas

• Trabalhos em grupo

• Realização de um seminário para exercitar o desenvolvimento de pesquisa, a apresentação ao público e ainda, a discussão em grupo, trabalhando conteúdos da área de atuação de um engenheiro de eletrônica e telecomunicações.

• Elaboração e execução de um projeto prático da área de Eng. Eletrônica e de Telecomunicações.

 

AVALIAÇÃO

A presença e participação nas aulas, palestras e visitas técnicas serão avaliadas em um total de 40 pontos.

A atividade de pesquisa, escrita de um relatório e apresentação de um seminário, assim como a presença na apresentação dos demais grupos será avaliada em um total de 20 pontos.

Será proposta a execução de um projeto prático na área de eletrônica e telecomunicações. Esta atividade será avaliada em um total de 30 pontos.

Será aplicado um questionário sobre o Guia Acadêmico que será avaliado em um total de 10 pontos.

 

Total de pontos distribuídos: 100 pontos

 

Atividade de recuperação de aprendizagem:

Será oferecida uma avaliação de recuperação para os discentes que não obtiverem o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% na disciplina. A avaliação de recuperação será composta por um relatório desenvolvido na área da atividade a ser substituída (a de menor nota entre a atividade de pesquisa ou de execução do projeto). O estudante que realizar a atividade de recuperação terá limitada a sua nota final em 60 pontos em caso de aprovação.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. BAZZO, W. A.; PEREIRA, L.T.V. Introdução a Engenharia. Florianópolis: UFSC, 2000.

2. BASTOS, L.R. et al. Manual para a Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa, Teses, Dissertações, Rio de Janeiro: LTC, 2000.

3. OLIVEIRA, I. (Org.). Relações raciais e educação: novos desafios. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

4. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

Complementar

1. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2000.

2. BARROS, A. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica: Um Guia para a Iniciação Científica. São Paulo: Makron Books, 1986.

3. SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3.ed. Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. Florianópolis-SC, 2001.

4. LINSLNGEN, I. V. et al. (Org.). Formação do Engenheiro: desafios da atuação docente, tendências curriculares e questões contemporâneas da educação tecnológica. Ed. UFSC, Florianópolis, 1999.

5. MOREIRA, A.F.B.; SILVA, T.T. da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

6. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V.A.M.; NASCIMENTO, J.G. (Org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012. SILVA, T.T. da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Milena Bueno Pereira Carneiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/01/2024, às 15:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 SEI nº 5112487