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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Visão geral da atuação técnica, social e ambiental dos estudantes, dos engenheiros e da engenharia. Conteúdos de educação das relações étnico-raciais e diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.
JUSTIFICATIVA
A passagem dos estudantes para o Ensino Superior, provenientes do Ensino Médio, cada vez mais jovens, deve ser feita de forma a permitir o seu pleno desenvolvimento na profissão almejada levando em conta os aspectos técnicos, sociais e ambientais. Para tanto, é importante que haja um conhecimento profundo sobre as potencialidades da Instituição de Ensino que os acolhe, da abrangência da área de atuação do profissional e do curso escolhido. Esta disciplina, de caráter informativo, tem a função de preencher esta lacuna imediatamente após o ingresso dos estudantes sendo, portanto, oferecida no primeiro período do Curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: 1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes); 2. Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, Colegiados); 3. Conhecer os conceitos básicos associados à Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações; 4. Compreender a importância das simulações, das pesquisas acadêmico-científicas e dos projetos na área da Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações; 5.Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros; 6.Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais. 7. Conhecer as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.
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PROGRAMA
1. A graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU
1.1. Princípios e objetivos
1.2. Perfil do egresso
1.3. Estrutura curricular
1.4. Estrutura física
1.5. Regulamento (UFU e do Colegiado)
2. Palestras
2.1. Técnicas de desenvolvimento de competências interpessoais;
2.2. Atuação do Conselho de Classe – CREA;
2.3. Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem;
2.4. Projetos em engenharia;
2.5. Comunicação profissional;
2.6. Efeito nocivo do uso de drogas;
2.7. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº13.425 de 30 de março de 2017.
3. Pesquisas tecnológicas
3.1. Caracterização
3.2. Ética
3.3. Tipos
3.4. Métodos
3.5. Organização
4. Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais
4.1. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo
4.2. Tratamento da questão racial no cotidiano
4.3. Ética e Cidadania
4.4. Culturas afro-brasileira e indígena
4.5. Diversidade Regional e Local
METODOLOGIA
Técnicas de ensino:
• Aulas e palestras expositivas utilizando recursos audiovisuais (data-show) e quadro negro.
• Visitas técnicas
• Trabalhos em grupo
• Realização de um seminário para exercitar o desenvolvimento de pesquisa, a apresentação ao público e ainda, a discussão em grupo, trabalhando conteúdos da área de atuação de um engenheiro de eletrônica e telecomunicações.
• Elaboração e execução de um projeto prático da área de Eng. Eletrônica e de Telecomunicações.
AVALIAÇÃO
A presença e participação nas aulas, palestras e visitas técnicas serão avaliadas em um total de 40 pontos.
A atividade de pesquisa, escrita de um relatório e apresentação de um seminário, assim como a presença na apresentação dos demais grupos será avaliada em um total de 20 pontos.
Será proposta a execução de um projeto prático na área de eletrônica e telecomunicações. Esta atividade será avaliada em um total de 30 pontos.
Será aplicado um questionário sobre o Guia Acadêmico que será avaliado em um total de 10 pontos.
Total de pontos distribuídos: 100 pontos
Atividade de recuperação de aprendizagem:
Será oferecida uma avaliação de recuperação para os discentes que não obtiverem o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% na disciplina. A avaliação de recuperação será composta por um relatório desenvolvido na área da atividade a ser substituída (a de menor nota entre a atividade de pesquisa ou de execução do projeto). O estudante que realizar a atividade de recuperação terá limitada a sua nota final em 60 pontos em caso de aprovação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. BAZZO, W. A.; PEREIRA, L.T.V. Introdução a Engenharia. Florianópolis: UFSC, 2000.
2. BASTOS, L.R. et al. Manual para a Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa, Teses, Dissertações, Rio de Janeiro: LTC, 2000.
3. OLIVEIRA, I. (Org.). Relações raciais e educação: novos desafios. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
4. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
Complementar
1. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2000.
2. BARROS, A. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica: Um Guia para a Iniciação Científica. São Paulo: Makron Books, 1986.
3. SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3.ed. Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. Florianópolis-SC, 2001.
4. LINSLNGEN, I. V. et al. (Org.). Formação do Engenheiro: desafios da atuação docente, tendências curriculares e questões contemporâneas da educação tecnológica. Ed. UFSC, Florianópolis, 1999.
5. MOREIRA, A.F.B.; SILVA, T.T. da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
6. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V.A.M.; NASCIMENTO, J.G. (Org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012. SILVA, T.T. da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 8. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Milena Bueno Pereira Carneiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/01/2024, às 15:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5112487 |