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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas do Pontal |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 15 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 90 horas |
CH TOTAL: 105 horas |
OBJETIVOS
Refletir sobre o papel do professor de História no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio;
Articular a historiografia relativa ao conteúdo do ensino médio às propostas oficiais em vigor desenvolvendo uma reflexão crítica sobre este nível de ensino, considerando as experiências acadêmicas do aluno;
Conhecer procedimentos de investigação de representações sociais dos jovens estudantes do ensino médio e refletir sobre as ideias históricas de quem aprende e ensina;
Analisar historicamente o livro didático, os conteúdos e as diferentes propostas curriculares para o ensino médio;
Refletir sobre o ensino de História e o processo de construção da identidade;
Discutir sobre a pluralidade de experiências étnicas e culturais no campo do ensino de História;
Estabelecer interlocução com professores da rede pública de ensino centrada na análise e produção de material didático;
Elaborar um artigo monográfico ou relatório, no qual apresente uma síntese das experiências de leitura, produção de material e execução da atividade docente, vivenciadas durante o estágio.
Ementa
Prática de estágio supervisionado: observação do processo pedagógico da História ensinada no ensino médio. Identidade e diversidade geracional no exercício da docência no Ensino Médio. Juventude, representações sociais e ensino de História. Currículos de História. Livros didáticos de História. Ensino de História e a construção de identidades. O ensino de História e a História da África e dos afrodescendentes. Ensino de História e a História Indígena. Planejamento no ensino de História: oficinas, sequências e projetos de ensino. Uso didático de fontes audiovisuais e musicais.
PROGRAMA
Unidade 1- Identidade e diversidade geracional no exercício da docência no Ensino Médio
Unidade 2- Jovens estudantes do ensino médio e o ensino de História: histórico, desafios e perspectivas para a formação cidadã
Unidade 3- Currículos, conteúdos e livros didáticos de História.
Unidade 4- Ensino de História e a construção de identidades.
Unidade 5- O ensino de História e a educação das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e africana e história indígena.
Unidade 6- Situações de ensino e aprendizagem e a ação pedagógica: preparação de oficinas, projetos e sequências de ensino.
Unidade 7- O uso de fontes audiovisuais e musicais no ensino de história.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ABREU, M.; SOHIET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.
GUIMARÃES, Selva. Caminhos da História ensinada. São Paulo, Papirus, 2006.
KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. Editora Contexto, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
GUIMARÃES, Selva; SILVA Jr. Astrogildo Fernandes da. Ser jovem no Brasil: trajetórias juvenis no campo e na cidade. Campinas, SP: Editora Alínea, 2012.
PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
STANO, Rita de Cássia M. T. Identidade do professor no envelhecimento. São Paulo: Cortez, 2001.
TELES, Ângela Aparecida. Ozualdo Candeias na boca do lixo: a estética da precariedade no cinema paulista. São Paulo: Educ, 2012.
aprovação
Eduardo Giavara Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria REITO Nº 590, de 30 de maio de 2019 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 09/09/2019, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Eduardo Giavara, Coordenador(a), em 09/09/2019, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1533392 |