UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

15 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

90 horas

CH TOTAL:

105 horas

 

OBJETIVOS

Ementa

Prática de estágio supervisionado: observação do processo pedagógico da História ensinada no ensino médio. Identidade e diversidade geracional no exercício da docência no Ensino Médio.  Juventude, representações sociais e ensino de História. Currículos de História. Livros didáticos de História. Ensino de História e a construção de identidades. O ensino de História e a História da África e dos afrodescendentes. Ensino de História e a História Indígena. Planejamento no ensino de História: oficinas, sequências e projetos de ensino. Uso didático de fontes audiovisuais e musicais.

PROGRAMA

Unidade 1- Identidade e diversidade geracional no exercício da docência no Ensino Médio

Unidade 2- Jovens estudantes do ensino médio e o ensino de História: histórico, desafios e perspectivas para a formação cidadã

Unidade 3- Currículos, conteúdos e livros didáticos de História.

Unidade 4- Ensino de História e a construção de identidades.

Unidade 5- O ensino de História e a educação das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e africana e história indígena.

Unidade 6- Situações de ensino e aprendizagem e a ação pedagógica: preparação de oficinas, projetos e sequências de ensino.

Unidade 7- O uso de fontes audiovisuais e musicais no ensino de história.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ABREU, M.; SOHIET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.

GUIMARÃES, Selva. Caminhos da História ensinada. São Paulo, Papirus, 2006.

KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. Editora Contexto, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

GUIMARÃES, Selva; SILVA Jr. Astrogildo Fernandes da. Ser jovem no Brasil: trajetórias juvenis no campo e na cidade. Campinas, SP: Editora Alínea, 2012.

PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 2. ed.  São Paulo: Contexto, 2008.

STANO, Rita de Cássia M. T. Identidade do professor no envelhecimento. São Paulo: Cortez, 2001.

TELES, Ângela Aparecida. Ozualdo Candeias na boca do lixo: a estética da precariedade no cinema paulista. São Paulo: Educ, 2012.

aprovação

 

Eduardo Giavara

Coordenador do Curso de Graduação em História

Portaria REITO Nº 590, de 30 de maio de 2019

Hélio Carlos Miranda de Oliveira

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R nº 500/2018

 


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 09/09/2019, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Eduardo Giavara, Coordenador(a), em 09/09/2019, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1533392 e o código CRC B1D20502.




Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 SEI nº 1533392