UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal 

SIGLA: 

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

45 horas

CH TOTAL:

105 horas

 

OBJETIVOS

Ementa

Prática de estágio supervisionado: observação do processo pedagógico da História ensinada nos anos finais do ensino fundamental. História da disciplina de História. Relações entre os fundamentos da produção historiográfica e os da História ensinada. Formação de professores de História: juventude, maturidade, velhice e o choque de gerações na sala de aula.  Currículos de História. Livros didáticos de História. Ensino de História, Educação do Campo e História Ambiental. Planejamento no ensino de História: oficinas, projetos e sequências didáticas. Uso didático de documentos escritos (jornais, periódicos, literatura etc.).

PROGRAMA

Unidade 1- A História Escolar: história e relações com a História acadêmica.

Unidade 2- Formação de professores de História: juventude, maturidade, velhice e o choque de gerações em sala de aula. 

Unidade 3- Currículos, conteúdos e livros didáticos de História.

Unidade 4- Ensino de História, Educação do Campo e História Ambiental.

Unidade 5- Situações de ensino e aprendizagem e a ação pedagógica: preparação de oficinas, projetos e sequências de ensino.

Unidade 6- O uso de documentos escritos no ensino de história: jornais, periódicos, literatura etc.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ABUD, Kátia Maria Abud; SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. Ensino de História. São Paulo: Cengage learning, 2010.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABREU, M.; SOHIET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.

FONSECA, Thais Nivia de Lima. História e Ensino de História. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

VASCONCELOS, Maria Lúcia M. BRITO, Regina Helena P. (orgs.). Educação para a terceira idade.São Paulo: Loyola, 2012.

 

aprovação

 

Eduardo Giavara

Coordenador do Curso de Graduação em História

Portaria REITO Nº 590, de 30 de maio de 2019

Hélio Carlos Miranda de Oliveira

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R nº 500/2018

 


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 09/09/2019, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Eduardo Giavara, Coordenador(a), em 09/09/2019, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1533388 e o código CRC B76100F6.




Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 SEI nº 1533388