UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

SEILIC - Seminário Institucional das Licenciaturas

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31504

Período/Série:

Turma:

GM / GN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

45

Total:

45

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Josy Dayanny Alves Souza; Leda Correia Pedro Miyazaki; Maria Angélica de Oliveira

MagrIni; Andréia Cristina da Silva Almeida

Ano/Semestre:

1º/2022

Observações:

 

 

EMENTA

Organização e realização do Seminário Institucional das Licenciaturas, socializando as experiências desenvolvidas durante as atividades de Projetos Interdisciplinares I, II e III do Curso de Geografia, discutindo resultados, trazendo experiências e refletindo sobre a formação do professor de Geografia.

JUSTIFICATIVA

Considerando a importância da reflexão crítica sobre o conhecimento adquirido e produzido no curso de Geografia, a disciplina é fundamental para publicização dos resultados alcançados nos PROINTER’s, assim como instigar o espírito científico e crítico quanto ao ensino da Geografia e da atuação do/a Geógrafo/a em sala de aula.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Articular os saberes acadêmicos, escolares e comunitários por meio do diálogo, apresentação e divulgação dos resultados dos PROINTERs I, II, III e IV, problematizando e refletindo sobre a formação docente e a prática de ensino de Geografia na escola.

Objetivos Específicos:

  • Promover a troca de conhecimentos adquiridos durante a realização dos Projetos Interdisciplinares - PROINTER I, II e III, socializando com a comunidade acadêmica os trabalhos desenvolvidos, resultados apontados, problematizando e refletindo sobre a formação docente e a prática de ensino de geografia na escola;

  • Apresentar à comunidade acadêmica os resultados dos projetos desenvolvidos durante as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos PROINTER I, II e III;

  • Promover a participação, o diálogo e o debate com a comunidade acadêmica sobre os resultados dos PROINTERs;

  • Problematizar e refletir com a comunidade acadêmica sobre a formação do professor de geografia.

  • Melhorar a qualidade da formação docente por meio das trocas de experiências.

PROGRAMA

1 - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS.

1.2 - Construção e materialização de projetos de eventos científicos.

1.3 - Comissão organizadora em eventos.

1.4 – Divulgação.

1.5 - Elaboração de anais e painéis.

1.6 - Mesas redondas, palestras e GTS em eventos científicos.

1.7 - Avaliação de eventos científicos.

2 - APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NOS PROINTERS I, II, III E IV

 

METODOLOGIA

As atividades serão organizadas na forma de um evento científico que ocorrerá nos dias 16 e 17 de janeiro de 2023, com programação que será divulgada posteriormente, visto que será organizado pelos/as alunos/as matriculados/as na disciplina. Para organizar o evento será necessário que os alunos matriculados na disciplina organizem as comissões temáticas que ficarão responsáveis pela organização geral do evento. Assim, os discentes precisarão compor cada uma das comissões, como por exemplo a) Coordenação Geral, b)- Comissão responsável pela elaboração do projeto do evento, c) Comissão responsável pela organização da divulgação contemplando o site do evento (institucional), folders/cartazes de divulgação, redes sociais, d) Comissão científica responsável pela organização do banco de avaliadores, encaminhamento das etapas de avaliação e elaboração dos ANAIS, e) Comissão responsável pelo Cerimonial do evento, f) Comissão responsável pela infraestrutura e materiais que serão utilizados durante o evento, entre outras comissões que o grupo formado por docentes e discentes elencar necessários.

AVALIAÇÃO

A avaliação será computada a partir das atividades realizadas, seja na organização e realização do evento, considerando participação e dedicação dos discentes.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BURITY, J. A. (Org.). Cultura e identidade: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FAZENDA, I. C. A. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.

NÓBREGA, M. H. Estratégias de comunicação em grupo: como se apresentar em eventos empresariais e acadêmicos. da. São Paulo: Atlas, 2007.

Complementar

ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001

GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. Cartografias do trabalho docente: professor (a) pesquisador (a). Campinas: Mercado de Letras, 1998.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Maria Angelica de Oliveira Magrini, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/09/2022, às 18:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Josy Dayanny Alves Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/09/2022, às 20:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Andreia Cristina da Silva Almeida, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/09/2022, às 23:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 SEI nº 3892417